segunda-feira, 19 de março de 2012

Pinto da Costa: "A nossa aposta não é este clássico"

Pinto da Costa voltou a desvalorizar a Taça da Liga. Nem o facto de ir jogar à Luz perante o Benfica o fez mudar o discurso. O objetivo do FC Porto é revalidar o título nacional e, numa semana com três jogos seguidos fora de casa, a prioridade é, precisamente, a deslocação a Paços de Ferreira, no domingo. Por isso, o clássico de amanhã, segundo o presidente portista, perde importância e Vítor Pereira deverá até optar por um onze à base de jogadores com menor tempo de utilização. "O jogo de terça-feira [amanhã] é importante, mas não tem a importância dos jogos do campeonato", sublinhou Pinto da Costa, depois de assistir à vitória sobre a Académica na final da Taça de Portugal de basquetebol. "Sei que o treinador pensa utilizar os jogadores que não têm jogado muito. O que é natural, até porque o campeonato está num momento importante e decisivo. Aliás, a Taça da Liga é uma prova na qual todos os clubes, normalmente, apostam, em rodar os menos utilizados", reforçou."
Com as opções claramente definidas, vencer na Luz, neste contexto, acaba por não se revelar fundamental. No início do mês, o FC Porto elevou para três as vitórias consecutivas no terreno do Benfica, isolando-se na liderança do campeonato, mas desta vez a pressão não é reconhecidamente a mesma. "É óbvio que tudo pode acontecer nestes jogos, mas este não tem a importância dos outros", insistiu. A necessidade de vencer poderá até não ser tão premente como foi para o campeonato, mas a vontade de repetir os recentes resultados no terreno do rival encarnado é a mesma, garantiu Pinto da Costa. "Não há qualquer desrespeito pelo adversário ao dizer que a prioridade é outra, até porque quem entrar em campo irá com a intenção de vencer", assegurou o presidente portista.
Aliás, a Taça da Liga é a única competição nacional que continua a não fazer parte do palmarés do FC Porto, mas isso está longe de ser uma preocupação para Pinto da Costa, que não escondeu estar mais concentrado nas sete jornadas do campeonato que tem pela frente, depois da importante vitória na Madeira, contra o Nacional (2-0). Daí que a Taça da Liga desempenhe sempre um papel secundário. "Penso em tentar ganhar o campeonato. Temos uma semana difícil com três saídas complicadas. Primeiro foi à Madeira, onde vencemos o Nacional, agora vamos à Luz e, depois, ainda vamos a Paços de Ferreira no fim de semana. Ninguém se pode admirar que a nossa aposta não seja o jogo de terça-feira", referiu.
O calendário até ao final da temporada está longe de ser fácil e todos os cuidados são poucos. O empate com a Académica no Dragão - logo a seguir ao triunfo na Luz - foi o último percalço da equipa e um tema que Pinto da Costa não quis abordar, apesar da insistência dos jornalistas.

"Os clubes pequenos que boicotem..."


As questões em torno do alargamento do campeonato estão na ordem do dia e o FC Porto é um dos clubes contra a ideia, sobretudo a de não haver descidas de divisão esta época. Vítor Pereira considerou mesmo que este seria um "campeonato da mentira" se a medida fosse ratificada pela FPF. Como se sabe, não foi e os clubes mais pequenos ameaçaram parar o campeonato. Pinto da Costa não se mostrou muito admirado com esta polémica. "Os clubes pequenos que boicotem, é um problema deles", começou por responder Pinto da Costa a O JOGO, pouco preocupado com os últimos desenvolvimentos. "Não tenho opinião. O que tenho visto não justifica que eu emita uma opinião. Limito-me a assistir", apontou, com alguma ironia.
O presidente do FC Porto preferiu até nem alimentar muito o assunto, ainda que dê a entender o seu descontentamento : "Se calhar até não me admiro nada com isto. Mas limito-me a assistir. A forma como as coisas têm sido tratadas, discutidas e apresentadas não merecem nem justificam que eu emita uma opinião", comentou. A SAD do FC Porto porém, já decidiu não avançar com a equipa B como resposta à instabilidade na Liga e ao fundo de solidariedade proposto como compensação às restantes equipas da Liga Orangina.

"Segredo é ter treinadores e atletas muito dedicados"


A começar pelo futebol, passando pelo hóquei, andebol e basquetebol, o FC Porto lidera em todas as modalidades coletivas e pode voltar a fazer o pleno em todas as frentes no final da temporada, à imagem do que aconteceu em 98/99, 03/04 e 10/11. Pinto da Costa enalteceu o trabalho dos atletas do clube mas preferiu ser realista quando confrontado com a perspetiva de conseguir um novo pleno. "Vamos pensar jogo a jogo, isso acontece poucas vezes. O importante é ir ganhando algumas. Mas, para já, somos líderes".
Ontem, o FC Porto voltou a conquistar a Taça de Portugal em basquetebol, troféu que Pinto da Costa destacou e que vem contribuir para motivar a equipa a tentar manter a liderança no campeonato para assim tentar renovar o título, algo que todas as modalidades perseguem. O segredo? "Ter bons treinadores e atletas muito dedicados. É preciso ter esta entrega que se viu na equipa hoje [ontem]", declarou Pinto da Costa, antes de se juntar a atletas e treinadores para os felicitar por mais uma conquista.


3 questões: Álvaro Magalhães, escritor

"Negligência com o Benfica, nunca!!"


1 Apesar do jogo ser para a Taça da Liga, o FC Porto deve ir à Luz com uma equipa de segundas escolhas?

Não. O Benfica talvez tenha a necessidade de poupar jogadores, mas o FC Porto, na situação em que está, pode perfeitamente aproveitar a oportunidade para ganhar a primeira Taça da Liga. Contra o Benfica nunca se admitem poupanças. O discurso valeria para qualquer adversário, mas muito mais contra o Benfica.


2 O FC Porto sempre minimizou a Taça da Liga. Fora da Liga Europa e contra o Benfica, deve agora valorizá-la?

Depois de tudo o que perdemos, há que valorizá-la. Sobretudo porque jogamos contra o Benfica. Nem que fosse um jogo particular! Se estivéssemos envolvidos nas provas europeias ainda percebia que se relegasse a Taça da Liga para segundo plano. E contra o Benfica nunca se pode encarar com negligência ou sobranceria.


3 A vitória na Luz, para o campeonato, confere alguma vantagem ao FC Porto para o jogo de amanhã?

Muitas vezes o futebol não respeita as nossas considerações, mas podemos pensar que é verdade. O Benfica tem perdido sistematicamente em casa com o FC Porto. Não deixa de ser um fantasma que os pode assombrar. Esta equipa precisa de motivação e a única vez que teve alma e motivação foi precisamente contra o Benfica.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: