quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

"Não há machado que derrube esta raça!"




FC Porto continua a criticar a atuação do árbitro Cosme Machado na partida de quarta-feira, em Braga. Esta manhã, no Twitter, uma fotografia da expulsão de Evandro e um curta ideia.


PINTO DA COSTA

"Não estou revoltado, estou orgulhoso"


Pinto da Costa, presidente do FC Porto, muito crítica da arbitragem de Cosme Machado no Braga-FC Porto, jogo que os portistas terminaram com apenas nove elementos.

O FC Porto concertou a estratégia de comunicação e através de Pinto da Costa e de Julen Lopetegui foi repetida até à exaustão a palavra orgulho. Não houve muito mais do que isto após o jogo e, à exceção de Helton, na zona de entrevistas rápidas, ninguém falou sobre as incidências da partida. Pinto da Costa assumiu o discurso principal. "O míster disse que está muito orgulhoso dos jogadores e dos adeptos, e eu quero acrescentar que estou muito orgulhoso do meu treinador. O resto vocês viram. Quem tiver vergonha, que a tenha, quem não a tiver, que não a tenha", disse o presidente quando acabou o jogo, após uma declaração de Lopetegui no mesmo sentido.

Já na sala de Imprensa, e também depois de o treinador ter feito uma curta declaração, Pinto da Costa, rodeado de jornalistas, continuou no mesmo tom. "Estou muito orgulhoso dos nossos adeptos e muito orgulhoso do nosso treinador. Se está a falar de Cosme Machado, é porque viu alguma coisa. Não façam como os comentadores da TVI, que dizem o que não veem e veem o que não dizem. Revoltado? Não estou revoltado, estou orgulhoso. Isto não é normal? Não é normal sentir tanto orgulho dos meus jogadores, dos meus adeptos e do meu treinador", afirmou o presidente portista. Questionado sobre o alvo preciso das declarações, voltou ao mesmo discurso. "Vergonha? Estou a falar de quem tem vergonha, quem não a tiver, que não a tenha. A vergonha não se vende nas farmácias. Não é a mim que compete dizer quem tem ou não vergonha. O FC Porto está muito orgulhoso dos seus jogadores, dos seus adeptos e do seu treinador e equipa técnica. E os jogadores estão muito orgulhosos do que fizeram, tal como o treinador está muito orgulhoso pela equipa que tem, e da mesma forma que os adeptos estão muito orgulhosos com a equipa. E os jogadores estão muito orgulhosos com os adeptos e com o apoio que deram", frisou Pinto da Costa.

in "ojogo.pt"

Dois apurados entre penáltis, reviravoltas, expulsões... e Helton

Nos dois grupos de cinco equipas ainda há várias à procura de um lugar nas meias-finais. Benfica e Marítimo fecharam as contas com o apuramento no dia em que o guarda-redes do FC Porto disse «estou vivo»

Benfica e Marítimo estão nas meias-finais da Taça da Liga após a terceira jornada que não deixou nada decidido nos dois grupos compostos por cinco equipas. Foi uma ronda, sim, em que se verificaram muitas ocorrências pouco habituais. Mas foi também um dia em que, antes daquelas, o ponto mais alto foi conseguido por Helton, com uma exibição fantástica, de significado imenso, desportivo e emocional. 

O Sp. Braga jogou 11 contra 9 frente ao FC Porto durante mais de uma parte. A equipa de Sérgio Conceição carregou sobre os dragões como lhe competia, mas não conseguiu mais do que chegar ao empate. De penálti. O maior responsável perla falta de eficácia do Sp. Braga foi um guarda-redes que só não defendeu o castigo dos 11 metros. 

Em 30 remates que fez o Sp. Braga, 12 foram com a direção certa para a baliza portista. Se só o penálti deu golo, isso, claro está, deixou a Helton 11 defesas; várias delas a contrariar remates já dentro da área, algumas ainda à queima-roupa. Ao segundo jogo dez meses depois da grave lesão (regressou também com um golo sofrido frente ao U. Madeira para esta Taça da Liga), Helton defendeu, defendeu e defendeu numa exibição emocionante e que o emocionou. 

O guarda-redes brasileiro deixou o relvado abraçado ao compatriota agora num clube adversário Alan. E a limpar os olhos das lágrimas. Na entrevista rápida que pouco depois se seguiu, revelou o que sentia: «Sinto que ainda estou vivo. A única coisa que queria era sentir-me assim.» 

Neste jogo de Braga, além de Helton, houve algumas das outras incidências pouco habituais que marcaram a ronda. O FC Porto teve dois jogadores expulsos e quer Reyes quer Evandro viram o cartão vermelho ainda na primeira parte. A terceira expulsão do dia aconteceu em Setúbal com o vimaranense Luís Rocha. 

Entre Braga e Setúbal registaram-se quatro dos penáltis desta terceira jornada da Taça da Liga; e em ambos os jogos refletiram a totalidade dos golos verificados. O total de grandes penalidades foram seis (no total de oito jogos) e deram golos também ao Marítimo e ao Belenenses. 

No Restelo aconteceu uma das surpresas do dia. Não tanto porque a equipa de Lito Vidigal venceu as segundas escolhas de Marco Silva, mas, mais, porque o Sporting esteve a ganhar 2-0 e acabou por ser batido por 3-2. Os leões não deixavam escapar uma vantagem de dois golos desde março de 2012 – quando perderam 3-2 em casa do Manchester City (na Liga Europa). 

A título de curiosidade sobre algo que não é habitual com os «grandes» portugueses, o Benfica não perde depois de ter uma vantagem de dois golos desde abril de 2008, quando o Sporting venceu uma vibrante eliminatória da Taça de Portugal por 5-3. O FC Porto precisa de recuar a setembro de 2005 para se lembrar que, na Liga dos Campeões, viu o Artmedia fazer-lhe a reviravolta para 3.2 em pleno Dragão. 

De volta a esta quarta-feira, Ryan Gauld marcou os dois golos do Sporting e parecia estar destinado a herói do jogo com o «bis» na estreia a marcar pela equipa principal dos leões. Mas a figura do Restelo acabou por ser Dálcio, o miúdo de 18 anos que até foi formado... no Sporting. 

FC Porto e Sporting continuam a liderar os respetivos grupos, mas a incerteza quanto aos vencedores dos grupos, respetivamente, D e C continua, com vários candidatos a lutarem pelo primeiro lugar de cada. 

E de volta também à normalidade, volta-se ao início para referir que o Benfica e o Mar+itimo fecharam os respetivos grupos de quatro equipas com o respetivo primeiro lugar. Os encarnados aguardam nas meias-finais pelo vencedor do grupo do Sporting. Os madeirenses recebem o primeiro classificado do grupo do FC Porto 

Jogos desta quarta-feira: 

GRUPO A 

GRUPO B 

GRUPO C 

GRUPO D 

in "maisfutebol.iol.pt"

JOSÉ LEIRÓS Cosme Machado "prejudicou imagem dos árbitros e o FC Porto"

José Leirós, comentador de arbitragem, assinala os erros de Cosme Machado no Sporting de Braga-FC Porto e atribui nota muito negativa.


A arbitragem do Braga-FC Porto continua a dar brado. Os erros de Cosme Machado são analisados pelo ex-árbitro José Leirós, actual comentador de arbitragem
 
"Puniu demasiado o FC Porto, no critério disciplinar. Expulsou Diego Reyes por segundo amarelo e não teve o mesmo critério com o jogador do Braga, Sasso. Voltou a fazer o mesmo quando expulsou Evandro", afirma o antigo árbitro a Bola Branca.

Nessa decisão, José Leirós explica que "toda a gente percebeu que Evandro pensava que o jogo não estava interrompido, tentando jogar a bola".

"Mais tarde, Tiago Gomes por acumulação de faltas deveria ter visto o segundo amarelo, ao derrubar o lateral do FC Porto, Ricardo", assinala. 

O Porto jogou com nove unidade durante mais de meia parte, num jogo com duas grandes penalidades, uma para cada lado. "As grandes penalidades não existiram mas aí o árbitro errou para os dois lados", sublinha. 

