quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dragões já em vantagem

A época 2013/14 ainda não começou e o FC Porto, como quase sempre, já está em vantagem, optando por uma política de contratações que se mostra coerente com os seus interesses e acima de tudo com a realidade do mercado. Ao contratar jogadores com conhecimento do futebol português, todos eles com provas de qualidade na época que agora termina, os dragões garantem já estabilidade na equipa, mesmo depois das saídas confirmadas de James Rodríguez e João Moutinho, e conseguem antecipar-se à concorrência em todos os aspetos.

O curioso da questão é que o FC Porto, tal como o Benfica, ainda não resolveu em definitivo a questão do treinador, mas ao avançar nas contratações como está a avançar dá mais uma demonstração clara de que uma estrutura só pode ser vencedora começando por ser forte e organizada, mas tem de ser uma estrutura a não depender de outras questões, não paralelas, porque o treinador claro que é importante, mas que pode ser independente do que vier a acontecer no capítulo, ainda não fechado, repito, do comando técnico.

Já o Sporting, agora estabilizado com o anúncio do incansável trabalhador Leonardo Jardim, com a voz rouca e firme de Bruno de Carvalho e com os conhecimentos adquiridos de Augusto Inácio, conseguiu apresentar “só” Jefferson, que estaria “encaminhado” para o Sp. Braga, mas por razões óbvias demora a entrar em força no mercado porque, naturalmente, não tem o poder económico do FC Porto, de quem vai “receber” caroços de uma tal maçã podre...

O que se estranha e até entranha neste início de conversa de uma luta de mercado que vai fazer correr muita tinta é a postura do Benfica, que parece ainda estar a carpir mágoas de uma época em que não passou do “quase”, depois de já ter garantido uma série de reforços que, como sempre, serão como os melões e só depois de abertos é que se pode confirmar se podem ser mesmo úteis na nova estação. É uma política diferente, com uma declarada aposta num mercado dúbio, mas é uma política como outra qualquer. O problema para o Benfica e o maior problema do Benfica é que a política dos dragões, neste momento, parece ser a mais certa e na maior parte das vezes o que parece... é!

Antonio Mendes in "record.pt"

Sem comentários: