quarta-feira, 27 de abril de 2011

Andebol FC Porto 28 - Benfica 18


Um  vitoria categorica do FC Porto no Dragão Caixa confirmando a superioridade demonstrada ao longo da epoca. 

Quando faltam 4 jornadas para terminar FC Porto aumenta para 4 pontos de diferença para o 2º classificado (slb). 

MVP - Hugo Laurentino

Deco compara organização do FC Porto à do Barcelona

Em entrevista à TSF, o internacional luso brasileiro diz não estar surpreendido com a época fantástica que os "dragões" estão a fazer. Deco fala numa forte cultura de vitória comparável à do Barça.


«O FC Porto para além de ser um grande clube, é talvez o mais organizado onde eu joguei. As pessoas que trabalham lá [no FC Porto] têm uma cultura de vitória muito grande que com certeza acaba por contagiar os jogadores que passam por lá», elogiou Deco, acrescentando que o clube português está ao nível, por exemplo, do FC Barcelona.
Deco compara ainda o FC Porto desta época áquele onde conseguiu ganhar quase tudo, na "era Mourinho". O internacional luso brasileiro fala num percurso muito semelhante.
«Torço para que o FC Porto consiga repetir o êxito que tivemos na Taça UEFA», confessou o internacional luso brasileiro, sublinhando que há «bastantes semelhanças» com o que aconteceu no tempo em que jogava nos "dragões".
Na sua opinião, André Villas-Boas está na linha de José Mourinho, a única diferença é que o actual treinador do Real Madrid ganha títulos há mais tempo, enquanto o técnico dos "dragões" está agora a começar.
«Não cheguei a trabalhar com ele [Villas-Boas] no campo, mas quem teve oportunidade, como o Ricardo Carvalho, sempre me disse que ele tinha tudo para ser um grande treinador. É óbvio que é surpreendente um treinador tão jovem conseguir por uma equipa a jogar tão bem, mas é sinal que tem qualidades e potencial», referiu..
Quanto a comparações com o melhor treinador do mundo, «acho que é um exagero não pela qualidade mas pelo momento, até porque Mourinho já tem uma história grande no futebol. Mas com certeza o André Villas-Boas tem todas as capacidades para fazer muita coisa boa».
Sobre a participação portuguesa, em peso, nas meias finais da Liga Europa, Deco sublinha que reflecte o valor do futebol português, embora assuma o desejo que seja o FC Porto a levantar a taça, «é o clube do meu coração».


in "!tsf.pt"

JUNIORES A TAMBÉM SÃO CAMPEÕES


O FC Porto é, de novo, campeão nacional de Juniores A. Ainda com duas jornadas da fase final por disputar, a equipa Sub19 dos Dragões somou o 20.º título da categoria, ao vencer, esta quarta-feira, a Naval 1.º de Maio, na Figueira da Foz, por 3-0.

Os azuis e brancos, que dominaram toda a partida, chegaram ao intervalo a ganhar por 2-0, com Filipe Barros a apontar os dois golos, o segundo dos quais na transformação de uma grande penalidade, já depois de Edu ter rematado à trave da baliza da Naval.

O encontro, marcado por uma clara hegemonia portista, não sofreria alterações profundas na segunda parte, com os azuis e brancos a ditar o ritmo e a ampliar a vantagem por Edu.

Recuperado o título que escapava desde 2007, os azuis e brancos recebem, no domingo, no Estádio do Dragão, o Gondomar, naquele que será o jogo da consagração, antes da deslocação à Luz, na última jornada.


