sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Villas-Boas: «Não me compete falar sobre Jorge Jesus»

TÉCNICO RECUSA COMENTAR SITUAÇÃO DE JJ

À margem do comentário à jornada 11 da Liga ZON Sagres, André Villas-Boas foi inquirido sobre o momento vivido por Jorge Jesus no comando do Benfica. O técnico azul e branco preferiu fugir ao assunto, deixando no ar um crítica ao que Luís Nazaré disse, ao afirmar que o objetivo crível é o 2.º lugar.

"Acho que não me compete a mim comentar sobre Jorge Jesus. A única coisa que registo, com curiosidade e suspeição, é tal comunicado em que se diz que o objetivo é o 2.º lugar. Não enganam ninguém. Isso é menosprezar quem trabalha normalmente", referiu.

Villas-Boas aproveita para considerar as críticas feitas a Jesus como sendo injustas: "É um injustiça de todo o tamanho, mas vem no sentido da exigência do clube em si. O treinador do Benfica não merece uma crítica agressiva".

Villas-Boas: «Continuar na senda das vitórias»

Tecnico azul e branco não quer facilitismos

O técnico azul e branco André Villas-Boas esteve esta sexta-feira presente na habitual conferência de imprensa de antevisão aos encontros da Liga ZON Sagres e deixou no ar a ideia de que a vitória diante do Benfica, por 5-0, não elevou o ego dos dragões, não se deixando levar por um onda de euforia, que ele próprio considera não existir.

"Acho que a onda não chega a ser criada pelo simples facto de termos ganho ao Benfica simplesmente por se ter dito que foi por demérito do adversário. Ganhámos 5-0 àquele Benfica, não foi contra o Benfica de sempre, não foi contra o Benfica campeão nacional. 5-0 contra o campeão não é normal e também não o é contra o Benfica", assegurou.

Apesar de achar o resultado anormal, Villas-Boas não deixa que se retire o valor do triunfo azul e branco, relembrando que a equipa da Luz chegou a estar a vencer por 4-0 frente ao Lyon poucos dias antes:

"O FC Porto ganhou a um Benfica que nada tem a ver com o do ano passado. Mas também ganhou a um Benfica superpoderoso na Supertaça. Um Benfica que na semana passada tinha estado a ganhar 4-0 ao Lyon. Não devemos menosprezar o que foi conseguido".

Quanto à vantagem de dez pontos conseguida em apenas dez jogos, o técnico dos dragões não entra em euforias e admite que o plantel irá estar sempre alerta. "É uma vantagem completamente anormal e temos de estar alerta. E estar alerta é continuar na senda das vitórias e queremos fazê-lo já contra o Portimonense. Faltam quatro jogos até ao fim do ano e eu gostava de manter esta distância até lá", assegurou.

Portimonense com vontade de ganhar

Sobre o encontro diante do Portimonense, Villas-Boas só pensa no triunfo: "O nosso objetivo é continuar a ganhar. O Portimonense tem um balão de confiança depois do empate com a Académica, onde teve todo o mérito. Na visita ao Dragão sentem que têm uma boa oportunidade para discutir o jogo com o super Porto. Ou melhor, um Porto que quer continuar a ganhar".

in "record.pt"





Centrais da moda... outra vez

Três factos para uma conclusão simples: a Juventus pisca o olho a Rolando; o seleccionador argentino volta a incluir Otamendi na convocatória e as exibições de Maicon convencem quem já desempenhou papel idêntico em campo. E a tal conclusão simples é: os centrais do FC Porto estão na moda. Ou melhor ainda: os centrais do FC Porto continuam na moda, tendência que se tem mantido intacta e sem sacrificar os lucros quase anuais que o clube factura com esse sector específico. O último exemplo foi Bruno Alves, vendido ao Zenit por 22 milhões.

Precisamente por não haver Bruno Alves, estes novos sinais de vitalidade no centro da defesa portista, quando muitos adivinhavam um buraco de difícil resolução, ganham protagonismo. "É difícil substituir um jogador como Bruno Alves, que marcou uma época, mas Maicon tem correspondido largamente", diz Mozer, uma voz experimentada na matéria e suficientemente isenta. Eduardo Luís, também rendido ao brasileiro e ainda na expectativa para ver o que vale Sereno, vai mais longe: "Não se têm notado flutuações entre os três centrais mais utilizados. Entra um, sai outro e o bom rendimento mantém-se".

Maicon surge como protagonista principal, quanto mais não seja porque a rodagem de Rolando - que até aparece como candidato à próxima transferência do sector - e a de Otamendi, que chegou com o crédito da selecção argentina às costas, serviam de garantia mais ou menos evidente. Maicon era, portanto, a interrogação a desfazer, dúvidas que não se estendiam a quem via os treinos da última época, estranhando a escassa utilização. "Sempre acreditei no Maicon e sempre disse que era muito bom jogador. Agarrou a oportunidade e, tal como outros jogadores em que muitos não acreditavam, tem provado valor para estar aqui. Nesta casa, normalmente acertam, e ele está a demonstrar que tem uma enorme qualidade", diz Rolando, parceiro de uma dupla consistente. Mozer complementa a avaliação: "Ao contrário do que parece, Maicon não é lento; joga limpo e não é agressivo".

Maicon ficou a marinar à sombra de Bruno Alves, na já tradicional tendência do FC Porto para amadurecer bem as apostas no centro da defesa. Aliás, o próprio Bruno Alves, mas também Ricardo Carvalho e Pepe - os senhores 30 milhões que José Mourinho juntou em Madrid para dar consistência defensiva aos planos galácticos - passaram por um processo semelhante. Saber escolher e esperar tem sido uma virtude milionária do FC Porto no que toca a centrais. Rolando tem uma cláusula de 30 milhões e discretamente, a troco de Farías, a metade do passe de Maicon que faltava já foi comprada. Percebe-se porquê.

Interesse da Juventus "faz bem ao ego"

No dia seguinte à notícia do interesse da Juventus em contratar Rolando já na reabertura de mercado, foi o próprio defesa-central a comentar o assunto. "No futebol, as notícias que dão conta do interesse de outros clubes nos jogadores são normais. Temos de saber lidar com isso. É sempre gratificante para o nosso ego, a nossa auto-estima, mas o mais importante é continuarmos a fazer o nosso trabalho no clube em que estamos, porque a partir daí é que podem surgir coisas ainda melhores para o futuro", explicou, antes de se recusar a considerar este o melhor momento da carreira: "Já tive momentos bons e este é mais um ponto alto da minha carreira. Estou, juntamente com a equipa, no bom caminho. Temos conseguido grandes resultados e, para mim, o principal objectivo é chegar ao fim-de-semana e vencer. Esse é que é sempre o meu ponto-alto". Sobre as notícias relativas a uma hipotética renovação, Rolando limitou-se a dizer que ainda não é o momento para abordar publicamente o assunto. "Logo se verá".

Mozer: "Tem qualidade para a selecção"

Maicon já conquistou o seu lugar no eixo da defesa do FC Porto e no futuro só pode melhorar, de acordo com Mozer, antigo central do Benfica: "As qualidades técnicas estão lá, não é faltoso e tem um autocontrolo impressionante". Depois deste retrato traçado em dois tempos, Mozer vai mais longe. "Tem vindo a amadurecer, joga muito concentrado e penso que no futuro tem qualidades para chegar à selecção brasileira", garantiu. Aliás, o que no FC Porto é mais fácil: "É um clube que projecta e valoriza muito os seus jogadores".

Eduardo Luís: "Fiquei maravilhado com ele"

Eduardo Luís ficou marcado pela exibição de Maicon em Coimbra e reconhece no central do FC Porto qualidade de sobra para chegar longe. "Fiquei maravilhado com a exibição dele em Coimbra, foi o melhor. Mas ele tem feito um excelente campeonato e tem-se confirmado como um jogador à Porto", apontou. Mas mais do que isso: "Falam muito no David Luiz, mas, para mim, ele é tão bom ou melhor. Aliás, isso só demonstra a perspicácia do FC Porto, quando vai buscar um defesa-central. Só tem 22 anos e pode ir muito longe".

in "ojogo.pt"

O teste do meio

Fernando está lesionado; João Moutinho castigado. André Villas-Boas não vai poder contar com a dupla do meio-campo pela terceira vez esta temporada, depois de se ter visto privado destes dois jogadores nos jogos realizados no Estádio do Dragão frente ao Limianos (4-1) e Besiktas (1-1) - Moutinho entrou apenas na segunda parte do confronto com os turcos. Os dois médios, cada vez mais indiscutíveis no onze do FC Porto, vão ser substituídos nesta partida por Guarín e Rúben Micael, tendo ainda a companhia de Belluschi, o único sobrevivente do meio-campo mais tradicional deste dragão.

Curiosamente, este jogo apresenta-se como um verdadeiro teste às alternativas de meio-campo no FC Porto, uma vez que Fernando e João Moutinho têm uma grande representação estatística em dois aspectos fundamentais do jogo: recuperações de bola e passes executados. Fernando e Moutinho, cada um à sua maneira, representam a fonte nuclear do jogo apresentado pelo FC Porto, o que transforma esta ausência simultânea em mais um dado curioso para acompanhar durante a partida frente ao Portimonense. E se Guarín já defrontou o Benfica, Rúben vai reaparecer no onze, para uma fórmula no meio-campo que vai ser experimentada pela primeira vez esta época.

in "ojogo.pt"

Um líder invencível à procura de desafios

Mourinho é exemplo a seguir pelo “aluno” villas-boas
 

Com a experiência acumulada no FC Porto, Rolando sabe que o líder do campeonato suscita sempre uma motivação extra nos adversários, daí que tenha manifestado a sua convicção de que nesta altura há uma luta para ver quem será o primeiro a derrotar a equipa de Villas-Boas. Um desafio interessante para o qual os dragões estão preparados e que se tem repetido com insistência na última década. A marcha atual já vai em 10 jogos e essa marca já é uma das melhores desde 2000/01.

No entanto, esta campanha ainda está muito distante das séries fantásticas de José Mourinho. Em 2002/03, só o Marítimo, à passagem da 22.ª jornada, conseguiu bater a equipa que conquistou a Taça UEFA. E o que dizer da época seguinte? Os campeões europeus só conheceram o sabor da derrota no campeonato, na 29.ª jornada, cedendo perante o Gil Vicente.

Se olharmos para a carreira de Jesualdo Ferreira, o antecessor de Villas-Boas, constatamos que nunca conseguiu levar a barreira da invencibilidade para lá da 14.ª jornada. Nas restantes temporadas, o máximo que conseguiu foi manter a sua equipa sem derrotas até à 6.ª.

Numa competição onde o perigo espreita a cada esquina, é altamente meritório o comportamento dos dragões versão 2010/11. Somam 9 vitórias e apenas 1 empate, tendo estado em vantagem também diante do V. Guimarães. A solidez tem sido uma das imagens de marca da estrutura montada por Villas-Boas, pelo que só assim se explica o facto de ainda não ter perdido em nenhuma frente.

in "record.pt"

F.C. Porto: Fernando e Falcao correm contra o tempo

A três dias do jogo com o Portimonense, André Villas-Boas ainda se debate com duas dores de cabeça. Fernando e Falcao continuam a não treinar com o restante grupo de trabalho e têm em risco a presença na recepção aos algarvios.

O médio brasileiro recupera de uma lesão muscular e o bom senso aconselha uma gestão cuidada da sua utilização. Por isso mesmo, e até pela boa resposta dada no Clássico, é bem provável que Freddy Guarín mantenha a titularidade na posição mais recuada no trio do meio-campo.

Já o caso de Radamel Falcao é diferente. Uma pancada na coxa esquerda deixou o colombiano fora de combate até hoje, mas o espaço de tempo até ao jogo parece suficiente para a total reabilitação.

Caso André Villas-Boas prefira não arriscar, Walter poderá ter finalmente a oportunidade de se estrear a titular no campeonato.

Maicon também não subiu ao relvado no apronto matinal. O central contraiu uma entorse no tornozelo e só fez tratamento. A situação não levanta grandes preocupações, no entanto. Recorde-se que frente ao Portimonense, João Moutinho, castigado, terá de ficar na bancada. Rúben Micael é o seu substituto natural.

No treino desta quinta-feira, nota ainda para as presenças do guarda-redes Kadu (sub-17) e do defesa Ricardo (sub-19).

Sexta-feira, pelas 12h30, André Villas-Boas projecta o próximo compromisso do F.C. Porto para o campeonato.

in "maisfutebol.iol.pt"

Helton sobe ao top 3 dos estrangeiros com mais jogos pelo F. C. Porto

Helton é o capitão, lidera a defesa menos batida da Liga e entrou no top 3 dos estrangeiros com mais jogos pelo F. C. Porto no campeonato. Após o clássico, soma 126, mais um do que Mário Jardel. Só Aloísio (332) e Drulovic (195), os guias da tabela, fizeram melhor.

