segunda-feira, 22 de outubro de 2012

‘Emprestados’ custam 1,8 M €

Os jogadores que o FC Porto teve emprestados durante a temporada de 2011/12 representaram um custo de 1,8 milhões de euros em salários para a SAD dos dragões. A informação consta do relatório e contas, enviado à CMVM, que adianta que "os custos líquidos salariais com jogadores emprestados a outros clubes ascenderam a, aproximadamente, 1,8 milhões de euros", um valor que significa uma subida de 100 mil euros face à época 2010/11. 

Entre estes atletas, estão Atsu e Kelvin (que jogaram por empréstimo no Rio Ave), Castro (Sp. Gijón, Espanha), Abdoulaye (Académica) e Miguel Lopes (Sp. Braga), que nesta época integram o plantel principal.

No total, em 2011/12, a SAD registou custos com pessoal de 49,6 milhões de euros, sendo que, deste valor, 38,9 milhões destinaram-se a pagar as remunerações de jogadores, treinadores e médicos. Uma subida superior a 3,5 milhões de euros em relação aos gastos registados em 2010/11. Os custos com remunerações poderão cair nesta época devido aos vários atletas que rescindiram contrato (ver Pormenores) e à venda de Hulk, o jogador mais bem pago em 2011/12 no plantel dos dragões.

Assim, e de acordo com a SAD, os custos salariais ascenderam a 69% do total dos proveitos operacionais (sem venda de jogadores), a apenas um ponto percentual dos 70% recomendados pela UEFA. 

BÁSQUETE DEVE 900 mil
 
A SAD do FC Porto deu como perdidos 900 mil euros que a FCP Basquetebol SAD ficou a dever à sociedade que gere o futebol profissional. No relatório e contas, pode ler-se que este é um valor "irrecuperável face à liquidação e dissolução desta mesma sociedade decidida em meados de Julho de 2012".

Estes 900 mil euros estão incluídos na rubrica de ‘Clientes de cobrança duvidosa', cujo valor totalizava, em Junho de 2012, 5,8 milhões de euros, um aumento de 1,2 milhões em relação ao mesmo mês de 2011. 

Além da SAD do basquetebol, os dragões consideram que a União Desportiva de Leiria, o Club Atlético Independiente e o Esporte Clube Vitória são clientes dos quais não deverão receber os valores em dívida. 

in "cm.pt"

Sem comentários: