sexta-feira, 3 de maio de 2013

HUGO ALMEIDA "O título está difícil para o Porto"

Hugo Almeida, jogador formado no FC Porto, admite que o Benfica está muito perto de garantir o título. Avançado abre a porta à possibilidade de jogar nos encarnados e no Sporting.


Hugo Almeida está convencido de que o Benfica não vai deixar fugir o título de campeão nacional. O avançado, em entrevista a Bola Branca, considera que os encarnados estão "bastante bem psicologicamente e fisicamente". "Estão muito motivados, ainda não perderam no campeonato e é difícil tirar essa moral aos jogadores", acrescenta.

Apesar de "estar muito difícil para o FC Porto", Almeida salvaguarda que o Benfica pode ter um "escorregão", nas três jornadas finais. O internacional português olha para o campeonato português e sente que o facto do Benfica "ter mais opções no plantel, pode ter feito a diferença", até porque no FC Porto, quando "há algum jogador lesionado, quem entra não tem a mesma qualidade".

Hugo Almeida tem mais um ano de contrato com o Besiktas. O jogador de 28 anos actuou, em Portugal, no Porto, no Leiria e no Boavista.


in "rr.pt"

Alex Sandro falha Nacional

Lateral brasileiro não recupera de lesão a tempo da deslocação à Madeira. Quase um mês depois, Maicon está de regresso aos eleitos de Vítor Pereira. Nacional-FC Porto joga-se a partir das 20h30 de sábado.


Vítor Pereira convocou dezoito jogadores para a deslocação do FC Porto à Madeira. Os dragões jogam com o Nacional, sábado, para a jornada 28 da Liga Zon Sagres.

A ausência de Alex Sandro, lesionado, e o regresso de Maicon, representam as principais novidades no lote de eleitos do técnico dos bicampeões nacionais.

O lateral-esquerdo ainda treinou de forma condicionada, esta sexta-feira, pelo que foi dado como inapto para o jogo da Choupana. Já o central, recuperado da lesão contraída a 8 de Abril, diante do Sporting de Braga, regressa aos convocados dos azuis-e-brancos.

Quiñones, a realizar tratamento, também não foi convocado, pelo que os dragões não levam qualquer defesa-esquerdo à Madeira. Mangala deverá voltar a ser readaptado ao lado canhoto do sector mais recuado dos portistas.

O Nacional-FC Porto arranca às 20h30 de sábado, com arbitragem de Cosme Machado. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


Lista de convocados de Vítor Pereira

Guarda-redes: Helton e Fabiano.
Defesas: Danilo, Maicon, Mangala, Abdoulaye e Otamendi.
Médios: Fernando, Lucho, Moutinho, Izmailov, Castro e Defour.
Avançados: James Rodríguez, Jackson Martínez, Varela, Liedson e Atsu.


in "rr.pt"

Ferraz e Daymaro estão "preparados"


O FC Porto Vitalis joga este sábado (18h30) com o Águas Santas, no Dragão Caixa, em encontro da sétima jornada da fase final do Andebol 1. Depois de uma semana em que os portistas se isolaram no primeiro lugar na tabela classificativa, João Ferraz e Daymaro Salina falaram ao Porto Canal e ao www.fcporto.pt e expressaram a sua confiança na renovação do título.

"Esperamos um Águas Santas motivado, até porque venceu o Benfica, mas vamos estar preparados. Jogamos em casa, onde somos mais fortes, e vamos fazer todos os possíveis para ganhar as partidas todas até ao fim, para sermos campeões", afirmou João Ferraz. O lateral direito do FC Porto garante que os azuis e brancos estão "fortes e preparados", até porque dependem apenas da sua prestação para se sagrarem tetracampeões.

Daymaro Salina, pivô cubano do FC Porto é conciso: "Como disse o treinador, gostamos de depender de nós e não dos outros. E com isso levamos bastante tranquilidade para o próximo jogo, porque temos trabalhado muito. O facto de o Águas Santas ter vencido o último jogo não nos vai dificultar ainda mais a vida, visto que também estamos moralizados e queremos ser campeões novamente. Nesta fase do campeonato todos os jogos são autênticas finais, mas a pressão é sempre boa para dar ânimo e ganhar motivação".

O Águas Santas ocupa a quarta posição do grupo A da fase final do campeonato, somando já três triunfos, dois deles de forma consecutiva, no pavilhão do ABC (27-24) e na recepção ao Benfica (23-21). Esta época, os Dragões permanecem invictos nos embates perante os maiatos, sendo que na segunda jornada da fase final levaram a melhor por 35-29.


in "fcp.pt"

Hélder Nunes preparado para ambiente quente em Turquel


Líder do Campeonato nacional, com mais três pontos do que o Benfica, o FC Porto Império Bonança desloca-se este sábado (21h00), ao recinto do Turquel, sétimo classificado, em encontro da 27.ª jornada. Hélder Nunes, porta-voz dos Dragões, não acredita em “facilitismos”, até porque os adeptos do clube de Alcobaça costumam encher o pavilhão, que tem um dos ambientes mais quentes da prova.

O defesa-médio falou ao Porto Canal e www.fcporto.pt, elogiando o Turquel mas garantindo que o FC Porto não quer voltar sem a vitória. “Turquel é um local que vive muito o hóquei, que talvez seja o desporto-rei da vila. É sempre bom ir jogar a pavilhões assim e certamente estará cheio no sábado. Não viajaremos a pensar que o Turquel é uma equipa mais fácil, vamos para garantir os três pontos”, declarou.

Os Dragões têm a receita para travar os pontos fortes do adversário, garante o mais jovem hoquista do plantel azul e branco: “O Turquel joga bem, trocam muito bem a bola e defendem bem, mas temos de impor o nosso jogo e mostrar que somos os melhores. Mostraremos isso dentro de campo e traremos os três pontos. Ter o pavilhão contra nós vai-nos mais motivação e será um factor-extra para mostrarmos o nosso hóquei e mostramos às pessoas que quem manda somos nós. As outras equipas vão ficar para trás”.

A liderança, conquistada há duas semanas e reforçada no sábado, é outro factor extra de motivação. “O Turquel, como já disse, é uma boa equipa, mas temos de mostrar que colectiva e individualmente somos melhores. Temos sempre confiança e, se queremos ser campeões, temos de ir para todos os jogos para vencer. Esta vantagem ajuda-nos e podemo-nos sagrar campeões nas próximas duas jornadas. É isso que iremos tentar fazer”, adiantou.


in "fcp.pt"

Rui Gomes: "Espero regressar às vitórias"



Rui Gomes perspectivou esta quinta-feira a recepção ao Feirense, uma partida que o técnico antevê de difícil e que quer ver marcada pelo regresso do FC Porto B às vitórias. O jogo referente à 39.ª jornada da Segunda Liga realiza-se sábado, às 16h00 no Estádio de Pedroso.

Que expectativa tem para a recepção à equipa do Feirense?
As expectativas são de um jogo muito difícil perante uma equipa, que verdade seja dita, já não está a lutar por nenhum objectivo em específico que não seja cumprir estes últimos quatro jogos do campeonato da melhor forma possível. A ideia deles é igual à nossa, portanto, pode ser um jogo interessante entre duas equipas que já não estão sufocadas ou pressionadas por questões classificativas e que podem dar um bom espectáculo de futebol. Espero que o FC Porto B consiga materializar essa predisposição num bom jogo e que consigamos regressar às vitórias. 

Desde o início da temporada o FC Porto B traçou objectivos e independentemente do adversário a equipa quererá cumpri-los até ao final…
Sim, gostaríamos de terminar o mais acima possível em termos de classificação. Sabemos que os objectivos em termos de criação do FC Porto B não passam apenas por questões classificativas, mas sabemos que isso também é importante porque muitas vezes o trabalho dos jogadores e equipa técnica é avaliado através dos resultados que obtivermos, e até por isso, porque sabemos que ainda temos mais quatro oportunidades para mostrar o nosso trabalho, temos de as aproveitar, porque férias só daqui a um mês. Temos de encarar esta partida como a mais importante da nossa vida, porque é o próximo e transportar esta ambição para o nosso jogo.

Pode-se esperar um jogo mais aberto do que o normal, com mais espectáculo e mais golos?
A questão dos golos depende das bolas entrarem ou não, mas eu espero que sim. Espero um jogo em que ambas as equipas procurem de uma forma aberta a baliza adversária porque não há motivos para ser de outra forma, por isso, espero que sim e que seja um chamariz para que venham muitos adeptos ao Estádio de Pedroso, até porque está bom tempo e naturalmente isso desperta a que as pessoas possam sair de casa e assistir ao jogo ao vivo.

Ainda que não mude muito a classificação, é importante regressar às vitórias?
Sem dúvida, este é um estado que nos atormente e nos inquieta, independentemente de sabermos que não passa disso, não coabitamos bem com este ciclo de resultados menos positivos. Nos dois últimos jogos demos sinais que as coisas se estão a inverter, podíamos ter vencido qualquer um dos dois, num não nos deixaram e no outro não fomos capazes, mas podíamos ter ganho o jogo, tivemos oportunidades suficientes para isso. Acho que a equipa tem dado sinais muito importantes perante equipas fortes, que ainda estão a lutar por objectivos como a subida de divisão. Espero que estes últimos sinais de retoma que temos demonstrado nos dois últimos jogos se concretizem numa vitória no próximo sábado.

Animicamente é fácil trabalhar com um grupo depois de terem existido alguns jogos com arbitragens polémicas?
A juventude deste grupo impede-nos por vezes de lidar da melhor forma com este tipo de situações, ou seja, jogadores com muitos anos de futebol conseguem relativizar muito mais este tipo de situações. Jogadores que ainda estão a começar a sua carreira profissional sentem de uma forma mais intensa este tipo de injustiças que fazem parte do jogo, e nem sequer estou a falar de questões voluntárias ou involuntárias, mas da sensação de chegar ao fim do jogo e sentir que podíamos ter feito mais e não nos deixaram. Isto é algo que incomoda bastante, que desanima e que nos leva muitas vezes a pensar no porquê de andarmos a trabalhar se por vezes os jogos são decididos por factores que nos ultrapassam por completo e que nós não conseguimos dominar. Mas isto faz parte do jogo e este tipo de experiências também vão tornar os nossos jogadores cada vez mais fortes e a saber lidar com este tipo de situações. Mas isso não se ganha de um dia para outro, são precisos muitos jogos em cima de muitos jogos, muitas reflexões em cima desses mesmo jogos, para que os jogadores consigam atingir esse estado de uma quase insensibilidade perante este tipo de situações.


in "fcp.pt"

Caballero visitou Dragon Force Matosinhos



Mauro Caballero visitou ao final da tarde desta quinta-feira o Dragon Force de Matosinhos. O avançado do FC Porto B interagiu com as cerca de 70 crianças entre os 4 e os 14 anos, que treinaram sob o olhar atento do paraguaio, que por breves momentos jogou lado a lado com os aspirantes a craque.

Caballero não poupou esforços por cada grupo em que passava, demonstrando pormenores técnicos enquanto entusiasmava os jovens com palavras de incentivo. Os pequenos Dragões tiveram igualmente a oportunidade de colocar diversas questões ao paraguaio, que terminou a sua visita com uma concorrida sessão de autógrafos.

Aos alunos, que viveram um final de tarde diferente, foram distribuídos convites para assistir ao jogo entre o FC Porto B e o Feirense, da Segunda Liga, que se disputará no próximo sábado, às 16h, no Estádio de Pedroso.


in "fcp.pt"

Delegação do Buenaventura FC conheceu trio colombiano


Uma delegação do Buenaventura FC conviveu esta quinta-feira com os três jogadores colombianos do plantel portista, James, Jackson e Quiño. A comitiva que veio da América do Sul, maioritariamente formada por futebolistas Sub17, posou para uma fotografia de grupo, registando-se assim mais um passo na aproximação entre os Dragões e a Colômbia.