José Leirós deixa ainda críticas ao Conselho Nacional de Arbitragem pela escolha de Cosme Machado para o jogo de Braga. "Foi uma má nomeação. Cosme Machado vive e treina em Braga. Perturbou-se quando teve de assinalar o primeiro penalti, provavelmente por indicação de Alfredo Braga, o seu árbitro assitente, e essa decisão fez com que, depois, não fosse justo, lúcido e prejudicasse o futebol, a imagem dos árbitros portugueses e o FC Porto", conclui Leirós.


in "rr.pt"

DOIS “REFORÇOS” NO REGRESSO AO TRABALHO


Víctor García e Gonçalo Paciência presentes no início da preparação para a visita ao Marítimo, no domingo (18h00)
O plantel do FC Porto regressou aos treinos na manhã desta quinta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, numa sessão em que Julen Lopetegui voltou a contar com o defesa Víctor Garcia e o avançado Gonçalo Paciência, jogadores da equipa B que integraram a lista de convocados do jogo frente ao Sporting de Braga, desta quarta-feira, a contar para a terceira jornada da Taça da Liga.

Do ensaio que marcou o arranque da preparação do jogo com o Marítimo, da 18.ª jornada da Liga portuguesa, estiveram ausentes Brahimi e Aboubakar, que se encontram a representar as selecções argelina e camaronesa, respectivamente, na Taça das Nações Africanas, e ainda mais dois jogadores: Otávio, que voltou a realizar treino condicionado, e Adrián López, que sofreu uma rotura muscular na junção miotendinosa da face anterior da coxa esquerda na partida no Municipal de Braga, frente aos arsenalistas.

Esta sexta-feira, os Dragões voltam a treinar pelas 10h30, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.


in "fcp.pt"

LUÍS CASTRO: “OLIVEIRENSE É UM ADVERSÁRIO MUITO COMPETENTE”

FC Porto B desloca-se ao Estádio Carlos Osório na 24.ª jornada da Segunda Liga (sábado, 11h15)
​Depois de ter regressado às vitórias no último fim-de-semana, frente ao Marítimo B, o FC Porto B desloca-se este sábado (11h15) ao Estádio Carlos Osório, terreno da Oliveirense, com o objectivo de somar mais três pontos no caminho rumo aos lugares cimeiros da classificação. Na jornada 24 da Segunda Liga, os Dragões, que ocupam o oitavo lugar, com 35 pontos, defrontam o terceiro, que tem mais cinco, numa partida que, segundo Luís Castro, exigirá a melhor resposta da equipa azul e branca.

Cinco meses depois, os azuis e brancos reencontram-se com um dos candidatos à subida à Liga portuguesa, que foi ao Estádio de Pedroso vencer por 3-1, na jornada inaugural da Segunda Liga. “É um jogo de grau de dificuldade elevado, em que teremos que estar no nosso melhor para fazer frente a um adversário muito competente. Quando na primeira volta fomos surpreendidos por esta equipa pensou-se que tinha sido um acaso, mas a Oliveirense provou depois, em toda a primeira volta deste campeonato extremamente competitivo, que é uma equipa com qualidade e que tem feito resultados que lhe permitem neste momento estar a um ponto do primeiro lugar”, afirmou o treinador do FC Porto, em declarações aowww.fcporto.pt e ao Porto Canal.

Apesar de reconhecer o “contexto difícil”, Luís Castro garante que os Dragões vão a Oliveira de Azeméis com a vitória na mira, até porque uma das principais metas da temporada é estar entre os primeiros lugares da tabela. Outro dos objectivos dos “bês” é continuar a promover jovens para a equipa principal, como aconteceu no jogo desta quarta-feira frente ao Sporting de Braga, para a Taça da Liga, com a estreia de Gonçalo Paciência, que foi saudada pelo treinador azul e branco: “Há um sentimento de satisfação no grupo quando vemos jogadores a atingir patamares mais elevados, como o Ivo Rodrigues e agora o Gonçalo, assim como o Kayembe e o Víctor García, na convocatória. É o prémio pela competência com que têm trabalhado e fiquei extremamente satisfeito por vê-los dedicados ao jogo com competência e de forma apaixonada, sem qualquer constrangimento”.


in "fcp.pt"

ANDIF LAMENTA “FALTA DE CORAGEM” DA FPF ​Associação de dirigentes gostaria de ter indicado o presidente com “mais troféus” para as Quinas de Ouro


A Associação Nacional de Dirigentes de Futebol (ANDIF) lamenta a “falta de coragem” da FPF (Federação Portuguesa de Futebol), revelada na atribuição do prémio Quinas de Honra - categoria dirigente, entregue a 14 de Janeiro, na gala Quinas de Ouro, a Gilberto Madaíl. Em carta endereçada a Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente da instituição frisa desconhecer “os critérios usados para atribuição dos diversos prémios” e lamenta não ter podido indicar o “presidente de clube de reconhecimento internacional que mais troféus tem conquistado” em Portugal.

“País esse que pode ter o melhor jogador do mundo, o melhor treinador do mundo, mas não pode ter o melhor dirigente do século em Portugal, pois pode ferir-se sensibilidades. Achamos que, com esta falta de coragem, melhor seria não atribuírem este prémio”, escreve o presidente Diamantino Gonçalves.

A ANDIF é um dos 29 sócios ordinários da FPF, com assento na respectiva Assembleia Geral.


in "fcp.pt"

TIGRES NÃO TIVERAM GARRAS PARA OS DRAGÕES

Vitória por 8-2 sobre a formação de Almeirim, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato nacional
O FC Porto Fidelidade venceu esta quarta-feira o Tigres de Almeirim, por 8-2, em encontro da 15.ª jornada do Campeonato nacional, disputada no Dragão Caixa. Ao contrário da partida da primeira volta, os azuis e brancos não tiveram desta vez grandes dificuldades em bater os ribatejanos, num jogo em que Ricardo Barreiros, Caio e o capitão Reinaldo Ventura bisaram. Os portistas permanecem assim a três pontos do líder Benfica, na segunda posição.

Face ao 11.º classificado do Campeonato nacional, que não aspira a mais do que a permanência, o domínio portista foi evidente. Hélder Nunes acertou por duas vezes nos ferros, aos três e oito minutos, mas, face a alguma lentidão dos Dragões, o Tigres conseguiu adiar o primeiro golo até aos 12 minutos, já depois de Reinaldo Ventura ter permitido a defesa de Francisco Veludo, na conversão de um penálti.

Caio abriu o marcador num remate de meia distância e a partir daí os forasteiros ensaiaram algumas situações de contra-ataque perigosas. Porém, deveu-se essencialmente à exibição de Francisco Veludo o facto de ao intervalo o marcador estar apenas em 2-0 (Barreiros apontou o outro golo, num desvio a um cruzamento-remate de Pedro Moreira, aos 21).

Logo no arranque da segunda parte, Ricardo Barreiros fez o 3-0, após uma bela troca de bola dos Dragões, e o destino do encontro ficou mais do que sentenciado, face a um Tigres que nunca deixou de revelar uma certa timidez e uma clara falta de recursos ofensivos. Reinaldo Ventura ampliou para 4-0 aos 30 minutos, na conversão de uma grande penalidade, após um puxão de Filipe Bernardino na camisola de Jorge Silva, e a partir daí a história do encontro é simplesmente contada pelos golos e pela quebra física do adversário.

Caio fez o 5-0, aos 34 minutos, na conversão do livre directo correspondente à 10.ª falta da formação de Almeirim, que respondeu de seguida com um golo de André Martins. Pedro Moreira fez o 6-1, aos 37, Vítor Hugo o 7-1, aos 42, João F. Silva reduziu para 7-2 e o capitão Reinaldo Ventura fechou a contagem na conversão de uma grande penalidade. O próximo desafio dos Dragões é no terreno da Oliveirense (domingo, 15h00,16.ª jornada do Campeonato nacional).

