segunda-feira, 19 de março de 2012

Cubillas regressou ao Porto encantado com El Bandido

Convidado pelo ISMAI para que lhe seja prestado um tributo pela fantástica carreira que teve em Portugal, Teófilo Cubillas voltou ontem ao Porto, quase 36 anos depois de ter deixado o FC Porto, onde ainda é, para muitos, o melhor estrangeiro de sempre da história do clube. Recordações trouxe muitas, quase tantas como a vontade de rever alguns amigos. O maior de todos... Eusébio, que adoraria ver amanhã, no clássico. "Tenho muitas saudades e recordações lindas. As melhores são os grandes duelos com o Benfica e a amizade que ficou com Eusébio. É um dos meus grandes amigos do futebol e não me vou esquecer nunca", começou por dizer, ainda antes de saber que amanhã é dia de Benfica-FC Porto: "A sério? No Porto? Nada me agradaria mais do que ver um FC Porto-Benfica." Quando soube que é na Luz, não mudou de tom. Mas porque está em Portugal a convite, não garante presença. "Vou falar com as pessoas do congresso para saber se é possível ir ver", atirou.
Cubillas é, atualmente, instrutor da FIFA e membro do grupo de estudo do organismo. Vive em Miami, onde assentou arraiais depois de, em 1987, ter terminado a carreira. Por coincidência, a Colômbia jogou recentemente nessa cidade contra o México. E foi aí que Cubillas se encantou por James Rodríguez. "Que grande jogo. Terá um futuro brilhante. Já tinha gostado muito de o ver no Mundial de sub-20", descreveu.
Se fosse por ele, tinha ficado horas no aeroporto a recordar o passado e a falar sobre um presente do qual sabe mais do que os 35 anos de ausência pressupõem. Mesmo longe, Cubillas nunca deixou de manter contacto com os vizinhos que tinha na Praça da Galiza. Um deles é, aliás, padrinho do seu filho. Por isso, não foi uma surpresa vê-los no aeroporto à sua espera. Mas nem isso evitou as lágrimas. "Falei sobre isto com a minha esposa. Voltar depois de tanto tempo é lindo. O carinho destas pessoas é que me motiva. Tive saudades e quero agora encontrar-me ainda com mais amigos. Digo sempre que são estas coisas que provam que escolhi o caminho certo para a minha vida. Se pudesse, fazia tudo da mesma maneira", sorriu, algo embaraçado.
A terminar, confessou que nunca esqueceu o FC Porto. "Felizmente, as grandes camisolas que vesti foram azuis e brancas. Primeiro no Alianza de Lima, depois no FC Porto. Não tenho dúvidas que o azul é a minha cor. Adorei o Porto", confessou, antes de seguir para o hotel a fim de descansar. Amanhã será homenageado pelo ISMAI.

"FC Porto é um clube diferente"


As saudades da cidade do Porto não são maiores do que as que sente do clube, que "ainda hoje segue" e com o qual vibrou nos mais recentes êxitos internacionais. Para Cubillas, "o FC Porto é um clube diferente." A justificá-lo está a história que, com mais felicidade, recorda desse tempo. "Queria ir ao meu país para fazer um jogo de qualificação para a Copa América. No FC Porto disseram-me que só autorizavam se ganhássemos o jogo seguinte para o campeonato. Perdemos, mas eu fui na mesma", começou a contar. "À chegada, esperava um grande castigo, mas todos me acarinharam e deram os parabéns pelo grande jogo que tinha feito pela seleção. Fiquei surpreendido. E ainda bem que fui, pois apurámo-nos e acabaríamos por ganhar essa Copa América", recordou.
Todos os que o conheceram falam de Cubillas como um dos melhores, senão o melhor, jogador estrangeiro de sempre do FC Porto. Contra si está a crítica dos mais jovens, que nunca o viram jogar e nem por vídeo podem rever os grandes golos que marcou. "Contaram-me que um incêndio na RTP fez desaparecer os vídeos dos meus golos todos em Portugal. Não há um único para ver", lamentou. Para os interessados, sobram os 10 que marcou pelo Peru em três fases finais de Mundial (1970, 1978 e 1982). Basta pesquisar no Youtube.


Benfica-FC Porto adia encontro com Pinto da Costa


Ter sido um dos maiores jogadores da história do futebol - a FIFA incluiu-o em 2004 nos 50 melhores de sempre - é motivo suficiente para que o Congresso Internacional do futebol, que anualmente o ISMAI organiza, tenha decidido homenagear Cubillas. Ao lado do peruano, e para receber a mesma distinção, estarão Madjer e Chalana. O convidado para entregar o prémio foi Pinto da Costa, que aceitou e teria a oportunidade de prestar também, em nome do FC Porto, um tributo ao peruano. Porém, a antecipação do Benfica-FC Porto para amanhã, dia da homenagem, afasta Pinto da Costa, mas não invalida o encontro. Cubillas conhecerá o Estádio do Dragão quarta ou quinta e aí estará com o presidente.


Curiosidades


Capitão goleador

Para médio-ofensivo, Cubillas tem um registo extraordinário: 65 golos em 108 jogos pelo FC Porto. Esteve três anos em Portugal, entre 1973/74 e 1976/77 e chegou mesmo a capitão. A FIFA diz que é o médio com mais golos da história do futebol, com 268 golos em 469 jogos

O mais caro

Em 1974 Cubillas chegou ao Porto em festa. Teve centenas de pessoas à espera no aeroporto e milhares no cortejo até ao estádio. O FC Porto pagou ao Basileia 28 mil euros pela contratação e ofereceu-lhe 625 euros por mês de ordenado. Era o mais caro de Portugal.

Muito premiado

Foi várias vezes o melhor jogador do Peru e em 1972 superou Pelé entre os melhores sul-americanos. Goleador repetido da Libertadores, é o oitavo melhor da história dos Mundiais.

"El Nene"

Era assim chamado por ter cara de criança. No FC Porto, jogou com craques como Murça, António Oliveira, Octávio, Gomes ou Seninho. Ainda assim, não conquistou qualquer troféu.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: