segunda-feira, 19 de março de 2012

Vítor Pereira e o clássico: «Importante é ganhar o campeonato»

Treinador diz que FC Porto vai encarar meia-final da Taça da Liga com o Benfica com ambição mas que tem outra prioridade


A Taça da Liga não é prioritária para o FC Porto, ao contrário do campeonato, mas Vítor Pereira garante que a sua equipa vai encarar com ambição o clássico desta terça-feira, na Luz, a contar para as meias-finais.

«É um jogo importante, vamos à Luz para ganhar, mas temos de fazer uma gestão inteligente entre aquilo que é o grande objetivo do FC Porto e a grande possibilidade de continuar na Taça da Liga», começou por dizer o técnico portista, na antevisão do clássico.

«Importante é ganhar o campeonato», reforçou Vítor Pereira, sustentando a afirmação: «A equipa que jogar amanhã [terça-feira] está preparada para disputar o jogo e para ganhar. Sabemos que vimos de um jogo complicado na Madeira e que temos um jogo para o campeonato que é a nossa prioridade, complicado [P. Ferreira], temos de fazer uma gestão inteligente mas com intenção de chegar à Luz e vencer.»

Nas últimas três visitas à Luz, o F.C. Porto somou outras tantas vitórias. O registo é digno de realce mas, já se sabe, Vítor Pereira prefere concentrar-se no presente. Com a sua razão.

«Queremos voltar a fazer história, mas sem o condicionamento desse registo histórico. Acredito que será um bom jogo, competitivo e bem disputado. Cansaço? Estamos preparados para jogar com uma frequência grande. Recuperámos e estamos prontos», vincou o treinador do F.C. Porto. 

Não estranhemos, pois, as muitas mudanças a fazer no onze inicial do F.C. Porto. Mesmo na baliza, é certo que Rafael Bracali será o escolhido.

«Esta competição dá-nos a possibilidade de fazer alterações. Estamos com alguns problemas relacionado com lesões, mas vamos para a Luz sem desculpas. Se fossemos a Barcelos íamos para vencer, vamos à Luz e o objetivo é o mesmo», esclareceu Vítor Pereira. 

Vítor Pereira: «Não é a Taça da Liga que salva a época»

Treinador do F.C. Porto só valoriza a conquista desta competição se ganhar o campeonato nacional


Fasquia bem elevada pelas palavras de Vítor Pereira: só a conquista do campeonato nacional permite cumprir os objetivos traçados no início da campanha 2011/12. «Não quero retirar importância à Taça da Liga, mas não é esta a prova que salva uma temporada», anunciou o treinador do F.C. Porto na conferência de imprensa de antevisão à visita ao terreno do Benfica. 

«Não é possível comparar a Taça da Liga com o campeonato¿ é incomparável. É uma competição recente, não tem o peso histórico da Taça de Portugal. Encaramos a prova com seriedade, para ganhar, mas não é uma prioridade para nós. O campeonato, sim. Queremos ser campeões, queremos o título», declarou Vítor Pereira. 

Em resumo, pelo menos na cabeça do técnico, a Taça da Liga só fará sentido se conquistada a par do campeonato nacional. «Ganhámos a supertaça, queremos o campeonato e se ainda conseguirmos a Taça da Liga ficaremos satisfeitos. Para o jogo na Luz, a mensagem aos atletas será passada a partir de agora. Mas nem preciso de lhes dizer nada. Para este tipo de jogos não é preciso arranjar estratégias motivacionais.»

Como nota de rodapé, Vítor Pereira voltou a insistir na mesma tese: «Faltam-nos sete jogos no campeonato e se ganharmos sempre seremos campeões.»


F.C. Porto: o problema-Fernando e a «época difícil de Iturbe»

Vítor Pereira fala do meio-campo sem o brasileiro e deixa palavras de encorajamento para o extremo argentino


Vítor Pereira falou com os jornalistas poucos minutos antes da divulgação da lista de convocados. A ausência de Fernando na Luz não era, por isso, ainda conhecida. Confrontado com essa possibilidade, o treinador do F.C. Porto não abriu o jogo, mas deixou palavras que fazem sentido para o lançamento do Clássico.

«O Fernando é um jogador de qualidade, importante para o coletivo. Não temos grandes alternativas para o lugar, mas temos dinâmicas que nos permitem jogar para a vitória. A recuperação dele é uma incógnita. Se não o conseguirmos recuperar, entraremos de forma diferente.»

Fernando acabaria por não ser convocado. Defour, João Moutinho e Lucho são os únicos três médios disponíveis. Uma situação embaraçosa para um clube com a dimensão e ambição do F.C. Porto. As saídas de Belluschi, Guarín e Souza em janeiro talvez devessem ter sido acauteladas de outra forma. 

Interessante foi o tempo empregue na explicação para a situação de Juan Iturbe no plantel. O prodígio argentino está convocado para a Luz e Vítor Pereira reservou-lhe um discurso encorajador. 

«O Iturbe está à minha disposição e vamos ver se joga. Está a crescer, claramente, sinto isso nos treinos. É uma época difícil para ele, mas já é um jogador mais forte e consciente daquilo que é o jogo coletivo e as questões táticas e organizacionais da equipa. No futuro terá capacidade para discutir o seu espaço no onze», previu o treinador do F.C. Porto.  

in "maisfutebol.iol.pt"

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Para esta meia final da taça da liga, espera-se um Porto sério e com vontade de vencer.
Por muito pouco que este troféu represente, uma equipa como o FC Porto entra sempre em qualquer competição para a vencer.

Espero portanto uma vitória que nos permita alcançar a final.

São esperados muitos adeptos do FC Porto no apoio à equipa, e que merecem o empenho dos atletas.

Abraço e boa semana

Paulo