segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

VITOR PEREIRA: "QUEREMOS VENCER"


Vítor Pereira não regateia elogios ao Paris-SG, mas também não os disfarça quando fala da própria equipa. Vencer em Paris, proporcionar um bom espectáculo aos emigrantes e terminar em primeiro lugar no Grupo é o objectivo do FC Porto, segundo afirmou esta segunda-feira o treinador, em conferência de imprensa.

Como é que o FC Porto vai jogar, depois de ter sofrido a primeira derrota da época, em Braga?
Em primeiro lugar, não creio que o jogo de Braga tenha qualquer relação com este jogo da Liga dos Campeões. Relativamente ao jogo de amanhã, independentemente daquilo que o Paris-SG quiser fazer, independentemente da qualidade individual e colectiva ao Paris-SG, nós temos a nossa identidade, sabemos bem o que queremos, somos uma equipa que tem determinado padrão de jogo, que gosta de ter bola, gosta de ter iniciativa, gosta de ser agressiva, portanto amanhã vão de certeza ver um FC Porto igual a si próprio.

Que avaliação faz do Paris-SG, que começou a época com muitas aspirações, mas nos últimos jogos tem fraquejado.
Esta equipa do Paris-SG está recheada de valores individuais, que formam um conjunto forte. Há dois meses, quando os defrontámos, estavam claramente em crescendo e falava-se de uma das melhores equipas da Europa, com aspirações a ganhar a Liga do Campeões. E na Champions tem sido uma equipa, de facto, muito forte, por isso acredito numa equipa com qualidade, numa equipa muito para além do Zlatan [Ibrahimovic], mas acredito fundamentalmente na nossa equipa e estou focado no nosso jogo, no nosso padrão de jogo, na nossa ambição. Sinto claramente uma equipa que pensa o jogo colectivamente e age colectivamente e que sente colectivamente e isso transmite-me confiança para o jogo.

Acha que o Paris-SG vai estar muito pressionado por causa dos últimos resultados?
Não sei como é que a equipa responde a este tipo de pressão, as grandes equipas estão habituadas à pressão, vivem com ela todos os dias. Nós vivemos com a pressão dos resultados todos os dias. É o nosso dia-a-dia, acredito que o Paris-SG viva também assim. Sob pressão as grandes equipas reagem, não estou à espera de facilidades no jogo de manhã. Estou à espera de um jogo difícil, mas como já disse, acredito claramente numa vitória amanhã e é para isso que vamos jogar, com o objectivo claro de ganhar o jogo.

De quem é a maior responsabilidade neste jogo, do FC Porto ou do Paris-SG?
A responsabilidade do FC Porto, aqui, em casa, em qualquer lado, é ganhar os jogos. Essa é a nossa responsabilidade e assumimo-la em qualquer lado, temos a responsabilidade de ganhar os jogos. Amanhã estamos focados em vencer o jogo, depois logo se verá, com o sorteio. Para já, queremos vencer, proporcionar à nossa massa associativa e aos emigrantes de uma maneira geral, um bom espectáculo e é nisso que vamos insistir.

Tem algum receio especial de Zlatan Ibrahimovic?
Eu acredito no futebol como equipa. Se o Zlatan não tem uma equipa que lhe proporcione boas ocasiões, a exploração das suas qualidades individuais. Não acredito que ganhe o jogo sozinho, acredito num jogo colectivo, é assim que eu vejo a minha equipa, é assim que eu vejo o futebol. As individualidades podem de facto fazer a diferença se o colectivo estiver forte, porque não acredito que façam a diferença sem o colectivo forte a sustentar toda a sua qualidade individual.

O francês Mangala tem sido muito utilizado, que análise faz ao rendimento do jogador?
Mangala é um jogador com qualidade, não gosto muito de individualizar, como temos muitos no plantel. Um jogador à procura de afirmação em Portugal, na equipa, agora é um jogador com uma mentalidade muito forte, que eu acredito sinceramente e por isso mesmo tenho apostado nele ultimamente.

O objectivo é terminar em primeiro lugar a fase de grupos?
Temos como objectivo terminar em primeiro lugar. A partir do momento em que conseguimos a passagem à próxima fase passamos a ter como objectivo terminar em primeiro lugar no grupo. Relativamente à defesa menos batida, eu continuo a achar que se a linha defensiva é importante na manobra ofensiva, também considero que toda a equipa, que todos os atacantes e os médios são muito importantes no processo defensivo e muito mais no processo defensivo que nós normalmente procuramos apresentar. É um registo, se isso acontecer fico satisfeito, mas o que eu quero é que a mina equipa apresente níveis de competência que tem apresentado, com qualidade ofensiva, com qualidade defensiva, com espírito de entreajuda, com espírito colectivo forte, porque tem sido essa a nossa matriz este ano e são essas as nossas armas para defrontar qualquer adversário, em qualquer ambiente. E a experiência também, porque temos jogadores com muita experiência de Liga dos Campeões.

Jackson Martínez
"Mentalidade para ganhar"

O avançado Jackson Martínez destacou mentalidade do FC Porto e a forma como foi acolhido pelos companheiros. No resto, vencer é a palavra de ordem.

Chegou esta época à equipa e à Europa e as coisas estão a correr-lhe bem...
A adaptação ajudou-me, foi rápida. Um grupo maravilhoso, que me acolheu muito bem e está-se a trabalhar para que os resultados sejam os que pretendemos para esta temporada.

Em que patamar coloca o FC Porto pelo que já viu da Liga dos Campeões?
O FC Porto não vou comparar com nenhuma outra equipa, porque cada uma tem o seu nível de jogo. Do FC Porto o que se pode dizer é que tem uma mentalidade de jogar sempre para ganhar.

O Paris-SG está a passar uma fase conturbado, acredita que o FC Porto pode tirar partido dessa instabilidade?
Para nós é um jogo importante e não nos interessam os outros. O Paris-SG é uma grande equipa, formada por grandes jogadores, e que vai querer ser primeiro, conquistar os três pontos, mas nós estamos a pensar como podemos causar-lhes problemas e atingir os nossos objectivos.

Como lhe estão a correr os primeiros meses na Europa, está satisfeito com o seu rendimento individual?
Quando cheguei ao FC Porto percebi logo que existe uma mentalidade colectiva muito por cima do que é individual e quando as coisas funcionam bem colectivamente também funcionam individualmente.


in "fcp.pt"

Iturbe desmente saída para o Olímpia

Presidente do clube paraguaio deu conta de reunião com o empresário do avançado do FC Porto. Iturbe nega saída do Dragão através do Twitter.


Juan Manuel Iturbe desmentiu, esta segunda-feira, que esteja a caminho do Olímpia, depois do presidente do clube paraguaio ter revelado a existência de uma reunião com o empresário do jogador do FC Porto.

"Antes de nada, quero dizer que é impossível ir para o Olimpia. Respeito o clube, mas sou do Cerro Porteño desde que me vira nascer. Também quero dizer que estou feliz no clube em que estou, sou jovem e tenho muitas coisas pela frente", escreveu o argentino na conta pessoal do "Twitter".

Marcelo Recanate, líder do Olímpia, adiantou à imprensa paraguaia que estaria em conversações adiantadas para garantir a transferência de Iturbe e, ainda, de Derlis González, ao Benfica.


in "rr.pt"

FC Porto pede 10 milhões de euros por Souza


O médio brasileiro Souza, que atuou esta temporada no Grêmio cedido pelo FC Porto, enaltece o esforço do clube de Porto Alegre para o manter no plantel, apesar do elevado esforço financeiro que isso possa acarretar.

«O Grêmio quer, está a correr atrás e a fazer de tudo para tentar que eu permaneça», disse, citado pelo Lancente, o médio de 23 anos, que foi um dos jogadores mais utilizados – 33 jogos e dois golos – no Grêmio, que acabou o campeonato brasileiro no terceiro lugar.

Segundo a mesma fonte, o FC Porto está a pedir dez milhões de euros para negociar em definitivo o passe do jogador que tem contrato válido por mais dois anos com o clube portista.


in "abola.pt"

Pinto da Costa quer o primeiro lugar do Grupo A


O FC Porto defronta esta terça-feira a equipa do Paris Saint-Germain num jogo a contar para a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, onde a equipa azul e branca já garantiu o acesso aos oitavos-de-final.

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa viajou com a equipa para a capital francesa e à chegada a Paris foi claro sobre a intenção da sua equipa, vencer para prestigiar o clube e parar terminar em primeiro lugar no Grupo A e só com vitórias.

Pinto da Costa não conseguiu acompanhar a equipa azul e branca nas deslocações a Zagreb e a Kiev, mas viajou com a equipa para Paris para assistir ao jogo que irá decidir quem ficará em primeiro lugar do grupo. Referir apenas que as duas equipas já estão apuradas e que aos azuis e brancos basta apenas o empate para manterem a liderança.

“Queremos continuar a ganhar, até pela presença dos muitos portugueses que aqui vivem. O Stress não será tão grande, porque já estamos apurados, mas será importante vencer”, começou por dizer Pinto da Costa às notícias de futebol.

No jogo de amanhã estarão os milhões, o prestígio do clube português no futebol internacional e ainda o facto de teoricamente o sorteio para os oitavos-de-final poder ser mais fácil, apesar de nesta fase da competição já não haver equipas teoricamente mais fracas.

O presidente dos dragões quer terminar em primeiro lugar e deixa já no ar a ideia de poder defrontar o Real Madrid na próxima fase da prova:“ Espero que sim, seria bom sinal.”

Referir que a equipa espanhola comandada por José Mourinho já está apurada e irremediavelmente em segundo lugar, o que os coloca como possíveis adversários dos azuis e brancos nos oitavos-de-final da Liga Milionária.

