segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Carlo Ancelotti: "Estamos um pouco curiosos"

Treinador do Paris Saint-Germain não esconde algum receio quando aborda o confronto com os campeões nacionais no Dragão.

Carlo Ancelotti não disfarçou uma certa ansiedade por defrontar o FC Porto aos microfones da Sky Itália. Para o treinador italiano do Paris Saint-Germain, o jogo de quarta-feira até vem em boa altura, depois da primeira vitória do PSG no Parque dos Príncipes em jogos da liga francesa. "O FC Porto é um adversário muito experiente. Não mudaram muito, embora tivessem perdido um jogador de vulto, como o Hulk. Apesar disso, mantêm a mesma filosofia. Mas é verdade que estamos um pouco curiosos por irmos defrontar o FC Porto, depois de termos vencido em casa pela primeira vez na Liga. Penso que é um jogo que vem numa boa altura e que vamos estar bem", comentou.

Em foco tem estado Ibrahimovic e de tal forma que de cada vez que Ancelotti é apanhado pelos jornalistas, as questões em torno do avançado sueco sucedem-se: "Continua a ser um jogador muito eficaz. Não joga no eixo do ataque, aparece mais descaído na direita, numa posição que lhe agrada e que serve bem a equipa. Mas daquilo que se fala pouco é que se trata de um jogador altruísta, o que para um avançado até é mau, porque um avançado deve ser mais egoísta. É muito importante não só a marcar, mas também pelas assistências que faz no ataque. Está muito motivado no PSG, sereno e muito confiante no projeto do clube", rematou.

in "ojogo.pt"

Agostinho alerta para a força do contra-ataque do PSG

O antigo avançado do Paris St- Germain considera Menez e Ibrahimovic, os elementos que desequilibram no campeão francês.


Agostinho, que na temporada de 2001-2002 alinhou no PSG, alerta para a velocidade que a equipa campeã de França coloca no contra-ataque. 

Em entrevista a Bola Branca, disse que o PSG assenta o seu futebol em dois jogadores preponderantes nas acções ofensivas da equipa - o médio francês Jeremy Menez e o internacional sueco Zlatan Ibrahimovic: "Todo o jogo aéreo na frente de ataque passa por esses dois jogadores, que são as duas referências mais perigosas do Paris St-Germain".

Já quanto ao FC Porto, o ex-jogador do Paris St-Germain diz confiar na capacidade de James Rodriguez para compensar as debilidades geradas pela saída de Hulk. 

Apesar da força do PSG, o antigo avançado diz confiar numa vitória do FC Porto na próxima quarta-feira, no Dragão.


in "rr.pt"

DRAGÕES CONTINUAM A PREPARAR PSG

O FC Porto voltou a trabalhar na manhã desta segunda-feira nos relvados do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, numa sessão à porta fechada em que Vítor Pereira já contou com a quase totalidade do plantel. A única excepção dá pelo nome de Rafa, ainda limitado a tratamento.

Quinõ, Iturbe, Mangala, Abdoulaye, Fabiano e Kelvin foram as novidades relativamente ao treino deste domingo, que tinham falhado por se encontrarem ao serviço do FC Porto B.

Para esta terça-feira está agendada nova sessão de trabalho, desta feita no Estádio do Dragão. O treino tem início às 10h30, com quinze minutos abertos à comunicação social, seguindo-se a conferência de imprensa de antevisão do FC Porto-Paris Saint-Germain, às 13h00.

A partida entre os bicampeões portugueses e a formação de Carlo Ancelotti tem lugar às 19h45 de quarta-feira.


in "fcp.pt"

Champions: Ancelotti convoca 22 para o Dragão


porto champions 300x217 Champions: Ancelotti convoca 22 para o DragãoCarlo Ancelotti, treinador dos milionários franceses do Paris Saint-Germain, chamou 22 jogadores para a partida do Estádio do Dragão, em jogo da segunda jornada do Grupo A da Liga dos Campeões.
O jogo, agendado para as 19:45 da próxima quarta-feira, colocará, frente-a-frente, os dois líderes do Grupo A será um dos pratos fortes da jornada europeia e trará a Portugal algumas das maiores estrelas do futebol europeu, com especial destaque para o sueco Ibrahimovic que esta temporada já apontou 8 golos pela equipa francesa.
Na convocatória da equipa da capital francesa, destacam-se a chamada de Lavezzi e a ausência de Thiago Motta.
Lista de convocados:
Guarda Redes: Nicolas Douchez, Alphonse Aréola e Salvatore Sirigu; defesas: Thiago Silva, Mamadou Sakho, Zoumana Camara, Alex, Maxwell, Sylvain Armand, Van der Wiel e Christophe Jallet; médios: Jérémy Menez, Nenê, Blaise Matuidi, Clément Chantôme, Momo Sissoko, Marco Verratti e Javier Pastore; avançados: Guillaume Hoarau, Ezequiel Lavezzi, Zlatan Ibrahimović e Kévin Gameiro

É pelo centro da defesa do PSG que está o ganho

O português Rui Pataca, há 12 anos no futebol francês, onde depois da carreira de jogador, optou pelas funções de treinador, fala de um PSG forte no meio-campo e no ataque, mas com debilidades na defesa.


