terça-feira, 30 de outubro de 2012

UM COLISEU REPLETO DE PORTISMO


A gala dos Dragões de Ouro realizou-se na noite desta segunda-feira, no Coliseu do Porto, com os 16 troféus a serem entregues entre manifestações de grande portismo. O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, foi o galardoado-surpresa, com o título de Dragão de Honra.

"Quando estamos na vida pública, recebemos distinções inerentes ao cargo, outras mais ou menos esperadas e outras supreendentes, como é o caso desta. Tenho admiração e respeito por esta grande instituição da sociedade civil portuguesa, que tanto projecta o nome do país e da cidade pelo mundo fora. Na China, este é o ano do Dragão, mas pergunto-me se todos os 30 anos da presidência de Pinto da Costa não têm sido anos do Dragão", afirmou. 


O presidente do FC Porto explicou a distinção: "O Dragão de Honra é mais do que uma distinção pelo que fazem em nome do FC Porto, mas sim atribuído àqueles que honram o clube pelas situacões que conquistam e pela dedicação com que elevam o nome de Portugal". Depois, deixou uma palavra a Vítor Pereira, treinador do ano: "É por eu querer ganhar mais do que todos que você é treinador do FC Porto". 


Outros momentos altos foram a atribuição das distinções de futebolista do ano a Maicon e de atleta do ano a Hulk, um galardão entregue pelo Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas. O "Incrível" deixou uma mensagem em vídeo à plateia: "Queria estar com vocês. Estou muito contente por receber o meu terceiro Dragão de Ouro. O FC Porto vai estar sempre no meu coração".


O desfile de prémios iniciou-se com a Casa de S. João da Madeira e prolongou-se pela noite dentro: o bilharista Rui Manuel Costa, atleta amador do ano (Dragão de Ouro entregue por Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara Municipal de Gaia), Tiago Ferreira, atleta jovem do ano (galardão entregue pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes) e Bandeirinha, funcionário do ano, foram outros "dragonados". A Associação de Futebol do Porto, liderada por Lourenço Pinto, foi homenageada pelos seus 100 anos. 


Costa Soares, durante 38 anos treinador do clube, foi recordado. Desfilaram ainda os campeões de desporto adaptado, bilhar, natação, futebol e andebol. 


Durante o evento, foram evocados alguns momentos marcantes da história do clube e a sua ligação à cidade e ao país. Os momentos musicais foram preenchidos pela H1 Music Band, José Cid - com alguns dos maiores sucessos da sua carreira, reunidos num medley -, Tito Paris e GNR. A banda de Rui Reininho foi responsável por uma interpretações apaixonadas de "Pronúncia do Norte" e "Dunas". Rui Massena e os Expensive Soul também abrilhantaram a cerimónia, que terminou com a interpretação do Hino do FC Porto e de "Os filhos do Dragão".


Eis a lista completa dos Dragões de Ouro 2011/2012:


Filiais e Delegações do Ano: São João da Madeira (nacional) e Sidney/Austrália (internacional)

Dirigente do ano: Dr. Paulo Nunes de Almeida
Funcionário do ano: Fernando Bandeirinha
Carreira: Cecília Matos
Técnico do ano: Vítor Pereira (futebol)
Atleta do ano: Hulk (futebol)
Futebolista do ano: Maicon
Atleta de alta competição do ano: Wilson Davyes (andebol)
Atleta amador do ano: Rui Manuel Costa (bilhar)
Revelação do ano: Gilberto Duarte (andebol)
Atleta jovem do ano: Tiago Ferreira (futebol)
Sócio/adepto do ano: Eng.º António Manuel Leitão Borges
Parceiro: Zon
Projecto do ano: Equipa B
Recordação: Costa Soares


in "fcp.pt"


Sem comentários: