segunda-feira, 22 de outubro de 2012

RUI GOMES: “TEMOS DE CONTINUAR A CRESCER E A MELHORAR”

Rui Gomes quer uma equipa “mais forte” e sobretudo “mais eficaz” na partida da 10.ª jornada da Segunda Liga frente ao SC Covilhã (quarta-feira, 15h00, Estádio de Pedroso). Para o técnico azul e branco, a paragem do campeonato foi benéfica, mas só até certo ponto, visto que o plantel esteve bastante reduzido devido à jornada de selecções. Mesmo assim, “não há desculpas” para não ganhar.

Condicionalismos já são recorrentes
“O ideal seria trabalhar com todos os jogadores cá. Geralmente, estes períodos de paragem implicam a ausência de um conjunto de jogadores ao serviço das respectivas selecções e mais uma vez foi isso que aconteceu, com grande parte do tempo a ser passado sem metade do plantel. Só há coisa de uma semana tivemos o grupo completo e nem sempre é fácil para os jogadores passarem por patamares competitivos distintos. Nós temos o dever de os colocar todos ao mesmo nível, focados nos nossos objectivos e, felizmente, o FC Porto está habituado a lidar com isto. Na formação é assim, na equipa B é assim, no plantel A é assim. O que tentamos fazer nesta altura é sintonizar as mentes dos jogadores para o nosso trabalho e para os nossos objectivos e esperar que as coisas entrem rapidamente nos eixos.”

Objectivos: crescer e melhorar enquanto equipa
“O objectivo de solidificar ideias e métodos não acontece tanto quanto desejaríamos nestas alturas, pelos motivos referidos, embora a paragem da Taça de Portugal nos tenha permitido ter alguns dias mais para trabalharmos juntos sem competição. O ideal seria ter tido estas três semanas para isso, estando focados em nós, mas nada disto serve de desculpa. O futebol é assim, os dados são estes e é com isto que temos de continuar a crescer e a melhorar.”

Estreia de Sebá na Taça de Portugal motiva
“O facto de o Sebá ter sido utilizado na equipa principal [no jogo com o Santa Eulália] ajuda-o a ele e a todos. É uma questão de motivação e valida o nosso trabalho e todo um processo. Quanto mais isto acontecer melhor para nós, jogador e equipa, obviamente. Os colegas do Sebá tiveram a prova de que jogar na equipa A não é impossível, não é irrealizável; é algo que está ao virar da esquina e também depende deles justificar essa chamada. Foi uma óptima notícia e espero que continue a acontecer.”

SC Covilhã é adversário complicado
“Deste adversário espero o mesmo de sempre. Temos tido jogos muito equilibrados, contra equipas muito bem organizadas, que geralmente privilegiam o processo defensivo quando jogam contra nós e que nos criam por isso bastantes problemas. Perspectivo mais um jogo difícil, mas espero que consigamos arranjar estratégias para superar a organização do adversário e demonstrar um nível de jogo superior ao que temos mostrado. Reconheço que temos de continuar a crescer, porque estamos longe do nível que queremos e temos consciência de que podemos jogar muito melhor, independentemente do resultado. Crescendo ao nível exibicional teremos também melhores resultados.”

Finalização ainda é problema
“Temos sentido algumas dificuldades na finalização, mas nunca fomos inferiores e nunca criámos menos oportunidades de golo do que os nossos adversários. Tem faltado, de facto, alguma eficácia, ainda que tenhamos tido outros factores que não nos ajudaram. No entanto, a raiz do problema está em nós e somos nós que temos de fazer melhor. A partir daí, as coisas também vão correr melhor e vamos ganhar mais vezes.”


in "fcp.pt"

RICARDO MOREIRA E PEDRO SPÍNOLA NA EQUIPA DA JORNADA

O capitão Ricardo Moreira e Pedro Spínola fazem parte da equipa ideal da jornada sete do Andebol 1, com 5 e 4,6 pontos, respectivamente. Entretanto, Gilberto Duarte mantém-se como líder do ranking MVP, pela terceira semana consecutiva, fruto dos 44,1 pontos amealhados. Nesta ronda, o FC Porto recebeu e venceu o Belenenses, por 34-27.

Graças à prestação frente ao rival lisboeta, Moreira e Spínola subiram no ranking MVP, estando agora o primeiro na quarta posição (31,6 pontos) e o segundo no oitavo lugar (25,65). O capitão portista está ainda no topo no que toca aos contra-ataques, a par de Gonçalo Vieira, do Madeira SAD, com 19 golos.


in "fcp.pt"

Ferguson sobre James Rodriguez: «Custa uma fortuna!»


Declaração bem-humorada do treinador escocês, esta segunda-feira. Ferguson não confirma interesse do Manchester United em "El Bandido".


Por estes dias, não é fácil assegurar a transferência de um jogador do FC Porto, sobretudo se o atleta desejado tiver contrato com os bicampeões nacionais e esteja seguro por uma cláusula de rescisão choruda.

Quem o admite é Sir Alex Ferguson, numa altura em que se especula sobre o interesse do Manchester United em contratar James Rodríguez aos azuis e brancos. Curiosa, no entanto, a resposta do técnico escocês quando questionado por jornalistas portugueses, esta segunda-feira.

"No que toca a James Rodríguez, espero que as notícias não sejam verdade", atirou, por entre risos, para depois completar a ideia.

"Espero que não seja verdade porque custa uma fortuna conseguir um jogador do FC Porto", disparou, à margem da projecção do jogo da Liga dos Campeões, com o Sporting de Braga.

Refira-se que o avançado colombiano de 19 anos tem ainda contrato com os bicampeões nacionais até Junho de 2016. A cláusula que "blinda" James Rodríguez está fixada em 45 milhões de euros.

in "rr.pt"

F.C. Porto: Alex Sandro é baixa certa para o Dínamo


Mangala e Miguel Lopes candidatos ao lugar de lateral esquerdo


Vítor Pereira voltou a não contar com Alex Sandro no treino desta segunda-feira. O lateral esquerdo continua a recuperar de uma lesão muscular e não é opção para o jogo frente ao Dínamo Kiev, na quarta-feira. 

Assim sendo, resta saber quem ocupará a posição de lateral esquerdo no jogo da Liga dos Campeões. Frente ao Santa Eulália, o jovem Quinõnes foi a opção natural, mas não é de crer que o técnico o lance numa partida de tão elevada responsabilidade. 

Miguel Lopes e Eliaquim Mangala parecem ser as soluções mais fortes. O primeiro jogou, de resto, pela Seleção Nacional em Moscovo e no Dragão como defesa esquerdo. Mangala preencheu o lugar em alguns jogos da pré-época e respondeu positivamente. 

Na terça-feira o plantel do F.C. Porto treina às 10h30 no Estádio do Dragão. Pelas 13 horas, Vítor Pereira e um jogador estarão à disposição dos jornalistas no Auditório José Maria Pedroto. 

in "maisfutebol.iol.pt"

‘Emprestados’ custam 1,8 M €

Os jogadores que o FC Porto teve emprestados durante a temporada de 2011/12 representaram um custo de 1,8 milhões de euros em salários para a SAD dos dragões. A informação consta do relatório e contas, enviado à CMVM, que adianta que "os custos líquidos salariais com jogadores emprestados a outros clubes ascenderam a, aproximadamente, 1,8 milhões de euros", um valor que significa uma subida de 100 mil euros face à época 2010/11. 

Entre estes atletas, estão Atsu e Kelvin (que jogaram por empréstimo no Rio Ave), Castro (Sp. Gijón, Espanha), Abdoulaye (Académica) e Miguel Lopes (Sp. Braga), que nesta época integram o plantel principal.

No total, em 2011/12, a SAD registou custos com pessoal de 49,6 milhões de euros, sendo que, deste valor, 38,9 milhões destinaram-se a pagar as remunerações de jogadores, treinadores e médicos. Uma subida superior a 3,5 milhões de euros em relação aos gastos registados em 2010/11. Os custos com remunerações poderão cair nesta época devido aos vários atletas que rescindiram contrato (ver Pormenores) e à venda de Hulk, o jogador mais bem pago em 2011/12 no plantel dos dragões.

Assim, e de acordo com a SAD, os custos salariais ascenderam a 69% do total dos proveitos operacionais (sem venda de jogadores), a apenas um ponto percentual dos 70% recomendados pela UEFA. 

BÁSQUETE DEVE 900 mil
 
A SAD do FC Porto deu como perdidos 900 mil euros que a FCP Basquetebol SAD ficou a dever à sociedade que gere o futebol profissional. No relatório e contas, pode ler-se que este é um valor "irrecuperável face à liquidação e dissolução desta mesma sociedade decidida em meados de Julho de 2012".

Estes 900 mil euros estão incluídos na rubrica de ‘Clientes de cobrança duvidosa', cujo valor totalizava, em Junho de 2012, 5,8 milhões de euros, um aumento de 1,2 milhões em relação ao mesmo mês de 2011. 

Além da SAD do basquetebol, os dragões consideram que a União Desportiva de Leiria, o Club Atlético Independiente e o Esporte Clube Vitória são clientes dos quais não deverão receber os valores em dívida. 

in "cm.pt"

Bartolomeu prejudicou F. C. Porto em 650 mil euros

Enquanto presidente da União de Leiria, João Bartolomeu tentou ficar com dinheiro da venda de um futebolista para França que cabia ao F. C. Porto. O ex-dirigente está a ser executado, mas não tem bens em seu nome. 

O empresário agora indiciado por burlas na sua atividade profissional - detido há dias pela PJ de Leiria e libertado sob caução de 70 mil euros - quis esconder o valor pelo qual a União de Leiria vendeu o brasileiro Marcos Santos ao Auxerre, de França, em 2006, não cumprindo um contrato com o clube de Pinto da Costa.

Nunca informou nem respondeu ao F. C. Porto, com quem assinara acordo sobre os direitos desportivos do atleta. Mas, através da Académica de Coimbra, os azuis-e-brancos descobriram o valor: 1,5 milhões de euros.

Com direito a metade desta verba, o F. C. Porto teve de interpor em tribunal uma ação. O processo terminou com um acordo em que a U. Leiria se confessava devedora de 644 mil euros à SAD portista. Como garantia de pagamento, foi apresentada uma letra de câmbio da qual João Bartolomeu aceitou ser avalista, em nome pessoal.

Ou seja, também estava obrigado ao pagamento, compensando a insuficiência de património da SAD de Leiria.

Porém, na data acordada (março de 2010), a U. Leiria não pagou e o F. C. Porto teve de correr novamente a tribunal para executar a letra, colocando como réus a SAD (hoje em processo de revitalização) e o dirigente.

in "jn.pt"

Helton e Lucho recordam vitória do Porto sobre o Dínamo

Líder do Grupo A, o Porto recebe o Dínamo Kiev e não deixará de recordar o jogo ante o mesmo adversário há quatro anos, em circunstâncias diferentes. Helton e Lucho lembram essa noite. 

Quando o FC Porto receber o FC Dynamo Kyiv, na quarta-feira, irá fazê-lo com o máximo de seis pontos conquistados no Grupo A da UEFA Champions League. Há quatro anos, contudo, a história foi diferente.

Na altura, o Porto perdeu em casa, por 1-0, frente ao Dínamo na terceira jornada da fase de grupos, naquele que constituiu o seu terceiro desaire seguido, e a esperança no apuramento era escassa. Só que, passados 15 dias, os "dragões" viajaram até Kiev, ganharam por 2-1 e acabaram por terminar no topo do agrupamento e chegar aos quartos-de-final, fase na qual foram eliminados pelo Manchester United FC, mais tarde finalista.
Envolvidos nessa noite no Estádio Valeriy Lobanovskyi, antigo recinto do Dínamo, estiveram o guarda-redes Helton e o médio Lucho González, autor do golo da vitória nos descontos. Ambos relembram o jogo ao UEFA.com no vídeo em cima e falam sobre as respectivas ambições para a presente temporada. "É preciso sempre sonhar", diz Helton.

in "uefa.com"

Ver aqui a entrevista

Atsu ameaça titularidade de Varela

Depois do jogo da Taça de Portugal,com o Santa Eulália, nada será como antes.

Talvez Vítor Pereira tenha ido longe de mais ao apostar numa equipa praticamente nova, que lhe deixou razões de sobra no final do jogo para se sentir irritado com espetáculo tão pobre, mas também ficou certamente mais identificado com cada um dos 14 jogadores utilizados no campo do Vizela.

E da informação recolhida terá renascido nova dúvida relativamente ao único lugar vago na frente de ataque: Varela ou Atsu?

Nos dez jogos até agora realizados, o extremo ganês foi mais utilizado (460 minutos) do que Varela (367), mas em contrapartida o internacional português teve preferência nos jogos de maior responsabilidade, com o Dínamo de Zagreb, PSG e Sporting.

Ao todo, Varela tem esta época quatro partidas como titular, contra seis de Atsu. Aposta clara e inequívoca no jogador africano nos primeiros quatro encontros, onde ainda contou com a concorrência de Hulk, sem que com isso se tenha intimidado, porque tirou na altura o lugar a James...

Isto até o técnico perceber que quando estava mais tempo em campo não fazia tanto a diferença como quando entrou com o jogo a decorrer.

Talvez por isso é que Atsu tenha estado apenas uma vez 76 minutos em ação contínua, com o V. Guimarães, na segunda jornada do campeonato, o terceiro desafio da época.

De então para cá, o seu banco de minutos de tempo de serviço efetivo por cada jogo veio sempre a decrescer.

Mas Varela, mesmo como primeira escolha para os embates a exigirem, principalment
e, maior experiência, igualmente se ficou pelos mesmos valores no que diz respeito a tempo de duração por desafio.

É verdade que se segue mais um daqueles jogos, com o Dínamo de Kiev, destinados aos jogadores com estatuto e rodagem a este elevado nível competitivo que é a Champions.

E se o jogo de Santa Eulália pode até nem servir de grande referência, até porque o internacional português foi um dos poupados por Vítor Pereira, nem por isso Varela tem o lugar tão seguro como se possa imaginar. Tanto mais que foi uma das muitas desilusões dos dragões, mesmo com atenuantes, como ter sido opção de recurso na sofrida meia-hora final.

Christian Atsu esteve pela primeira vez o tempo todo num jogo e foi dos poucos que actuou de corpo de inteiro, com futebol vistoso e objetivo.

Na Taça, frente ao Santa Eulália, Atsu recuperou mais que a titularidade. Recuperou, depois de dois jogos consecutivos como suplente, o legítimo direito de se candidatar ao único lugar em aberto na frente de ataque. 

in "abola.pt"

Juniores C goleiam Trofense


A equipa de Sub15 do FC Porto recebeu e goleou o Trofense por 4-1, em partida referente à sétima jornada do campeonato nacional.

Os comandados de António Folha dominaram todo o encontro e alcançaram uma vitória tranquila graças aos golos de Rui Pedro (2), Casimiro e Leandro.

Com este triunfo, os azuis e brancos já lideram a tabela classificativa, com 14 pontos.


in "fcp.pt"

Mangala salta para a lateral

substitui alex sandro como defesa-esquerdo

Vítor Pereira não tem dúvidas sobre o defesa-esquerdo que vai apresentar depois de amanhã na receção ao Dínamo Kiev. Mangala ocupará o posto de Alex Sandro, impedido de dar o seu contributo devido a uma rotura muscular na face posterior da coxa esquerda.

O último encontro, diante do Santa Eulália, eliminou todos os pontos de interrogação. O francês, de 21 anos, vai ser o escolhido.

in "record.pt"

Exemplo de Oliveira serve de orientação

novo triunfo na champions colocará a equipa às portas da história

No próximo dia 6 de novembro, em Kiev, Vítor Pereira poderá muito bem festejar uma marca de especial relevância no longo currículo europeu do FC Porto.

É que depois de ter ganho as duas primeiras jornadas da fase de grupos da Liga dos Campeões, a sua equipa tem o direito de pensar em igualar o melhor arranque do clube na competição. A marca é dos dragões de António Oliveira, de 1996/97, que conseguiram quatro triunfos noutros tantos jogos da fase de grupos da prova.

in "record.pt"

FC Porto no coração de Hulk

O Incrível não esquece os adeptos nem o clube que o projetou a nível internacional. Disputar o Mundial'2014 com a "canarinha" é um sonho.
 
"A torcida do FC Porto, com certeza, vai estar no meu coração", reconheceu Hulk, que garantiu numa entrevista ao site brasileiro "Globoesporte" - publicada hoje - ter estabelecido "uma boa relação não só com o Porto, mas com dirigentes, jogadores e adeptos". "Criámos uma amizade e hoje o diretor do FC Porto liga-me para saber se estou bem", disse ainda o agora jogador do Zenit.

A transferência para o emblema russo, num montante global de 60 milhões de euros, foi a mais elevada do último mercado de transferências na Europa, mas é o clube português que continua a servir de termo de comparação para o avançado. Questionado sobre o frio da Rússia, respondeu: "Já joguei com o FC Porto em muitos lugares frios e nem por isso deixei de fazer o meu trabalho. A adaptação é logicamente diferente, mas graças a Deus estou a sair-me bem e a adaptar-me rápido".

Hulk desvalorizou a polémica que envolveu Kerzakhov e Denisov, a propósito do seu ordenado e do de Witsel, preferindo centrar-se nos seus objetivos, nomeadamente com a camisola da seleção, onde deseja "estar sempre". A Taça das Confederações é a primeira competição em que deseja marcar presença, seguindo-se o Mundial, no seu país, o que define como "um sonho para qualquer jogador".

Um sonho foi aquilo que realizou da primeira vez que foi à seleção, algo que, garante, aconteceria mais tarde ou mais cedo e de novo a referência aos dragões: "Se eu continuasse a jogar bem no FC Porto, a ganhar títulos e com um destaque individual, com certeza teria essa oportunidade".

in "ojogo.pt"