Pinto da Costa aproveitou ainda para comentar o afastamento da Taça de Portugal frente ao SC Braga: “Naturalmente que ficamos tristes, mas não tem nada a ver com este jogo. Não será a mesma equipa, por isso acredito que isso não terá qualquer influência para este jogo”, concluiu Pinto da Costa.


Para Pinto da Costa, é "importante vencer" em Paris

Derrota de Braga está ultrapassada, garante o líder portista. "Não será a mesma equipa. Por isso, acredito que isso não terá qualquer influência para este jogo."


Pinto da Costa considera que será "importante" para o FC Porto terminar a fase de grupos da Liga dos Campeões no primeiro lugar do grupo A. Para isso, atesta o presidente azul e branco, é preciso vencer o PSG na capital francesa.

"Queremos continuar a ganhar, até pela presença dos muitos portugueses que aqui vivem. O stress não será tão grande, porque já estamos apurados, mas será importante vencer", afirmou Pinto da Costa, à chegada da comitiva portista a Paris.

O FC Porto joga para a Champions poucos dias depois da eliminação precoce na Taça de Portugal, diante do Sporting de Braga (2-1). O líder dos dragões salienta que se tratam de duas competições diferentes, pelo que o desaire da passada sexta-feira não terá qualquer interferência no jogo de Paris.

"Naturalmente que ficamos tristes, mas não tem nada a ver com este jogo. Não será a mesma equipa. Por isso, acredito que isso não terá qualquer influência para este jogo", garantiu.

O presidente do FC Porto falhou as deslocações a Zagreb e Kiev, devido a uma intervenção cirúrgica. Recuperado e totalmente apto para viajar com a equipa, Pinto da Costa mostra-se satisfeito por poder voltar a liderar os bicampeões nacionais.

"Estava proibido de viajar durante três meses, depois da intervenção cirúrgica a que fui submetido. Antecipei um dia e estou muito satisfeito por voltar a acompanhar o grupo", afirmou.


in "rr.pt"

Dez mil portugueses esperam FC Porto em Paris

Visita dos campeões nacionais ao Paris Saint-Germain está a entusiasmar emigrantes portugueses.


A visita do FC Porto a Paris está a gerar uma enorme onda de entusiasmo na comunidade portuguesa. Os "dragões" jogam terça-feira frente ao Paris Saint-Germain (PSG) e vão contar com o apoio de dez mil adeptos na bancada do Parque dos Príncipes.

Os emigrantes ouvidos por Bola Branca destacaram ser um dever patriótico apoiar as equipas nacionais que visitam a capital francesa. "Seja qual for a equipa", disse um dos portugueses. 

Apesar de o PSG só ter disponibilizado cinco mil bilhetes para o encontro de amanhã, o último do grupo A da Liga dos Campeões, o FC Porto terá o dobro de espectadores apoiantes: vários emigrantes compraram um bilhete para os três jogos caseiros dos franceses para não perderem a oportunidade de assistir ao vivo à partida.

Com a passagem assegurada, as duas equipas decidem a liderança do grupo no derradeiro jogo antes das fases a eliminar. Os portistas lideram com 13 pontos. O PSG é segundo, a apenas um ponto dos "dragões". 

O primeiro jogo entre ambos acabou com uma vitória dos portugueses (1-0).


in "qq.pt"

Abdoulaye entra na zona de risco para os oitavos de final

O FC Porto é uma das equipas mais disciplinadas da Liga dos Campeões e essa condição faz-se notar no jogo de Paris. 

Apenas um jogador está em risco para os oitavos-de-final, trata-se do senegalês Abdoulaye, sancionador com cartão amarelo nos dois últimos jogos, frente ao Dínamo Zagreb e Dínamo Kiev.

Maicon, Fernando, Varela e Jackson são os restantes jogadores que têm um cartão amarelo.

in "abola.pt"

Pinto da Costa lidera comitiva que viajou para Paris


Pela primeira vez esta época em jogos internacionais, o presidente comanda a comitiva do FC Porto que já seguiu para a capital francesa.
A comitiva do FC Porto, liderada por Pinto da Costa, já seguiu, pelas 9 horas, viagem rumo a Paris, onde a equipa defronta amanhã, no Parque dos Príncipes, o Paris Saint-Germain na última jornada do Grupo A da Liga dos Campeões. É a primeira vez esta época que o presidente do FC Porto acompanha a equipa em jogos internacionais, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao coração e do natural período de convalescença.

Para a discussão do primeiro lugar no Grupo A da Champions, o treinador Vítor Pereira, recorde-se levou para Paris 18 jogadores: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Miguel Lopes, Otamendi, Mangala, Abdoulaye e Alex Sandro (defesas); Fernando, Defour, Castro, Moutinho e Lucho (médios); James, Varela, Atsu, Jackson e Kléber (avançados).

Mais logo, pelas 18 horas, Vítor Pereira e um jogador do plantel comparecem na conferência de imprensa de antevisão do jogo desta terça-feira, finda a qual a equipa fará um treino de adptação do relvado do Estádio dos Príncipes.

in "ojogo.pt"