In "fcp.pt"

Rolando: «Conquistar Liga Europa é um sonho»

CENTRAL SEM MEDO DA DUPLA NILMAR/ROSSi


O defesa central Rolando terá pela frente uma das mais produtivas duplas atacantes da Europa, composta por Nilmar e Rossi. Ao todo, este duo ítalo-brasileiro soma 28 golos na Liga espanhola, mais de metade dos tentos do Villarreal na prova. Rolando sabe das dificuldades que o esperam, mas mostra-se confiante.
"É um ataque com muita qualidade. Mas o importante é estarmos concentrados e conseguir fazer o nosso jogo. Queremos anular a qualidade deles, mas o essencial é a equipa toda . Sabemos que estamos aqui por mérito próprio, mas eles também têm. Os resultados falam por si. Vamos tentar fazer um bom jogo no Porto para depois confirmar a passagem lá em Espanha", explicou.
Constantemente ligado a colossos europeus, Rolando aproveitou para rejeitar comentários sobre uma possível saída: "Seria injusto para o FC Porto falar de saídas, neste momento está fora de questão. No final da época falaremos. Agora quero é concentrar-me na equipa e dar tudo. Mas o que atingi deve-se ao clube e aos meus colegas".
Sobre os objetivos da temporada, Rolando confessa ser um sonho a possibilidade de conquistar a Liga Europa: "Vou tentar adicionar a Liga Europa à Liga. O objetivo sempre foi ser campeão e a Liga Europa era um bónus e um sonho. Tentaremos ganhar e vamos dar tudo para o conseguir".
in "record.pt"

Villas-Boas: «Os jogadores é que nos têm levado»

Treinador do F.C. Porto antecipa jogo com o Villarreal


André Villas-Boas deu o papel central aos jogadores, na véspera da primeira mão da meia-final da Liga Europa, frente ao Villarreal. 


«Há um sentimento de grande alegria que nos invade por estarmos presentes, uma competição europeia de valor extremo, mas não lhes posso oferecer mais, eles é que nos oferecem pela sua capacidade no jogo, eles é que nos têm levado a nós ao sucesso», afirmou o treinador do F.C. Porto em conferência de imprensa, tendo refutado ter mais experiência que o plantel por ter disputado meias-finais europeias, quando trabalhava como observador de José Mourinho. 


Quanto ao Villarreal, o treinador rejeitou tirar grandes conclusões da derrota de domingo frente ao Sevilha, um adversário que o F.C. Porto já venceu nesta Liga Europa: «Não é por pensar que o F.C. Porto ultrapassou o Sevilha e o Villarreal perdeu em Sevilha que o F.C. Porto é superior. O Villarreal fez gestão de alguns jogadores importantes. Perdeu mas podia ter ganho, foi um jogo muito dividido em termos de oportunidades. Não é comparável.»


Também deixou elogios ao adversário, respondendo em castelhano a uma pergunta de um jornalista espanhol, que o confrontou com o facto de o Villarreal nunca ter vencido troféus. «O Villarreal passou por uma meia-final de Champions, podia ter passado perfeitamente», observou o técnico portista: «A nível de campeonato estão no topo e chegam a competições europeias. Se não têm troféus, um dia chegarão, começarão a chegar. A qualidade está aí.»


Villas-Boas: «Vêm observar-me? Só se for a passear o fato»

Treinador do F.C. Porto desvaloriza alegado interesse da Juventus


André Villas-Boas começa a ser um dos treinadores na moda na Europa. A carreira do F.C. Porto quer a nível interno, quer nas competições europeias começa a chamar a atenção sobre a equipa. E quando no banco está um antigo adjunto de José Mourinho, a curiosidade aumenta. 


Nesse sentido, clubes como o Roma, Liverpool ou Atlético Madrid já foram associados ao treinador. As últimas notícias em Itália davam conta de um alegado interesse da Juventus que iria, inclusive, ter dois emissários no Dragão, para observar Villas-Boas.


«As especulações são naturais, tendo em conta o que esta equipa tem vindo a fazer. Mas não deixam de ser informações falsas. É um absurdo dizer-se que me vêm observar. Durante o jogo, o treinador não faz mais nada do que passear um fato e correr um bocadinho. Há casos incríveis. Supostamente, eu teria dito não à Roma em Lisboa, reunido com um director que nem sequer é director da Roma, e disse que não, porque ia para o Liverpool. É um absurdo», contesta Villas-Boas. 


De resto, André Villas-Boas falou da possibilidade de ter um Dragão cheio para a recepção ao Villarreal. O técnico está satisfeito com a adesão dos adeptos à temporada portista e lembra que podem mesmo funcionar como o famoso 12º jogador: «Temos tido boas casas no campeonato e na Liga Europa. Importante é transmitir uma mensagem de que nada fazemos sem apoio dos adeptos. Um estádio do Dragão cheio é intenso, gera emoções, gera medo. Se pudermos ter um ambiente de constante euforia e apoio, melhor para nós.»


«Quem tem mais mérito: quem cumpre e cai ou quem cai à primeira?»


Por fim, Villas-Boas voltou a um tema que tem defendido desde o início da competição: a passagem de equipas da Liga dos Campeões para a Liga Europa. O técnico criticou, de novo, o formato e deixou no ar uma interrogação: por que não fazer o mesmo com quem é eliminado nos oitavos-de-final?


«Quando caem nos oitavos-de-final porque não hão-de ter direito de vir para a Liga Europa? São equipas que atingiram o seu objectivo e caíram ao chocar com as melhores equipas do mundo. Quem tem mais mérito de continuar n uma competição europeia? Quem cumpre o objectivo e depois cai ou quem cai à primeira? Nem estou a falar de equipas como o Sp. Braga, que fez nove pontos, ou do Benfica, que também fez alguns. Mas é o ridículo estar a dar um bónus desse a uma equipa que faz três, quatro pontos na Liga dos Campeões», considera.


Villas-Boas admitiu que pode acontecer o mesmo do ano passado, quando o Atlético de Madrid, eliminado da Champions no grupo do F.C. Porto, venceu a Liga Europa. «Claro que pode acontecer o mesmo. Estão duas equipas nas meias-finais. Mas não vejo porque terão mais direito de lá estar do que o Chelsea ou o Bayern Munique, que caíram nos oitavos», resumiu.

Villas-Boas: «Não sei onde foram buscar que somos favoritos»

Técnico rejeita rótulo colado pelos jogadores do Villarreal


O poderio do Villarreal deixa André Villas-Boas alerta. O treinador do F.C. Porto está ciente das dificuldades que a equipa vai encontrar e não deixa transparecer qualquer sinal de excessiva confiança, até porque os jogadores rivais já têm colocado o F.C. Porto como favorito, o que o treinador rejeita.


«Não há favoritos nas meias-finais de qualquer competição. Tudo pode acontecer. Não sei onde os jogadores do Villarreal foram buscar isso. Era a equipa mais difícil que nos podia calhar, foi eliminando equipas que lideravam os campeonatos na altura que os defrontaram. Será uma eliminatória para resolver a duas mãos e esperemos que a nossa competência chegue para a ultrapassar», afirmou o técnico do F.C. Porto.


Sobre o rival, Villas-Boas deixa rasgados elogios, lembrando o percurso interno num dos campeonatos mais difíceis do mundo, para além da excelente campanha na Liga Europa. 


«O Villarreal joga um futebol atacante de grande qualidade. Não é à toa que foi comparada ao Barcelona, no estilo de jogo que apresenta. Joga bem, tem gosto e prazer com o que faz. Nós também temos. Chocarem estas duas equipas nesta altura da competição, valoriza-a até porque são duas equipas que cresceram nesta Liga Europa desde o início», recordou. 


O plantel do F.C. Porto gozou de um período maior do que o habitual para preparar este jogo. Desde o triunfo na Luz para a Taça de Portugal- uma vitória «importante, mas que terá muito mais valor se o troféu for conquistado -que os dragões não jogam. Poderá fazer diferença?


«Não sei se é uma vantagem ou não termos trabalhado esta semana completa. Porque nos mantivemos competitivos com uma sobrecarga de jogos, não sei que tipo de impacto terá uma semana de trabalho», afirmou.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Helton, Guarín e Maicon de volta às opções

Saem Kieszek, Mariano e Sereno


Helton, Guarín e Maicon estão de volta às opções de André Villas-Boas, depois de terem falhado a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal no Estádio da Luz, frente ao Benfica. Os três jogadores integram a lista de convocados para a partida desta quinta-feira frente ao Villarreal, a contar para o primeiro encontro da meia-final da Liga Europa.

Em relação à convocatória anterior, saem Kieszek, Mariano e Sereno. O guarda-redes polaco e o extremo argentino não estão inscritos.

Lista de convocados: 

Guarda-redes - Beto e Helton;
Defesas - Sapunaru, Maicon, Otamendi, Rolando e Alvaro Pereira;
Médios - Fernando, Souza, Ruben Micael, Guarín e João Moutinho;
Avançados - Varela, Hulk, Falcao, Walter, James e Cristián Rodríguez.

in "maisfutebol.iol.pt"

AZUIS E BRANCOS DECIDIDOS A TIRAR PARTIDO DO FACTOR CASA


A recepção ao Benfica (quarta-feira, 19h30) pode ser decisiva para atribuir o título nacional. O FC Porto está na frente do campeonato, com dois pontos de vantagem, e vai procurar alargá-la. Gilberto Duarte e o guardião cubano Alfredo Quintana fizeram a antevisão do desafio e pediram o apoio dos adeptos, para que o factor casa seja decisivo.

Gilberto Duarte
«Se ganharmos ficamos com uma vantagem de quatro pontos, o que nos pode facilitar a vida nos próximos quatro encontros que temos pela frente. Na Luz, na primeira volta, fizemos um mau jogo e tivemos dificuldade com a exclusão de quatro jogadores importantes. Já corrigimos alguns aspectos e esperamos fazer uma boa partida.»

«Estamos motivados, este é um daqueles jogos que todos queremos jogar. Vão estar frente a frente duas boas equipas, naquela que será, possivelmente, a decisão do título. Em casa ainda não perdemos, o que é uma clara vantagem, e esperamos o apoio do público, que vai ser muito importante para defrontar o Benfica. No campeonato há outras boas equipas, como o Madeira SAD, mas penso que FC Porto e Benfica são as duas mais fortes.»

Alfredo Quintana
«Vai ser um jogo muito complicado, porque o Benfica é uma boa equipa. Agora, vamos trabalhar muito para ganhar na quarta-feira. Os pontos fortes deles são os laterais e os pontas, mas considero que somos mais fortes. Vou fazer tudo para defender muito. A adaptação ao Porto foi muito rápida, sinto-me muito bem aqui. Há um bom espírito de grupo e os companheiros ajudaram-me muito. Já conhecia o FC Porto, porque em Cuba fala-se muito de futebol e também deste clube.»

in "fcp.pt"

Casa do FC Porto na Alemanha incendiada

Uma das casas do FC Porto na Alemanha foi esta terça-feira alvo de actos de vandalismo. 

São poucos os pormenores disponíveis sobre a dimensão do ataque, sabendo-se apenas que a delegação foi incendiada.


in "abola.pt"

Três interrogações para o duelo ibérico

Villas-Boas ainda não definiu o onze que vai defrontar o Villarreal. No bloco de notas do treinador do FC Porto já existe um esboço de equipa, mas contém três pontos de interrogação, um em cada sector da equipa. Na defesa, Rolando é intocável, Sapunaru e Álvaro Pereira os únicos laterais disponíveis. Por isso, resta saber se joga Otamendi ou Maicon. O argentino foi titular na Luz e o brasileiro no clássico com o Sporting, tendo ficado de fora dos convocados do jogo da Taça de Portugal, aproveitando para assistir ao nascimento do primeiro filho.

No meio-campo, Guarín foi dado como apto pelo departamento médico, mas o joelho direito ainda limita algumas acções do colombiano que, por isso, poderá ver Rúben Micael continuar na equipa. O madeirense tem feito bons jogos e está na luta pelo lugar ao lado de João Moutinho.

No ataque, Hulk e Falcao são presenças mais do que certas, restando a dúvida no lado esquerdo. Nos últimos tempos, tem havido uma certa rotatividade entre Varela e Rodríguez, com o uruguaio a marcar terreno com um golo e uma assistência em Moscovo e uma grande exibição na Luz.

Três dúvidas só serão desfeitas publicamente uma hora antes do duelo ibérico, com a divulgação oficial do onze, mas o treino desta manhã será preponderante para Villas-Boas definir tudo. Por enquanto, o treinador do FC Porto tem misturado as equipas, com a inclusão de vários elementos da formação. Sendo praticamente certo que a equipa não mudará a sua identidade, actuando no tradicional 4x3x3 e com todos os trunfos no onze, Villas-Boas tem igualmente ensaiado outras cambiantes tácticas, nomeadamente o já usado 4x4x2, para o caso de o Villarreal obrigar a mudanças no decorrer dos 90 minutos.

Os jogadores já estão devidamente documentados sobre o adversário e sabem o que têm de fazer para manter vivo o sonho de chegar a Dublin, onde terão à espera outra equipa portuguesa.
Certezas para já só que Rafa, Fucile e Belluschi estão lesionados e não pode jogar, assim como Kieszek e Mariano, estes por não terem sido inscritos nas provas europeias.

Três dúvidas

Otamendi mantém a "pole position", ou Maicon recupera espaço perdido?
Helton vai regressar à baliza do FC Porto, mas as mudanças no sector defensivo podem não ficar por aqui. Otamendi foi titular na Luz e estará melhor posicionado, mas Maicon tem feito por reconquistar o lugar, treinado com grande intensidade nos últimos dias.

Guarín tramado pelo joelho direito ou Rúben Micael com mais créditos?

A jogar com mais regularidades, Rúben Micael rubricou boas exibições em Moscovo, no Dragão com o Sporting, e na Luz, dando sinais ao treinador de que está aí para as curvas. Ainda assim, Guarín volta de lesão e pode ser a aposta inicial caso a lesão no joelho direito o permita.

Cebola para temperar o ataque ou o regresso do extremo habitual?

Rodríguez foi a surpresa do onze na Luz e o uruguaio repetiu a boa prestação de Moscovo, uma semana antes. Pelo meio, Varela foi aposta no clássico com o Sporting, mas seria o primeiro a sair porque o jogo não lhe correu de feição. Terá Cebola ganho o lugar aos pontos?

Espanha rendida ao Dragão

Em 2004, pouco antes da meia-final da Liga dos Campeões entre o FC Porto e Corunha, Luque, uma das principais referências da altura no clube galego, afirmava que Paulo Ferreira era, para ele, um perfeito "desconhecido". No final da eliminatória, o internacional espanhol tinha uma opinião diferente. Passados sete anos ninguém em Espanha se atreve a desvalorizar o FC Porto, a começar pelos próprios jogadores do Villarreal, que desde o sorteio que juntou as duas equipas numa das meias-finais nunca se cansaram de considerar os portistas como favoritos. Estratégia? Convicção? Certo é que a atitude perante o FC Porto parece ter mudado em Espanha, sobretudo depois das conquistas de José Mourinho, nomeadamente a Liga dos Campeões de 2004. E esse respeito, curiosamente, chega com um FC Porto treinado por aquele a quem todos chamam discípulo do treinador do Real Madrid.

Gregorio Manzano, treinador do Sevilha, que foi afastado pelo FC Porto da Liga Europa - e venceu este fim-de-semana o Villarreal para o campeonato -, é a prova disso mesmo. Apesar do conhecimento que tem das duas equipas, Manzano, que na altura elogiara tantas vezes os dragões, não se atreve sequer a anunciar um favorito. Muito menos o Villarreal. E, assegura, não o faz por simpatia.

Juan Castro, editor do futebol internacional do diário desportivo Marca, concorda e revela a nova ideia que impera em Espanha quando a pergunta é sobre o FC Porto. "É uma das melhores equipas da Europa, de nível da Liga dos Campeões", defendeu, acrescentando o que pensa do actual FC Porto - "de uma regularidade impressionante em termos de resultados, mas também quanto ao seu nível de jogo" - e em especial de André Villas-Boas, um treinador que o jornalista espanhol, não duvida, estará "no topo da Europa nos próximos anos".

Gregório Manzano, que ainda há dias defrontou a equipa treinada por Juan Carlos Garrido, revela-se, talvez por isso, mais diplomático. "O FC Porto está a realizar uma grande época, é verdade, a fazer um campeonato em Portugal praticamente perfeito, mas não o coloco, neste momento, acima do Villarreal, tendo em conta que estamos a falar de uma eliminatória. Não há favoritos", disse, ele que, curiosamente, foi o único treinador a vencer esta época no Dragão para a Liga Europa, embora confesse agora que não espera o mesmo resultado por parte do Villarreal. "Vão ser jogos diferentes. No Dragão, fizemos uma partida muito exigente, devido à desvantagem que trazíamos da primeira mão. Penso que o Villarreal vai fazer outro tipo de jogo. Acredito que o grande objectivo deles passa por deixar a eliminatória em aberto, para depois tentar resolvê-la em casa, onde costumam ser muito fortes".

Para Manzano fica o papel de elogiar a equipa espanhola, que considera "muito ofensiva, mas que também consegue apresentar uma boa capacidade de trabalho". "No ataque têm o Nilmar e o Rossi, que fazem uma das melhores duplas do futebol mundial. Também têm um dos melhores guarda-redes em Espanha e uma defesa muito experiente. No meio-campo, misturam talento e capacidade de trabalho. São uma excelente equipa, que ninguém duvide disso", concluiu. Já o jornalista Juan Castro revela um pormenor menos positivo, precisamente aquele que o FC Porto melhor poderá explorar. "Têm um ponto fraco: a defesa. Têm um excelente ataque, um bom meio-campo e um grande guarda-redes, mas não têm defesa", diz sem deixar de enumerar que "o Villarreal conta com jogadores de qualidade e há dois ou três que podem fazer a diferença em qualquer jogo. Para além disso, jogam juntos há muitos anos".
O resumo final fica para o treinador do Sevilha: "É muito difícil fazer um prognóstico. Estou à espera de uma eliminatória equilibrada e seria incapaz de arriscar um vencedor antecipado".

in "ojogo.pt"

À prova de espanhóis

DRAGÕES NÃO CEDEM AOS NUESTROS HERMANOS


Na época pós-Viena (1987/1988), o FC Porto teve uma curta campanha na Taça dos Campeões Europeus por culpa do Real Madrid, que atirou a equipa portuguesa para fora da competição, com dupla vitória (2-1), na 2.ª eliminatória da competição europeia que agora dá pelo nome de Liga dos Campeões. Essa foi, até aos dias de hoje, a última vez que uma equipa espanhola levou a melhor sobre os dragões, numa eliminatória europeia a duas mãos.
Nestas contas está excluída, por razões óbvias, a meia-final da Champions de 1993/1994, quando a equipa portista foi derrotada pelo Barcelona, em Camp Nou, numa eliminatória insólita que teve apenas uma mão. Assim sendo, desde o Real Madrid, já houve cinco equipas espanholas a surgir no caminho do FCPorto, em eliminatórias de provas europeias, e todas elas tiveram o mesmo destino: ficaram pelo caminho...
in "record.pt"

Juve a caminho do Porto por Villas-Boas

VECCHIA SIGNORA APOSTADA EM LEVAR O JOVEM TREINADOR


André Villas-Boas não se cansa de anunciar ao Mundo que está na sua cadeira de sonho, nem tão-pouco de justificar o seu sucesso com a qualidade dos jogadores que dirige, mas nem assim consegue fazer o seu nome desaparecer das listas de possíveis contratações dos grandes clubes europeus. O jovem treinador, de 33 anos, está em alta e já mexe com as rotinas dos tubarões, como é o caso da Juventus.
Segundo uma notícia avançada, ontem, pelo jornal italiano “La Gazzetta dello Sport”, a Vecchia Signora prepara-se para atacar o treinador portista, tendo em conta a próxima época. Villas-Boas é visto como o sucessor ideal de Del Neri, pois são-lhe apontadas capacidades no sentido de fazer renascer a equipa de Turim, em quebra desde o escândalo do “Calciocaos”.
in "record.pt"

Só João Moutinho sentiu esta pressão!

O ex-leão caiu (em casa!) na final de 04/05. Helton é claramente o mais experimentado em provas da UEFA. E Hulk já é o segundo da lista... 

Helton vai regressar fresquinho ao onze do FC Porto: 11 dias sem competição é para ele uma raridade, mas só perdeu um jogo (o último) e este regresso traz envolvido um certo simbolismo acrescido, pois é, a confortável distância, o dragão mais experiente em competições com o carimbo da UEFA.

No entanto, e chegados às meias-finais, no plantel azul só João Moutinho sabe bem o que isto é, só Moutinho pode conferenciar sustentadamente sob todos os ângulos: desde a ansiedade que os rói enquanto a bola não começa a rolar, até à tristeza infinita que é ver-se derrotado numa final, e na própria casa, na altura Alvalade!

João Moutinho, pequeno gigante, pulmão e alma deste dragão, é finalista, sim senhor, mas apenas 14.º da lista. Até Varela o superou... porque veio mais cedo para o FC Porto. 
Moutinho, já agora, em 14 jogos ainda não marcou golos em competições de clubes sob a égide da Europa. Lá chegará, exemplarmente persistente como é.

Aqui e agora, recupera-se, então, o mapa das experiências portistas em jogos europeus, os jogos que dão mais substância curricular e capacidade anímica, e aí está, quem diria!, o incrível Hulk já na segunda posição, em igualdade com Jorge Fucile, mas, note-se, com menos duas temporadas de permanência no Dragão. 


in "abola.pt"

Varela no onze de gala

O FC Porto entrou ontem na fase decisiva de preparação para o jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa. Ontem e só ontem, apesar da bem-vinda folga competitiva de oito dias, que permitiu suavizar reflexos e consequências de seis jogos em 20 dias.

Não se notaram sinais de fadiga, é certo, a equipa até melhorou a melhor série de vitórias (ampliando-a de 11 para 12), mas sofreu alguns acidentes de percurso e só agora está realmente no seu melhor em matéria de escolhas, tirando, obviamente, os casos mais conhecidos e mais difíceis de substituir: Fucile e Belluschi.

Olhando então para o jogo de amanhã, e no pressuposto de que o FC Porto não fará correcções tácticas significativas perante o imutável 4x4x2 do Villarreal, podem colocar-se três dúvidas no onze: Otamendi/Maicon, Guarín/Rúben Micael e... a asa esquerda do ataque, onde, aí sim, sobressaem as maiores dúvidas, quer de perfil ideal para a circunstância quer de... concorrência directa ao lugar, com pelo menos três jogadores legitimamente a pensar na titularidade - Varela, Cristian Rodriguez e James Rodriguez.

As dúvidas de André Villas Boas podem até já nem existir, como podem ser liquidadas à última hora, mas AVB não é nem de palpites nem de decisões drásticas ou prolongadas ao extremo, e os indicadores possíveis que chegam reincidem na escolha de Varela como último elemento do trio atacante.

Nenhuma surpresa, portanto? Não, não será bem assim, e não é por acaso que Varela perde, nas leituras e projecções exteriores, alguma margem de manobra - até há pouco, antes de Belluschi se lesionar, o onze inicial não tinha grande espaço especulativo, salvo as trocas inesperadas Otamendi/Maicon e vice-versa.


in "abola.pt"