segunda-feira, 22 de outubro de 2012

RUI GOMES: “TEMOS DE CONTINUAR A CRESCER E A MELHORAR”

Rui Gomes quer uma equipa “mais forte” e sobretudo “mais eficaz” na partida da 10.ª jornada da Segunda Liga frente ao SC Covilhã (quarta-feira, 15h00, Estádio de Pedroso). Para o técnico azul e branco, a paragem do campeonato foi benéfica, mas só até certo ponto, visto que o plantel esteve bastante reduzido devido à jornada de selecções. Mesmo assim, “não há desculpas” para não ganhar.

Condicionalismos já são recorrentes
“O ideal seria trabalhar com todos os jogadores cá. Geralmente, estes períodos de paragem implicam a ausência de um conjunto de jogadores ao serviço das respectivas selecções e mais uma vez foi isso que aconteceu, com grande parte do tempo a ser passado sem metade do plantel. Só há coisa de uma semana tivemos o grupo completo e nem sempre é fácil para os jogadores passarem por patamares competitivos distintos. Nós temos o dever de os colocar todos ao mesmo nível, focados nos nossos objectivos e, felizmente, o FC Porto está habituado a lidar com isto. Na formação é assim, na equipa B é assim, no plantel A é assim. O que tentamos fazer nesta altura é sintonizar as mentes dos jogadores para o nosso trabalho e para os nossos objectivos e esperar que as coisas entrem rapidamente nos eixos.”

Objectivos: crescer e melhorar enquanto equipa
“O objectivo de solidificar ideias e métodos não acontece tanto quanto desejaríamos nestas alturas, pelos motivos referidos, embora a paragem da Taça de Portugal nos tenha permitido ter alguns dias mais para trabalharmos juntos sem competição. O ideal seria ter tido estas três semanas para isso, estando focados em nós, mas nada disto serve de desculpa. O futebol é assim, os dados são estes e é com isto que temos de continuar a crescer e a melhorar.”

Estreia de Sebá na Taça de Portugal motiva
“O facto de o Sebá ter sido utilizado na equipa principal [no jogo com o Santa Eulália] ajuda-o a ele e a todos. É uma questão de motivação e valida o nosso trabalho e todo um processo. Quanto mais isto acontecer melhor para nós, jogador e equipa, obviamente. Os colegas do Sebá tiveram a prova de que jogar na equipa A não é impossível, não é irrealizável; é algo que está ao virar da esquina e também depende deles justificar essa chamada. Foi uma óptima notícia e espero que continue a acontecer.”

SC Covilhã é adversário complicado
“Deste adversário espero o mesmo de sempre. Temos tido jogos muito equilibrados, contra equipas muito bem organizadas, que geralmente privilegiam o processo defensivo quando jogam contra nós e que nos criam por isso bastantes problemas. Perspectivo mais um jogo difícil, mas espero que consigamos arranjar estratégias para superar a organização do adversário e demonstrar um nível de jogo superior ao que temos mostrado. Reconheço que temos de continuar a crescer, porque estamos longe do nível que queremos e temos consciência de que podemos jogar muito melhor, independentemente do resultado. Crescendo ao nível exibicional teremos também melhores resultados.”

Finalização ainda é problema
“Temos sentido algumas dificuldades na finalização, mas nunca fomos inferiores e nunca criámos menos oportunidades de golo do que os nossos adversários. Tem faltado, de facto, alguma eficácia, ainda que tenhamos tido outros factores que não nos ajudaram. No entanto, a raiz do problema está em nós e somos nós que temos de fazer melhor. A partir daí, as coisas também vão correr melhor e vamos ganhar mais vezes.”


in "fcp.pt"

Sem comentários: