segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

VITOR PEREIRA: "QUEREMOS VENCER"


Vítor Pereira não regateia elogios ao Paris-SG, mas também não os disfarça quando fala da própria equipa. Vencer em Paris, proporcionar um bom espectáculo aos emigrantes e terminar em primeiro lugar no Grupo é o objectivo do FC Porto, segundo afirmou esta segunda-feira o treinador, em conferência de imprensa.

Como é que o FC Porto vai jogar, depois de ter sofrido a primeira derrota da época, em Braga?
Em primeiro lugar, não creio que o jogo de Braga tenha qualquer relação com este jogo da Liga dos Campeões. Relativamente ao jogo de amanhã, independentemente daquilo que o Paris-SG quiser fazer, independentemente da qualidade individual e colectiva ao Paris-SG, nós temos a nossa identidade, sabemos bem o que queremos, somos uma equipa que tem determinado padrão de jogo, que gosta de ter bola, gosta de ter iniciativa, gosta de ser agressiva, portanto amanhã vão de certeza ver um FC Porto igual a si próprio.

Que avaliação faz do Paris-SG, que começou a época com muitas aspirações, mas nos últimos jogos tem fraquejado.
Esta equipa do Paris-SG está recheada de valores individuais, que formam um conjunto forte. Há dois meses, quando os defrontámos, estavam claramente em crescendo e falava-se de uma das melhores equipas da Europa, com aspirações a ganhar a Liga do Campeões. E na Champions tem sido uma equipa, de facto, muito forte, por isso acredito numa equipa com qualidade, numa equipa muito para além do Zlatan [Ibrahimovic], mas acredito fundamentalmente na nossa equipa e estou focado no nosso jogo, no nosso padrão de jogo, na nossa ambição. Sinto claramente uma equipa que pensa o jogo colectivamente e age colectivamente e que sente colectivamente e isso transmite-me confiança para o jogo.

Acha que o Paris-SG vai estar muito pressionado por causa dos últimos resultados?
Não sei como é que a equipa responde a este tipo de pressão, as grandes equipas estão habituadas à pressão, vivem com ela todos os dias. Nós vivemos com a pressão dos resultados todos os dias. É o nosso dia-a-dia, acredito que o Paris-SG viva também assim. Sob pressão as grandes equipas reagem, não estou à espera de facilidades no jogo de manhã. Estou à espera de um jogo difícil, mas como já disse, acredito claramente numa vitória amanhã e é para isso que vamos jogar, com o objectivo claro de ganhar o jogo.

De quem é a maior responsabilidade neste jogo, do FC Porto ou do Paris-SG?
A responsabilidade do FC Porto, aqui, em casa, em qualquer lado, é ganhar os jogos. Essa é a nossa responsabilidade e assumimo-la em qualquer lado, temos a responsabilidade de ganhar os jogos. Amanhã estamos focados em vencer o jogo, depois logo se verá, com o sorteio. Para já, queremos vencer, proporcionar à nossa massa associativa e aos emigrantes de uma maneira geral, um bom espectáculo e é nisso que vamos insistir.

Tem algum receio especial de Zlatan Ibrahimovic?
Eu acredito no futebol como equipa. Se o Zlatan não tem uma equipa que lhe proporcione boas ocasiões, a exploração das suas qualidades individuais. Não acredito que ganhe o jogo sozinho, acredito num jogo colectivo, é assim que eu vejo a minha equipa, é assim que eu vejo o futebol. As individualidades podem de facto fazer a diferença se o colectivo estiver forte, porque não acredito que façam a diferença sem o colectivo forte a sustentar toda a sua qualidade individual.

O francês Mangala tem sido muito utilizado, que análise faz ao rendimento do jogador?
Mangala é um jogador com qualidade, não gosto muito de individualizar, como temos muitos no plantel. Um jogador à procura de afirmação em Portugal, na equipa, agora é um jogador com uma mentalidade muito forte, que eu acredito sinceramente e por isso mesmo tenho apostado nele ultimamente.

O objectivo é terminar em primeiro lugar a fase de grupos?
Temos como objectivo terminar em primeiro lugar. A partir do momento em que conseguimos a passagem à próxima fase passamos a ter como objectivo terminar em primeiro lugar no grupo. Relativamente à defesa menos batida, eu continuo a achar que se a linha defensiva é importante na manobra ofensiva, também considero que toda a equipa, que todos os atacantes e os médios são muito importantes no processo defensivo e muito mais no processo defensivo que nós normalmente procuramos apresentar. É um registo, se isso acontecer fico satisfeito, mas o que eu quero é que a mina equipa apresente níveis de competência que tem apresentado, com qualidade ofensiva, com qualidade defensiva, com espírito de entreajuda, com espírito colectivo forte, porque tem sido essa a nossa matriz este ano e são essas as nossas armas para defrontar qualquer adversário, em qualquer ambiente. E a experiência também, porque temos jogadores com muita experiência de Liga dos Campeões.

Jackson Martínez
"Mentalidade para ganhar"

O avançado Jackson Martínez destacou mentalidade do FC Porto e a forma como foi acolhido pelos companheiros. No resto, vencer é a palavra de ordem.

Chegou esta época à equipa e à Europa e as coisas estão a correr-lhe bem...
A adaptação ajudou-me, foi rápida. Um grupo maravilhoso, que me acolheu muito bem e está-se a trabalhar para que os resultados sejam os que pretendemos para esta temporada.

Em que patamar coloca o FC Porto pelo que já viu da Liga dos Campeões?
O FC Porto não vou comparar com nenhuma outra equipa, porque cada uma tem o seu nível de jogo. Do FC Porto o que se pode dizer é que tem uma mentalidade de jogar sempre para ganhar.

O Paris-SG está a passar uma fase conturbado, acredita que o FC Porto pode tirar partido dessa instabilidade?
Para nós é um jogo importante e não nos interessam os outros. O Paris-SG é uma grande equipa, formada por grandes jogadores, e que vai querer ser primeiro, conquistar os três pontos, mas nós estamos a pensar como podemos causar-lhes problemas e atingir os nossos objectivos.

Como lhe estão a correr os primeiros meses na Europa, está satisfeito com o seu rendimento individual?
Quando cheguei ao FC Porto percebi logo que existe uma mentalidade colectiva muito por cima do que é individual e quando as coisas funcionam bem colectivamente também funcionam individualmente.


in "fcp.pt"

Sem comentários: