segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Liga Europa: Howard Webb apita F.C. Porto-Sevilha

Juiz inglês designado para a partida de quarta-feira


A UEFA designou o árbitro Howard Webb para apitar O F.C. Porto-Sevilha desta quarta-feira, partida antecipada da primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

O juiz inglês apitou na época 2008/09 o empate entre os «dragões» e o At. Madrid (2-2), para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o último jogo do F.C. Porto em que esteve. Já nesta temporada, apitou o Benfica-Schalke (1-2), também da Champions.

O F.C. Porto venceu a primeira mão, em Sevilha, por 2-1

in "maisfutebol.iol.pt"

Rui Capela: "Iturbe é um fenómeno"

O treinador português, a trabalhar no Paraguai, elogia o novo reforço dos portistas.
“Iturbe é um fenómeno”.
Quem o diz é o treinador português Rui Capela, que ontem teve pela frente o prodígio argentino de 17 anos, que já foi contratado pelo FC Porto, por 5 temporadas.
A noite passada, Iturbe jogou toda a segunda parte na vitória do Cerro Porteño sobre o 3 de Feberero, por 2-1, em jogo do campeonato paraguaio.
O 3 de Feberero é treinado pelo português Rui Capela.

Segundo Rui Capela, a adaptação ao futebol português, em princípio não será problema, porque quando se é bom, tudo se ultrapassa.
Rui Capela orienta o 3 de Feberero, clube onde começou Óscar Cardozo, um jogador que não é esquecido pelos adeptos.
Rui Capela que orientou Quarteirense, Lagoa e Esperança de Lagos, no Algarve, estreou-se ontem como treinador principal do 3 de Feberero do Paraguai.

in "rr.pt"

Regresso à normalidade

O FC Porto sobreviveu a quase dois meses sem Falcao e Álvaro Pereira. Ora, para perceber a dimensão desse feito é preciso perceber a importância dos dois jogadores na equipa. Mesmo agora, quase dois meses depois do último jogo em que participou, Álvaro Pereira é o terceiro jogador com mais cruzamentos da equipa, atrás de Hulk e Belluschi e a uma distância considerável dos outros laterais e extremos do plantel. Falcao, por seu lado, continua a ser o segundo jogador com mais remates à baliza e com mais golos, apenas atrás de Hulk nesses itens. E isso é apenas o que os números revelam; o que eles não explicam é a profundidade que Álvaro Pereira dá ao jogo, nem a objectividade que Falcao empresta ao ataque, nem como perdê-los a ambos significou perder um dos alicerces em que o FC Porto fez assentar o seu futebol esta época. Depois, perdê-los significou também perder Hulk na direita, precisamente onde o Incrível é mais perigoso. E é por isso que o seu regresso à equipa significa também o regresso da equipa à normalidade.

Jorge Maia in "ojogo"

Póquer espanhol por Hulk

Hulk está de novo no centro das atenções, desta vez por causa do alegado interesse de quatro clubes espanhóis e um italiano. Sevilha, Atlético de Madrid, Villarreal e Valência são os emblemas vizinhos que têm Hulk debaixo de olho e que estarão a estudar a possibilidade de avançar para negociações com o FC Porto, tendo em vista a próxima temporada. Em Itália, é o sítio "Calciomercato" que avança com a notícia de que o Inter de Milão tem o craque referenciado.

Pelos vistos, a exibição menos conseguida de Hulk no Sánchez Pizjuán, na quinta-feira, não baixou a sua cotação. Pelo contrário. Ao Sevilha, namoro mais antigo, juntam-se agora os nomes de Valência, Atlético de Madrid e Villarreal, tudo clubes que lutam por um lugar nas provas europeias e que habitualmente se classificam logo a seguir aos colossos Real Madrid e Barcelona.

Os 19 golos em outros tantos jogos no campeonato - números que sobem para 27 golos em todas as provas - e a recente chamada ao escrete constituem o cartão-de-visita perfeito de Hulk no país vizinho, ajudando a alimentar rumores que se vão multiplicando um pouco por toda a Europa. Do outro lado da fronteira, os técnicos das equipas referenciadas querem construir plantéis fortes e capazes de fazer boa figura tanto na Liga dos Campeões como na Liga Europa, na próxima época. E Hulk é o mais cobiçado para reforçar o ataque. A cláusula de rescisão é de cem milhões de euros, mas estes clubes confiam que não será necessário atingir essa verba verdadeiramente astronómica para contratar o jogador.

O que não faltam são rumores sobre o Incrível

A incrível época que Hulk está a protagonizar tem suscitado inúmeras notícias um pouco por todo o lado. O nome do avançado tem sido associado a quase todos os "tubarões". De Inglaterra, já se falou dos dois Manchesters, do Arsenal, do Chelsea, do Tottenham, do Newcastle e do Liverpool. De Espanha, além dos referidos na notícia ao lado, Real Madrid e Barcelona também já foram apontados como interessados; em França, há o Marselha.

in "ojogo.pt"

As novas asas dos altos voos

DEFESAS E MÉDIOS PREPONDERANTES NA FINALIZAÇÃO


A força do FC Porto na corrente época, está mais do que visto, não se resume aos feitos que têm sido conseguidos pelo famoso “trio dourado” do ataque, que é composto por Varela, Hulk e Falcão. Isso ficou bem claro sobretudo nos últimos 5 jogos disputados pelos azuis e brancos. Nesse período, a equipa somou um total de 7 golos, sendo que apenas 1 deles foi apontado por um elemento do sector mais adiantado. De resto, têm sido os médios e os defesas a assumir as despesas da finalização, provando que há FC Porto para além dos craques do ataque.
Varela acaba por ser a exceção daquilo que tem sido a regra, ao ter apontado o golo que valeu 3 pontos na receção ao Rio Ave. Nas restantes 4 partidas deste referido ciclo, só houve defesas e médios a faturar, menos com o Benfica, para a Taça de Portugal, naquele que é o único jogo em branco do FC Porto da corrente temporada.
in "record.pt"

Hulk no desafio de dar vida a um deserto inusual

LEVA 5 ENCONTROS EM BRANCO

Tem assumido a função de referência ofensiva perante a ausência de Falcão, mas a verdade é que Hulk tem perdido protagonismo na finalização apesar de se posicionar de forma mais central no campo. Parece paradoxal, mas face às características do Incrível, é natural que se sinta mais à vontade a atuar de frente para a baliza, preferencialmente a partir das alas. Com o matador colombiano perto do regresso, o brasileiro vai certamente ficar mais cómodo.

Entretanto, a verdade é que Hulk está na sua pior série da temporada em termos de produtividade atacante. São 5 jogos seguidos sem fazer o gosto ao pé, sendo quase um barómetro do que está a acontecer na linha mais adiantada dos dragões. Até agora, a estatística vinha sendo particularmente benévola, dado que o camisola 12 do FC Porto tem 27 golos apontados em provas oficiais, repetindo duas sequências de 5 jogos consecutivos a faturar. A partida frente ao Sevilha é crucial, dado que se Hulk atingir a meia dúzia de encontros na travessia do deserto, vai estabelecer uma marca negativa só superada na reta final de 2008/09 (11 jogos).
in "record.pt"

Campeão para exportação

O FC Porto jogou contra uma das melhores equipas espanholas de olhos nos olhos e, muito embora o seu treinador se mostre insatisfeito com a exibição, a verdade é que os bicampeões nacionais revelaram ter já capacidade para consumo externo. A vitória neste jogo da primeira mão assenta-lhes como uma luva.

Com o regresso de Tiago Rocha (marcou os dois primeiros golos) a motivar colegas e público, o FC Porto deu resposta em todo o jogo às alterações que o técnico do Ademar foi apresentando. Os dragões foram sempre muito consistentes a defender e mais eficientes nas transições do que o adversário.