É explorando as debilidades defensivas do Paris Saint-Germain que o FC Porto poderá bater os franceses. Quem aconselha é Rui Pataca, antigo jogador do Montpellier - esteve 12 anos em França - e que é agora treinador, já com duas experiências, igualmente no futebol gualês.

Pataca pontua a força do PSG "do meio-campo para a frente", mas faz notar que a defesa tem "problemas de ajustamento, principalmente nos centrais".

Sublinhando a óbvia importância de Ibrahimovic no ataque, Rui Pataca lembra que Ancelotti, apesar do rigor táctico que impõe, "consegue colocar muitos jogadores na frente", concluindo que a defesa é um sector que "não está à altura do resto da equipa".

O FC Porto recebe o Paris Saint-Germain, quarta-feira, às 19h45, para a 2ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões. Desafio com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


in "rr.pt"

Moutinho prefere o Barcelona mas o Zenit não desiste

AGENTE DO MÉDIO REVELA A JORNAL RUSSO


O jornal russo "Izvestia" publica declarações de Pini Zahavi, agente de João Moutinho, a revelar que o Zenit está muito interessado na contratação do médio do FC Porto em janeiro, mas que este prefere jogar no Barcelona.

"Não vou esconder que existe interesse por parte do Zenit e vamos analisar a proposta deles em janeiro. O Zenit é uma equipa muito forte, que pode ser o próximo passo na carreira do João", começou por dizer Zahavi, citado pelo diário nesta segunda-feira.

"No entanto, ao mesmo tempo temos de ter em conta o interesse do João. Qualquer futebolista gostaria de jogar no Barcelona e essa opção é uma prioridade para nós. Na minha opinião, o estilo de jogo dele adapta-se na perfeição ao do Barcelona. Além disso, ele é fã do clube", acrescentou o agente.

No caso do Zenit, o clube russo tem urgência em contratar um substituto para Igor Denisov - que está sob a alçada disciplinar do clube, após ter criticado as contratações de Hulk e Witsel - e escolheu o internacional português.

in "record.pt"

Werder Bremen 0 - 5 FC Porto ; Porto de cinco estrelas ruma às meias-finais



Depois de um jogo emocionante, com cinco golos, no primeiro confronto entre FC Porto e SV Werder Bremen, as equipas partiram para o jogo na Alemanha sabendo que a vitória seria um passo importante para saber quem acompanhava o AC Milan rumo às meias-finais. Outros cinco golos significaram mais emoções, mas desta feita menos divididos, já que os visitantes portugueses surpreenderam os anfitriões.
Com o invicto Milan apurado a duas jornadas do fim, sempre pareceu que este jogo ia determinar quem terminava no segundo lugar do Grupo B. A vitória apurava o FC Porto; com um triunfo, o Bremen ficaria à beira do apuramento, mas em caso de empate o RSC Anderlecht ficava mais perto. A lesão madrugadora de Paulinho Santos foi um mau presságio para o FC Porto, mas o seu substituto, Rui Filipe, rapidamente assegurou o contrário.
Apenas três minutos após entrar em campo, o suplente arriscou de longe e viu a sua ousadia recompensada, já que a bola sofreu um desvio em Andree Wiedener e passou por cima de Oliver Reck. Na baliza contrária, Vítor Baía tinha mais sorte, efectuando uma série de defesas. A dez minutos do intervalo, Emil Kostadinov marcou na sequência de um contra-ataque, recebendo um passe de Ljubinko Drulović e rematando rasteiro para a esquerda de Reck.



Isso foi o mote para o Bremen, que se lançou de forma desenfreada no ataque, e o FC Porto aproveitou para responder no contra-ataque. A meio da segunda parte, Carlos Secretário fez o terceiro, depois de flectir da direita para o meio – seria agora, certamente, que os visitantes iam abrandar? No entanto, depois de ter visto a vantagem de 3-0 da sua equipa, no jogo da primeira volta, quatro meses antes, reduzida para 3-2, numa ponta final emocionante, Bobby Robson incitou a sua equipa a continuar a atacar.

Quatro minutos depois, o suplente Domingos Paciência deu mais certeza ao resultado, com um fantástico remate de longe. Ion Timofte agravou ainda mais a derrota germânica com um penalty nos instantes finais, depois de mão na bola de Andreas Herzog a remate de Domingos, e o FC Porto seguiu para as meias-finais.

O que aconteceu depois?

• O FC Porto empatou a zero ante o AC Milan na sexta jornada, enquanto o SV Werder Bremen venceu o RSC Anderlecht para terminar no terceiro lugar do Grupo B, com o "bis" de Marco Bode a ter um golo de John Bosman pelo meio.
• O Bremen bateu o SC Rot-Weiss Essen na final da Taça da Alemanha em 1993/94, no jogo que assinalou a despedida de Otto Rehhagel, depois de 14 anos no clube. Transferiu-se para o FC Bayern München no Verão de 1995.
• Hristo Stoichkov destroçou o FC Porto nas meias-finais, bisando pelo FC Barcelona na vitória por 3-0, antes de o "dream team" catalão perder por 4-0 frente ao AC Milan na final.
• O FC Porto foi segundo classificado na Liga portuguesa, atrás do Benfica, mas depois iniciou um período de hegemonia sem precedentes, com cinco títulos consecutivos, terminando com pelo menos oito pontos de vantagem durante essa série.
• Bobby Robson transferiu-se para o Barcelona dois anos depois, fazendo-se acompanhar pelo adjunto José Mourinho, e depois de contratar Ronaldo, ergueu a Taça das Taças na sua primeira época em Espanha.
in "uefa.com"

Matri apontado ao dragão

A Juventus terá recebido uma proposta formal do FC Porto com vista à contratação do avançado italiano Alessandro Matri.

A Imprensa transalpina faz eco da notícia veiculada pelo site alemão 4-4-2.com, segundo o
qual os azuis-e-brancos terão oferecido 11 milhões de euros pelo concurso do internacional italiano, de 28 anos.

Matri ingressou na Juventus a meio da época 2010/11, proveniente do Cagliari. O jogador, que iniciou a carreira ao serviço do Milan, tem contrato com a Vecchia Signora até junho de 2017.

A cláusula de rescisão está fixada em 55 milhões de euros. 

in "abola.pt"

Lucho dispensado na hora de serviço

SAÍDA EM VILA DO CONDE mADRUGADORA

Nos seis encontros oficiais do FCPorto para os quais esteve disponível, Lucho González foi substituído em quatro. Apenas disputou os 90 minutos contra Gil Vicente e Dínamo Zagreb, sendo quase habitual a sua saída na 2.ª parte.

O problema é que em Vila do Conde aconteceu a rendição mais madrugadora da época (64’), seguramente a pensar na Liga dos Campeões. A equipa ressentiu-se.

in "recordpt"

Sinal de alerta

QUEBRA DE INTENSIDADE a JOGAR FORA custou 4 pontos

Inexplicável. O FC Porto que selou a conquista do bicampeonato com exibições autoritárias na Luz e no Axa desapareceu de circulação. Esta época, os azuis e brancos sofrem quando têm de atuar no reduto dos adversários e todas as três saídas realizadas para o campeonato ficaram marcadas por sobressaltos. Os 4 pontos perdidos são um sinal de alerta a suscitar uma urgente reflexão interna.

O principal objetivo portista é assumidamente a conquista do tricampeonato. A Liga dos Campeões oferece um palco de tremendo mediatismo, garante milhões de euros que fazem falta aos cofres da SAD, mas o sucesso da temporada é medido pelo que acontece no eterno pulso interno com o Benfica. Daí o simbolismo que tinha a liderança isolada que foi comprometida à 5.ª jornada.

in "record.pt"

Ibrahimovic antecipa jogo do Dragão "FC Porto é muito mais forte"

O avançado sueco, que faz 31 anos no dia do jogo, não tem dúvidas que o FC Porto é mais forte do que o Dínamo de Kiev.
 
A estrela maior dos milionários parisienses, Zlatan Ibrahimovic, está preocupado com a visita ao Dragão, na quarta-feira. "O FC Porto é uma equipa forte, muito mais forte do que a do Dínamo de Kiev", considerou.

Para o sueco, o jogo de quarta-feira será especial, pois completará 31 anos. "Vou ficar mais velho um ano, mas não estou preocupado. Sinto-me como um bom vinho que fica melhor a cada ano que passa. Portanto, espero ter como presente de aniversário um bom jogo e um bom resultado contra o FC Porto", referiu, elogiando a sua equipa. "O PSG pode tornar-se numa das melhores equipas do mundo, mas para isso temos que vencer e espero um dia ganhar a Liga dos Campeões com o PSG", atirou.

in "ojogo.pt"

Howard Webb apita FC Porto-PSG

O Real Madrid terá um árbitro sueco e o Olympiacos de Leonardo Jardim será dirigido por um noruguês no Emirates Stadium.

O inglês Howard Webb vai arbitrar o jogo entre FC Porto e Paris Saint-Germain, na quarta-feira, no Estádio do Dragão, da segunda jornada do Grupo A da Liga dos Campeões, anunciou a UEFA.

Nomeações | jogos de quarta-feira

Grupo A

Dínamo Kiev-Dínamo Zagreb, Martin Atkinson (Ing)

FC Porto-Paris Saint-Germain, Howard Webb (Ing)

in "ojogo.pt"

Golão de Sérgio Oliveira contra fora-de-jogo


O FC Porto B continua sem ter sorte nos jogos em casa a contar para a Segunda Liga e este domingo empatou a uma bola com o Penafiel. Depois de ter estado a perder, com um golo em fora-de-jogo, um golão de Sérgio Oliveira evitou a derrota.

É verdade que a equipa não dá correspondência ao intenso domínio de que dispõe nos jogos e acaba por construir poucas situações de finalização, mas a verdade é que tem faltado sorte nas decisões mais soberanas da arbitragem e neste domingo voltou a ser penalizada, quando aos 12 minutos Mbala fez o golo penafidelense em posição de fora-de-jogo, que a equipa de arbitragem não assinalou.

Com meia equipa oriunda do plantel principal, notaram-se muito faltas de rotinas e de entendimento. Um bom remate de Iturbe, para boa defesa de Coelho para canto, e uma cabeçada de Abdoulaye foram os lances mais perigosos do FC Porto B, enquanto o Penafiel pôs à prova Fabiano em remates de Fábio Ervões e de Ferreira.

Na segunda parte e a lutar contra uma equipa muito fechada, contra o relógio e contra a própria ansiedade, que é nesta altura um dos grandes adversários da equipa, o FC Porto dominou o jogo, teve muita posse de bola, mas criou poucas situações de finalização. Valeu o grande golo de Sérgio Oliveira, num remate a mais de 35 metros, fazendo a bola entrar junto ao ângulo.

Faltava cerca de um quarto de hora para tentar a reviravolta, mas praticamente não houve jogo, com uma sucessão de faltas a quebrar o ritmo e a impedir um jogo fluído.

FC Porto-Penafiel, 1-1
Segunda Liga, 8.ª jornada
30 de Setembro de 2012
Estádio do Pedroso, Vila Nova de Gaia
Árbitro: Manuel Oliveira (Porto)
Assistentes: Alexandre freitas, Bruno Rodrigues
4.º árbitro: André Dias

FC PORTO: Fabiano; David Bruno, Abdoulaye, Mangala, Quiñones; Mikel, Pedro Moreira; Tozé, Iturbe, Kelvin e Dellatorre.
Substituições: Mikel por Sérgio Oliveira (35m), Dellatorre por Vion (64m), Tozé por Fábio Martins (82m).
Não utilizados: Elói, Tiago Ferreira, Edu e Frederic.
Treinador: Rui Gomes


PENAFIEL: Coelho, Gabriel, Fábio Ervões, Leomar, Joel, Ferreira, Robson, Aldair, Rafa, Diogo Viana e Mbala. Substituições: Diogo Viana por Pedro Coronas (73m), Ferreira por Sérgio Organista (85m), Robson por Pedro Santos (87m).
Não utilizados: Nuno Santos, Pedrinha, Elísio e Romeu Torres.
Treinador: Miguel Leal

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Mbala (12m), Sérgio Oliveira (76m)
Amarelos: Joel (32m), Rafa (35m), Pedro Moreira (39m), Abdoulaye (45m), Aldair (59m e 69m), Tozé (67m), Fábio Ervões (72m), Sérgio Oliveira (83m)
Vermelho: Aldair (69m)


in "fcp.pt"

Sub 15 derrotados em Abrambes


A equipa de Sub 15 do FC Porto foi derrotada por 1-0 no terreno do Abrambes, em jogo a contar para 4.ª jornada do campeonato nacional de juniores C.

Resultado madrasto para os jovens Dragões, batidos por um auto-golo e perante uma equipa que não fez um único remate à baliza. Ao invés, o FC Porto atacou muito, mas nunca conseguiu concretizar.

O FC Porto caiu para a sétima posição, com cinco pontos, menos quatro do que o líder Boavista, próximo adversário dos Dragões.


in "fcp.pt"