terça-feira, 30 de outubro de 2012

Pajoy é o último colombiano associado ao FC Porto


A imprensa italiana intromete o FC Porto na luta pelo avançado John Pajoy, pretendido por Valencia, Udinese e Génova.


Quando a imprensa europeia fala de um talento colombiano, o nome do FC Porto já é obrigatório. Daí que John Pajoy, avançado do Atlético Nacional com mercado em Itália, seja igualmente associado aos campeões nacionais.

O site italiano tuttomercato fala da "inevitável disposição do FC Porto, de Pinto da Costa, em concluir o enésimo negócio [com colombianos], depois de Falcao, James e Jackson Martínez". A estes há ainda que juntar Guarin e o jovem Quiñones.

Voltando a Pajoy, trata-se de um avançado, que joga habitualmente no lado esquerdo do ataque, com atributos de goleador. Depois de ter vencido o Apertura, pelo Once Caldas, transferiu-se para o Atlético Nacional. 

Udinese e Génova são os clientes italianos, com a equipa de Udine a cabeça, mas também o Valencia tem Pajoy sob observação. Em Maio de 2012, o jogador foi associado a um interesse do Sporting.

in "rr.pt"

VÍTOR PEREIRA "Não viram nada do que eu sou capaz"


Vítor Pereira foi a estrela da gala dos Dragões de Ouro e fechou a noite como uma declaração que abre uma nova era no seu percurso pelos dragões.
Nunca o treinador do FC Porto foi tão contundente como ontem à noite. Já depois do fim da cerimónia, e ao microfone do "Porto Canal", Vítor Pereira teve uma tirada retumbante. "Sem ponta de vaidade, mas com muita autoconfiança, digo que vocês não viram nada daquilo que eu sou capaz de fazer", atirou quando convidado a revelar o que ainda não tinha dito neste ano e meio como treinador dos dragões.

Um grito que colhe com o crescendo que foi a noite da sua consagração. Primeiro, ao dizer, à entrada para o Coliseu, que o FC Porto ainda ia ganhar mais com ele: "Sinceramente, acredito que vou fazer coisas muito grandes neste clube." Depois, ao receber de Pinto da Costa o maior elogio da noite: "Dedicou-me a vitória no Estoril e disse que ninguém quer mais ganhar do que eu. Pois é por eu querer ganhar mais do que todos que você continua a ser o treinador."

A gala levou Vítor Pereira aos píncaros. Um ano depois de ter assistido a cerimónia na sombra de Villas-Boas, já treinador do Chelsea, o espinhense foi desta feita a grande estrela da noite.

in "ojogo.pt"

RODOLFO REIS "O FC Porto era uma equipa regional"

Rodolfo Reis foi o primeiro capitão da "era Pinto da Costa". Passados mil jogos, o ex-jogador conclui que o presidente portista é o responsável pela dimensão que o emblema atingiu.
Rodolfo Reis capitaneava o FC Porto que em Abril de 1982 passou a ser presidido por Pinto da Costa. Mil jogos depois, o antigo médio reconhece que o clube se transfigurou com a chegada do actual líder. 


"Até Pinto da Costa chegar, no FC Porto, não sabíamos o que o clube queria. Não tínhamos objectivos. O Porto era uma equipa de futebol regional. Antes do início das épocas, não sabíamos se jogávamos para o título, para o terceiro ou quarto lugar. Antes de Pinto da Costa, o FC Porto era um clube sem rumo", afirma Rodolfo, numa entrevista a Bola Branca.

Num olhar sobre a história de mil jogos de Pinto da Costa como presidente do FC Porto para o campeonato, Rodolfo Reis atribuiu ao dirigente a responsabilidade pelo sucesso do clube. "Pinto da Costa é o grande obreiro, porque escolhe e organiza. Rodeia-se das pessoas que o podem apoiar mais na parte directiva. É ele que tem o voto final nos jogadores e no treinador. O Porto deve a sua grandiosidade, sem a mínima dúvida, a Pinto da Costa", sublinha o antigo médio azul e branco.
Rodolfo Reis, 58 anos, jogou toda a carreira no FC Porto. Subiu a sénior em 1971. Pendurou as botas no Verão de 84. No Dragão foi ainda treinador-adjunto de Fernando Santos entre 1998 e 2001 .
in "rr.pt"

Renascença V+Ver todos os videos
"O FC Porto era uma equipa regional", diz antigo capitão
O primeiro capitão da 'era' Pinto da Costa traça o perfil do clube e do presidente

Rádio RenasceçaMais informação sobre este video

Durão Barroso Dragão de Honra

Presidente da Comissão Europeia foi uma das surpresas dos Dragões de Ouro.


Durão Barroso foi uma das surpresas dos Dragões de Ouro. O presidente da Comissão Europeia foi distinguido com o Dragão de Honra. 


"Têm sido vitórias sobre vitórias e como presidente da Comissão Europeia orgulho-me sempre com a grande projeção das equipas portuguesas por essa Europa fora. Sei bem o que significam essas vitórias não só para o Porto mas também para Portugal", referiu o antigo primeiro-ministro português, numa alusão às recentes conquistas de provas europeias por parte dos dragões. 

PINTO DA COSTA E OS DRAGÕES DE OURO

"Este dia é sempre emocionante"


Com humor negro, presidente do FC Porto disse que nos Dragões de Ouro houve duas falhas programadas, "a vinda do Hulk e a minha condecoração a título póstumo que os médicos não permitiram".
Pinto da Costa encerrrou a Gala dos Dragões de Ouro, no Coliseu do Porto, agradecendo a presença de todos, numa jornada especial na vida do FC Porto: "Este dia, em que se galardoam os que mais se distinguiram no FC Porto, é sempre de emoções", disse o presidente dos dragões, para depois, num assomo de humor negro, como ele próprio reconheceu de sorriso nos lábios, contar o comentário que momentos antes fizera junto da sua mulher e que não evitou gargalhadas da plateia:


"Esta festa tem duas falhas programadas: a vinda do Hulk e a minha condecoração a título póstumo que os doutores do Hospital de S.João não permitiram. Mas espero que quando isso acontecer alguns de vós ainda estejam vivos".


Depois, o presidente do FC Porto evocou todos os homenageados e quando o fez em relação a Vítor Pereira não deixou de lhe dirigir algumas palavras:


"Ontem, dedicou-me a vitória no Estoril no meu jogo 1000, dizendo que eu gostava de ganhar mais do que ninguém. Mas quero dizer-lhe que por eu querer ganhar mais do que todos é que você [Vítor Pereira] é o treinador do FC Porto".

Vítor Pereira: "É um sonho de criança"
Premiado com o Dragão de Ouro relativo a treinador do ano no FC Porto, Vítor Pereira fala na concretização de um objetivo e mostra ambição no que toca ao futuro.

Vítor Pereira não podia estar mais satisfeito com o Dragão de Ouro relativo a treinador do ano no FC Porto. "É um sonho de criança para um portista como eu. O meu pai trazia-me a ver os jogos desde pequeno. É um sonho que ele hoje vê concretizado, um sonho que devo a muita gente, pois foram muitos os que permitiram que hoje estivesse aqui. Mas não é dia para falar de mim", referiu.

O treinador demonstrou ainda muita ambição no que toca ao futuro da equipa. "Tenho medo de ser mal interpretado, mas acredito que podemos fazer coisas muito grandes", disse.


Bandeirinha: "Scouting tem dado os seus frutos"


Jackson Martínez está na ordem do dia. Vítor Pereira elogiou a sua descoberta pelo departamento de scouting e Bandeirinha é o rosto do mesmo.

Fernando Bandeirinha, do departamento de scouting do FC Porto, será distinguido com o Dragão de Ouro para o funcionário do ano. Um reconhecimento do clube às funções da secção, que ainda ontem mereceu o elogio de Vítor Pereira, por ter descoberto Jackson Martínez. "Como de certa forma faço parte do scouting, naturalmente que me sinto satisfeito com os elogios que temos recebido. Mas é fruto do trabalho de muita gente e tem dado os seus frutos", sublinhou Bandeirinha.

O portista, que ganhou muitos títulos como jogador e depois elemento das equipas técnicas de vários escalões de formação, acredita que o prémio foi conseguido " com humildade e espírito de grupo." "É um prémio não só deste ano, mas de toda uma vivência", destacou.

Maicon: "Mais força para conquistar títulos"


Maicon sente que o Dragão de Ouro que dentro de minutos vai receber "é o reconhecimento" do seu trabalho e um tributo ao que tem feito nas últimas época. O central portista - futebolista do ano - garante que o prémio "vai dar mais força para continuar a conquistar títulos" e diz também que a confiança que em si depositaram o ajudou a "evoluir muito"

O brasileiro agradeceu ao FC Porto e diz sentir-se muito bem no Dragão. "Sinto-me aqui como numa segunda casa, numa segunda família", resumiu.

Paulo Gomes de Almeida: "Temos o maior presidente do Mundo"


Paulo Nunes de Almeida não escondeu a sua satisfação por ter sido galardoado com o Dragão de Ouro como Dirigente do Ano.

"Receber o Dragão de Ouro é difícil transmitir os sentimentos e é natural que a emoção venha ao de cima. Temos o maior presidente do Mundo, que deu ao FC Porto a capacidade de vencer. Mas o FC Porto é além de tudo uma grande organização e só as grandes organizações sobrevivem num mundo tão competitivo como este e chega às vitórias sempre superiormente liderado por Pinto da Costa". 

O dirigente fez questão de partilhar o prémio com os seus colegas do Conselho Fiscal. 

"É uma alegria enorme estar aqui para receber o Dragão de Ouro e um sentimento do dever cumprido, pelo nosso esforço e dedicação ao clube. Há também um sentimento de partilha com os meus colegas do Conselho Fiscal pelo trabalho que têm feito. Estamos habituados a viver alegrias no estádio, mas hoje nesta casa teremos a oportunidade de entregar os Dragões de Ouro e de juntar a família portista". 

Hulk: "Dragão de Ouro vale muito"


Eleito pela terceira vez como Atleta do Ano pelo FC Porto, Hulk não estará na gala dos Dragões de Ouro, mas falou ao nosso jornal para dar conta da sua satisfação pelo prémio. 

"Vale muito para mim. Agradeço a todos que sempre me trataram muito bem no clube e na cidade. Muito obrigado", afirmou em conversa que poderá ser lida, na íntegra, na edição de amanhã de O JOGO.

A gala dos Dragões de Ouro, onde também serão distinguidos Vítor Pereira e Maicon, entre outros, está marcada para o Coliseu do Porto e começa às 21 horas (Porto Canal). 

Tiago Ferreira: "Suceder a Atsu é uma responsabilidade"


O jovem Tiago Ferreira, que recebeu o Dragão de Ouro referente ao Atleta Jovem do Ano, destacou o orgulho em suceder a um colega que está a ter sucesso.
"É com orgulho e satisfação que recebo este prémio. Suceder a Atsu é uma responsabilidade, porque se trata de um jogador fantástico e que está a ter um grande sucesso. O FC Porto é o melhor clube do Mundo e isso sente-se na vivência e na cultura que nos é transmitida desde cedo na formação", declarou o jovem Tiago Ferreira, da equipa B do FC Porto, acrescentando:

"A equipa B tem ajudado e é muito importante para os jovens da formação que chegam aos seniores. Mais tarde, quero tentar chegar à equipa principal".

in "ojogo-pt"

"

UM COLISEU REPLETO DE PORTISMO


A gala dos Dragões de Ouro realizou-se na noite desta segunda-feira, no Coliseu do Porto, com os 16 troféus a serem entregues entre manifestações de grande portismo. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, foi o galardoado-surpresa, com o título de Dragão de Honra.

"Quando estamos na vida pública, recebemos distinções inerentes ao cargo, outras mais ou menos esperadas e outras supreendentes, como é o caso desta. Tenho admiração e respeito por esta grande instituição da sociedade civil portuguesa, que tanto projecta o nome do país e da cidade pelo mundo fora. Na China, este é o ano do Dragão, mas pergunto-me se todos os 30 anos da presidência de Pinto da Costa não têm sido anos do Dragão", afirmou. 


O presidente do FC Porto explicou a distinção: "O Dragão de Honra é mais do que uma distinção pelo que fazem em nome do FC Porto, mas sim atribuído àqueles que honram o clube pelas situacões que conquistam e pela dedicação com que elevam o nome de Portugal". Depois, deixou uma palavra a Vítor Pereira, treinador do ano: "É por eu querer ganhar mais do que todos que você é treinador do FC Porto". 


Outros momentos altos foram a atribuição das distinções de futebolista do ano a Maicon e de atleta do ano a Hulk, um galardão entregue pelo Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. O "Incrível" deixou uma mensagem em vídeo à plateia: "Queria estar com vocês. Estou muito contente por receber o meu terceiro Dragão de Ouro. O FC Porto vai estar sempre no meu coração".


O desfile de prémios iniciou-se com a Casa de S. João da Madeira e prolongou-se pela noite dentro: o bilharista Rui Manuel Costa, atleta amador do ano (Dragão de Ouro entregue por Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Gaia), Tiago Ferreira, atleta jovem do ano (galardão entregue pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes) e Bandeirinha, funcionário do ano, foram outros "dragonados". A Associação de Futebol do Porto, liderada por Lourenço Pinto, foi homenageada pelos seus 100 anos. 


Costa Soares, durante 38 anos treinador do clube, foi recordado. Desfilaram ainda os campeões de desporto adaptado, bilhar, natação, futebol e andebol. 


Durante o evento, foram evocados alguns momentos marcantes da história do clube e a sua ligação à cidade e ao país. Os momentos musicais foram preenchidos pela H1 Music Band, José Cid - com alguns dos maiores sucessos da sua carreira, reunidos num medley -, Tito Paris e GNR. A banda de Rui Reininho foi responsável por uma interpretações apaixonadas de "Pronúncia do Norte" e "Dunas". Rui Massena e os Expensive Soul também abrilhantaram a cerimónia, que terminou com a interpretação do Hino do FC Porto e de "Os filhos do Dragão".


Eis a lista completa dos Dragões de Ouro 2011/2012:


Filiais e Delegações do Ano: São João da Madeira (nacional) e Sidney/Austrália (internacional)

Dirigente do ano: Dr. Paulo Nunes de Almeida
Funcionário do ano: Fernando Bandeirinha
Carreira: Cecília Matos
Técnico do ano: Vítor Pereira (futebol)
Atleta do ano: Hulk (futebol)
Futebolista do ano: Maicon
Atleta de alta competição do ano: Wilson Davyes (andebol)
Atleta amador do ano: Rui Manuel Costa (bilhar)
Revelação do ano: Gilberto Duarte (andebol)
Atleta jovem do ano: Tiago Ferreira (futebol)
Sócio/adepto do ano: Eng.º António Manuel Leitão Borges
Parceiro: Zon
Projecto do ano: Equipa B
Recordação: Costa Soares


in "fcp.pt"