Não vacilaram quando perdiam por 7-3 e, primeiro com dois golos de Grilo e depois com mais quatro consecutivos de Dario Andrade (grande sentido prático frente à baliza), passaram para a frente. No segundo tempo os portugueses foram mais maduros. Souberam gerir o marcador e, mesmo nas três ocasiões em que o Ademar empatou (14-14, 17-17 e 25-25), não se desconcentraram.

O forcing final dos espanhóis para sair do Porto sem serem derrotados encontrou um adversário que não tremeu. Com dois minutos para jogar, os portistas desencataram dois livres de sete metros. Só converteram um. O suficiente para assegurar uma vitória mais do que justa.

Alguns dos nossos árbitros têm muito a aprender com a dupla norueguesa que actuou no Dragão Caixa.

Figura: Nuno Grilo

Tratá-los de igual para igual

Houve alturas em que foi preciso encarar o Ademar Leon como um igual e Nuno Grilo não só foi daqueles que soube fazê-lo, como passou essa mensagem. Foi corajoso em momentos cruciais, revelando acreditar no seu valor e no da equipa. Não se limitou a atacar. Não tremeu perante o forcing final do adversário e isso foi decisivo.

Declarações

Não estou contente com o resultado. Não jogámos como eu queria, falhámos contra-ataques e a transição defesa-ataque foi lenta
Ljubomir Obradovic, treinador do FC Porto

Podíamos ter ganho por mais. Foi um jogo muito desgastante e tivemos bons momentos. Podemos ainda ter uma palavra a dizer
Nuno Grilo, jogador do FC Porto

in "ojogo.pt"

F.C. Porto: Moutinho é o médio com pior registo de golos

Centrocampistas de Villas-Boas marcam poucas vezes


No 4x3x3 normalmente concebido por André Villas-Boas, João Moutinho e Belluschi são os médios que jogam mais perto do trio ofensivo. Ora, numa equipa com a ambição e responsabilidade do F.C. Porto, não deixa de ser estranho assinalar a seca de golos tão prolongada destes dois elementos. 

João Moutinho marcou apenas uma vez de dragão ao peito. Foi ao Juventude de Évora, na Taça de Portugal, já há mais de dois meses (11 de Dezembro de 2010). Moutinho é mesmo o médio azul e branco com pior registo de golos no reino do Dragão, como se pode constatar nos números colocados no final do texto. 

Fernando Belluschi, por seu lado, perdeu o caminho para as balizas adversárias no dia 22 de Agosto. Há seis meses, portanto. O internacional argentino - especialista em lances de bola parada - começou muito bem, fez dois golos em três dias (ao Genk na Liga Europa e ao Beira-Mar no campeonato) e ficou-se por aí. 

Para finalizar, resta dizer que dos 46 golos anotados pelo F.C. Porto na Liga, apenas três saíram dos pés de unidades do sector intermediário: um de Belluschi e dois de Guarín. 

REGISTO DOS SEIS MÉDIOS DO F.C. PORTO:

R. Micael: 3 golos (Rapid, CSKA e Gil Vicente); 1000 minutos
Guarín: 3 golos (dois ao Marítimo e Sevilha); 1049 minutos
Fernando: 2 golos (Genk e Beira-Mar); 1907 minutos
Belluschi: 2 golos (Genk e Beira-Mar); 2223 minutos
Souza: 1 golo (Genk); 694 minutos
João Moutinho: 1 golo (Juv. Évora); 2476 minutos

GOLOS DE JOÃO MOUTINHO NO SPORTING:

2009/10: 9 golos (5 campeonato; 2 taça; 2 Europa)
2008/09: 4 golos (3 campeonato; 1 Europa)
2007/08: 7 golos (5 campeonato; 1 taça; 1 Europa)
2006/07: 6 golos (4 campeonato; 2 taça)
2005/06: 5 golos (4 campeonato; 1 taça) 

O génio tem andado escondido na lâmpada. Longe do esplendor dos primeiros meses da época, mais discreto, ainda que regular e competente. É de João Moutinho que falamos. Contratação maior do F.C. Porto, aposta fortíssima e incondicional de André Villas-Boas. Após um início fulgurante, a produção do médio quebrou e levou consigo a sua influência dentro da equipa.

Pode falar-se em picos de forma, naturalmente, e o mais provável é ver João Moutinho regressar em breve trecho às actuações convincentes. Enquanto isso não sucede, fica a observação (sujeita ao contraditório, claro) e um dado mais objectivo: o internacional português é o médio mais utilizado pelo treinador do Porto e também aquele que menos golos faz. 

Em 2476 minutos de competição, divididos por todas as competições, João Moutinho conseguiu marcar apenas ao frágil Juventude de Évora. Na Taça de Portugal. Pecúlio tão pobre, no que à concretização dos centrocampistas respeita, apenas Souza tem. No entanto, o médio ex-Vasco da Gama jogou somente 694 minutos. Bem longe dos números de Moutinho. 

Belluschi, Rúben Micael, até Fernando e Guarín. Todos eles apresentam dados superiores ao ex-capitão do Sporting no que aos golos diz respeito. 

«No Porto não tem tanta necessidade de chegar à área»

Sem nunca ter sido um goleador, João Moutinho apresenta um registo interessante nos tempos de Alvalade. A melhor marca foi obtida na época transacta, na qual fez nove golos: cinco no campeonato, dois na Taça de Portugal, um na Liga dos Campeões e um na Liga Europa.

Afinal, o que se passa com João Moutinho? Medo de arriscar o remate, incapacidade de surgir nas zonas de finalização, precipitação nas decisões tomadas no último terço do terreno? Carlos Pereira, auxiliar de Paulo Bento nos tempos do Sporting, trabalhou com o atleta de 24 anos durante cinco épocas e deixa algumas explicações. 

«O João sempre foi um jogador soberbo na organização colectiva e nas assistências para golo. No F.C. Porto há avançados muito móveis e parece-me que ele não tem tanta necessidade de se aproximar da área, como tinha no Sporting», refere o técnico ao Maisfutebol.

E continua. «O João está mais preocupado com o último passe e é muito forte tacticamente. Sabe bem quando tem de fazer faltas e, se calhar, desgasta-se mais nessas funções. Nos nossos tempos do Sporting ele jogou várias vezes atrás do ponta-de-lança, por isso surgia em zonas propícias à finalização.»

«Em Alvalade preocupava-se com muita coisa, infelizmente»

Carlos Pereira é um profundo conhecedor de João Moutinho e garante que o jogador nunca se preocupou em demasia com a necessidade de marcar. «No Sporting tinha de se preocupar com muitas mais coisas, infelizmente», recorda. 

«Devido a necessidades específicas, tínhamos de colocar o João em várias posições. Jogou a número dez, na direita, na esquerda e até como médio mais recuado. Dada a sua grande influência, ele nunca se focalizou na urgência de fazer golos.»

Um golo em 2476 minutos. O dado está longe de ser brilhante, mas Carlos Pereira não o considera preocupante. João Moutinho será sempre útil noutros itens do jogo, considera. «Ele é daqueles elementos que nunca deixa nada por fazer. Treina sempre bem, é impressionante no dia-a-dia. E raramente tem uma lesão. É um profissional excelente.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Iturbe derrota treinador português no Paraguai

Prodígio argentino ajuda o Cerro Porteño a bater o 3 de Feberero


Juan Manuel Iturbe voltou a ter uma noite em cheio com a camisola do Cerro Porteño. O prodígio argentino de 17 anos, já contratado pelo F.C. Porto, jogou toda a segunda parte na vitória do Cerro sobre o 3 de Feberero, por 2-1. Os golos foram anotados por Fredy Bareiro e Formica mas, segundo escreve o site oficial do clube, «a grande noite pertenceu a Iturbe».

O esquerdino teve dois lances individuais sobre a defesa do 3 de Feberero, mas ambas acabaram por ser desaproveitadas por Bareiro. «Iturbe criou várias oportunidades, mas os colegas não as souberam definir», lê-se na página do Cerro Porteño na internet.

Curiosidade-extra: o 3 de Feberero é treinado por um português. Chama-se Rui Capela, é natural de Beja e treinou Quarteirense, Lagoa e Esperança de Lagos, no Algarve, antes de chegar em Janeiro de 2010 ao Paraguai. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas Boas prepara-se para ultrapassar Mourinho

Se vencer o Sevilha, quarta-feira no Dragão, André Villas Boas supera as oito vitórias de Mourinho na caminhada em 2002/2003. Mas o caminho até Dublin ainda estará longe. Percurso brilhante... e goleador.

Vem aí o Sevilha, e num quadro de grande ilusão geral no universo portista, aspecto que o treinador do FC Porto tenta combater através de um corte selectivizado no discurso após o jogo do Pizjuan, em que assumiu, com total e raro desassombro, que o empate ficaria melhor; pormenor, aliás, que a crítica espanhola não deixou de enaltecer.

De qualquer forma, a excitação crescente parece ter tomado conta dos adeptos portistas, e prova disso é já estarem reservados três quartos da lotação do Estádio do Dragão, mas o assunto é outro: se André Villas Boas selar a passagem, e a selar com uma vitória, ultrapassa o número de êxitos que José Mourinho necessitou para trazer do Estádio Olímpico de Sevilha a Taça UEFA de 2002-2003.

Rookie notável

O percurso do rookie portista é definitivamente notável: oito vitórias e um empate na primeira experiência europeia é um registo brutal, e até, convenhamos, inesperado, pois a própria competição envolve sempre clubes menos conhecidos, ambientes drasticamente hostis e alguma pressão própria para os que querem emancipar-se rapidamente. 

Mas é precisamente isso que Villas Boas tem conseguido: cilindrar na sua emancipação, deixando-se apenas embalar pelo Besiktas em casa, num jogo em que a expulsão de Cristian Rodriguez aos 59 minutos tornou o FC Porto diminuído e embaraçado (os turcos poderiam mesmo ter ganho, mas o apuramento de ambos estava praticamente assegurado).

De resto, o trajecto europeu de André Villas Boas é realmente assinalável, e roça já a fasquia do notável, com uma nuance particular que distingue os sobreviventes dos conquistadores: cinco vitórias fora em cinco jogos!

Com as vitórias em Braga e em Sevilha, e ainda sem Falcao e Álvaro Pereira, essenciais na mecânica potenciada desde os primeiros dias da época, parece, então, consumado o reequilíbrio da equipa no plano exibicional, e a consequente segurança, crucial quando se parte à conquista do muito que ainda em jogo, pois nenhuma temporada se decide no Inverno.



in "abola.pt"

Belluschi tem luz verde para o Sevilha

O medio argentino Fernando Belluschi treinou-se este domingo sem limitações e está à disposição do treinador do FC Porto André Vilas Boas para o encontro com o Sevilha para a segunda-mão dos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa. 

Depois de ter estado ausente do treino de sábado, devido a uma contusão no pé esquerdo, esta é uma boa novidade para Vilas Boas, que neste momento apenas tem Emídio Rafael no lote dos indisponíveis, permanecendo em tratamento.

O FC Porto cumpriu, este domingo, no Olival, mais um treino de preparação para o desafio da segunda-mão dos 16-avos-de-final da UEFA Europa League, com André Villas-Boas a já contar com Belluschi, recuperado de uma contusão no pé esquerdo.

A sessão de trabalho ficou ainda marcada pelas participações de dois atletas da Formação, designadamente o guarda-redes Elói e o central Tiago Ferreira, ambos dos Sub19.

O quadro é de não facilitismo. O plantel azul-e-branco volta a reunir-se segunda-feira às 10.30 horas, numa sessão que decorrerá à porta fechada.

O Sevilha chega terça-feira ao fim da manhã. Conferência de imprensa no Estádio do Dragão às 17.30, seguindo-se de treino de adaptação ao relvado.

O encontro entre as duas formações está agendado para a próxima quarta-feira, às 17h00, no Estádio do Dragão.

in "abola.pt"