segunda-feira, 20 de maio de 2013

Kelvin vê o golo ao Benfica "a cada cinco minutos"


Em entrevista ao jornal Lance, o avançado portista confessa que não consegue resistir à tentação de ver o lance que virou o campeonato
Kelvin é uma figura incontornável do 27º título do FC Porto. O golo que marcou ao Benfica, já nos descontos, permitiu aos dragões ultrapassar o rival na tabela e confirmar matematicamente o campeonato na última jormada. Em entrevista ao jornal Lance, do Brasil, Kelvin admite que não consegue resistir a rever as imagens. "Não paro de ver. Vejo a cada cinco minutos, logo que chego a casa do treino. Se alguém manda uma mensagem na internet, aí não aguento e vejo logo, mato a saudade", disse.

Vizinho de Liedson, que foi quem lhe fez o passe para o golo, Kelvin conta que o Levezinho não o deixou festejar logo. "Queria correr, ele segurava-me, não deixava e dizia: 'primeiro, vais ter de me agradecer, depois corres'".

A passagem pela equipa B, disse, foi benéfica. "Tem muita porrada na Segundona", informa Kelvin.

in "ojogo.pt"

Licá: "FC Porto? Claro que gostaria"

Avançado do Estoril satisfeito com interesse dos dragões.


Licá, um dos principais responsáveis pelo magnífico quinto lugar do Estoril nesta edição da I Liga, tem sido apontado ao FC Porto. Ontem, após a vitória em Barcelos, não escondeu que gostaria de jogar nos dragões. 

“É bom ouvir o nosso nome associado a grandes clubes e fico satisfeito pelo interesse do FC Porto. Afinal, acabam de se sagrar tricampeões. Se gostava de jogar lá? Claro que sim, quem é que não gostaria?”, disse, citado pelo jornal A Bola.

“Ninguém diria que o Estoril ia conseguir chegar à Liga Europa, mas nós temos um grupo fantástico e muito unido e só assim foi possível chegar a esta classificação. Foi muito merecido por todo aquilo que fizemos. A nível pessoal foi o meu melhor ano e consegui ficar na história do clube”, acrescentou.


in "relvado.pt"

Jackson, campeão e melhor marcador. Uma dobradinha diferente


Jackson (26 golos igual a 11 pontos) garante finalmente a Colômbia na lista de honra do nosso campeonato


Sete do Sete. Há um ano, a 7 de Julho, o FC Porto anuncia a contratação de Jackson Martínez, avançado dos mexicanos do Jaguares, a troco de 9 milhões de euros.

Semi-desconhecido do futebol mundial, Jackson aterra no Dragão com a obrigação de se impor para compensar a demora dos reforços do ano anterior Kléber e Janko. O investimento a isso obriga, e o colombiano nem demora a render. Logo na estreia, golo à Académica, 1-0 aos 90’ e olá Supertaça portuguesa.

Para o campeonato, a superior categoria de Jackson é por demais evidente. Ainda joga com Hulk na primeira jornada, em Barcelos (0-0), depois aprenderá a jogar sem o brasileiro e é incrível a rápida adaptação. Sete jornadas seguidas a marcar, oito golos – entre eles aquele fabuloso calcanhar ao Sporting (2-0) nas barbas de Rui Patrício.

Ao todo, 26 golos na época de estreia, dos quais sete capitalizam 11 pontos: um em Vila do Conde (2-2), dois no Estoril (2-1), mais dois vs. Moreirense (1-0), outros dois vs. Nacional (1-0), um ao Olhanense (1-1) e três ao Rio Ave (2-1). Sí señor, é verdade que falha três penáltis, dois deles em momentos decisivos dos jogos com Olhanense (1-1 no Dragão) e Marítimo (1-1 nos Barreiros), mas nem isso lhe retira o mérito de ser o rei do golo.

Pela quarta vez neste século, o FC Porto junta o título de campeão nacional com o de melhor marcador. Antes, já Hulk-11, Lisandro-08 e McCarthy-04 haviam dado o ar da sua graça. Agora, é um colombiano, o primeiro de sempre. Falcao já tentara, mas a concorrência (interna, leia-se; Cardozo e Hulk, sublinhe-se) não dera qualquer hipótese.