FICHA DE JOGO 

FC PORTO FIDELIDADE-TIGRES DE ALMEIRIM, 8-2
Campeonato Nacional, 15.ª jornada
21 de Janeiro de 2015
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 277 espectadores

Árbitros: José Pinto e Joaquim Pinto

FC PORTO FIDELIDADE: Nélson Filipe (g.r.), Caio, Rafa, Jorge Silva e Hélder Nunes
Jogaram ainda: Reinaldo Ventura (cap.), Ricardo Barreiros, Pedro Moreira, Vítor Hugo e Edo Bosch (g.r.)
Treinador: Tó Neves

TIGRES DE ALMEIRIM: Francisco Veludo (g.r.), André Martins, Rui Gamboa, Alexandre Andrade e Filipe Bernardino
Jogaram ainda: João Vieira, João R. Silva (cap.) e João F. Silva
Treinador: António Pedro Nifo

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Caio (12m e 34m) , Ricardo Barreiros (21m e 28m), Reinaldo Ventura (30m, pen., e 49m, pen.), André Martins (34m), Pedro Moreira (37m), Vítor Hugo (42m) e João F. Silva (45m)


in "fcp.pt"

Manuel Serrão: «Benfica claramente favorecido com arbitragens»

MANUEL SERRÃO LEMBRA "FAVORES"

Manuel Serrão considerou, esta quinta-feira, que o Benfica tem sido "claramente favorecido" com as más atuações das equipas de arbitragem numa análise ao que se passou na 1.ª volta.

"Os árbitros têm cometido muitos erros, com influência no resultado, nomeadamente no caso do Benfica.  Não aconteceu isso nos dois últimos jogos mas, do início do campeonato até agora, o Benfica tem sido claramente favorecido", disse o empresário portuense.

Manuel Serrão referiu que na luta pelo título de campeão nacional, o clube da Luz tem clara vantagem porque "o FC Porto perdeu pontos que não devia ter perdido" e o "Benfica recebeu favores que não devia ter recebido". 

in "record.pt"

Associação de dirigentes explica-se a Pinto da Costa

DIZ DESCONHECER CRITÉRIOS DOS PRÉMIOS QUINAS DE OURO

A Gala Quinas de Ouro da Federação Portuguesa de Futebol já se realizou há mais de uma semana mas ainda dá que falar. Esta quinta-feira o FC Porto divulgou uma carta onde a Associação Nacional de Dirigentes de Futebol (ANDIF) critica a "falta de coragem" na atribuição do prémio na categoria de dirigente.

Em carta endereçada a Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente da instituição diz desconhecer “os critérios usados para atribuição dos diversos prémios” e lamenta não ter podido indicar o “presidente de clube de reconhecimento internacional que mais troféus tem conquistado” em Portugal.

“País esse que pode ter o melhor jogador do mundo, o melhor treinador do mundo, mas não pode ter o melhor dirigente do século em Portugal, pois pode ferir-se sensibilidades. Achamos que, com esta falta de coragem, melhor seria não atribuírem este prémio”, escreve o presidente Diamantino Gonçalves, citado no site oficial do FC Porto.

Recorde-se que na cerimónia de 14 de janeiro o prémio para dirigente foi entregue a Gilberto Madaíl, presidente da FPF entre 1996 e 2011.

in "record.pt"

Lourenço Pinto: «FC Porto ligeiramente prejudicado»

COMENTA ATUAÇÃO DE COSME MACHADO

Lourenço Pinto, presidente da Associação de Futebol do Porto, considerou, que Cosme Machado, que dirigiu o Sp. Braga-FC Porto, "prejudicou ligeiramente" os dragões. No entanto, considerou que a naturalidade do árbitro não pode ser vista com um factor determinante para justificar as críticas.

“O saber, a competência, a isenção e a legalidade não está no princípio territorial. Está na sorte do jogo, na maneira como se conduz e encara o desafio. Aconteceu e o FC Porto foi ligeiramente prejudicado", disse à Antena 1.

in "record.pt"

Cosme Machado exagerou no vermelho a Evandro

A ANÁLISE DOS CASOS DO SP. BRAGA-FC PORTO

O grande pecado de Cosme Machado foi a péssima condução que fez do encontro, prejudicando o espetáculo e sujeitando-se às críticas dos dois lados. Bom senso exigia-se...


Críticas no Twitter ao trabalho de Cosme Machado
ÁRBITRO MUITO CONTESTADO PELOS DRAGÕES

A arbitragem de Cosme Machado no Sp. Braga-FC Porto gerou uma onda de críticas que continua na manhã desta quinta-feira, como se pode ler no Twitter oficial dos dragões com o tweet: "Não há machado que derrube esta raça!".

No final do jogo, Pinto da Costa acompanhou Julen Lopetegui na sala de imprensa  e corroborou as curtas declarações do técnico.

Antero Henrique de cabeça perdida em Braga"Não estou revoltado, estou orgulhoso. Não é normal vir cá [sala de imprensa], porque não é normal sentir tanto orgulho nos meus jogadores, nos meus adeptos e no meu treinador. Cosme Machado? [árbitro] Se viram alguma coisa, digam vocês. A vergonha não se vende nas farmácias", atirou.

Antes já a revolta tinha sido evidente por parte deAntero Henrique, que teve de ser agarrado por Helton e pela polícia.

in "record.pt"

Acordo para o regresso de Sérgio Oliveira

ENTENDIMENTO COM A DOYEN ENVOLVIDA

Sérgio Oliveira, médio de 22 anos do P. Ferreira, vai voltar a pertencer aos quadros do FC Porto na próxima temporada. Os dragões já chegaram a um acordo com os castores, numas negociações que, segundo Record apurou, envolveram a Doyen Sports, o fundo de investimento parceiro da SAD azul e branca em vários negócios ao longo dos últimos anos.

O internacional português ainda não assinou oficialmente pelos dragões, mas, entre os clubes, tudo está acertado. Recorde-se que o FC Porto já era proprietário de metade do passe de Sérgio Oliveira, que foi formado no clube.

in "record.pt"

HELTON: “SENTI QUE AINDA ESTOU VIVO”


Guarda-redes brasileiro brilhou no empate estóico em Braga (1-1)
​Batido apenas da marca de grande penalidade, Helton foi uma das figuras maiores do empate arrancado em Braga pelo FC Porto, num jogo em que actuou 50 minutos com nove jogadores. Envergando a braçadeira de capitão, Helton realizou duas mãos-cheias de defesas decisivas e assumiu-se como um dos grandes destaques individuais no colectivo portista. O guardião brasileiro não escondeu a felicidade pela exibição e pelo papel fulcral que desempenhou nesta igualdade.

“Estou feliz, porque senti que ainda estou vivo e isso é gratificante. Pude ajudar o FC Porto e a minha equipa, que me apoiou muito. É uma das maiores alegrias que poderia ter. Sempre que o treinador confia em mim, estou sempre focado e disposto a fazer o que for preciso pela equipa. O que realmente queria era isto, sentir que estou vivo e capaz de ajudar o meu clube. Não tenho nenhum problema com ninguém e estou aqui para trabalhar, tal como os meus companheiros de posição. Não entendi que rumo se deu ao jogo logo no início, mas não me compete a mim falar sobre isso”, afirmou o camisola um na flash interview que se seguiu à partida com o Sporting de Braga.


in "fcp.pt"

Adrián com rotura muscular


O FC Porto fez o enquadramento clínico da lesão contraída por Adrián López no jogo da Taça da Liga com o SC Braga.

Segundo o boletim médico do clube, o avançado espanhol sofreu uma rotura muscular na junção miotendinosa da face anterior da coxa esquerda.

Os azuis e brancos não fizeram uma estimativa do tempo de paragem, porém, Adrián deverá a ficar afastado dos relvados por algumas semanas.

O quadro clínico fica completo com Ótavio, que voltou a realizar treino condicionado na sessão desta quinta-feira.


in "abola.pt"

N´Gbakoto de novo na rota do Dragão


Yeni N´Gbakoto, extremo do Metz, está a ser apontado pela Imprensa francesa como potencial reforço do FC Porto neste mercado de transferências.

Noticia o Foot Mercato que o jogador francês de 22 anos – celebra o 23.º aniversário esta sexta-feira –, já associado aos dragões em 2014, continua a ser seguido com atenção pelos azuis e brancos, podendo ser alvo de uma proposta formal por parte da SAD portista.

O FC Porto, porém, não será o único pretendente ao concurso de N´Gbakoto. Segundo a mesma fonte, também o Arsenal tem o jovem jogador referenciado para reforçar o plantel de Arsène Wenger.

Yeni N´Gbakoto está vinculado ao Metz até 2017.


in "abola.pt"

«É desta fibra que somos feitos» - Gonçalo Paciência


Gonçalo Paciência congratulou-se nas redes sociais com a estreia na equipa principal do FC Porto e enalteceu a demonstração de força dos azuis e brancos no jogo com o SC Braga.

«Um dia que nunca vou esquecer, um dia em que concretizei um sonho de criança. Obrigado a todos que me acompanharam nesta caminhada, é de facto muito especial vestir esta camisola. Um orgulho ter estado hoje [quarta-feira] em campo, dia esse que tiveram bem vincados os valores porto. O FC Porto é isto, é desta a fibra que somos feitos . Obrigado por todas mensagens de apoio. emojiemojiemoji ISTO É O Futebol Clube do Porto. "Realizar um sonho é um bom motivo para abrir a porta para outros que estão para vir!"», escreveu o avançado noInstagram.

Gonçalo Paciência estreou-se pela equipa principal dos dragões com 20 anos e cinco meses. O pai, Domingos, fê-lo com 18 anos e dez meses, a 21 de novembro de 1987.


in "abola.pt"

Dragões recebidos como heróis após empate em Braga (vídeo)

Várias dezenas de adeptos esperaram pela equipa do FC Porto no Estádio do Dragão para manifestar apoio pela heroica prestação em Braga. O empate (1-1) foi celebrado como se de uma vitória se tratasse...

in "abola.pt"

Rúben Neves sacrificou-se pela equipa


Rúben Neves disputou toda a segunda parte do jogo com o SC Braga, para a Taça da Liga, com muitas queixas numa perna.

O médio chegou ao final do encontro em evidentes dificuldades, completamente exausto, e certamente merecerá atenção especial do departamento médico no regresso ao trabalho.

Recorde-se que os azuis e brancos ficaram reduzidos a nove jogadores durante a primeira parte, consequência das expulsões de Diego Reyes (34) e Evandro (42).


in "abola.pt"

PINTO DA COSTA: “A VERGONHA NÃO SE COMPRA NAS FARMÁCIAS”


Treinador e presidente unidos na palavra “orgulho”, após a igualdade em Braga (1-1)
​As incidências do empate que o FC Porto alcançou em Braga (1-1), no qual esteve 50 minutos com apenas nove jogadores, juntaram Julen Lopetegui e Jorge Nuno Pinto da Costa na flash interview e na conferência de imprensa que se seguiram ao desafio com os minhotos. Face à tremenda reacção da equipa às decisões incompreensíveis de Cosme Machado e seus pares, treinador e presidente uniram-se na palavra “orgulho” em dois discursos curtos e fortes. Os adeptos, claro está, também não foram esquecidos.

“Esta noite estou muito orgulhoso dos meus jogadores e dos meus adeptos. Isto é o FC Porto, dentro e fora do campo”, foi só e apenas isto que Julen Lopetegui afirmou na zona de entrevistas rápidas, e que repetiria pouco mais tarde na conferência de imprensa, na qual também teve a companhia do líder portista. Pinto da Costa reafirmou absoluta concordância com a ideia transmitida pelo técnico espanhol: “Estou muito orgulhoso dos meus jogadores, dos meus adeptos e muito, muito orgulhoso do meu treinador. Quem tiver vergonha, que a tenha. Quem não a tiver, que não a tenha”. O presidente do FC Porto, ainda após a curta e clara conferência de imprensa de Julen Lopetegui, acrescentou: "A vergonha não se compra nas farmácias".

Com este empate, o FC Porto passa a somar sete pontos e mantém a liderança do grupo D desta terceira fase da Taça da Liga, estando em boa posição para garantir um lugar nas meias-finais da competição.


in "fcp.pt"


RAÇA DE DRAGÃO VALEU EMPATE EM BRAGA

Evandro foi o autor do golo e Helton foi enorme no jogo da terceira jornada da terceira fase da Taça da Liga (1-1)
​Com uma alma enorme, com a raça que lhe é tão característica, o FC Porto conquistou um empate em Braga (1-1), numa partida em que jogou mais de 50 minutos reduzido a nove, depois de Diego Reyes e Evandro terem sido expulsos ainda na primeira parte. O brasileiro abandonou o jogo depois de ter adiantado os azuis e brancos no marcador, na conversão de um penálti. Depois do intervalo, Alan reestabeleceu a igualdade que Helton, o homem do jogo, segurou até ao fim, permitindo aos portistas continuarem sozinhos na liderança do grupo D da Taça da Liga, cumpridas que estão três jornadas.

Excluídos da convocatória seis habituais titulares, o técnico espanhol apresentou, como tem sido regra na Taça da Liga, um onze totalmente renovado, bem diferente daquele que tem por hábito fazer alinhar na Liga portuguesa. Na defesa, Helton ocupou a vaga deixada por Fabiano na baliza, Ricardo e a José Ángel ocuparam as laterais, enquanto Diego Reyes e Iván Marcano foram os centrais. No meio-campo, o tridente foi formado por Campaña, Rúben Neves e Evandro; no ataque, Quintero e Adrián López acompanharam Gonçalo Paciência, o avançado do FC Porto B que, aos 20 anos, fez a sua estreia absoluta na equipa principal.

Estas mudanças não foram porém a causa das várias contrariedades que os Dragões tiveram pela frente na noite gélida no Minho. A primeira, logo aos oito minutos, com a lesão de Adrián López, que obrigou Julen Lopetegui a fazer a primeira alteração na equipa – o avançado espanhol deu o lugar ao compatriota Tello. A segunda chegou com a exageradíssima expulsão de Diego Reyes, por acumulação de amarelos, aos 34m, o que deixava os azuis e brancos reduzidos a dez, com quase uma hora para se jogar. O cenário, porém, havia de piorar quando, perto do final da primeira parte, Evandro viu o cartão vermelho directo das mãos de Cosme Machado, que poucos minutos antes tinha perdoado o segundo amarelo ao bracarense Sasso, não adoptando o critério aplicado no lance em que deu ordem de expulsão a Reyes.

Estavam então jogados 41 minutos e o FC Porto já vencia por 1-0 desde os 25, devido a um penálti convertido por Evandro, a castigar um empurrão de Sasso a Gonçalo Paciência. O Sporting de Braga tinha entrado melhor, aproveitando algumas dificuldades iniciais por parte dos portistas na construção de jogo, mas que foram sendo ultrapassadas à medida que os minutos iam passando. Apesar do frio, o espectáculo estava entretido, mas Cosme Machado acabou por prematuramente por estragá-lo, com o referido critério disciplinar, mais do que discutível.

A segunda parte praticamente começou com mais uma contrariedade para os azuis e brancos: o árbitro da AF Braga viu um empurrão de Martins Indi a Zé Luís e assinalou a grande penalidade que Alan converteu em golo. Com menos dois jogadores em campo, os Dragões foram obrigados a baixar as linhas e a dar a iniciativa do jogo ao adversário, ainda que, por duas vezes, tivessem estado perto do segundo golo: primeiro por Tello (81m) e logo a seguir por Campanã (86m). Só nos últimos 15 minutos é que os bracarenses conseguiram criar verdadeiro perigo junto da baliza portista. Valeu um enorme Helton, que, com um punhado de excelentes defesas, agarrou o empate com as duas mãos, evitando uma derrota injusta, tal a alma que os portistas mostraram no Municipal de Braga.


in "fcp.pt"