sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Um líder invencível à procura de desafios

Mourinho é exemplo a seguir pelo “aluno” villas-boas
 

Com a experiência acumulada no FC Porto, Rolando sabe que o líder do campeonato suscita sempre uma motivação extra nos adversários, daí que tenha manifestado a sua convicção de que nesta altura há uma luta para ver quem será o primeiro a derrotar a equipa de Villas-Boas. Um desafio interessante para o qual os dragões estão preparados e que se tem repetido com insistência na última década. A marcha atual já vai em 10 jogos e essa marca já é uma das melhores desde 2000/01.

No entanto, esta campanha ainda está muito distante das séries fantásticas de José Mourinho. Em 2002/03, só o Marítimo, à passagem da 22.ª jornada, conseguiu bater a equipa que conquistou a Taça UEFA. E o que dizer da época seguinte? Os campeões europeus só conheceram o sabor da derrota no campeonato, na 29.ª jornada, cedendo perante o Gil Vicente.

Se olharmos para a carreira de Jesualdo Ferreira, o antecessor de Villas-Boas, constatamos que nunca conseguiu levar a barreira da invencibilidade para lá da 14.ª jornada. Nas restantes temporadas, o máximo que conseguiu foi manter a sua equipa sem derrotas até à 6.ª.

Numa competição onde o perigo espreita a cada esquina, é altamente meritório o comportamento dos dragões versão 2010/11. Somam 9 vitórias e apenas 1 empate, tendo estado em vantagem também diante do V. Guimarães. A solidez tem sido uma das imagens de marca da estrutura montada por Villas-Boas, pelo que só assim se explica o facto de ainda não ter perdido em nenhuma frente.

in "record.pt"

Sem comentários: