segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Werder Bremen 0 - 5 FC Porto ; Porto de cinco estrelas ruma às meias-finais



Depois de um jogo emocionante, com cinco golos, no primeiro confronto entre FC Porto e SV Werder Bremen, as equipas partiram para o jogo na Alemanha sabendo que a vitória seria um passo importante para saber quem acompanhava o AC Milan rumo às meias-finais. Outros cinco golos significaram mais emoções, mas desta feita menos divididos, já que os visitantes portugueses surpreenderam os anfitriões.
Com o invicto Milan apurado a duas jornadas do fim, sempre pareceu que este jogo ia determinar quem terminava no segundo lugar do Grupo B. A vitória apurava o FC Porto; com um triunfo, o Bremen ficaria à beira do apuramento, mas em caso de empate o RSC Anderlecht ficava mais perto. A lesão madrugadora de Paulinho Santos foi um mau presságio para o FC Porto, mas o seu substituto, Rui Filipe, rapidamente assegurou o contrário.
Apenas três minutos após entrar em campo, o suplente arriscou de longe e viu a sua ousadia recompensada, já que a bola sofreu um desvio em Andree Wiedener e passou por cima de Oliver Reck. Na baliza contrária, Vítor Baía tinha mais sorte, efectuando uma série de defesas. A dez minutos do intervalo, Emil Kostadinov marcou na sequência de um contra-ataque, recebendo um passe de Ljubinko Drulović e rematando rasteiro para a esquerda de Reck.



Isso foi o mote para o Bremen, que se lançou de forma desenfreada no ataque, e o FC Porto aproveitou para responder no contra-ataque. A meio da segunda parte, Carlos Secretário fez o terceiro, depois de flectir da direita para o meio – seria agora, certamente, que os visitantes iam abrandar? No entanto, depois de ter visto a vantagem de 3-0 da sua equipa, no jogo da primeira volta, quatro meses antes, reduzida para 3-2, numa ponta final emocionante, Bobby Robson incitou a sua equipa a continuar a atacar.

Quatro minutos depois, o suplente Domingos Paciência deu mais certeza ao resultado, com um fantástico remate de longe. Ion Timofte agravou ainda mais a derrota germânica com um penalty nos instantes finais, depois de mão na bola de Andreas Herzog a remate de Domingos, e o FC Porto seguiu para as meias-finais.

O que aconteceu depois?

• O FC Porto empatou a zero ante o AC Milan na sexta jornada, enquanto o SV Werder Bremen venceu o RSC Anderlecht para terminar no terceiro lugar do Grupo B, com o "bis" de Marco Bode a ter um golo de John Bosman pelo meio.
• O Bremen bateu o SC Rot-Weiss Essen na final da Taça da Alemanha em 1993/94, no jogo que assinalou a despedida de Otto Rehhagel, depois de 14 anos no clube. Transferiu-se para o FC Bayern München no Verão de 1995.
• Hristo Stoichkov destroçou o FC Porto nas meias-finais, bisando pelo FC Barcelona na vitória por 3-0, antes de o "dream team" catalão perder por 4-0 frente ao AC Milan na final.
• O FC Porto foi segundo classificado na Liga portuguesa, atrás do Benfica, mas depois iniciou um período de hegemonia sem precedentes, com cinco títulos consecutivos, terminando com pelo menos oito pontos de vantagem durante essa série.
• Bobby Robson transferiu-se para o Barcelona dois anos depois, fazendo-se acompanhar pelo adjunto José Mourinho, e depois de contratar Ronaldo, ergueu a Taça das Taças na sua primeira época em Espanha.
in "uefa.com"

Sem comentários: