segunda-feira, 19 de março de 2012

Pinto da Costa destaca exibição de Helton

Presidente do FC Porto fala em vitória justa na Madeira, garantida, também, graças a uma grande exibição do guarda-redes. 


Helton foi distinguido por toda a comunicação social como o melhor em campo, no jogo entre FC Porto e Nacional da Madeira. Também Pinto da Costa, em entrevista a Bola Branca, reconhece o mérito do guarda-redes brasileiro no triunfo dos dragões.

"O Nacional teve algumas oportunidades, mas tivemos um guarda-redes, como de costume, com uma belíssima exibição, garantindo o zero", analisa o presidente portista.

Pinto da Costa sublinha, ainda, que o Porto criou "muitas oportunidades" frente a um Nacional que "ataca muito e bem". Os campeões nacionais acabaram por vencer, por 0-2, e na opinião do dirigente azul e branco a vitória é "indiscutível". 



in "rr.pt"

Pinto da Costa: "Benfica esqueceu-se do penalty por assinalar a favor do FC Porto"

Pinto da Costa recorda a arbitragem do último clássico, que acabou em polémica devido a um golo do FC Porto em fora de jogo. Presidente dos dragões queixa-se ainda de erros de arbitragem nos jogos com o Gil Vicente e com a Académica - diz que se não tivessem acontecido, a vantagem dos dragões na Liga seria mais confortável. 


Pinto da Costa, em entrevista exclusiva a Bola Branca, voltou a rever o último clássico no estádio da Luz, que o FC Porto venceu, e respondeu às críticas apresentadas pelo Benfica em relação ao golo de Maicon. O central brasileiro conseguiu o golo em posição irregular, mas o presidente do FC Porto recorda que "seis ou sete minutos antes [do golo de Maicon], houve um flagrante penalty contra o Benfica". 

"Portanto, com uma arbitragem correcta, o resultado teria sido o mesmo", diz Pinto da Costa, referindo-se ainda ao lance em que os portistas reclamam "penalty" por alegada mão de Cardozo dentro da área do Benfica.

Ainda sobre arbitragens, Pinto da Costa observa que "podíamos ter uma vantagem mais confortável", não fosse a "vergonhosa arbitragem em Barcelos e a do senhor Marco Ferreira com a Académica". "Esses cinco pontos davam-nos uma vantagem de seis pontos", contabiliza o presidente portista.

Na realidade, o FC Porto está um ponto à frente de Benfica e Braga. Uma vantagem magra, mas que dá confiança total na renovação do título, segundo Pinto da Costa: "Se o segundo e o terceiro acalentam a esperança de serem campeões, é óbvio que o que está em primeiro tem que acalentar da mesma forma ou mais um bocadinho".

Benfica e FC Porto voltam a encontrar-se esta terça-feira. O jogo conta para a meia-final da Taça da Liga e está marcado para as 20h45, no estádio da Luz.

O golo de Maicon no último clássico, que deu a vitória aos portistas, foi alvo de grande polémica e originou críticas duras do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e do treinador dos encarnados, Jorge Jesus, à equipa de arbitragem liderada por Pedro Proença. 



in "rr.pt"

Vítor Pereira e o clássico: «Importante é ganhar o campeonato»

Treinador diz que FC Porto vai encarar meia-final da Taça da Liga com o Benfica com ambição mas que tem outra prioridade


A Taça da Liga não é prioritária para o FC Porto, ao contrário do campeonato, mas Vítor Pereira garante que a sua equipa vai encarar com ambição o clássico desta terça-feira, na Luz, a contar para as meias-finais.

«É um jogo importante, vamos à Luz para ganhar, mas temos de fazer uma gestão inteligente entre aquilo que é o grande objetivo do FC Porto e a grande possibilidade de continuar na Taça da Liga», começou por dizer o técnico portista, na antevisão do clássico.

«Importante é ganhar o campeonato», reforçou Vítor Pereira, sustentando a afirmação: «A equipa que jogar amanhã [terça-feira] está preparada para disputar o jogo e para ganhar. Sabemos que vimos de um jogo complicado na Madeira e que temos um jogo para o campeonato que é a nossa prioridade, complicado [P. Ferreira], temos de fazer uma gestão inteligente mas com intenção de chegar à Luz e vencer.»

Nas últimas três visitas à Luz, o F.C. Porto somou outras tantas vitórias. O registo é digno de realce mas, já se sabe, Vítor Pereira prefere concentrar-se no presente. Com a sua razão.

«Queremos voltar a fazer história, mas sem o condicionamento desse registo histórico. Acredito que será um bom jogo, competitivo e bem disputado. Cansaço? Estamos preparados para jogar com uma frequência grande. Recuperámos e estamos prontos», vincou o treinador do F.C. Porto. 

Não estranhemos, pois, as muitas mudanças a fazer no onze inicial do F.C. Porto. Mesmo na baliza, é certo que Rafael Bracali será o escolhido.

«Esta competição dá-nos a possibilidade de fazer alterações. Estamos com alguns problemas relacionado com lesões, mas vamos para a Luz sem desculpas. Se fossemos a Barcelos íamos para vencer, vamos à Luz e o objetivo é o mesmo», esclareceu Vítor Pereira. 

Vítor Pereira: «Não é a Taça da Liga que salva a época»

Treinador do F.C. Porto só valoriza a conquista desta competição se ganhar o campeonato nacional


Fasquia bem elevada pelas palavras de Vítor Pereira: só a conquista do campeonato nacional permite cumprir os objetivos traçados no início da campanha 2011/12. «Não quero retirar importância à Taça da Liga, mas não é esta a prova que salva uma temporada», anunciou o treinador do F.C. Porto na conferência de imprensa de antevisão à visita ao terreno do Benfica. 

«Não é possível comparar a Taça da Liga com o campeonato¿ é incomparável. É uma competição recente, não tem o peso histórico da Taça de Portugal. Encaramos a prova com seriedade, para ganhar, mas não é uma prioridade para nós. O campeonato, sim. Queremos ser campeões, queremos o título», declarou Vítor Pereira. 

Em resumo, pelo menos na cabeça do técnico, a Taça da Liga só fará sentido se conquistada a par do campeonato nacional. «Ganhámos a supertaça, queremos o campeonato e se ainda conseguirmos a Taça da Liga ficaremos satisfeitos. Para o jogo na Luz, a mensagem aos atletas será passada a partir de agora. Mas nem preciso de lhes dizer nada. Para este tipo de jogos não é preciso arranjar estratégias motivacionais.»

Como nota de rodapé, Vítor Pereira voltou a insistir na mesma tese: «Faltam-nos sete jogos no campeonato e se ganharmos sempre seremos campeões.»


F.C. Porto: o problema-Fernando e a «época difícil de Iturbe»

Vítor Pereira fala do meio-campo sem o brasileiro e deixa palavras de encorajamento para o extremo argentino


Vítor Pereira falou com os jornalistas poucos minutos antes da divulgação da lista de convocados. A ausência de Fernando na Luz não era, por isso, ainda conhecida. Confrontado com essa possibilidade, o treinador do F.C. Porto não abriu o jogo, mas deixou palavras que fazem sentido para o lançamento do Clássico.

«O Fernando é um jogador de qualidade, importante para o coletivo. Não temos grandes alternativas para o lugar, mas temos dinâmicas que nos permitem jogar para a vitória. A recuperação dele é uma incógnita. Se não o conseguirmos recuperar, entraremos de forma diferente.»

Fernando acabaria por não ser convocado. Defour, João Moutinho e Lucho são os únicos três médios disponíveis. Uma situação embaraçosa para um clube com a dimensão e ambição do F.C. Porto. As saídas de Belluschi, Guarín e Souza em janeiro talvez devessem ter sido acauteladas de outra forma. 

Interessante foi o tempo empregue na explicação para a situação de Juan Iturbe no plantel. O prodígio argentino está convocado para a Luz e Vítor Pereira reservou-lhe um discurso encorajador. 

«O Iturbe está à minha disposição e vamos ver se joga. Está a crescer, claramente, sinto isso nos treinos. É uma época difícil para ele, mas já é um jogador mais forte e consciente daquilo que é o jogo coletivo e as questões táticas e organizacionais da equipa. No futuro terá capacidade para discutir o seu espaço no onze», previu o treinador do F.C. Porto.  

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Hulk e Varela vão à Luz, Fernando não

Médio brasileiro não recupera a tempo de jogar o Clássico; Helton e Cristián Rodríguez também não foram chamados


Duas novidades importantes nas escolhas de Vítor Pereira para o Clássico na Luz. Hulk e Silvestre Varela voltam à lista de eleitos, após ausências por diferentes motivos. O brasileiro cumpriu um jogo de castigo na última jornada e o internacional português falhou os últimos jogos por lesão. Ambos são opção para defrontar o Benfica na Taça da Liga.

Em relação ao jogo na Choupana, há mais uma entrada a assinalar nos eleitos. O jovem guarda-redes Kadú ocupa o lugar de Helton e, por isso, o titular no Estádio da Luz será Rafael Bracali. 

