quinta-feira, 30 de maio de 2013

Caballero português? O pai apoiaria...

Irritado com a exclusão do avançado do FC Porto B do Mundial sub-20, o pai do jogador diz que este não tem qualquer conflito com ninguém e que não o recriminaria se optasse por outra nacionalidade... como a portuguesa!


O pai do jogador do FC Porto B Caballero recusa-se a aceitar que o filho tenha ficado de fora do Mundial sub-20, a disputar na Turquia, acusando os dirigentes da federação de futebol do Paraguai (APF) de "pagarem favores". E diz mesmo que, caso receba uma proposta nesse sentido, não impedirá o avançado dos azuis e brancos de se naturalizar português.

De acordo com a federação daquele país, qualquer jogador que esteja a viver um conflito com o clube ou tenha passado por isso não pode ser convocado, sendo esse o entendimento daquela entidade em relação ao avançado dos dragões. A APF tomou as dores do Libertad, que chegou a queixar-se à FIFA do FC Porto, mas o organismo mundial entendeu não haver qualquer problema, ao ponto de o jogador, na última época, ter feito 13 jogos pelos dragões na II Liga (um golo marcado).

"Maurito não tem qualquer conflito com ninguém. É um jogador profissional que tem contrato com o FC Porto e está habilitado a jogar em qualquer competição do mundo. Qualquer problema ou caso deverá ser resolvido entre o Libertad e o FC Porto", disse o pai do avançado, para quem esta ausência do Mundial sub-20 é algo "totalmente injusto". E que contraria até o desejo do selecionador paraguaio, Víctor Genes.

O pai de Caballero criticou Genes por não ter imposto a sua vontade, mas foi mais violento ao referir-se aos dirigentes: "Não se entende que uns quantos dirigentes, uns quantos acomodados, giram a seleção como querem. Na seleção deveriam estar os melhores, mas aparentemente não é assim". E, na entrevista ao programa "Fútbol a lo grande", Caballero pai disse mesmo que "aqui pagam-se favores e é o que estão a fazer".

Revoltado, o progenitor de Caballero disse mesmo que nada faria para impedir o filho de se naturalizar português caso surgissem um convite nesse sentido. "Se o meu filho escolher outra nacionalidade não posso recriminá-lo, cometeram muitas injustiças com ele", disse.


in "ojogo.pt"

FC Porto nas meias-finais da Liga Fertiberia

Equipa de Luís Castro venceu 13-10 o Barcelona. Rui Barros marcou sete golos!


O FC Porto garantiu o apuramento para as meias-finais da Liga Fertiberia, ao vencer o Barcelona, por 13-10, esta quinta-feira, no Dragão Caixa, que contou com a presença de Pinto da Costa.

Rui Barros esteve em especial destaque ao marcar sete dos 13 golos da equipa orientada por Luís Castro, com Mário Silva (3), Capucho (dois) e Bessa a fazerem os restantes golos que permitiram ao Porto Vintage conquistar o acesso à fase seguinte desta competição.

A equipa do FC Porto vai agora defrontar nas meias-finais o Celta de Vigo, no recinto da equipa galega, a 14 de junho.


in "ojogo.pt"

Dragões defrontam Caracas FC

Jogo com a equipa venezuelana em julho e em campo a designar na capital.
O FC Porto vai disputar um jogo amigável com o Caracas, em julho, num campo a designar, oportunamente, na capital venezuelana. A deslocação do tricampeão foi confirmada por Alvarinho Sílvio Moreira, presidente da filial dos portistas na Venezuela, num encontro que teve, na Trofa, com o director geral da SAD do FC Porto, Antero Henrique.

O encontro juntou os presidentes das filiais do FC Porto na Trofa, Alfândega da Fé e Caracas, Diamantino Silva, António Alendouro e Alvarinho Sílvio Moreira, respetivamente, com a finalidade de estabelecer uma aliança que permita o intercâmbio de atividades culturais, sociais e desportivas, com vista à participação ativa das comunidades onde residem seguidores do FC Porto.

in "ojogo.pt"

Héctor Herrera espera el “sí” del futbol de Portugal

EL MEDIOCAMPISTA MEXICANO ASEGURÓ QUE ESPERA ANSIOSO EL LLAMADO DE TIERRAS PORTUGUESAS PARA IR AL FUTBOL LUSITANO

Son ya varios meses en los que Héctor Herrera aguarda la llamada telefónica de su vida. Mientras llega, intenta concentrarse en el presente... Labor casi titánica cuando todas las noches se sueña con cruzar el océano Atlántico y no regresar en muchos años.

El medallista de oro en Londres 2012 y aún volante del Pachuca sabe que las negociaciones con el Porto de Portugal están avanzadas; el problema es que su traspaso no se oficializa, lo que le impide liberarse mentalmente de la presión.

“La verdad es que sí me gustaría que la noticia se diera o se terminara de cerrar todo, pero estoy tranquilo y concentrado acá con la Selección”, atina a decir. “Quisiera estarlo todavía más, seguro de a dónde iré”.

Como su compañero Diego Reyes, cuyo fichaje con los Dragones lusitanos se cerró desde diciembre. El volante revela sentirse “cerca [del mismo club] y tranquilo de que se pueda dar”.
Su facilidad para robar balones, talento, claridad para salir con pelota controlada y sangre fría dentro del área rival enamoraron al coloso portugués durante los XXX Juegos Olímpicos. Cuestión de tiempo.

in "centraldeportiva.com"

Reyes, listo para triunfar en Porto

EL ENTRENADOR 'CHUCHO' RAMÍREZ ASEGURÓ QUE TENDRÁ ÉXITO EL DEFENSA DIEGO REYES EN EL FUTBOL PORTUGUÉS

Diego Reyes representa un cúmulo de virtudes que lo harán triunfar en el Porto de Portugal. Jesús Ramírez, el técnico que lo debutó en la Primera División con el América, ni siquiera tiene un ápice de dudas al respecto.

Jugador plurifuncional, con estabilidad emocional y con un rumbo perfectamente definido. Es la descripción que hace Chucho acerca del zaguero campeón con las Águilas del América, el cual partirá pronto hacia tierras lusas.

“Diego Reyes un jugador muy confiable, que te da la posibilidad de jugar en diferentes posiciones, se adapta muy bien por derecha, por izquierda, como central o contención, va bien por arriba, es un jugador muy completo, le va a venir bien el cambio. Es un  joven, maduro, sabe lo que quiere y siento que le va a ir muy bien”, alaba el entrenador campeón del mundo Sub 17 en 2005.

Ramírez observa en  el zaguero central, quien también es seleccionado nacional, la actitud suficiente para ir a aprender al futbol de Europa. Confía en que Reyes se mantenga con los pies en la tierra y con la intención de aprender en el Porto.

“Todos los jugadores tienen algo que mejorar, es  muy maduro, centrado, va a ir con una gran humildad, con gran deseo de afianzarse y seguir aprendiendo. La competencia será complicada para ganarse un puesto y yo lo veo muy sólido en el aspecto mental que es el más importante”, considera el todavía director de Fuerzas Básicas del América.

La vitrina del Porto, considerado como uno de los gigantes del futbol portugués, resulta ideal para que Diego demuestre sus condiciones para brillar en el Viejo Continente.

Chucho espera que lo haga y comience una carrera larga en el balompié europeo y después se le pueda observar en un club de mayor envergadura y prestigio.

“Es muy bueno que vaya a Portugal, porque  tiene una liga aceptable, es un gran equipo, la exigencia es buena y yo creo que de ahí puede brincar a otros clubes. Hay que esperar a que se consolide y luego la consecuencia será verlo en otro clubes”, anhela el estratega, quien aún recuerda el momento en que debutó a  Reyes con el América:

“Fue un partido complicado ante Santos, queríamos consolidar la parte defensiva en el partido y el conocimiento que tuve de él en selecciones menores, nos permitió tener una mejor evaluación y con América ya lo habíamos invitado a entrenar. ese conocimiento nos hizo debutarlo. Ahora estoy contento por él y sé que va triunfar en Europa”, concluye.

in "centraldeportiva.com"

«Vou ser feliz se tiver de regressar a Portugal» - Iturbe


Emprestado pelo FC Porto ao River Plate até ao final do mês de junho, Iturbe desmente que não queira regressar aos dragões, clube com o qual está vinculado até junho de 2016.

«Nem tudo o que vem nos jornais é verdade. Gosto de jogar na Argentina, mas vou ser feliz se tiver de regressar a Portugal», escreveu o jogador na página oficial que tem na rede socialFacebook


in "abola.pt"

Dragões já em vantagem

A época 2013/14 ainda não começou e o FC Porto, como quase sempre, já está em vantagem, optando por uma política de contratações que se mostra coerente com os seus interesses e acima de tudo com a realidade do mercado. Ao contratar jogadores com conhecimento do futebol português, todos eles com provas de qualidade na época que agora termina, os dragões garantem já estabilidade na equipa, mesmo depois das saídas confirmadas de James Rodríguez e João Moutinho, e conseguem antecipar-se à concorrência em todos os aspetos.

O curioso da questão é que o FC Porto, tal como o Benfica, ainda não resolveu em definitivo a questão do treinador, mas ao avançar nas contratações como está a avançar dá mais uma demonstração clara de que uma estrutura só pode ser vencedora começando por ser forte e organizada, mas tem de ser uma estrutura a não depender de outras questões, não paralelas, porque o treinador claro que é importante, mas que pode ser independente do que vier a acontecer no capítulo, ainda não fechado, repito, do comando técnico.

Já o Sporting, agora estabilizado com o anúncio do incansável trabalhador Leonardo Jardim, com a voz rouca e firme de Bruno de Carvalho e com os conhecimentos adquiridos de Augusto Inácio, conseguiu apresentar “só” Jefferson, que estaria “encaminhado” para o Sp. Braga, mas por razões óbvias demora a entrar em força no mercado porque, naturalmente, não tem o poder económico do FC Porto, de quem vai “receber” caroços de uma tal maçã podre...

O que se estranha e até entranha neste início de conversa de uma luta de mercado que vai fazer correr muita tinta é a postura do Benfica, que parece ainda estar a carpir mágoas de uma época em que não passou do “quase”, depois de já ter garantido uma série de reforços que, como sempre, serão como os melões e só depois de abertos é que se pode confirmar se podem ser mesmo úteis na nova estação. É uma política diferente, com uma declarada aposta num mercado dúbio, mas é uma política como outra qualquer. O problema para o Benfica e o maior problema do Benfica é que a política dos dragões, neste momento, parece ser a mais certa e na maior parte das vezes o que parece... é!

Antonio Mendes in "record.pt"

CAIO: "O PÚBLICO SERÁ O NOSSO 11.º JOGADOR"


Caio não se recorda dos dois títulos europeus do FC Porto, o que é natural porque tinha apenas oito anos aquando da última conquista (1990). No entanto, o avançado lembra-se das presenças portistas nas últimas fases finais da Liga Europeia, em que o máximo troféu continental de equipas escapou várias vezes por detalhes. Em superflash, reconheceu a vantagem do factor casa para a "final four".

O FC Porto Império Bonança defronta este sábado o Valdagno (18h) e, em caso de vitória, apura-se para a final da prova (domingo, 17h), em que poderá encontrar Barcelona ou Benfica. 

Lembras-te dos últimos títulos europeus do FC Porto?
Sinceramente, não.

E isso pode ajudar a preparar uma "final four"?
Nunca ganhámos uma “final four”, mas estivemos lá perto várias vezes, pelo que sabemos o que vamos encontrar e qual a pressão que irá incidir sobre nós. Felizmente, e porque já tivemos momentos de grandes decisões – embora nunca a jogar em casa –, estamos preparados a todos os níveis para fazer uma boa "final four".

Preferiam que a "final four" fosse noutro sítio?
Claro que preferimos jogar em casa. Arrisco-me a dizer que os adversários gostariam de estar na nossa posição, a jogar perante os seus adeptos. Felizmente temos essa sorte e esse será um factor que nos irá motivar: se, por algum motivo, nos encontrarmos em desvantagem, isso vai galvanizar-nos e com toda a certeza que o público será o nosso 11.º jogador. Estamos muito contentes por jogar em casa.

Estão a jogar o melhor hóquei da época? E acha que, a partir do momento em que ficou disponível, após ter terminado a suspensão, foi mais um elemento que ajudou a subir o nível da equipa?
Tenho consciência de que o meu regresso acabou por completar um puzzle de jogadores que estava incompleto. Sou mais uma opção e mais um a ajudar, o que permitiu dar descanso a alguns colegas que estavam habituados a jogar mais tempo para compensar a minha falta. Agora estamos numa fase boa, quer em termos tácticos e mentais, já que a pressão do campeonato acabou. Estamos única e simplesmente focados na "final four". Tenho a certeza de que estamos no melhor nível para o jogo de sábado, contra o Valdagno.

A equipa está mais forte, quando comparada com a do ano passado?
Acho que são equipas diferentes: no FC Porto, saíram quatro jogadores e entraram outros quatro. Temos várias soluções, para qualquer momento do jogo, quer estejamos a perder ou a ganhar. O treinador pode fazer uma gestão mais tranquila, sem obrigar ninguém a chegar à exaustão. O Valdagno também tem uma equipa diferente da do ano passado, com reforços que conhecemos bem, o Pedro Gil e o Sérgio Silva. Baseiam-se muito na experiência dos jogadores, que têm maioritariamente uma idade avançada. O ano passado achávamos que seria um adversário acessível e conseguiram-nos causar dois dissabores. Este ano isso pode jogar a nosso favor, porque sabemos o real valor deles, conhecemos bem as peças que entraram e estamos precavidos. Não nos sentimos à vontade com o estilo de jogo deles, por isso vamos tentar fazer o nosso jogo e eles é que terão de se adaptar.



JORGE SILVA: "VAMOS LIDAR NATURALMENTE COM A PRESSÃO"

Em superflash, Jorge Silva admitiu que há uma "responsabilidade acrescida" para o FC Porto Império Bonança, por disputar em sua casa a “final four” da Liga Europeia. No entanto, a semana de preparação foi tranquila e “igual às outras”. Por outro lado, o avançado não destacou o nome de Pedro Gil nos italianos do Valdagno, preferindo falar de um colectivo de "topo mundial".

O FC Porto Império Bonança defronta este sábado o Valdagno (18h) e, em caso de vitória, apura-se para a final da prova (domingo, 17h), em que poderá encontrar Barcelona ou Benfica. 

Qual é a responsabilidade do jogo com o Valdagno?
Sabemos que temos uma responsabilidade acrescida, porque a "final four" da Liga Europeia é em nossa casa, mas vamos encarar o jogo de uma forma natural, com responsabilidade e muito respeito pelo adversário. Temos tido uma semana igual às outras. Conhecemos as dificuldades, sabemos que o adversário é muito complicado, experiente e tem jogadores que podem fazer a diferença, mas vamos focar-nos em nós e esperar que tudo corra bem.

Pesa, de alguma forma, o facto de nunca terem ganho ao Valdagno no Dragão Caixa?
Cada jogo tem a sua história e já vencemos o Valdagno numa "final six" da Liga Europeia. Devemos aprender um pouquinho com esses jogos que correram menos bem e usar outras armas para os levar de vencida, tendo sempre em mente que devemos estar mais focados em nós do que no adversário. Se a nossa equipa estiver ao nível a que tem estado nos últimos tempos, ou melhor ainda, podemos levar de vencida o Valdagno.

Por Itália, diz-se que o Valdagno é o “outsider” desta final four…
É fácil tentar tirar um pouco da pressão das equipas, nós também podemos dizer que somos os “outsiders” porque não estivemos presentes o ano passado. Porém, as pessoas vão dizer que estamos no nosso pavilhão e que somos candidatos, e não temos problemas em afirmar que estamos aqui para tentar vencer a prova. Sábado é o primeiro jogo e queremos estar na final. Esta equipa está habituada à pressão e vamos lidar com isso naturalmente.

Estão a jogar o melhor hóquei da temporada?
Vamos acreditar que sim, mas esperando conseguir ainda melhor. Sabemos que estamos numa boa fase, tivemos dois jogos seguidos no Dragão Caixa que nos correram muito bem e acreditamos que no sábado vamos estar a um nível muito elevado.

Esperam um pavilhão cheio, com um ambiente semelhante ao do jogo com o Benfica?
Temos a certeza de que o pavilhão vai estar cheio e ficámos satisfeitos por saber que os bilhetes esgotaram em poucas horas. Esperamos que o ambiente seja ainda um pouco mais forte e sabemos que isso é difícil, mas queremos recordar o público que do outro lado vai estar uma equipa extremamente forte a nível europeu, que não tem uma rivalidade com o FC Porto mas que em termos de hóquei se vai bater muito bem. Vamos precisar desse apoio

Pedro Gil é o homem mais forte do Valdagno?
O Valdagno vale pelo todo e não podemos falar de individualidades, porque nesse caso teremos de ir buscar quatro ou cinco jogadores de topo mundial. Todos sabem que o Pedro é um fora de série e que entra facilmente nas listas de melhores do mundo, mas vamos ter tanto respeito por ele como ele por nós. E estaremos sempre atentos a outras peças fundamentais do Valdagno, desde o Sérgio Silva ao Nicolia, bem como o guarda-redes, que é muito forte.


in "fcp.pt"

SPINOLA: “QUEREMOS CONTINUAR A FAZER HISTÓRIA”


O FC Porto Vitalis, que já conquistou 18 campeonatos e sete Taças de Portugal, nunca juntou os dois troféus na mesma época. Depois do “penta”, a ”dobradinha” é uma velha ambição dos Dragões, como confessou Pedro Spínola, em superflash. Nas meias-finais da competição, em Tavira (sábado, 18h30), o adversário é o Águas Santas. Em caso de triunfo, podem seguir-se Sporting ou Benfica, no domingo.

