sábado, 29 de junho de 2013

Quintero - a importância de se chamar Juan

O Mundial de Sub20 pode ser comparado a um site de relacionamentos. Há quem se queira vender com a noção da visibilidade que tem naquela “montra” sabendo que quanto melhor fôr a sua pose/performance dentro da plataforma de projeção, mais e “melhores” interessados terá com quem partilhar objetivos no futuro... estes, que também procuram quem lhes possa vir a fazer feliz no futuro, seja pela via desportiva (clubes/olheiros), seja pela via financeira (clubes na perspetiva de valorização futura/empresários).

Assim, é normal que muitos jogadores se galvanizem e deixem a pele em campo por saber o quão benéfico será para eles começar a partilhar objetivos com ambições e orçamentos elevados, piscando o olho a quem pode “comprar”.

Poderá ser o caso de um dos jogadores mais talentosos e apelativos deste Mundial, mas se a qualidade vem ao de cima da maneira que vem é porque o talento está lá e não apenas pela perspetiva de valorização: a visão de jogo alargadíssima, a precisão no passe, a técnica acima da média, o toque de bola que emana um perfurme de charme e a meia distância precisa que já valeu dois golos à sua seleção, seja em bola corrida seja através de lances de bola parada. Tudo isto é como o algodão: não engana.

De quem se trata? Bem, se o víssemos jogar sem camisola, soubessemos que o torneio não era para jogadores com 20 anos ou menos e ouvíssemos o seu treinador e companheiros chamar-lhe “Juan”, o instinto mandaria dizer que se trataria de um dos melhores nº10 de sempre – Juan Roman Riquelme.

Não seria motivo de embaraço, perante quem soubesse de que jogador se tratava, e nos ouvisse a proferir o nome errado dirigido àquele rapaz de 1,65 metros preenchidos de génio. É que Juan Roman Riquelme não partilha só o primeiro nome com o jogador em questão: para além de tudo o que está referido acima, há ainda o nº10 nas costas, a forma como gosta de pegar no jogo e trazer consigo a equipa, a exclusividade que ele tem em cobrar lances de bola parada, a maneira fluída como recebe/conduz o esférico e os promenores técnicos que deliciam qualquer adepto de futebol.

Este Juan mais novo tem-se “vendido” de forma exuberante neste Mundial de Sub20 (e não só, basta olhar para o que fez no SudamericanoSub20 para atestar a sua importância na sua seleção) para quem queira comprar, fazendo dos 8 milhões que pede atual "parceiro" para um potencial divórcio uma verdadeira pechincha a pagar por quem promete ultrapassar o Juan mais velho na carreira que poderá vir a ter.

Os interessados andam atentos, uns mais que outros. O FC Porto é um deles e se contar com Juan Fernando Quintero nas suas fileiras na próxima época, terá mais um talento de classe mundial para potenciar e projetar depois de Falcao, James e Jackson. O futebol português agradecereria o perfume que o futebol do 10 colômbiano pudesse espalhar pelos seus relvados, embora o modelo de jogo portista tivesse de ser alterado... mas valeria a pena.

in "record.pt"

Atlético Madrid desiste de Otamendi

VALOR PEDIDO É INCOMPATÍVEL

O Atlético Madrid parece ter desistido de contratar o defesa portista Nicolás Otamendi, segundo revela o diário espanhol "As". Na base da desistência estará, aparentemente, o valor pedido pelos dragões, que exigem 15 milhões de euros.

Ora, essa verba não está de acordo com aquilo que os madrilenos estão dispostos a dar, já que tem apenas dispõem de 30 milhões para contratar ainda um médio e um avançado, posições que são vistas por Diego Simeone como prioritárias.

in "record.pt"

Iturbe anuncia regresso

JOGADOR VIAJA ESTE SÁBADO

Foi através do Twitter que Juan Manuel Iturbe anunciou que estava este sábado de regresso ao Porto e deverá assim apresentar-se ao trabalho já na segunda-feira, no Olival.

"De partida para o Porto", escreveu na rede social.

A dúvida em torno do regresso do jovem argentino de 20 anos prendia-se com o facto de o River Plate, clube onde esteve emprestado nos últimos meses, querer prolongar o empréstimo.

Aliás, o presidente do clube argentino, Daniel Passarella, está mesmo de viagem pela Europa e uma das suas missões é renegociar o empréstimo de Iturbe por mais seis meses. Contudo, Iturbe irá mesmo apresentar-se ao trabalho nos azuis e brancos e, apesar de ter manifestado vontade de ficar na Argentina, o craque até já se tinha despedido dos adeptos do River.

in "record.pt"

Negócio fechado, dizem os colombianos

Segundo a conceituada Rádio Caracol, da Colômbia, Quintero vai ser mesmo reforço do FC Porto para a próxima temporada.


O médio do Pescara, assegura a rádio colombiana, está muito próximo de ser anunciado oficialmente como jogador do FC Porto, com quem assinou um contrato válido por "cinco temporadas."



A Caracol anunciou ainda que já há "acordo entre os dois clubes" e que Quintero, que se irá juntar a Jackson e Quiñones nos dragões, vai custar "10 milhões de euros" aos cofres do FC Porto. 


in "ojogo.pt"

"Não estou colado ao FC Porto"

Numa extensa entrevista a O JOGO (pode ler na edição e-paper ou impressa), Sérgio Conceição falou sobre a sua personalidade, o seu passado, o presente, mas falou também do FC Porto...
Em junho de 1998, Sérgio Conceição agitou o defeso. A transferência para a Lázio, num valor superior a milhão e meio... de contos (7,5 milhões de euros), foi um estouro e o jogador correspondeu, tanto que esteve em Itália sete épocas, entre o clube romano, o Parma e o Inter.

Da carreira de futebolista afirma que já disse tudo... "mas havia tanto por dizer" (entre sorrisos), porque hoje a vida é outra. A importância que teve no FC Porto deu-lhe uma ligação quase eterna aos dragões. Essa imagem de uma colagem ao FC Porto, como acontece com tantos ex-jogadores dos dragões, hoje treinadores, é algo que Sérgio não valoriza.

"Não estou colado ao FC Porto, nem tinha que estar, mas dizer isto não significa que não goste do clube, ou que esteja zangado com as pessoas. Faz parte de uma época fundamental na minha carreira de futebolista e nunca poderia esquecer tudo o que me proporcionou no início, tal como é impossível esquecer os tempos de formação na Académica. Mas não devo nada ao FC Porto, nem o FC Porto me deve a mim. O clube deu-me muito, mas também ganhou muitos milhões com a minha transferência para a Lázio. Ninguém deve nada a ninguém. Tenho boas relações com as pessoas do FC Porto, mas sou um treinador de futebol que defende a equipa onde está", garantiu.

in "ojogo.pt"

Quintero, o pequeno génio (video)

Quintero para fazer de James

São vários os pontos que unem os dois jogadores, que até se estrearam no mesmo clube, o Envigado...
Juan Fernando Quintero está muito próximo de assinar pelo FC Porto (ler mais informações na edição e-paper ou impressa de O JOGO) e Paulo Fonseca prepara-se para ter um substituto para tentar fazer esquecer James Rodríguez.

Quintero não é James, mas também não lhe será fácil escapar à comparação. São parecidos no estilo e na forma, jogam com o pé esquerdo e preferem a posição 10, embora também possam ser facilmente desviados para uma ala.

Foi assim com James no FC Porto, mas também com Quintero no Pescara, embora o colombiano - tal como James... - já tenha feito questão de repetir por mais do que uma ocasião que se sente mais confortável a jogar pelo meio.

Mas há mais curiosidades a ligar os dois compatriotas: acabaram a formação e estrearam-se como profissionais no mesmo clube, o Envigado, sendo ainda que foram sempre as figuras principais das seleções de base da Colômbia, por onde vestiram a mesma camisola com o número 10.

Aliás, por estes dias, Quintero tem estado em destaque no Mundial de sub-20, tendo liderado a sua seleção para os oitavos de final da prova (ver caixa ao lado). O médio/extremo apresenta como principais qualidades uma excelente visão de jogo, marca bem os livres e tem uma técnica acima da média, atributos reconhecidos também em... James.

in "ojogo.pt"

Lucho e Otamendi já chegaram ao Porto


Lucho e Otamendi já estão em Portugal, tendo chegado este sábado de manhã à cidade do Porto.

A chegada ao aeroporto foi feita em silêncio, já que os argentinos não estavam autorizados a prestar declarações aos jornalistas.

A dois dias do regresso aos trabalhos, o plantel do FC Porto começa a chegar à Invicta. A chegada da maioria dos jogadores está prevista para amanhã.


in "abola.pt"

Wil Coort para lá de Helton

TREINADOR DE GUARDA-REDES RENOVOU

Já é praticamente mobília da casa e por lá vai continuar, aparentemente por mais duas temporadas. Wil Coort promete mesmo resistir a Helton, o primeiro guarda-redes que treinou quando, em 2005/06, chegou à Invicta.

O técnico dos guardiões azuis e brancos, cujo contrato terminava no final desta temporada, renovou, de acordo com a imprensa holandesa, por uma época, com mais uma de opção. Assim sendo, e se se mantiver no FC Porto mesmo até 2015, o holandês, de 44 anos, completará uma década ao serviço dos atuais tricampeões nacionais. O curioso é que Wil Coort poderá mesmo ultrapassar a ligação de Helton ao FC Porto, uma vez que o brasileiro, de 35 anos, tem apenas mais um ano de ligação ao clube, embora a sua renovação também não esteja colocada de parte e deva ser discutida mais para a frente esta temporada ou no final da mesma.

Para já, fica confirmada a integração do holandês da equipa técnica liderada por Paulo Fonseca. Note-se que Wil Coort tem resistido às mudanças de treinadores operadas ao longo dos tempos por Pinto da Costa, tendo trabalhado no FC Porto com Co Adriaanse, Jesualdo Ferreira, André Villas-Boas e Vítor Pereira. O holandês chegou ao Dragão pela mão do seu compatriota, depois de várias temporadas de ligação ao Ajax. Co Adriaanse deixou os azuis e brancos em litígio, mas o treinador de guarda-redes foi convidado a continuar.

in "record.pt"

River não desiste de Iturbe

PROCURAM NOVO EMPRÉSTIMO DO JOVEM

O River Plate não desiste de Juan Manuel Iturbe, jogador cujo nome continua a surgir frequentemente em destaque na imprensa argentina. Ontem não foi exceção, até porque o presidente do River, Daniel Passarella, está em trânsito para a Europa e um dos motivos da sua viagem passa por convencer o FC Porto a emprestar o extremo à sua equipa por um novo período de 6 meses e, desta feita, sem custos que vão para lá dos ordenados do jogador.

Recorde-se que Iturbe pediu recentemente aos dirigentes do River para pressionarem os do FCPorto e o desejo do extremo, de 20 anos, parece estar a ser atendido. “Falei com o representante do Iturbe, colocámos muitas hipóteses em cima da mesa e até lhe disse que seria possível recebê-lo por mais seis meses sem pagarmos nada, uma vez que já pagámos uma quantia bastante avultada pelo empréstimo dos últimos seis meses”, revelou Daniel Passarella à imprensa argentina.

O presidente do River não se ficou por aí e fez passar a mensagem de que um novo empréstimo de Iturbe ao clube argentino seria bom para todas as partes. “Um novo empréstimo deixaria as três partes envolvidas contentes, até o próprio FC Porto, uma vez que o Iturbe valorizou-se bastante aqui no River. O nosso clube está a servir de montra para ele”, garante.

Apesar de tudo, Iturbe deve mesmo apresentar-se ao trabalho, no Olival, já na segunda-feira. Depois disso, logo se verá o que acontece.
.
in "record.pt"

Floro por dois anos em Inglaterra

JOVEM DEFESA ESQUERDO NO SHEFFIELD WEDNESDAY

O defesa-esquerdo dos juniores do FC Porto, Floro, vai transferir-se para o Sheffield Wednesday, de Inglaterra, que na próxima temporada vai disputar o Championship. O lateral, de 19 anos, assina por duas temporadas com o seu novo emblema na segunda-feira.

in "ojogo.pt"

Palmeiras quer Kléber mesmo com Kardec

Treinador do clube brasileiro garante que a chegada do jogador do Benfica não altera os planos: a vontade é manter Kléber


A chegada de Alan Kardec ao Palmeiras não implica que Kléber esteja de saída. Emprestado pelo FC Porto até ao mês de junho, o avançado dos quadros dos dragões continua a fazer parte dos planos do clube brasileiro, mesmo com Kardec na concorrência. 

"Independentemente da chegada do Alan, conto com Kléber. Foi a nossa principal contratação para o ataque. Infelizmente, ele teve lesões que não o deixaram mostrar o seu futebol, mas eu conto com ele", garantiu o treinador Gilson Kleina.

"É um jogador que iniciou bem a Série B, já está muito mais adaptado e preparado para as competições do Brasil, mas esse é um acordo entre as direções", acrescentou. 

Recorde-se que a vontade do Palmeiras e do próprio jogador é prolongar o empréstimo até final do ano. 


in "ojogo.pt"