quarta-feira, 9 de novembro de 2011

F.C. Porto: Varela está apto

Extremo está recuperado da tendinite e já treinou sem limitações, Vítor Pereira voltou a chamar jovens da formação.


F.C. Porto continuou a trabalhar esta quarta-feira, numa semana sem competição e por isso com os olhos já colocados na recepção à Académica, para a Taça, tendo recebido uma boa notícia: Varela está recuperado da tendinite no joelho esquerdo e já treinou sem limitações, sendo mais uma opção.

De fora das contas de Vítor Pereira ficam agora apenas quatro lesionados: Iturbe continua a treinar condicionado, os lateraisSapunaru e Fucile mantêm-se apenas em tratamento e Emídio Rafael continua em repouso domiciliário, depois de ter sido operado novamente operado ao perónio esquerdo.

Vítor Pereira chamou de resto alguns jovens da formação para completar o grupo, face às ausências de 12 internacionais: Rolando e Moutinho (Portugal), Alvaro Pereira e Rodríguez (Uruguai), Guarín e James (Colômbia), Kléber, Hulk e Alex Sandro (Brasil), Djalma (Angola), Defour (Bélgica) e Mangala (França sub-21).

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto interessado na RTP Internacional

O “Diário Económico” anuncia que a Porto Media – empresa criada pelo FCP para gerir o Porto Canal – estuda a possibilidade de investir na RTP.


Segundo a edição do “Diário Económico” de hoje, o FC Porto está interessado na privatização da RTP. O clube, através da Porto Media, equaciona a possibilidade de integrar um consórcio que concorra a um dos canais públicos. 

O interesse dos campeões nacionais está centrado na RTP Internacional. O objectivo passa por reforçar a marca FC Porto a nível externo.



in "rr.pt"

Ponta-de-lança potente

Lupeta combina força e velocidade na posição de ponta-de-lança, o que faz dele um jogador difícil de marcar para os defesas. Campeão sub-17 com Pedro Emanuel, o ex-Lourinhanense está já há seis anos no FC Porto, clube que lhe tem permitido estar regularmente presente nas selecções dos diversos escalões de formação. Jogador trabalhador, o avançado é também determinado nas suas acções e muito dedicado ao colectivo. Como ponta-de-lança já com uma boa estatura física (1,85 m), Lupeta é ainda um elemento muito útil no futebol aéreo, no eixo do ataque.

Intensidade e pé canhão

Uma das características mais marcantes de Lupeta é a intensidade que traz para o jogo, sempre pressionante, mas também a força dos seus remates.

Lupeta

NOME COMPLETO Joaquim Manuel Welo Lupeta
IDADE 18 anos (24/03/1993)
ALTURA 1,85 m
PESO 74 kg
POSIÇÃO Ponta-de-lança
CLUBES Lourinhanense (2004/05 e 2005/06), FC Porto (2006/07, 2007/08), Padroense (2008/09) e FC Porto (desde 2009)

Em período de adaptação

Rafael Floro chegou no Verão ao FC Porto, contratado aos algarvios do Internacional de Almancil e passa ainda por um período de adaptação aos azuis e brancos. Actualmente no primeiro ano de juniores, Floro é um lateral-esquerdo que gosta de participar no processo ofensivo. Defesa equilibrado, as tarefas no sector recuado são desempenhadas com entrega ao jogo, muito trabalho e coragem, já que é um jogador que não receia o choque.

Rafael Floro

NOME COMPLETO Rafael Silva Floro
IDADE 17 anos (19/01/1994)
ALTURA 1,76 m
PESO 73 kg
POSIÇÃO Lateral-esquerdo
CLUBES Sporting, Académica, Louletano, Internacional de Almancile e FC Porto

Está inscrito na Champions

Tecnicamente muito evoluído, Luís Rafael faz parte da lista de jovens inscritos pelo FC Porto na Liga dos Campeões, aos 16 anos. Como jogador acima da média, Rafa tem sido utilizado em alguns jogos dos sub-19 do emblema azul e branco, que deposita nele grandes esperanças para o futuro. Dono de uma boa leitura de jogo, o lateral é ainda um jogador moderno, que sabe defender e atacar com muito equilíbrio, o que também explica que seja internacional sub-17.