De for continua Fernando. O médio brasileiro não está restabelecido do problema físico contraído frente à Académica e é uma baixa de vulto. Cristián Rodríguez, com alguma surpresa, foi riscado da lista de convocados, à semelhança do nigeriano Mikel, ainda sub-19. 

Entregues ao departamento médico estão ainda Danilo, Djalma e Emídio Rafael. 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Bracali e Kadú; 

Defesas: Sapunaru, Maicon, Otamendi, Rolando, Mangala, Álvaro Pereira e Alex Sandro; 

Médios: Steven Defour, João Moutinho e Lucho González; 

Avançados: Hulk, Silvestre Varela, Juan Iturbe, Kléber, Marc Janko e James Rodríguez 

in "maisfutebol.iol.pt"

Fernando falha clássico com Benfica

Fernando permanece em tratamento à lesão sofrida no jogo com a Académica, uma contusão no joelho direito que levantou suspeitas que podiam conduzir a uma paragem prolongada, entretanto desfeitas através da realização de exames clínicos que tranquilizaram os elementos do departamento médico e o próprio Vítor Pereira.

O médio é uma das baixas do FC Porto para o jogo da Luz, amanhã, a contar para as meias-finais da Taça da Liga, mas mesmo que estivesse a trabalhar já no relvado dificilmente seria opção, pois o técnico pretende contar com o influente brasileiro para a reta final do campeonato. 

Há sete jornadas por disputar e o polvo assume-se, claramente, como uma arma a aplicar em encontros de grau de dificuldade elevada, nomeadamente nas deslocações de risco a Paços de Ferreira, SC Braga e Marítimo, sem esquecer o clássico em casa frente ao Sporting, na penúltima jornada da Liga.

in "abola.pt"

João Moutinho assume liderança

PORTUGUÊS MARCARÁ O RITMO DO MEIO-CAMPO


Praticamente consumada a ausência de Fernando no clássico de amanhã, até porque não se treinou ontem, não resta outra alternativa a Vítor Pereira que não seja preparar o terceiro embate da época frente ao Benfica sem o seu habitual trinco. O técnico portista volta a dispor apenas de três médios de raiz no plantel principal (João Moutinho, Steven Defour e Lucho González), pelo que deverá entregar a liderança do meio-campo ao internacional português.
Pelas suas características, Moutinho é o jogador que melhor pode desempenhar a posição mais defensiva no centro do terreno, fazendo valer não só o seu bom sentido posicional nos movimentos defensivos como iniciar com qualidade as transições ofensivas. Defour tentou impor-se frente ao Nacional, mas as suas tentativas saíram goradas, estando longe de ser a unidade que os azuis e brancos necessitam para ser um pilar a atuar como número 6.
in "record.pt"

Democracia do golo ataca todos os sectores

TENTOS OFICIAIS TÊM ASSINATURA DE 20 JOGADORES


Alex Sandro estreou-se a marcar com a camisola do FC Porto, na Choupana, frente ao Nacional, aumentando para 20 o número de jogadores portistas que já assinaram pelo menos 1 dos 76 golos apontados nos 38 jogos oficiais da presente época. Sem um matador identificado, o campeão divide para reinar, deixando os seus adversários sob ameaça total.
O perigo nas balizas das equipas que defrontam os azuis e brancos surge de todos os lados. Excluindo obviamente os guarda-redes, já houve representantes de todas as posições do habitual sistema de Vítor Pereira a marcar golos. Também por aí se compreende que a equipa não tenha qualquer jogador na luta pelo título de melhor marcador da Liga, mesmo tendo o segundo ataque mais concretizador da prova, com menos um golo (53) do que o Benfica (54).
in "record.pt"

Conquistadores natos

Com a conquista da 13ª Taça de Portugal, ontem, frente à Académica de Coimbra, o FC Porto somou o sétimo troféu dos últimos dois anos e meio, ou seja, está a atravessar o seu período mais produtivo da história na modalidade. Um campeonato, no ano passado; duas Taças de Portugal, em 2009/10 e a de ontem; duas Taças da Liga (Hugo dos Santos), em 2009/10 e já este ano; uma Supertaça, também já este ano, e um Troféu António Pratas, no ano passado. Pode isto ter outra leitura: em 14 provas - são cinco por época e nesta ainda falta a Liga -, o FC Porto ganhou metade.
Há que recuar até meados/finais dos anos 90, na era de Jorge Araújo/Alberto Babo, para encontrar três campeonatos, duas Taças e duas Supertaças, mas isto em quatro anos e, já mais recentemente, em 2003/04, com Luís Magalhães, o FC Porto ganhou um campeonato, uma Taça, uma Taça Hugo dos Santos e uma Supertaça.
Os números não enganam e, com Moncho López, os portistas encetaram um caminho vitorioso, passando a deter a hegemonia no basquetebol, ontem sublinhada ao erguerem mais uma Taça de Portugal.
Depois de ter afastado o Barreirense, equipa sensação da época, e o Benfica, grande rival, na final foi a Académica de Coimbra a sentir a sede de conquistas dos azuis e brancos (58-47). O início forte, fundamentado numa defesa assertiva e muito difícil de ultrapassar, foi precioso, com o parcial inicial de 13-1 a revelar-se decisivo no que viria a seguir-se. Aos poucos, a Académica foi-se aproximando, melhorando, sobretudo, na finalização. Por outro lado, a inspiração ofensiva do FC Porto foi caindo, combinação que viria a resultar no que de melhor os homens de Orlando Simões viriam a conseguir: empatar a 33 pontos, a menos de três minutos do final do terceiro período. Os dragões sentiram a "ofensa" e voltaram a acelerar, terminando com à vontade e a carregar, justamente, mais uma Taça de Portugal para o Dragão Caixa.

Figura: Reggie Jackson 

Os seis pontos da fuga

Foi o base que carregou a equipa depois de a Académica ter empatado a 33. Os seus seis pontos resultaram no 35-33, no 36-33 da linha de lance livre e no 41-33 com um grande triplo. E assim o FC Porto fugiu de novo.

Declarações


Moncho López

"Sétimo troféu de um grupo de trabalho"

Moncho López desvalorizou o seu papel na conquista do sétimo troféu desde que chegou ao Dragão Caixa, colocando os holofotes nos jogadores.
"Há o David Gomes, o Carlos Andrade, o Stempin, o Marçal, eles também têm ganho estes troféus, portanto é o sétimo troféu de um grupo de trabalho e estou a pensar no José Costa ou no João Santos que ainda não tinham ganho a Taça de Portugal e no Miguel Miranda, cujo currículo é impressionante, em todos os clubes tem títulos."
Na continuação, seguiram-se palavras de reconhecimento. "Agradecemos muito a presença dos chefes do clube nesta final, mas sobretudo destas pessoas [ndr: aponta para os adeptos que gritavam o seu nome] que são o nosso grande orçamento, o nosso grande capital, são eles que nos alimentam e nos permitem ter uma equipa tão competitiva. Eles é que são importantes, nós estamos agora e podemos ir embora, mas eles estão sempre, eles são o FC Porto. Conheci muitos adeptos em cidades diferentes e posso dizer que estes sabem o que é defender e apoiar sempre um clube e é por isso que conseguimos o que conseguimos."
Em relação à final, Moncho disse que o FC Porto "teve de fazer boas leituras" e que ao intervalo, quando vencia por cinco, "disse aos jogadores que era como estar a ganhar por 15, atendendo a que era um jogo de poucos pontos". Na segunda parte, "mesmo quando a Académica igualou, conseguimos manter a concentração", referiu ainda. Sobre a Liga, que volta sábado e com um FC Porto-Benfica, disse: "Faltam três jornad

Gregory Stempin

"Não joguei bem..."

Gregory Stempin chegou ao FC Porto na mesma de altura de Moncho López, na época de 2009/10, e desde então tem sido uma peça fundamental no conjunto portista. Ontem, o extremo-poste somou o seu terceiro troféu de MVP, segundo na Taça de Portugal, e mostrou-se satisfeito por mais um triunfo, mas o coletivo: "Importante é ganhar a equipa. Acho que não joguei muito bem, nem na final nem com o Benfica. Mas ganhámos porque temos um conjunto de atletas que se sacrificam uns pelos outros", afirmou Stempin, considerado o mais valioso da final. "No dia anterior jogámos com o nosso rival Benfica e era difícil concentrarmo-nos para o jogo com a Académica. Mas concentrámo-nos bem, por isso estou muito feliz. Era um dos objetivos a que nos propusemos e pelo qual trabalhámos esta época", concluiu Gregory Stempin, 32 anos, após receber o troféu. as, dependemos de nós para ficar em primeiro lugar. A equipa está preparada para grandes esforços fisicos e mentais."

Pinto da Costa

"Vitória justa e fruto de muito trabalho"

Jorge Nuno Pinto da Costa chegou cedo e, acompanhado por Antero Henrique, director geral da SAD, assistiu à final frente à Académica de Coimbra. Ainda antes de saudar, um a um, todos os elementos da equipa, falou a O JOGO. "Foi uma vitória justa, num jogo bom, bem disputado. Isto é fruto de muito trabalho da secção, do nosso treinador Moncho López e da dedicação e valor dos atletas."
Questionado em relação ao momento alto da competição e da vitória, na meia-final, sobre o Benfica, o presidente do FC Porto lembrou que "para ganhar a Taça há que vencer todos os adversários". "Agora vamos festejar esta Taça e depois pensamos no jogo do campeonato", concluiu, referindo-se ao clássico de sábado, no Dragão Caixa.

Orlando Simões

"Estou muito orgulhoso"

Orlando Simões afirmou que ficou com "algumas dúvidas quanto aos critérios de arbitragem", mas mostrou-se satisfeito: "Preparámos muito bem o jogo, estou muito orgulhoso da minha equipa e quero realçar a grande atuação das duas equipas em termos defensivos". E acrescentou: "O FC Porto é um digno vencedor, mas só marcou 58 pontos, por isso estou feliz com o trabalho que fizemos."

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: "A nossa aposta não é este clássico"

Pinto da Costa voltou a desvalorizar a Taça da Liga. Nem o facto de ir jogar à Luz perante o Benfica o fez mudar o discurso. O objetivo do FC Porto é revalidar o título nacional e, numa semana com três jogos seguidos fora de casa, a prioridade é, precisamente, a deslocação a Paços de Ferreira, no domingo. Por isso, o clássico de amanhã, segundo o presidente portista, perde importância e Vítor Pereira deverá até optar por um onze à base de jogadores com menor tempo de utilização. "O jogo de terça-feira [amanhã] é importante, mas não tem a importância dos jogos do campeonato", sublinhou Pinto da Costa, depois de assistir à vitória sobre a Académica na final da Taça de Portugal de basquetebol. "Sei que o treinador pensa utilizar os jogadores que não têm jogado muito. O que é natural, até porque o campeonato está num momento importante e decisivo. Aliás, a Taça da Liga é uma prova na qual todos os clubes, normalmente, apostam, em rodar os menos utilizados", reforçou."
Com as opções claramente definidas, vencer na Luz, neste contexto, acaba por não se revelar fundamental. No início do mês, o FC Porto elevou para três as vitórias consecutivas no terreno do Benfica, isolando-se na liderança do campeonato, mas desta vez a pressão não é reconhecidamente a mesma. "É óbvio que tudo pode acontecer nestes jogos, mas este não tem a importância dos outros", insistiu. A necessidade de vencer poderá até não ser tão premente como foi para o campeonato, mas a vontade de repetir os recentes resultados no terreno do rival encarnado é a mesma, garantiu Pinto da Costa. "Não há qualquer desrespeito pelo adversário ao dizer que a prioridade é outra, até porque quem entrar em campo irá com a intenção de vencer", assegurou o presidente portista.
Aliás, a Taça da Liga é a única competição nacional que continua a não fazer parte do palmarés do FC Porto, mas isso está longe de ser uma preocupação para Pinto da Costa, que não escondeu estar mais concentrado nas sete jornadas do campeonato que tem pela frente, depois da importante vitória na Madeira, contra o Nacional (2-0). Daí que a Taça da Liga desempenhe sempre um papel secundário. "Penso em tentar ganhar o campeonato. Temos uma semana difícil com três saídas complicadas. Primeiro foi à Madeira, onde vencemos o Nacional, agora vamos à Luz e, depois, ainda vamos a Paços de Ferreira no fim de semana. Ninguém se pode admirar que a nossa aposta não seja o jogo de terça-feira", referiu.
O calendário até ao final da temporada está longe de ser fácil e todos os cuidados são poucos. O empate com a Académica no Dragão - logo a seguir ao triunfo na Luz - foi o último percalço da equipa e um tema que Pinto da Costa não quis abordar, apesar da insistência dos jornalistas.

"Os clubes pequenos que boicotem..."


As questões em torno do alargamento do campeonato estão na ordem do dia e o FC Porto é um dos clubes contra a ideia, sobretudo a de não haver descidas de divisão esta época. Vítor Pereira considerou mesmo que este seria um "campeonato da mentira" se a medida fosse ratificada pela FPF. Como se sabe, não foi e os clubes mais pequenos ameaçaram parar o campeonato. Pinto da Costa não se mostrou muito admirado com esta polémica. "Os clubes pequenos que boicotem, é um problema deles", começou por responder Pinto da Costa a O JOGO, pouco preocupado com os últimos desenvolvimentos. "Não tenho opinião. O que tenho visto não justifica que eu emita uma opinião. Limito-me a assistir", apontou, com alguma ironia.
O presidente do FC Porto preferiu até nem alimentar muito o assunto, ainda que dê a entender o seu descontentamento : "Se calhar até não me admiro nada com isto. Mas limito-me a assistir. A forma como as coisas têm sido tratadas, discutidas e apresentadas não merecem nem justificam que eu emita uma opinião", comentou. A SAD do FC Porto porém, já decidiu não avançar com a equipa B como resposta à instabilidade na Liga e ao fundo de solidariedade proposto como compensação às restantes equipas da Liga Orangina.

"Segredo é ter treinadores e atletas muito dedicados"


A começar pelo futebol, passando pelo hóquei, andebol e basquetebol, o FC Porto lidera em todas as modalidades coletivas e pode voltar a fazer o pleno em todas as frentes no final da temporada, à imagem do que aconteceu em 98/99, 03/04 e 10/11. Pinto da Costa enalteceu o trabalho dos atletas do clube mas preferiu ser realista quando confrontado com a perspetiva de conseguir um novo pleno. "Vamos pensar jogo a jogo, isso acontece poucas vezes. O importante é ir ganhando algumas. Mas, para já, somos líderes".
Ontem, o FC Porto voltou a conquistar a Taça de Portugal em basquetebol, troféu que Pinto da Costa destacou e que vem contribuir para motivar a equipa a tentar manter a liderança no campeonato para assim tentar renovar o título, algo que todas as modalidades perseguem. O segredo? "Ter bons treinadores e atletas muito dedicados. É preciso ter esta entrega que se viu na equipa hoje [ontem]", declarou Pinto da Costa, antes de se juntar a atletas e treinadores para os felicitar por mais uma conquista.


3 questões: Álvaro Magalhães, escritor

"Negligência com o Benfica, nunca!!"


1 Apesar do jogo ser para a Taça da Liga, o FC Porto deve ir à Luz com uma equipa de segundas escolhas?

Não. O Benfica talvez tenha a necessidade de poupar jogadores, mas o FC Porto, na situação em que está, pode perfeitamente aproveitar a oportunidade para ganhar a primeira Taça da Liga. Contra o Benfica nunca se admitem poupanças. O discurso valeria para qualquer adversário, mas muito mais contra o Benfica.


2 O FC Porto sempre minimizou a Taça da Liga. Fora da Liga Europa e contra o Benfica, deve agora valorizá-la?

Depois de tudo o que perdemos, há que valorizá-la. Sobretudo porque jogamos contra o Benfica. Nem que fosse um jogo particular! Se estivéssemos envolvidos nas provas europeias ainda percebia que se relegasse a Taça da Liga para segundo plano. E contra o Benfica nunca se pode encarar com negligência ou sobranceria.


3 A vitória na Luz, para o campeonato, confere alguma vantagem ao FC Porto para o jogo de amanhã?

Muitas vezes o futebol não respeita as nossas considerações, mas podemos pensar que é verdade. O Benfica tem perdido sistematicamente em casa com o FC Porto. Não deixa de ser um fantasma que os pode assombrar. Esta equipa precisa de motivação e a única vez que teve alma e motivação foi precisamente contra o Benfica.

in "ojogo.pt"

Varela já conta como reforço para a Luz

O primeiro de dois dias de trabalho do FC Porto para preparar a deslocação à Luz, para o encontro das meias-finais da Taça da Liga, confirmou Varela como "reforço" para o clássico. O extremo já fez treino integrado e hoje deve evoluir sem qualquer limitação, passando a fazer parte das opções de Vítor Pereira, a quem caberá decidir se o convoca para a Luz. O mais certo é que o faça, atendendo às poucas alternativas que tem. A lista de convocados será, uma vez mais, fácil de elaborar. A menos que o treinador surpreenda com a chamada de juniores. Do plantel principal só há 20 disponíveis, mas três são guarda-redes, pelo que só é precisar riscar um nome.
Apesar de treinar integrado, Varela ainda procura alcançar a melhor forma física, depois de uma paragem de cerca de três semanas, pelo que é de esperar que comece a partir do banco de suplentes contra o Benfica. Este jogo pode permitir ao extremo recuperar algum do ritmo competitivo que perdeu, de modo a que possa estar rapidamente em condições de responder às solicitações para as sete jornadas do campeonato que restam. Varela, recorde-se, lesionou-se contra o Feirense e falhou as três últimas rondas da Liga. Com o seu regresso à equipa, Vítor Pereira vê aumentar o leque de opções para o ataque, setor onde as alternativas foram reduzidas na visita à Choupana por causa das lesões do internacional português mas também de Djalma, e da suspensão de Hulk.
Vítor Pereira terá agora mais margem para gerir o desgaste dos mais utilizados. Com Hulk de volta ao lado direito do ataque e partindo do princípio que Janko se mantém no onze, Cristian Rodríguez ou James, um deles terá de fora contra o Benfica.

Bracali não será a única mexida


Pinto da Costa levantou a ponta do véu ontem e, tal como O JOGO já havia adiantado, é provável que este clássico tenha interpretes bem diferentes dos que há duas semanas disputaram o jogo do campeonato. Sapunaru, Alex Sandro, Mangala e Kléber podem aspirar a somar mais tempo de jogo nesta deslocação à Luz, a confirmar-se a gestão de ativos ontem admitida por Pinto da Costa.
Vítor Pereira pode aproveitar para mexer em alguns elementos da equipa mais desgastados. Na baliza, é certo que será Bracali a jogar, mas haverá mais mexidas em equação. Apesar de nesta altura, o FC Porto se encontrar envolvido apenas em duas frentes, o campeonato é a prioridade e a deslocação a Paços de Ferreira, no domingo, também entra na planificação deste clássico.
Para além de Bracali, Alex Sandro, Sapunaru, Mangala, Kléber e, numa outra linha, Iturbe também podem ver chegada nova oportunidade para mostrar serviço. Em todo o caso, a decisão só será tomada depois do treino desta manhã e a lista de convocados pode ajudar na definição do onze...


Rotina não é alterada


Mesmo com Pinto da Costa a relegar para plano secundário a Taça da Liga e de o FC Porto já ter viajado para Lisboa de comboio no próprio dia da outra meia-final que disputou (em Alvalade) nesta prova, desta vez não há qualquer alteração de rotina. Ou seja, hoje de manhã há treino no Olival, seguido da divulgação dos convocados e da conferência de Imprensa de Vítor Pereira. Depois do almoço, a comitiva azul e branca concentra-se no Dragão, de onde seguirá de autocarro para Lisboa. A chegada ao hotel do costume está prevista para a hora do jantar.

in "ojogo.pt"

Golo de Alex Sandro em destaque

O golo de Alex Sandro ao Nacional, conseguido já nos descontos, foi o primeiro do lateral ao serviço do FC Porto e apenas o quarto da carreira. Os outros marcou-os em 2010, um no Brasileirão (Cruzeiro), outro na Copa do Brasil (Guarani) e mais um no Paulistão (Sertãozinho). Por isso, o remate certeiro na Madeira mereceu algum destaque na Imprensa desportiva da canarinha, havendo até quem o tenha comparado a um que Messi marcou ao Arsenal, na época passada.

in "ojogo.pt"

Cubillas regressou ao Porto encantado com El Bandido

Convidado pelo ISMAI para que lhe seja prestado um tributo pela fantástica carreira que teve em Portugal, Teófilo Cubillas voltou ontem ao Porto, quase 36 anos depois de ter deixado o FC Porto, onde ainda é, para muitos, o melhor estrangeiro de sempre da história do clube. Recordações trouxe muitas, quase tantas como a vontade de rever alguns amigos. O maior de todos... Eusébio, que adoraria ver amanhã, no clássico. "Tenho muitas saudades e recordações lindas. As melhores são os grandes duelos com o Benfica e a amizade que ficou com Eusébio. É um dos meus grandes amigos do futebol e não me vou esquecer nunca", começou por dizer, ainda antes de saber que amanhã é dia de Benfica-FC Porto: "A sério? No Porto? Nada me agradaria mais do que ver um FC Porto-Benfica." Quando soube que é na Luz, não mudou de tom. Mas porque está em Portugal a convite, não garante presença. "Vou falar com as pessoas do congresso para saber se é possível ir ver", atirou.
Cubillas é, atualmente, instrutor da FIFA e membro do grupo de estudo do organismo. Vive em Miami, onde assentou arraiais depois de, em 1987, ter terminado a carreira. Por coincidência, a Colômbia jogou recentemente nessa cidade contra o México. E foi aí que Cubillas se encantou por James Rodríguez. "Que grande jogo. Terá um futuro brilhante. Já tinha gostado muito de o ver no Mundial de sub-20", descreveu.
Se fosse por ele, tinha ficado horas no aeroporto a recordar o passado e a falar sobre um presente do qual sabe mais do que os 35 anos de ausência pressupõem. Mesmo longe, Cubillas nunca deixou de manter contacto com os vizinhos que tinha na Praça da Galiza. Um deles é, aliás, padrinho do seu filho. Por isso, não foi uma surpresa vê-los no aeroporto à sua espera. Mas nem isso evitou as lágrimas. "Falei sobre isto com a minha esposa. Voltar depois de tanto tempo é lindo. O carinho destas pessoas é que me motiva. Tive saudades e quero agora encontrar-me ainda com mais amigos. Digo sempre que são estas coisas que provam que escolhi o caminho certo para a minha vida. Se pudesse, fazia tudo da mesma maneira", sorriu, algo embaraçado.
A terminar, confessou que nunca esqueceu o FC Porto. "Felizmente, as grandes camisolas que vesti foram azuis e brancas. Primeiro no Alianza de Lima, depois no FC Porto. Não tenho dúvidas que o azul é a minha cor. Adorei o Porto", confessou, antes de seguir para o hotel a fim de descansar. Amanhã será homenageado pelo ISMAI.

"FC Porto é um clube diferente"


As saudades da cidade do Porto não são maiores do que as que sente do clube, que "ainda hoje segue" e com o qual vibrou nos mais recentes êxitos internacionais. Para Cubillas, "o FC Porto é um clube diferente." A justificá-lo está a história que, com mais felicidade, recorda desse tempo. "Queria ir ao meu país para fazer um jogo de qualificação para a Copa América. No FC Porto disseram-me que só autorizavam se ganhássemos o jogo seguinte para o campeonato. Perdemos, mas eu fui na mesma", começou a contar. "À chegada, esperava um grande castigo, mas todos me acarinharam e deram os parabéns pelo grande jogo que tinha feito pela seleção. Fiquei surpreendido. E ainda bem que fui, pois apurámo-nos e acabaríamos por ganhar essa Copa América", recordou.
Todos os que o conheceram falam de Cubillas como um dos melhores, senão o melhor, jogador estrangeiro de sempre do FC Porto. Contra si está a crítica dos mais jovens, que nunca o viram jogar e nem por vídeo podem rever os grandes golos que marcou. "Contaram-me que um incêndio na RTP fez desaparecer os vídeos dos meus golos todos em Portugal. Não há um único para ver", lamentou. Para os interessados, sobram os 10 que marcou pelo Peru em três fases finais de Mundial (1970, 1978 e 1982). Basta pesquisar no Youtube.


Benfica-FC Porto adia encontro com Pinto da Costa


Ter sido um dos maiores jogadores da história do futebol - a FIFA incluiu-o em 2004 nos 50 melhores de sempre - é motivo suficiente para que o Congresso Internacional do futebol, que anualmente o ISMAI organiza, tenha decidido homenagear Cubillas. Ao lado do peruano, e para receber a mesma distinção, estarão Madjer e Chalana. O convidado para entregar o prémio foi Pinto da Costa, que aceitou e teria a oportunidade de prestar também, em nome do FC Porto, um tributo ao peruano. Porém, a antecipação do Benfica-FC Porto para amanhã, dia da homenagem, afasta Pinto da Costa, mas não invalida o encontro. Cubillas conhecerá o Estádio do Dragão quarta ou quinta e aí estará com o presidente.


Curiosidades


Capitão goleador

Para médio-ofensivo, Cubillas tem um registo extraordinário: 65 golos em 108 jogos pelo FC Porto. Esteve três anos em Portugal, entre 1973/74 e 1976/77 e chegou mesmo a capitão. A FIFA diz que é o médio com mais golos da história do futebol, com 268 golos em 469 jogos

O mais caro

Em 1974 Cubillas chegou ao Porto em festa. Teve centenas de pessoas à espera no aeroporto e milhares no cortejo até ao estádio. O FC Porto pagou ao Basileia 28 mil euros pela contratação e ofereceu-lhe 625 euros por mês de ordenado. Era o mais caro de Portugal.

Muito premiado

Foi várias vezes o melhor jogador do Peru e em 1972 superou Pelé entre os melhores sul-americanos. Goleador repetido da Libertadores, é o oitavo melhor da história dos Mundiais.

"El Nene"

Era assim chamado por ter cara de criança. No FC Porto, jogou com craques como Murça, António Oliveira, Octávio, Gomes ou Seninho. Ainda assim, não conquistou qualquer troféu.

in "ojogo.pt"