O Buenaventura FC é um clube sediado na cidade costeira com o mesmo nome, na região colombiana de Valle del Cauca. O grupo chegou ao Porto na quarta-feira, tendo visitado, para além do Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto-Gaia, o Estádio do Dragão. No Vitalis Park, na quarta-feira, cumpriram uma sessão de treino com técnicos Dragon Force, para além de terem sido recebidos num almoço com a presença de Germán Santamaría Barragán, embaixador da Colômbia em Portugal.

Esta quinta-feira, realizaram ainda um jogo-treino com a equipa Sub16 do FC Porto, no Estádio do Padroense.


in "fcp.pt"

Reyes já conta os dias

reforço para a próxima temporada ansioso


Diego Reyes não vê a hora de envergar pela primeira vez a camisola do FC Porto. O central mexicano, reforço já contratado para 2013/14, mostra-se extremamente motivado perante a oportunidade iminente de “representar a equipa mais importante de Portugal e uma das melhores da Europa”. Em declarações à Antena 1, o defesa, de 20 anos, disse estar “muito feliz” por abraçar um “desafio tão grande” na sua ainda curta carreira.

“Têm passado grandes jogadores pelo FC Porto, que por estes dias são dos melhores do Mundo. Isso motiva-me muito. Saber que vou para uma equipa de grande nível é muito importante”, afirmou o ainda jogador do America, do México, ciente de que a tarefa que o espera promete colocar à prova a sua confiança: “Sei que tenho de trabalhar duro e entregar-me a 100 por cento todos os dias. Espero ter êxito pessoal e, claro, também coletivo.”

A cerca de dois meses de se mudar definitivamente para Portugal, Diego Reyes mostra-se, para já, um espectador atento do que se vai passando no campeonato nacional. “Ultimamente tenho acompanhado os jogos do FC Porto para me ir acostumando ao futebol daí, mas nada melhor que entrar em campo e jogar para saber o que é o futebol português. Sei que tem eficácia e muita entrega”, concluiu o defesa-central mexicano, que habitualmente comenta os resultados da sua futura equipa através da rede social Twitter.

in "record.pt"

À segunda despedida Herrera vem mesmo

A família do médio mexicano que está a caminho do FC Porto chorou baba e ranho em dezembro, mas a aventura europeia acabou adiada. Mas só por uns meses...


Em dezembro, numa altura em que surgiam os primeiros ecos do interesse do FC Porto, Herrera tratou de chamar a família, juntou-lhes uma banda de música e despediu-se. Conta ele: "Estamos preparados para mudar desde dezembro, quando se dizia que partiríamos. Fizemos até uma festa, com mariachis, mas acabámos por não ir. A família chorava e sofria, porque não iria poder ver o bebé."

Quase seis meses depois, com o filho já mais crescido, e junto à esposa, Chantal, o médio socorreu-se desse episódio para, em jeito de superstição, não acelerar a confirmação oficial da saída para o futebol europeu, ainda que o próprio já tenha admitido ter dado a palavra ao FC Porto.

"Preferimos não nos adiantar. Quanto estiver certo, agarramos nas malas e vamos; não estamos preocupados com o que vamos encontrar ou se não vamos poder ver a família, com a comida, a língua...", acrescentou, numa entrevista em família, ontem, à TV Récord, do México, na sequência de outra entrevista, a O JOGO, amplamente destacada em território mexicano. 

Apesar das cautelas no que toca ao destino, o médio do Pachuca diz-se pronto a contrariar uma espécie de maldição mexicana, que vem adiando a explosão de um grande talento do país no futebol europeu.

O FC Porto, que também já contratou Reyes, agradece que a suposta maldição seja mesmo só uma crença sem fundamento. Confrontado com os exemplos recentes de Efrain Juaréz e Pablo Barrera - que já regressaram ao México, depois de fracassarem no Celtic, West Ham e Saragoça - Herrera não vacilou.

"Não tenho medo. Eles não fracassaram, apenas não lhes correu como esperavam. Isso pode evitar-se trabalhando bem e treinando muito, dando o máximo nos jogos." Jogar na Europa, disse, "é outro nível e creio que estou preparado."

"
in "ojogo.pt"