Helton é o primeiro ou o último do onze, conforme o ponto de vista. Aos olhos do adversário é o último obstáculo a tombar, na visão de André Villas-Boas é o primeiro pilar do sucesso. Com o F. C. Porto-Benfica bem fresco na memória, basta lembrar as declarações do técnico após a goleada para ilustrar a importância de quem defende.

"O momento definitivo do jogo foi a organização defensiva que bloqueou o Benfica". Este foi um dos segredos da vitória e nele encaixa Helton, desde domingo com entrada directa no top 3 dos notáveis, onde cabem os estrangeiros com mais jogos pelo F. C. Porto no campeonato.

O guarda-redes deixou Mário Jardel para trás (125 jogos) e conquistou um lugar no pódio (126). Agora apenas tem à sua frente os também emblemáticos Drulovic (195) e Aloísio (332). A colheita portista de Helton começou em 2005/06, após a ambientação a Portugal na U. Leiria, desde 2002.

Antes tinha servido o Vasco da Gama e sido chamado à selecção olímpica do Brasil. Na Invicta sagrou-se tetracampeão. Sob as ordens do holandês Adriaanse disputou 11 encontros, mas nas quatro épocas seguintes, com Jesualdo, e o progressivo afastamento de Vítor Baía, agarrou o lugar, em definitivo. Totalizou 105 jogos.

Seguro pelo contrato até 2013

Esta é a sua sexta época no Dragão e ainda tem mais duas no contrato. Desde o tiro de partida da Liga, em Agosto, ganhou três lugares na lista dourada, entre os jogadores estrangeiros mais utilizados no F. C. Porto. Começou por suplantar Kostadinov, ao defender as redes azuis e brancas no F. C. Porto-Beira-Mar, da 2.ª ronda. Logo de seguida superiorizou-se ao mágico Deco, no Rio Ave-F. C. Porto. A 10.ª jornada proporcionou-lhe a quebra de mais uma marca, ao colocar-se à frente do super Mário.

Desde o F. C. Porto-Benfica, para a Supertaça, na abertura oficial, as coisas têm corrido às mil maravilhas para Villas-Boas e companhia. O guarda-redes, só com quatro golos sofridos na Liga, espelha esse bom desempenho. Aos 32 anos, com três Taças de Portugal e três Supertaças para juntar ao tetra, herdou a braçadeira de capitão e tem feito por isso.

"Tive a oportunidade de aprender bastante aqui, com o Jorge Costa, o Pedro Emanuel, o Baía... A receptividade foi boa e ensinaram-me muito. Posso dizer que aprendi a gostar do F. C. Porto, não só como jogador profissional. Também aprendi a ter carinho pelo clube. É isso que procuro transmitir aos novos. Seriedade e empenho, porque as coisas acontecem". Já era assim o discurso de Helton, no estágio de pré-temporada, em Marienfeld, na Alemanha. Hoje, além de guardar a baliza, também funciona como escudo protector da equipa.

in "jn.pt"

Interesse da Juventus não surpreende empresário de Rolando

O empresário de Rolando não está surpreendido com o interesse de grandes clubes no central do FC Porto. Cardoso da Silva, comentou, em entrevista a Bola Branca, o interesse da Juventus no internacional português, que pretende assegurar o concurso do central já em Janeiro.

"É um jogador com uma regularidade enorme, um jogador de equipa, eficiente, que se sabe comportar e só quem não acompanha isto é que não sabe. É natural que haja interessados nele", começou por referir o representante do defesa de 25 anos.

Cardoso da Silva remete o interesse de outros clubes para a SAD do FC Porto, garantindo que não foi contactado por dirigentes da "vecchia signora", e encaminha para os "azuis-e-brancos" qualquer contacto por Rolando.

"Ninguém nos contactou. Ele está bem no FC Porto e sente-se bem aí. Qualquer assunto, terão que falar com o FC Porto, já que ninguém falou comigo ou com o jogador", assegurou.

Rolando tem contrato até 2014 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de Euros, mas Cardoso da Silva não aborda a possível renovação de Rolando.

Quanto a uma possível transferência, o empresário considera que, "desportivamente", o jogador não poderia estar melhor.

"Desportivamente, não há melhor do que o FC Porto. Neste momento ele está feliz e concentrado por isso essa questão não se coloca", rematou.

in "rr.pt"

Stempin: «Só três lances livres? Nunca me aconteceu»

Greg Stempin sabe bem o que representa um clássico com o Benfica. Por isso, só pensa em vencer. Absolutamente recuperado da lesão que condicionou o seu rendimento há duas semanas, o norte-americano ainda estranha o ínfimo número de lances livres de que os Dragões dispuseram na Supertaça e agora, a contar para a Liga, quer eliminar todas as dúvidas à equipa de arbitragem.

Confira as declarações de Stempin na superflash de antevisão da quarta jornada da Liga, que opõe FC Porto Ferpinta e Benfica no Dragão Caixa, a partir das 17h05 de sábado.

Números estranhos

«No jogo da Supertaça, o Benfica esteve vinte e tal vezes na linha de lances livres e nós só lá estivemos três vezes, o que é, no mínimo, bizarro. Nunca me aconteceu, em toda a minha carreira, integrar uma equipa que só dispôs de três lances livres em todo o jogo.»

Mais penetrações e situações para lançar

«Haverá uma série de razões para explicar esse fenómeno, mas nós temos que nos preocupar, sobretudo, com o nosso trabalho, conseguir mais penetrações e criar maior número de situações para lançar com êxito.»

Executar bem

«Eles venceram, mas nós sentimos que não conseguimos uma boa exibição. Se jogarmos e executarmos bem, temos boas probabilidades de vencer. É um clássico e até nós, os jogadores norte-americanos, sabemos o que significa um FC Porto-Benfica. Queremos jogar como temos feito na maior parte dos encontros e ganhar, actuando de uma forma que não permita aos árbitros ter dúvidas sobre a existência de faltas.»

A 100 por cento

«Na Supertaça, estava ainda a recuperar de uma lesão no joelho e sentia um pouco de dor, mas agora estou bem, completamente preparado e a 100 por cento.»
 
in "fcp.pt"
 

Sapunaru apontado ao Blackburn

Associado ontem ao Hamburgo, Sapunaru é notícia, esta quinta-feira, por conta do alegado interesse do Blackburn Rovers, da Premier League.

O defesa romeno ganhou a luta com Fucile pela titularidade na defesa azul e branca, e as suas exibições colocam-no no radar de vários clubes.

Assim, e depois de ter sido noticiado o interesse do Hamburgo no seus serviços, Sapunaru é hoje colocado na rota do Blackburn, 13.ª classificado da Liga inglesa.

O romeno está vinculado ao FC Porto até 2013.
 
in "abola.pt"

Maicon com lugar em perigo

Abre-se uma oportunidade no campeonato para Nicolás Otamendi. Defesa central que até agora só conseguiu jogar com regularidade na Taça de Portugal, onde cumpriu 90 minutos frente ao Limianos, e Liga Europa, prova em que alinhou nas últimas três partidas, duas vezes a titular (CSKA Sofia e Besiktas) e uma a meio tempo, também com os turcos, mas em Istambul.

A dupla Rolando/Maicon tem estado irrepreensível na competição prioritária dos dragões, pois só através da vitória n Liga conseguirão recuperar o título e regressar à Champions, e só num deslize muito grave ou lesão de um dos centrais residentes é que o argentino terá hipótese de ser chamado à equipa. O que muito bem poderá acontecer agora, por baixa clínica do jogador brasileiro.

Maicon sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo no treino de terça-feira e ontem ficou unicamente entregue aos cuidados do departamento médico.

O defesa dispõe ainda de dois dias, hoje e amanhã, para recuperar - e vai com certeza fazer tudo por isso, pois quer continuar a jogar e não perder o lugar... para Otamendi -, mas também é possível que isso não aconteça em tempo útil ou André Villas Boas pura e simplesmente ache por bem que será desnecessário correr qualquer risco quando tem à mão alguém que em nada fará perigar a consistência e eficiência do eixo central dos azuis e brancos.

Bem vistas as coisas, quem neste momento corre o maior risco é Maicon, atendendo à qualidade e estatuto do seu potencial substituto: Otamendi. O defesa brasileiro tem resistido heroicamente à ameaça que constitui o argentino, mas não será fácil conviver com candidato ao lugar tão qualificado, desejado e caro, quatro milhões que os dragões desembolsaram por 50 por cento do seu passe ao Vélez Sarsfield.

in "abola.pt"