Sente que tem capacidade para ser decisivo, tal como foi no jogo com o Águas Santas, da fase final do Andebol 1, aqui no Dragão?
Sim, tenho essa capacidade. Não fujo às minhas obrigações, mas a equipa não depende só de mim. Dependemos todos uns dos outros e vamos tentar ganhar como equipa e não individualmente.

As quatro melhores equipas do campeonato estão nesta “final four”?
Na minha opinião, sim. A classificação assim o diz, acho que foram as equipas mais regulares e, por isso, são as quatro que merecem lá estar.

O que tem de ser diferente para que o FC Porto conquiste a “dobradinha”?
Temos de ganhar a final. Temos estado sempre presentes na “final four”, mas, por diversos motivos, não temos conseguido trazer a Taça e este ano queremos contrariar isso.

Se chegarem à final, o facto de a outra meia-final opor Benfica e Sporting, pode-vos ajudar? Fisicamente, o outro finalista poderá estar mais debilitado…
Acredito que a outra meia-final poderá ser um jogo muito mais disputado. Vamos tentar ‘facilitar’ o nosso jogo ao máximo, concretizando as nossas situações e resolvendo-o o mais cedo possível, para que depois consigamos o descanso necessário e vencer a partida. A outra meia-final será mais equilibrada e temos de aproveitar todos os pormenores que desse jogo possam sair.

O clima de euforia já passou? Esta semana já trabalharam só a pensar na Taça, sem se lembrarem que são pentacampeões?
Sim, a festa já foi feita. Acabaram os festejos, porque ainda temos uma competição para ganhar. Não podíamos festejar durante um mês o “penta”, festejámos quando tínhamos de o fazer e agora estamos a trabalhar para ganhar a Taça.

Ficaram contentes quando perceberam que a meia-final era contra o Águas Santas?
Não se trata de ficar contente ou não. Quem quer a Taça tem de vencer todas as partidas, não importa se é o Águas Santas, Sporting ou Benfica. Sabíamos que um deles nos ia calhar, calhou-nos o Águas Santas e portanto temos de os vencer para depois, na final, ganhar a Benfica ou Sporting.

Comentam entre vocês o facto de nunca terem conquistado a “dobradinha”?
Depois de conquistarmos o campeonato, queremos continuar a fazer história no clube. Ser a equipa que finalmente conseguiu a “dobradinha” será sempre de louvar.

Não estiveram um mês a festejar o “penta”, mas irão festejar um mês se conquistarem a dobradinha?
É quase um mês de férias, a festejar!


in "fcp.pt"

Ninguém pára tamanha alegria!

Vítor Pereira ainda é hipótese para o Everton


A Imprensa inglesa adianta que o nome de Vítor Pereira continua bem colocado na lista de treinadores candidatos à sucessão de David Moyes no Everton.

Apesar das notícias que colocam o espanhol Roberto Martinez, ex-Wigan, na linha da frente para orientar os toffees na próxima época, escreve o ´Liverpool Echo`, na edição desta quinta-feira, que o técnico tricampeão português pelo FC Porto - era adjunto de André Villas Boas em 2010/11 - tem boas possibilidades de rumar a Goodison Park no verão.

De acordo com a mesma fonte, Vítor Pereira - que tem em mãos uma proposta para renovar o contrato com os azuis e brancos - já se reuniu com o presidente do Everton, Bill Kenwright, tendo revelado abertura para orientar a equipa inglesa na temporada que se avizinha.

Salienta o ´Liverpool Echo` que o próximo treinador do Everton terá de ter estofo para receber o legado de Moyes - esteve em Goodison Park durante 12 épocas consecutivas -, atributo que o jornal reconhece a Vítor Pereira pela forma como conduziu o FC Porto à conquista do título de campeão nacional em Portugal, nas duas últimas épocas, superando a concorrência do Benfica. 

Visto por muitos como um outsider, Vítor Pereira ainda não terá sido riscado do bloco do presidente do Everton, que está a gerir com pinças o processo de seleção do próximo treinador da equipa de Liverpool.


in "abola.pt"

Mourinho quer Mangala no Chelsea

Diário desportivo francês garante que o futuro treinador do Chelsea deseja reforçar a equipa com o central do FC Porto, mas reconhece não ser fácil.


Segundo a edição digital do diário desportivo francês "L'Équipe", José Mourinho, que está prestes a iniciar a sua segunda etapa como treinador do Chelsea, deseja reforçar o setor defensivo da equipa com Mangala, do FC Porto, que aos 22 anos foi agora chamado pela primeira vez à seleção francesa.

E adianta que tanto Mourinho como Roman Abramovich, o proprietário da equipa londrina, têm consciência que não será fácil convencer o FC Porto a vender o jogador convocado por Dider Deschamps para os jogos particulares da França diante do Uruguai e o Brasil, respetivamenter a 5 e a 9 de junho.

O "L'Équipe" avança que o campeão português poderá pedir um montante de 35 milhões de euros para deixar partir Mangala.


in "ojogo.pt"

F.C. Porto só em 2002/03 investiu mais no futebolista português

Dragões já contrataram quatro reforços nacionais, tantos como em 2005 e 2009; época da final de Sevilha é recorde no século XXI


Os ic, os ov e os ez começam a dar lugar no Dragão aos nomes de linhagem irrefutavelmente nacional. Ricardo Domingos, Tiago Filipe, Luís Carlos e Josué Filipe são reforços garantidos e oficializados do F.C. Porto para a época 2013/14. 

A mudança de paradigma terá leituras várias (crise financeira, época positiva de clubes pequenos), mas o registo não deixa margem para dúvidas. As entradas de Ricardo, Tiago Rodrigues, Licá e Josué no plantel do tricampeão sugerem um regresso assumido ao mercado nacional. Dado reforçado pela chegada do brasileiro Carlos Eduardo, do Estoril.

Temos de recuar até ao verão de 2002 para testemunharmos um cenário ainda mais lusitano na lista de contratações. Com José Mourinho ao leme e a final da Taça UEFA como epílogo, o F.C. Porto contratou oito jogadores portugueses. 

Daí para cá, a bolsa de apostas sul-americana foi sempre privilegiada, se bem que em 2004/05 e em 2009/10 o clube tenha também chegado às quatro contratações de jogadores nacionais. 

Com o mercado de transferências aberto até 31 de agosto, é mais do que provável que o grupo de quatro adquiridos nestes últimos dias possa ser retocado com mais uma ou duas entradas. 

Em todo o caso, será ainda exagerado falar na portuguesização dos portistas. No esboço feito pelo Maisfutebol do próximo plantel, apenas Castro e Varela, além dos quatro reforços, terão lugar assegurado. 

Há muitas semanas pela frente até que este número seja, de facto, definitivo. Fica, porém, esta intenção clara de voltar a olhar com atenção para os jovens que se destacam na nossa Liga. 

Os dados dizem respeito ao século XXI e não incluem atletas regressados ao clube após empréstimo. 

Jogadores portugueses contratados pelo F.C. Porto

2013/14:
. Ricardo (V. Guimarães), Tiago Rodrigues (V. Guimarães), Josué (P. Ferreira) e Licá (Estoril) 

2012/13:
. nada a assinalar
. Liedson (Flamengo) chegou em janeiro

2011/12:
. nada a assinalar

2010/11:
. Sereno (Valladolid), João Moutinho (Sporting) e Emidio Rafael (Académica)

2009/10:
. Miguel Lopes (Rio Ave), Orlando Sá (Sp. Braga), Varela (E. Amadora) e Beto (Leixões)
. Rúben Micael (Nacional) chegou em janeiro

2008/09:
. Rolando (Belenenses) e Pelé (Inter Milão)

2007/08:
. Nuno (D. Aves)
. Rabiola (V. Guimarães) e Hélder Barbosa (Académica) chegaram em janeiro

2006/07:
. João Paulo (Leiria) e Diogo Valente (Boavista)

2005/06:
. Paulo Ribeiro (V. Setúbal), 

2004/05:
. Areias (Beira-Mar), Raul Meireles (Boavista), Quaresma (Barcelona) e Hugo Leal (PSG)

2003/04:
. Bosingwa (Boavista), Ricardo Fernandes (Sporting), Pedro Mendes (V. Guimarães)
. Sérgio Conceição (Lazio) chegou em janeiro 

2002/03:
. César Peixoto (Belenenses), Nuno (Deportivo), Pedro Emanuel (Boavista), Nuno Valente (Leiria), Paulo Ferreira (V. Setúbal), Bruno (Marítimo), Maniche (Benfica) e Tiago (Leiria)
. Marco Ferreira (V. Setúbal) chegou em janeiro

in "maisfutebol.iol.pt"

ATSU EM ENTREVISTA À "SKY SPORTS" "Não vou renovar com o FC Porto"

Ganês falou à "Sky Sports" e explicou já ter informado os dragões que não irá assinar um novo contrato.


A renovação de Atsu não conhece avanços nem irá conhecer. Isto porque o próprio jogador garante que não irá assinar um novo contrato com os dragões e disso mesmo deu conta aos responsáveis do clube, antes de partir para o estágio da seleção ganesa. 

"Falei com os dirigentes do FC Porto antes de vir para a seleção e informei-os de que não vou assinar um novo contrato. O clube explicou-me o que pretende depois de eu ter recusado renovar e espero que possamos encontrar uma solução o quanto antes", explicou, em declarações à "Sky Sports". 

"O meu sonho sempre foi jogar em Inglaterra e é muito bom ver o meu nome associado a grandes clubes da Premier League. Por agora, estou focado nos jogos da seleção, mas vejo o meu futuro em Inglaterra. Espero ter mais notícias em breve", acrescentou.

Atsu, recorde-se, tem contrato por mais uma época com o FC Porto e tem sido associado a alguns clubes ingleses.


in "ojogo.pt"

Marco Silva: a análise a Carlos Eduardo e Licá


A excelente temporada do Estoril aguçou o interesse dos principais clubes nacionais em algumas das referências do plantel «canarinho». Carlos Eduardo e Licá são reforços do FC Porto, Jefferson assinou pelo Sporting. Em entrevista ao Maisfutebol, o técnico Marco Silva falou destes jogadores, mas não só.

Ao Carlos Eduardo sempre foi reconhecida enorme qualidade técnica, mas também alguma inconsistência nas exibições. Está preparado para representar um clube como o FC Porto?
O FC Porto tem alguma paciência com os jogadores, o que pode facilitar. Evoluiu bastante. 

Veio muito novo para Portugal, e toda a gente percebeu que tinha enorme capacidade técnica, impressionante nas bolas paradas, com uma mudança de velocidade fácil. Com o tempo começou a perceber melhor o jogo, mudou alguns processos que trazia enraizados do futebol brasileiro, e tem tudo para chegar ao FC Porto e vencer. Tem uma capacidade enorme. Vai continuar a evoluir, pois o FC Porto dá todas as condições para isso, e se tiver aquela ponta de sorte e agarrar a oportuinidade no momento certo, pode ser um jogador para vingar no FC Porto.


O mesmo se aplica ao Licá? E o principal aspeto a melhorar será a finalização?
Podia ser mais «matador.» É algo que tem vindo a trabalhar. Quando falamos de Licá, para além de talento, falamos de trabalho. É muito humilde, muito solidário. Um jogador de equipa, daqueles que todos os treinadores gostam de ter. Vai para uma realidade diferente, mas vai continuar a trabalhar da mesma forma. Vamos perceber as dinâmicas da equipa, mas é inteligente, percebe tudo do jogo, movimenta-se bem na frente. Irei estar sempre ligado a ele, pois fui o grande responsável pela vinda dele para o clube. Acredito que terá um futuro brilhante.

in "maisfutebol.iol.pt"

Bélgica vence Estados Unidos com assistência de Defour


A Bélgica venceu os Estados Unidos por 4-2 em Cleveland, esta madrugada, num jogo em que o portista Defour foi titular. O grande protagonista foi Benteke, que saiu do banco para marcar dois golos.

O primeiro golo foi apontado aos seis minutos por Mirallas. Cameron empatou para os EUA aos 23m, de cabeça, e depois só deu Bélgica. Benteke, que entrou aos 41 minutos para o lugar de Dembelé, apontou o 2-1 aos 56 minutos. Depois foi Fellaini a fazer o terceiro e, aos 70m, um passe de Defour a lançar o avançado do Aston Villa para o quarto golo. 

O médio do FC Porto sairia pouco depois, aos 76m, antes de Dempsey reduzir para os Estados Unidos, de grande penalidade.

Depois desta visita aos Estados Unidos, a Bélgica tem um importante confronto na corrida ao Mundial 2014 frente à Sérvia, na próxima sexta-feira.


in "maisfutebol.iol.pt"

Interesse por Rolando acabou


O Sporting chegou a estudar, tal como A BOLA noticiou oportunamente, a possibilidade de resgatar Rolando, jogador dos quadros do FC Porto que nos últimos seis meses da temporada esteve emprestado ao Nápoles. 

O negócio só se poderia fazer em condições muito especiais, tendo em conta o elevado salário auferido pelo internacional português e pelo facto deste ter contrato com os portistas até junho do próximo ano.

Face aos últimos desenvolvimentos e até pela recente contratação de Josué, os leões não pretendem entrar em mais negociações com o FC Porto este defeso, se bem que ainda têm direito, à luz do negócio-Izmailov, a escolher um jogador oriundo da formação portista, isto caso não pretendam ficar com o guarda-redes Ventura.


in "abola.pt"

James teve um pé na Sampdoria antes de assinar pelo FC Porto


A Imprensa italiana adianta esta quinta-feira que a Sampdoria esteve muito perto de garantir o concurso de James Rodriguez em 2010, ano em que o colombiano se comprometeu com o FC Porto.

Noticia o jornal ´Il Secolo XIX` que o clube genovês acordou a contratação do extremo com o Banfield por 4,5 milhões de euros, montante que seria liquidado em dois anos.

O negócio, porém, não gerou consenso no seio da Direção e acabou por ser abortado, abrindo caminho ao ingresso de James no FC Porto.

Depois de três épocas de dragão ao peito, o colombiano está de partida para o Mónaco, a troco de 45 milhões de euros para a SAD portista.


in "abola.pt"

«Tudo depende do River Plate» - Iturbe


Juan Manuel Iturbe não se cansa de dizer que não quer deixar o River Plate, onde está cedido pelo FC Porto. O avançado deixa o futuro nas mãos dos dirigentes do clube argentino.

«Tudo depende da direção do River e se me vão ajudar nas negociações com o FC Porto. Neste momento, só penso nos quatro jogos que temos pela frente porque a minha continuidade pode depender do que fizer. Sei que Diego Turnes (vice-presidente do River) falou com os responsáveis do FC Porto, mas pouco mais. Veremos o que acontece mas a minha vontade é ficar», sublinhou em declarações à ESPN Rádio.


in "abola.pt"

Sebá é hipótese, Dellatorre talvez


Sebá e Delattorre, emprestados ao FC Porto, respetivamente, pelo Cruzeiro e Internacional de Porto Alegre, aguardam que os dragões se decidam. 

No caso de Delattorre, da equipa B, tudo é mais simples por que o seu passe fica mais em conta (ronda o milhão de euros) e é representado pela Traffic, empresa que gere o Estoril, com quem os portistas negociaram agora Carlos Eduardo e Licá.

Nem por isso está Delattorre na lista de prioritários, sim Sebá. Avançado que alinhou em sete jogos pela equipa principal e desde janeiro fez parte do plantel a tempo inteiro. 

Os cinco milhões de euros que o Cruzeiro pede pelo seu passe é que são considerados exagerados. Mas o jogador já intercedeu no sentido de baixar o preço.


in "abola.pt"

«FC Porto tem grande visibilidade em todo o Mundo» - Mangala


Esta foi a temporada de afirmação de Eliaquim Mangala com a camisola do FC Porto, clube que o contratou na temporada transcorrida ao Standard Liège. 

Utilizado em todas as competições em que os dragões participaram, o central realizou 41 jogos e marcou sete golos, números que despertaram a atenção do selecionador francês Didier Deschamps.

«Claro que a seleção sempre fez parte dos meus objetivos. A oportunidade chegou agora – podia ser mais tarde – e agradeço ao FC Porto, que me ajudou muito a chegar à seleção. O clube tem uma grande visibilidade em todo o Mundo. Vou tranquilo para a seleção. Para mim, foi muito bom. Comecei a jogar a lateral esquerdo, mas acabei por conseguir jogar mais e na minha posição, a central. Julgo que fiz um bom trabalho e ainda marquei alguns golos, que não é a minha primeira função, mas sabem sempre muito bem. Estou muito feliz. Esta época foi difícil, porque tivemos de lutar até à última jornada. Foi um campeonato muito disputado, mas acreditamos até ao fim e somos campeões. Foi um grande título para nós e estou muito feliz por fazer parte desta equipa», recordou Mangala, em entrevista ao site da FIFA.

Além de Deschamps, vários clubes têm o jogador de 22 anos debaixo de olho... 

«Sei que os clubes estão a falar, mas eu estou muito bem no FC Porto. A primeira época foi de adaptação, a segunda de revelação e, muitas vezes, é bom ter uma época de confirmação. Claro que é importante ter clubes interessados, mas estou concentrado no FC Porto e não penso em sair», afiançou.


in "abola.pt"