quinta-feira, 30 de maio de 2013

SPINOLA: “QUEREMOS CONTINUAR A FAZER HISTÓRIA”


O FC Porto Vitalis, que já conquistou 18 campeonatos e sete Taças de Portugal, nunca juntou os dois troféus na mesma época. Depois do “penta”, a ”dobradinha” é uma velha ambição dos Dragões, como confessou Pedro Spínola, em superflash. Nas meias-finais da competição, em Tavira (sábado, 18h30), o adversário é o Águas Santas. Em caso de triunfo, podem seguir-se Sporting ou Benfica, no domingo.

Sente que tem capacidade para ser decisivo, tal como foi no jogo com o Águas Santas, da fase final do Andebol 1, aqui no Dragão?
Sim, tenho essa capacidade. Não fujo às minhas obrigações, mas a equipa não depende só de mim. Dependemos todos uns dos outros e vamos tentar ganhar como equipa e não individualmente.

As quatro melhores equipas do campeonato estão nesta “final four”?
Na minha opinião, sim. A classificação assim o diz, acho que foram as equipas mais regulares e, por isso, são as quatro que merecem lá estar.

O que tem de ser diferente para que o FC Porto conquiste a “dobradinha”?
Temos de ganhar a final. Temos estado sempre presentes na “final four”, mas, por diversos motivos, não temos conseguido trazer a Taça e este ano queremos contrariar isso.

Se chegarem à final, o facto de a outra meia-final opor Benfica e Sporting, pode-vos ajudar? Fisicamente, o outro finalista poderá estar mais debilitado…
Acredito que a outra meia-final poderá ser um jogo muito mais disputado. Vamos tentar ‘facilitar’ o nosso jogo ao máximo, concretizando as nossas situações e resolvendo-o o mais cedo possível, para que depois consigamos o descanso necessário e vencer a partida. A outra meia-final será mais equilibrada e temos de aproveitar todos os pormenores que desse jogo possam sair.

O clima de euforia já passou? Esta semana já trabalharam só a pensar na Taça, sem se lembrarem que são pentacampeões?
Sim, a festa já foi feita. Acabaram os festejos, porque ainda temos uma competição para ganhar. Não podíamos festejar durante um mês o “penta”, festejámos quando tínhamos de o fazer e agora estamos a trabalhar para ganhar a Taça.

Ficaram contentes quando perceberam que a meia-final era contra o Águas Santas?
Não se trata de ficar contente ou não. Quem quer a Taça tem de vencer todas as partidas, não importa se é o Águas Santas, Sporting ou Benfica. Sabíamos que um deles nos ia calhar, calhou-nos o Águas Santas e portanto temos de os vencer para depois, na final, ganhar a Benfica ou Sporting.

Comentam entre vocês o facto de nunca terem conquistado a “dobradinha”?
Depois de conquistarmos o campeonato, queremos continuar a fazer história no clube. Ser a equipa que finalmente conseguiu a “dobradinha” será sempre de louvar.

Não estiveram um mês a festejar o “penta”, mas irão festejar um mês se conquistarem a dobradinha?
É quase um mês de férias, a festejar!


in "fcp.pt"

Sem comentários: