domingo, 16 de junho de 2013

F.C. Porto: após empréstimos, nove casos por resolver

Walter é o único processo clarificado, com Fucile e Iturbe a falarem sobre a reintegração.


O F.C. Porto tem riscado alguns nomes da sua folha salarial nos últimos meses, obedecendo a uma lógica de contenção financeira nesse capítulo. De qualquer forma, os dragões apresentam um lote de nove jogadores à espera de clarificação.

Walter é o décimo elemento mas tem a sua situação resolvida: o avançado brasileiro está cedido ao Goiás até dezembro de 2013 e vai disputar a Serie A do campeonato brasileiro, após ter sido o melhor marcador da Serie B.

O jogador, curiosamente, esteve na Invicta nos últimos dias mas apenas para tratar questões de extra-desportivas.

Paulo Fonseca não contará com Walter, tendo como alternativa várias opções para o setor ofensivo. Kléber, por exemplo. A sua cedência ao Palmeiras termina no final de junho. Jackson Martínez, nesta altura, é o único ponta-de-lança garantido no plantel para 2013/14.

O F.C. Porto vendeu James Rodriguez e Christian Atsu aponta para a saída neste mercado de verão. Entre os elementos cedidos ao longo da época passada estão três extremos: Juan Iturbe , Djalma e Ukra.

O jovem internacional argentino revelou na quinta-feira que Paulo Fonseca conta com ele para a temporada que se avizinha. Ou seja, terá ordens para se apresentar em Portugal a 1 de junho. 

Djalma realizou uma boa temporada na Turquia, ao serviço do Kasimpasa, mas não há indícios sobre o seu futuro. Ukra, após mais uma época a um nível alto na Liga, desta vez no Rio Ave, está na mesma situação.

O clube portista tem ainda um trio de defesas em carteira. Jorge Fucile deve realizar a pré-temporada com o plantel principal. O lateral uruguaio não joga há um ano. O empréstimo ao Santos terminou em dezembro de 2012, já após uma grave lesão. Nos últimos meses, o jogador treinou à parte no Olival, sem competir.

Rolando e Sereno apresentam-se como alternativas para o eixo central. O primeiro vestiu a camisola do Nápoles na Serie A de Itália, enquanto o segundo esteve no Valladolid da Liga espanhola. São internacionais portugueses e têm algum mercado.

Para a baliza, o F.C. Porto conta com Bracali e Ventura, para além de Helton, Fabiano e Kadu. Bracali rumou ao Olhanense após Vítor Pereira ter feito uma aposta de médio prazo em Fabiano, vendo-o como sucessor natural do titularíssimo Helton.

Ventura continua vinculado ao F.C. Porto mas foi cedido ao Sporting em janeiro, num acordo válido até final da temporada. Os leões cortaram relações institucionais com o emblema portista e, embora tenham direito a um elemento dos quadros do clube azul e branco, não devem dar seguimento ao interesse manifestado em Ventura. 

Jogadores cedidos na época 2012/13

Bracali (Olhanense até junho de 2013)
Ventura (Sporting até junho de 2013)
Fucile (Santos até dezembro de 2012)
Rolando (Nápoles até junho de 2013)
Sereno (Valladolid até junho de 2013)
Iturbe (River Plate até junho de 2013)
Djalma (Kasimpasa até junho de 2013)
Ukra (Rio Ave até junho de 2013)
Kléber (Palmeiras até junho de 2013)
Walter (Goiás até dezembro de 2013)

Potenciais mais-valias económicas

Para além da perspetiva desportiva, é interessante apresentar o cenário económico. O F.C. Porto alienou os direitos de inscrição desportiva de vários jogadores sem se despedir dos elementos em questão.

Os dragões continuam a monitorizar elementos como Soares, Tomás Costa, Stepanov ou Pedriger. A razão é simples: o F.C. Porto conserva uma percentagem dos diretos económicos e espera garantir mais-valias no futuro. 

Observando o último Relatório e Contas, encontram-se sete nomes nesta categoria. A 31 de março, a SAD azul e branca mantinha percentagens sobre os seguintes elemntos:

Soares (70 por cento)
Tomás Costa (50)
Stepanov (50)
Prediger (50)
Pelé (30)
Souza (25)
Orlando Sá (25)

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: