sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Centrais da moda... outra vez

Três factos para uma conclusão simples: a Juventus pisca o olho a Rolando; o seleccionador argentino volta a incluir Otamendi na convocatória e as exibições de Maicon convencem quem já desempenhou papel idêntico em campo. E a tal conclusão simples é: os centrais do FC Porto estão na moda. Ou melhor ainda: os centrais do FC Porto continuam na moda, tendência que se tem mantido intacta e sem sacrificar os lucros quase anuais que o clube factura com esse sector específico. O último exemplo foi Bruno Alves, vendido ao Zenit por 22 milhões.

Precisamente por não haver Bruno Alves, estes novos sinais de vitalidade no centro da defesa portista, quando muitos adivinhavam um buraco de difícil resolução, ganham protagonismo. "É difícil substituir um jogador como Bruno Alves, que marcou uma época, mas Maicon tem correspondido largamente", diz Mozer, uma voz experimentada na matéria e suficientemente isenta. Eduardo Luís, também rendido ao brasileiro e ainda na expectativa para ver o que vale Sereno, vai mais longe: "Não se têm notado flutuações entre os três centrais mais utilizados. Entra um, sai outro e o bom rendimento mantém-se".

Maicon surge como protagonista principal, quanto mais não seja porque a rodagem de Rolando - que até aparece como candidato à próxima transferência do sector - e a de Otamendi, que chegou com o crédito da selecção argentina às costas, serviam de garantia mais ou menos evidente. Maicon era, portanto, a interrogação a desfazer, dúvidas que não se estendiam a quem via os treinos da última época, estranhando a escassa utilização. "Sempre acreditei no Maicon e sempre disse que era muito bom jogador. Agarrou a oportunidade e, tal como outros jogadores em que muitos não acreditavam, tem provado valor para estar aqui. Nesta casa, normalmente acertam, e ele está a demonstrar que tem uma enorme qualidade", diz Rolando, parceiro de uma dupla consistente. Mozer complementa a avaliação: "Ao contrário do que parece, Maicon não é lento; joga limpo e não é agressivo".

Maicon ficou a marinar à sombra de Bruno Alves, na já tradicional tendência do FC Porto para amadurecer bem as apostas no centro da defesa. Aliás, o próprio Bruno Alves, mas também Ricardo Carvalho e Pepe - os senhores 30 milhões que José Mourinho juntou em Madrid para dar consistência defensiva aos planos galácticos - passaram por um processo semelhante. Saber escolher e esperar tem sido uma virtude milionária do FC Porto no que toca a centrais. Rolando tem uma cláusula de 30 milhões e discretamente, a troco de Farías, a metade do passe de Maicon que faltava já foi comprada. Percebe-se porquê.

Interesse da Juventus "faz bem ao ego"

No dia seguinte à notícia do interesse da Juventus em contratar Rolando já na reabertura de mercado, foi o próprio defesa-central a comentar o assunto. "No futebol, as notícias que dão conta do interesse de outros clubes nos jogadores são normais. Temos de saber lidar com isso. É sempre gratificante para o nosso ego, a nossa auto-estima, mas o mais importante é continuarmos a fazer o nosso trabalho no clube em que estamos, porque a partir daí é que podem surgir coisas ainda melhores para o futuro", explicou, antes de se recusar a considerar este o melhor momento da carreira: "Já tive momentos bons e este é mais um ponto alto da minha carreira. Estou, juntamente com a equipa, no bom caminho. Temos conseguido grandes resultados e, para mim, o principal objectivo é chegar ao fim-de-semana e vencer. Esse é que é sempre o meu ponto-alto". Sobre as notícias relativas a uma hipotética renovação, Rolando limitou-se a dizer que ainda não é o momento para abordar publicamente o assunto. "Logo se verá".

Mozer: "Tem qualidade para a selecção"

Maicon já conquistou o seu lugar no eixo da defesa do FC Porto e no futuro só pode melhorar, de acordo com Mozer, antigo central do Benfica: "As qualidades técnicas estão lá, não é faltoso e tem um autocontrolo impressionante". Depois deste retrato traçado em dois tempos, Mozer vai mais longe. "Tem vindo a amadurecer, joga muito concentrado e penso que no futuro tem qualidades para chegar à selecção brasileira", garantiu. Aliás, o que no FC Porto é mais fácil: "É um clube que projecta e valoriza muito os seus jogadores".

Eduardo Luís: "Fiquei maravilhado com ele"

Eduardo Luís ficou marcado pela exibição de Maicon em Coimbra e reconhece no central do FC Porto qualidade de sobra para chegar longe. "Fiquei maravilhado com a exibição dele em Coimbra, foi o melhor. Mas ele tem feito um excelente campeonato e tem-se confirmado como um jogador à Porto", apontou. Mas mais do que isso: "Falam muito no David Luiz, mas, para mim, ele é tão bom ou melhor. Aliás, isso só demonstra a perspicácia do FC Porto, quando vai buscar um defesa-central. Só tem 22 anos e pode ir muito longe".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: