domingo, 16 de junho de 2013

Josué: «Confio muito no valor de Paulo Fonseca»

Josué está satisfeito por regressar ao FC Porto e por ser orientado por Paulo Fonseca, treinador que decidiu apostar em si no Paços de Ferreira. No entanto, o médio garante que não é uma vantagem o facto de se mudar da capital do móvel para o Dragão ao mesmo tempo que o técnico.
«Vou para o clube do meu coração e sinto que lá posso ser campeão. Sei que o Sporting tinha interesse, mas ficou difícil porque o FC Porto tinha 50 por cento do passe e a minha opção foi sempre ir para o FC Porto», afirmou o reforço dos tricampeões nacionais, este domingo, à margem de um torneio a favor de instituições de caridade.
«Confio muito no valor do Paulo Fonseca. A relação com os jogadores é excelente e todos querem um treinador como ele», continuou, negando que possa ter a vida facilitada.
«Acho que tenho trabalho mais dificultado porque ele já conhece o meu valor e sei que agora tenho que trabalhar mais do que os outros jogadores. Acho que ele vai para o FC Porto e que vai fazer um grande trabalho».

in "zerozero.pt"

Jovem nigeriano associado aos dragões

Avançado, que atua no Bylis Ballsh, da Albânia, é apontado como reforço dos azuis e brancos para a próxima época


Peter Olayinka, avançado de origem nigeriana, surge este domingo associado pela imprensa internacional ao FC Porto. O jogador, de 17 anos, alinha ao serviço do Bylis Ballsh, da Albânia.


O representante do jogador, Hasan Egilmez, acredita que o jovem avançado é "a próxima estrela" da Nigéria e admite estar em conversações com o FC Porto.



"Peter será a próxima grande estrela da Nigéria. O FC Porto já apresentou uma proposta por ele, envolvendo um contrato de quatro anos. Estamos em conversações, querem contratá-lo este verão", começou por dizer, citado pelo portal "MTNFootball".



"No entanto, ele também interessa a outros clubes, nomeadamente da Turquia e da Rússia", acrescentou.


PETER OLAYINKA

"Mal posso esperar para jogar no FC Porto"


Avançado nigeriano, associado ao FC Porto pela imprensa africana, afirma estar ansioso para vestir a camisola dos dragões

Peter Olayinka, jogador do Bylis Ballsh, da Albânia, mostra-se radiante pelo alegado interesse do FC Porto e afirma que mal pode esperar para jogar na Cidade Invicta.


"Fui informado pelo meu representante que o FC Porto está interessado em mim e que me quer já. O FC Porto é uma grande equipa e mal posso esperar parar jogar lá", começou por dizer, citado pelo portal "MTNFootball".



"É uma grande oportunidade para conseguir escrever o meu nome em ouro no mundo do futebol", concluiu Olayinka, de 17 anos, 

in "ojogo.pt"


F.C. Porto: após empréstimos, nove casos por resolver

Walter é o único processo clarificado, com Fucile e Iturbe a falarem sobre a reintegração.


O F.C. Porto tem riscado alguns nomes da sua folha salarial nos últimos meses, obedecendo a uma lógica de contenção financeira nesse capítulo. De qualquer forma, os dragões apresentam um lote de nove jogadores à espera de clarificação.

Walter é o décimo elemento mas tem a sua situação resolvida: o avançado brasileiro está cedido ao Goiás até dezembro de 2013 e vai disputar a Serie A do campeonato brasileiro, após ter sido o melhor marcador da Serie B.

O jogador, curiosamente, esteve na Invicta nos últimos dias mas apenas para tratar questões de extra-desportivas.

Paulo Fonseca não contará com Walter, tendo como alternativa várias opções para o setor ofensivo. Kléber, por exemplo. A sua cedência ao Palmeiras termina no final de junho. Jackson Martínez, nesta altura, é o único ponta-de-lança garantido no plantel para 2013/14.

O F.C. Porto vendeu James Rodriguez e Christian Atsu aponta para a saída neste mercado de verão. Entre os elementos cedidos ao longo da época passada estão três extremos: Juan Iturbe , Djalma e Ukra.

O jovem internacional argentino revelou na quinta-feira que Paulo Fonseca conta com ele para a temporada que se avizinha. Ou seja, terá ordens para se apresentar em Portugal a 1 de junho. 

Djalma realizou uma boa temporada na Turquia, ao serviço do Kasimpasa, mas não há indícios sobre o seu futuro. Ukra, após mais uma época a um nível alto na Liga, desta vez no Rio Ave, está na mesma situação.

O clube portista tem ainda um trio de defesas em carteira. Jorge Fucile deve realizar a pré-temporada com o plantel principal. O lateral uruguaio não joga há um ano. O empréstimo ao Santos terminou em dezembro de 2012, já após uma grave lesão. Nos últimos meses, o jogador treinou à parte no Olival, sem competir.

Rolando e Sereno apresentam-se como alternativas para o eixo central. O primeiro vestiu a camisola do Nápoles na Serie A de Itália, enquanto o segundo esteve no Valladolid da Liga espanhola. São internacionais portugueses e têm algum mercado.

Para a baliza, o F.C. Porto conta com Bracali e Ventura, para além de Helton, Fabiano e Kadu. Bracali rumou ao Olhanense após Vítor Pereira ter feito uma aposta de médio prazo em Fabiano, vendo-o como sucessor natural do titularíssimo Helton.

Ventura continua vinculado ao F.C. Porto mas foi cedido ao Sporting em janeiro, num acordo válido até final da temporada. Os leões cortaram relações institucionais com o emblema portista e, embora tenham direito a um elemento dos quadros do clube azul e branco, não devem dar seguimento ao interesse manifestado em Ventura. 

Jogadores cedidos na época 2012/13

Bracali (Olhanense até junho de 2013)
Ventura (Sporting até junho de 2013)
Fucile (Santos até dezembro de 2012)
Rolando (Nápoles até junho de 2013)
Sereno (Valladolid até junho de 2013)
Iturbe (River Plate até junho de 2013)
Djalma (Kasimpasa até junho de 2013)
Ukra (Rio Ave até junho de 2013)
Kléber (Palmeiras até junho de 2013)
Walter (Goiás até dezembro de 2013)

Potenciais mais-valias económicas

Para além da perspetiva desportiva, é interessante apresentar o cenário económico. O F.C. Porto alienou os direitos de inscrição desportiva de vários jogadores sem se despedir dos elementos em questão.

Os dragões continuam a monitorizar elementos como Soares, Tomás Costa, Stepanov ou Pedriger. A razão é simples: o F.C. Porto conserva uma percentagem dos diretos económicos e espera garantir mais-valias no futuro. 

Observando o último Relatório e Contas, encontram-se sete nomes nesta categoria. A 31 de março, a SAD azul e branca mantinha percentagens sobre os seguintes elemntos:

Soares (70 por cento)
Tomás Costa (50)
Stepanov (50)
Prediger (50)
Pelé (30)
Souza (25)
Orlando Sá (25)

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto apurado para as "meias" da Taça de Portugal

VITÓRIA FRENTE AO CANDELÁRIA POR 7-1

O FC Porto apurou-se, este domingo, para as meias-finais da Taça de Portugal masculina ao vencer o Candelária, por 7-1, em jogo realizado na Ilha do Pico.

Os campeões nacionais, que ao intervalo já venciam por 3-0, vão defrontar nas meias-finais o Valongo, que no sábado afastou da final-four o campeão europeu, Benfica, ao vencer por 6-5.

Pedro Moreira (2), Ricardo Barreiros (2), Reinaldo Ventura, Vítor Hugo e Tiago Losna foram os marcadores do FC Porto. O golo de honra da equipa açoriana foi marcado, por Martin Montivero.

A final-four disputa-se no próximo fim-de-semana

in "record.pt"

Mangala: «Jackson com Ghilas no ataque era excelente»


Mangala acredita que, mesmo com a saída de jogadores importantes do plantel, o F.C. Porto continua a ser favorito a vencer o campeonato. «A saída de jogadores acontece todos os anos, não é um drama. Vamos ter grandes jogadores e o treinador terá de encontrar soluções para continuarmos a ter resultados. O F.C. Porto será favorito na mesma, não podemos deixar de o assumir», garante o jogador, em entrevista ao «Jogo».

O internacional francês falou também da rivalidade entre F.C. Porto e Benfica e do campeonato acesso que se decidiu na última jornada, e afirmou que os encarnados têm medo de defrontar os dragões. «Benfica e FC Porto não são equipas com o mesmo estilo de jogo. Cada um tem a sua preferência. Mas a diferença é que nós jogamos sempre da mesma forma, seja contra o Benfica, o Beira-Mar ou o Estoril. Se calhar o Benfica tem medo quando nos defronta e muda, mas o facto é que nos últimos anos têm sido inferiores ao FC Porto. Cada um terá a sua opinião, mas no fim fomos nós que vencemos».

Questionado sobre quem foi o avançado mais difícil de marcar durante a época, Mangala afirma que, por não ter de se preocupar em defrontar Jackson Martinez, o mais difícil foi Ghilas. «Ele não é muito alto, mas é entroncado e rápido. Isso torna-o muito móvel, descai bem sobre os flancos e é difícil de acompanhar», afirmou.

Sobre uma eventual contratação do argelino do Moreirense, Mangala considera que é uma boa ideia. «Jackson é top, e com Ghilas no ataque era excelente», frisou.


in "maisfutebol.iol.pt"

Paulo Fonseca custou apenas 450 mil euros


Afinal, o FC Porto não bateu a cláusula de rescisão para resgatar Paulo Fonseca ao P. Ferreira, o treinador dos dragões entra na nova casa mediante um acordo muito agradável para os dois emblemas mas financeiramente o investimento não terá ultrapassado os 450 mil euros. 

A cláusula de rescisão do treinador cifrava-se nos dois milhões de euros, mas o bom relacionamento entre os dois clubes permitiu ao FC Porto baixar consideravelmente essa fasquia, ainda que na essência o negócio fique reforçado por outras contrapartidas, há diversos bónus que os pacenses beneficiam ao abrigo deste acordo e que no fundo também representam um capital muito importante...

A cedência do Estádio do Dragão para o P. Ferreira realizar a Liga dos Campeões (numa primeira fase o play off) enquadra-se nessa troca de incentivos, mas do intercâmbio alargado entre os clubes consta também a cedência de alguns jogadores dos dragões ao plantel pacense, nomes a encontrar da lista de cedências que Paulo Fonseca irá definir depois de cumprida a primeira fase da pré-temporada e antes da entrada no ciclo oficial de jogos, a começar com a realização da Supertaça Cândido de Oliveira, com o V. Guimarães, a 10 de agosto. 

in "abola.pt"

Herrera pode assinar segunda-feira


A transferência de Héctor Herrera poderá ficar definitivamente fechada na segunda-feira, segundo revelou o vice-presidente do atual clube do jogador, o Pachuca.

«Estou no Rio de Janeiro e está aqui gente do FC Porto. Na segunda-feira tudo ficará definido, pois cabe-lhes a decisão para exercer os direitos federativos de Héctor», afirmou Andrés Fassi, citado pela Imprensa mexicana.

Herrera, médio defensivo de 22 anos, encontra-se também ele no Brasil, integrado na seleção mexicana que vai disputar a Taça das Confederações. 


in "abola.pt"

Telefonema depois do clássico

EX-COMPANHEIROS VIBRAM COM CONQUISTAS DE JACKSON

As exibições de Jackson Martínez foram acompanhadas pelos seus ex-companheiros durante toda a temporada, bem como pelo treinador que lhe deu projeção. José Guadalupe Cruz revelou-nos que dialogou frequentemente com o avançado, mas houve uma conversa em especial que foi marcante.

“Liguei-lhe depois do jogo com o Benfica. Esse foi o momento decisivo na conquista do campeonato e achei que era importante falar com ele para lhe dar os parabéns e dizer-lhe o quanto foi significativo para nós esse título. Senti essa vitória como se fosse nossa. Aliás, todos aqui vibraram, porque têm no Jackson um amigo e um exemplo”, referiu o ex-técnico do Jaguares, orgulhoso por ver um dos seus “meninos” a brilhar.

De resto, José Guadalupe Cruz reforçou que, durante a época, os jogadores do Jaguares comunicavam muitas vezes com o ponta-de-lança do FC Porto, transmitindo-lhe todo o apoio.

Apesar de ter deixado de trabalhar com Jackson há um ano, o experiente técnico mexicano vai continuar a torcer pelo amigo, “esperando que possa concretizar todos os objetivos que tem para a sua carreira”. Palavras que certamente caem bem no 9 portista.

José Guadalupe Cruz: «Jackson ainda vai chegar mais alto»
COLOMBIANO "JÁ É DOS MELHORES DO MUNDO"

Foi a muito custo que viu Jackson Martínez partir para a Europa, mas um ano depois não esconde o grande orgulho por constatar que ajudou a formar um campeão, melhor marcador em Portugal e jogador cobiçado por alguns dos milionários do futebol europeu. Poucos treinadores conhecem tão bem o avançado, de 26 anos, como José Guadalupe Cruz. O homem que o orientou no Jaguares de Chiapas está feliz com a trajetória do 9 portista e acredita que ainda há mais para ver.

in "record.pt"

Kléber entra no dossiê Dória

BOTAFOGO QUER CEDÊNCIA

Conforme Record escreveu há uma semana, o Palmeiras não colocou de parte a possibilidade de manter Kléber até ao final do ano, estando para isso prevista uma viagem do empresário do jogador, Carlos Neto, ao Porto para saber qual a recetividade da SAD para a extensão do empréstimo, algo que também agrada ao ponta-de-lança, de 23 anos.

O entrave que poderá existir agora é a entrada em cena de outro clube brasileiro. De acordo com declarações proferidas por Carlos Neto à imprensa brasileira, “o FC Porto está a comprar um central de um clube que pediu o empréstimo de Kléber”. O agente do avançado revelou apenas que se trata de um emblema do escalão principal, mas, a avaliar pelas últimas notícias, o clube envolvido será o Botafogo e o jogador Dória. Essa circunstância poderá fazer com que o dossiê Kléber não fique já resolvido.

in "record.pt"

DEFOUR E O NOVO TREINADOR "Fonseca? O Paços jogou bom futebol..."

Numa entrevista a O JOGO, o belga realça a aposta em provar que tem qualidade para ser titular e num FC Porto a jogar bem.


A chegada de Paulo Fonseca ao FC Porto está a gerar muita expectativa nos adeptos do clube. As boas referências conseguidas com uma temporada histórica no Paços de Ferreira levaram até Pinto da Costa a minimizar o risco desta aposta no dia da oficialização do contrato. A herança é pesada, num clube que soma três títulos nacionais consecutivos e onde não basta só ganhar. Defour já sabe o que a casa gasta, mas acredita que o novo treinador que agora chega ao clube estará à altura do desafio. 

"Pelo que vi do Paulo Fonseca no Paços de Ferreira é inegável que fez um grande trabalho ao conduzir a equipa ao terceiro lugar e à Liga dos Campeões. O Paços de Ferreira praticou bom futebol e trabalhou bem durante a temporada, oxalá ele consiga fazer o mesmo no FC Porto", comentou. 


in "ojogo.pt"

MANGALA EM EXCLUSIVO A O JOGO "Benfica tem medo de nós"

Central sublinha que as mudanças do rival da Luz nos clássicos são um sinal de que vai para além do respeito
Benfica e FC Porto não são equipas com o mesmo estilo de jogo. Cada um tem a sua preferência. Mas a diferença é que nós jogamos sempre da mesma forma, seja contra o Benfica, o Beira-Mar ou o Estoril. Se calhar o Benfica tem medo quando nos defronta e muda, mas o facto é que nos últimos anos têm sido inferiores ao FC Porto. Cada um terá a sua opinião, mas no fim fomos nós que vencemos."

in "ojogo.pt"