Luís Rafael

NOME COMPLETO Luís Rafael Alves
IDADE 16 anos (09/05/1995)
ALTURA 1,82 m
PESO 74 kg
POSIÇÃO Lateral-esquerdo
CLUBES Alpendorada e FC Porto

in "ojogo.pt"

Perda do lugar leva Otamendi a dobrar esforço

Otamendi perdeu a titularidade no FC Porto desde a recepção ao APOEL. De então para cá, o lugar no eixo da defesa passou a ser de Mangala, uma aposta de Vítor Pereira que não tem desiludido. "É evidente que lhe custa estar sem jogar, está louco por voltar", garantiu a O JOGO o seu representante Martin Sendoa, que rejeita que o central acuse o toque ou baixe os braços perante um momentâneo desaparecimento. Para agravar a situação, Otamendi ficou fora da última convocatória da Argentina, pagando a factura pela derrota na Venezuela. Uma ideia que ganhou mais força quando o seleccionador, Alejandro Sabella, chamou o central do Estudiantes de La Plata, Leandro Desabato, à última hora. "Ele está bem física e mentalmente. Está como um touro e não vai fraquejar por não jogar. Pelo contrário, está a trabalhar o dobro para recuperar o lugar no FC Porto", frisou Sendoa, que garantiu estar tudo bem com Vítor Pereira: "Não há qualquer conflito. Não lhe pediu explicações por ter ficado de fora e mentalizou-se para concentrar os seus esforços no trabalho". A ideia saiu reforçada pelas palavras da mãe, Sílvia: "Acabei de falar com ele. Não pode entrar em choque, porque ele é que sai prejudicado. Para além disso, gosta do treinador e não há problema nenhum". Face a este quadro, ficou uma promessa: "Mamã, vou fazer ainda melhor", revelou dona Sílvia. Agora, é como diz Sendoa: "Esperar por uma oportunidade".



Argentino reconhece talento de Mangala

Otamendi perdeu a titularidade no FC Porto e ficou fora da selecção argentina, mas o central não mistura as coisas, de acordo com a mãe, Sílvia: "Ele diz muito bem de Mangala. Vítor Pereira gosta dele e o Nicolas sabe diferenciar as coisas. É alguém com talento, que tem valor para jogar e o Nicolas respeita isso". O momento para o central é mais de trabalho do que para lamentações. "Ele tem de respeitar as decisões, não tem de questionar ninguém nem perguntar por que saiu ou quando volta. Respeita as decisões", acrescentou a mãe. Até o momento menos bom do FC Porto teve explicação para dona Sílvia, que aceitou a situação com naturalidade, acreditando que mais dia, menos dia, as coisas deverão mudar. "Às vezes as coisas não saem. Antes a bola entrava sempre, agora vai aos postes, sai ao lado... Antes saía com naturalidade", comentou.

in "ojogo.pt"

Inter elogia Fernando mas não fez proposta

As notícias que, desde o final da última época, associam Fernando a Itália têm sido mais do que suficientes para alimentar não apenas uma novela, mas toda uma saga ainda sem final à vista. Ainda ontem a "Gazzetta dello Sport" insistia no interesse do Inter de Milão em Fernando, o que nos levou à fala com Marco Branca, que desmente propostas, mas avalia com propriedade o trinco do FC Porto.
"É claro que o conheço, porque o vi imensas vezes, como a todos os jogadores do FC Porto. Fernando é um bom jogador, um óptimo jogador, domina o meio-campo, mas o FC Porto vende muito caro", comenta o director-desportivo do Inter, que faz o ponto da situação sobre o mercado "nerazzurro".
"Vi-o muitas vezes e sabemos o que vale, mas só em Dezembro é que vamos reunir e decidir o que fazer em Janeiro. Neste momento, a prioridade passa por ganhar jogos, vamos ver como isto evolui e só depois nos sentaremos à mesa com a equipa técnica para discutir de que forma podemos reforçar a equipa", vincou ao nosso jornal, com grande disponibilidade e interesse em esclarecer.
O Inter é 17º na Serie A e vai mexer no plantel em Janeiro, mas não admite que estejam definidas prioridades e se Fernando pode constar entre as mesmas. Certo é que, entre o Polvo e Guarín, também referido ontem nos meios transalpinos, a preferência do Inter parece recair sobre o primeiro. Sondagens, garante Branca, não houve. "Nesta altura, não sei se o FC Porto está interessado em vender nem por quanto", afirmou.

Da transferência gorada à aura de insubstituível

Foi Fernando quem escancarou a porta da saída, afirmando publicamente que estava na hora de deixar o Dragão. Por isso, saiu das opções no início da época, regressando paulatinamente até ganhar de novo alicerces e manifestar que está "de corpo e alma" no FC Porto. Nesta fase, ele é unanimemente apontado como um dos melhores (senão o melhor) jogador da equipa, o que diz muito sobre a inflexão ao nível do discurso e da entrega ao serviço dos azuis e brancos.

in "ojogo.pt"

Guarín e James a "derreter" em Barranquilha

Ainda mal tinham chegado a Barranquilha, norte da Colômbia e cidade natal de Shakira, e já estavam lavados em suor. James Rodríguez e Fredy Guarín estão a preparar o encontro com a Venezuela, de qualificação para o Mundial, debaixo de um calor abrasador (mais de 30 graus) e muita humidade. Bem diferente do tempo que deixaram em Portugal. James até estranhou. "Joguei aqui quando tinha nove anos e nunca mais voltei". Os dois portistas devem ser titulares na sexta-feira, assim como Falcao. Na terça, os colombianos defrontam a Argentina.



Palito no onze, Cebola em equação

O jogo com o Chile está a revelar-se uma autêntica dor de cabeça para Óscar Tabárez. O seleccionador do Uruguai não pode contar com vários jogadores, entre lesionados e castigados, e continua a experimentar o onze para o jogo de sexta-feira. Álvaro Pereira joga habitualmente no meio-campo da selecção, mas ontem treinou na lateral esquerda. O outro portista, Cristan Rodríguez, não foi testado no onze. Gaston Ramírez foi o eleito para substituir Fórlan.



in "ojogo.pt"

Brasil entregue a Hulk e Kléber

A estreia de Kléber na selecção do Brasil tem tudo para ser inesquecível. De elemento estranho na convocatória anterior, que falharia por lesão, o avançado manteve a confiança do seleccionador e, ao que tudo indica, vai ser aposta inicial no particular de amanhã, com o Gabão. Ao seu lado estará Hulk. Alex Sandro, o outro portista seleccionado, deve começar o encontro no banco de suplentes. Os três tiveram de tomar uma vacina para febre amarela antes da viagem para Libreville, capital do Gabão.
Assim, o ataque do escrete vai ser quase todo azul e branco porque Mano Menezes pretende aproveitar o entrosamento dos jogadores neste encontro, dado o pouco tempo que tem para o preparar. O particular com a equipa africana é já amanhã, pelas 18 horas, com transmissão na Sport TV.
É uma oportunidade de ouro para Hulk e Kléber afogarem as mágoas dos últimos resultados no FC Porto e consequente contestação por parte dos adeptos. Ao mesmo tempo, poderá ser uma enorme injecção de confiança e motivação que Vítor Pereira seguramente agradece. Recorde-se que os dragões têm jogos importantíssimos quando a competição de clubes regressar.
Sem necessidade de efectuar o apuramento para o próximo Mundial - é o país organizador - o Brasil tem aproveitado as datas FIFA para realizar jogos de preparação que têm revelado alguns problemas, sobretudo pela falta de entrosamento dos jogadores. Mano Menezes vai procurar minimizar a questão. "Abre-se a oportunidade de utilizar outros jogadores para aproveitar aquilo que é a maior dificuldade da selecção - o entrosamento. Não há muito tempo para treinar e temos de ir para o jogo dessa forma. Vamos fazer os possíveis para aproveitar essa condição de alguns atletas porque diante da Costa Rica foi visível que faltou um pouco desse entrosamento", explicou em declarações à imprensa, sem nunca confirmar os nomes dos jogadores que vai apostar para o ataque. Em todo o caso é convicção dos jornalistas brasileiros que a escolha recairá em Hulk na direita, Willian (do Shakhtar) na esquerda e Kléber no centro. "É possível repetir o que fizemos diante do México, com dois homens mais abertos e aproximando dois por dentro para termos uma 'chegada' forte e controlo do jogo", acrescentou o seleccionador canarinho.

Curiosidades

> Centrais são "encarnados"

Os únicos jogadores que já sabem que vão defrontar o Gabão são os centrais. Por se conhecerem bem do passado que partilharam na Luz, Luisão e David Luiz são os eleitos por Mano Menezes.


> Shakthar também terá dupla no onze

O próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões, o Shakhtar, também vai fornecer dois jogadores ao onze do escrete: Fernando estará no meio-campo e Willian (estreia absoluta tal como Kléber) no lado esquerdo do ataque. Desta vez vão remar para o mesmo lado de Hulk e Kléber. Dia 23 serão adversários no jogo decisivo - para ambas as equipas - da liga milionária.


> Duas

A confirmar-se, Hulk estará no onze do Brasil pela segunda vez consecutiva. Em Outubro foi titular contra o México. Para já, soma seis internacionalizações, mas continua em busca do primeiro golo com a "canarinha". Será desta?


> E os golos?

Pode dizer-se que Hulk e Kléber são jogadores que se conhecem bem. Afinal, partilham 11 presenças no onze do FC Porto desde o início da época. Porém, não se pode afirmar que o entrosamento seja perfeito. Isto porque nenhum ofereceu golos ao outro. Hulk tem sete e Kléber menos um, em todas as provas, mas nunca marcaram na sequência de uma assistência do outro.

in "ojogo.pt"

Ferreyra: «Guarín não quer sair»

GARANTIA DO EMPRESÁRIO A PROPÓSITO DO INTERESSE DO INTER



O nome de Fredy Guarín continua na ordem do dia. Ainda ontem, o médio esteve em destaque na imprensa italiana por ser o alvo prioritário do Inter Milão para o mercado de janeiro. Com o propósito de explorar esse assunto, Record entrou em contacto com Marcelo Ferreyra e, inicialmente, o empresário mostrou-se pouco disponível para falar devido ao episódio que protagonizou na semana passada. Face à insistência, o agente FIFA lá acabou por quebrar o silêncio ao qual se quis render, aproveitando a ocasião para mostrar que mudou a sua postura crítica em relação às opções de Vítor Pereira e para, ao mesmo tempo, abordar o badalado interesse do clube italiano no jogador que representa.
“O Fredy não quer sair do FC Porto, ele não me pediu para sair e, por isso, não estou a trabalhar para que ele saia. Se há interesse do Inter Milão nele, não sei. Quem o quiser contratar terá de falar diretamente com o FC Porto”, vociferou o referido agente, antes de abordar o estado de espírito do colombiano no FC Porto: “Ele só pensa em trabalhar para melhorar e voltar a ser protagonista da equipa, tal como acontecia na temporada passada.”
in "record.pt"

Ajustes para Janeiro

Danilo chega depois do Mundial de clubes e certamente será inscrito, mas novo salto ao mercado não está colocado de parte.

Que perspectivas de mudança para o FC Porto no mercado de Inverno? Deverão ser algumas as alterações, a começar pela mais natural e óbvia. O lateral/médio direito Danilo está contratado desde o Verão, chega depois de disputar pelo Santos o mundial de clubes (termina a 18 de Dezembro) e, naturalmente, está garantida a sua inscrição pelo FC Porto. 

Outro caso para dar que falar pode ser Iturbe. O argentino, que não foi inscrito para as competições europeias nesta primeira fase, pode ser uma das soluções para a segunda fase da época, isto se entretanto os dragões conseguirem o apuramento para Liga dos Campeões ou, no mínimo, Liga Europa. Mas haverá outros casos em análise no dragão e talvez se acenda uma luz para aquisições.


in "abola.pt"

James pronto para responder às expectativas na selecção

James Rodríguez não se atemoriza com o estatuto de estrela na principal selecção da Colômbia.

A exibição que rubricou no jogo com a Bolívia ficou na retina e é grande a esperança dos colombianos no extremo do FC Porto.

«Venho sempre com a mesma ideia: fazer bem as coisas e estar a um bom nível. As expectativas estão altas, não apenas em relação a mim como para toda a equipa. Esperemos estar concentrados para somar os três pontos», diz James no lançamento dos jogos com Venezuela e Argentina, da fase de apuramento para o Mundial de 2014.

Apontado como líder dos cafeteros, o jogador admite sentir-se «muito orgulhoso» pela oportunidade de representar a selecção principal do seu país. «É algo que me enche de alegria», sublinha.

Ainda assim, recusa assumir as despesas do ataque da Colômbia: «Há vários jogadores no ataque que também são importantes, não sou apenas eu».

Por fim, lembra o esquerdino que disputou «os 90 minutos» pelo FC Porto na última jornada, diante do Olhanense, razão pela qual se sente «muito bem».


in "abola.pt"

Menezes aposta em Kléber e Hulk

Seleccionador do Brasil quer tirar partido do facto de os dois avançados jogarem juntos no FC Porto, o que permitirá minimizar o curto espaço de tempo de que dispõe para preparar o jogo com o Gabão, agendado para quinta-feira. 

Os dragões, com Hulk, Kleber e Alex Sandro, são o clube mais representado na convocatória de Mano Menezes para os particulares com Gabão e Catar. O Shakhtar, equipa ucraniana que integra o grupo dos azuis e brancos na Liga dos Campeões, cedeu os médios Fernandinho e Willian.

Com pouco tempo para preparar o ensaio com a formação africana, vai o timoneiro do escrete tirar partido do entrosamento das duas duplas.

«Você abre a oportunidade de utilizar outros jogadores para aproveitar aquilo que é a maior dificuldade da selecção [leia-se, o entrosamento]. Você não tem tempo de treinar e vai para a partida dessa maneira. Vamos fazer o possível para aproveitar essa condição de alguns atletas, porque diante da Costa Rica [vitória por 1-0, em Outubro] foi visível que faltou um pouco desse entrosamento», explicou Mano Menezes, em declarações à Imprensa brasileira.


in "abola.pt"

Dragão atento a Fabiano Freitas

Fabiano Freitas, guarda-redes de 23 anos, tem sido a figura de proa da equipa do Olhanense. Contratado no início da época ao América de Natal, do Brasil, onde estava emprestado pelo São Paulo, tem dado nas vistas em todos os jogos que participou. 

As excelentes exibições produzidas pelo guarda-redes mais alto a actuar na Liga principal do futebol português (1,97 m) têm cativado alguns clubes a seguirem de perto o número 22 do Olhanense. A par de alguns olheiros de clubes espanhóis, italianos, alemães e ingleses que se têm deslocado ao Estádio José Arcanjo para observar ao vivo o desempenho do guarda-redes, surgem agora rumores de que os denominados três grandes de Portugal estão atentos ao trabalho desenvolvido pelo gigante da baliza rubro-negra.

O campeão nacional em título, o FC Porto, é um dos clubes que aprecia as qualidades de Fabiano Freitas, pelo que está a seguir, com atenção, as pisadas do promissor guarda-redes. 

A cotação do discípulo de Rogério Ceni, colega em 2007 - ano em que se sagrou campeão do Brasil pelo São Paulo -, aumentou depois da desempenho no jogo com os Dragões, que terminou com um empate a zero bolas.


in "abola.pt"