Neste capítulo, a viagem dos estrangeiros como melhores marcadores começa há muito, muito tempo, numa galáxia far far away...

jugoslávia (kordnya, 1940) O portista acaba a liga com 29 golos, como Peyroteo (Sporting), mas menos minutos.

brasil (edmur, 1960) O Vitória de Guimarães é sétimo classificado com 47 golos marcados, 25 dos quais do carioca.

argentina (yazalde, 1974) A façanha dos 46 golos dosportinguista é à escala europeia, com a conquista da Bota de Ouro.

angola (vata, 1989) Um bis ao Boavista permite-lhe passar Jorge Silva (Marítimo) e Amancio (Penafiel), com 16 golos.

suécia (magnusson, 1990) Mais golos (33) que jogos (32) num ano em que o FCP é campeão.

nigéria (ricky, 1992) O Boavistão é 3.º com 45 golos: 30 de um, 15 de outros seis jogadores, entre eles JVP (8).

marrocos (hassan, 1995) Com 21 golos (mais dois que Domingos), o Farense chega à Taça UEFA.

senegal (fary, 2003) Empatado comSimão (Benfica, 18 golos), ganha o aveirense por menos dois jogos.

áfrica do sul (mccarthy, 2004) Uma bicicleta do portista ao Paços dá-lhe o título, à frente de Adriano (Nacional).

camarões (meyong, 2006) O Belenenses desce mas tem o Bota de Ouro: 17 golos, mais dois que Nuno Gomes (Benfica).

paraguai (cardozo, 2010) Um bis ao Rio Ave no jogo do título do Benfica atira Falcao (FCP) para o segundo lugar.

colômbia (jackson, 2013) O exotismo da nossa liga recebe agora o 12.º ilustre visitante. Senhoras e senhores, vindo directamente da Colômbia, apresentamos Jacksoooooooon Martínez.


in "ionline.pt"

Três mais três: os títulos do FC


Dragões confirmam o terceiro campeonato consecutivo com uma vitória em Paços de Ferreira (2-0). Encarnados chegam a estar a perder, mas recuperam e também ganham, ao Moreirense (3-1). Mesmo assim, a esperança numa reviravolta na Liga transforma-se numa desilusão pelo terceiro jogo seguido. É o fim de uma corrida a dois, com o resto das equipas a servir de obstáculo. O FCPorto acaba sem derrotas (pela segunda vez em três anos) e Vítor Pereira é bicampeão – já está à frente do rival Jorge Jesus em títulos

FCPorto + lucho = título. A receita continua a funcionar

Lucho é um oportunista. E esqueçamos desde já o significado negativo que a palavra por vezes carrega. O médio argentino vem para Portugal em 2005 e conquista quatro ligas consecutivas. Depois segue para Marselha, onde ganha outras coisas, a começar pelo dinheiro e a acabar em mais títulos (um campeonato, três taças da liga e duas supertaças). Em Janeiro de 2012 volta a Portugal, a tempo de ser de novo campeão pelo FC Porto. E agora junta-lhe mais um. É difícil ter melhor timing do que isto.

Em Paços de Ferreira, Lucho marca um golo e faz uma assistência. É o capitão em campo, a par de Helton a face mais visível do FC Porto pós-2004, que reforça o domínio em Portugal com o sétimo título (Helton esteve em todos) em oito épocas (três seguidos) e o 27.º no total. Pela segunda vez em três anos, completa um campeonato inteiro sem perder. Feitas as contas, tem apenas uma derrota nos últimos 99 jogos da Liga.

Chega a ser irónico pensar que uma equipa com estes números esteve a dois jogos de fracassar por completo. Isso diz mais sobre os méritos do Benfica do que dos deméritos de um FC Porto ainda assim menos espectacular do que noutros tempos. Vìtor Pereira é um apaixonado pela posse de bola, o que nem sempre se traduz num bom aproveitamento. Ao longo destas duas épocas (as primeiras do treinador portista na Liga) essa foi uma das críticas mais vincadas. A isso, Pereira responde com os números de um bicampeonato; 47 vitórias, 12 empates e uma derrota em 60 jogos. Desde que Pinto da Costa é presidente do FC Porto, só André Villas-Boas (com Vítor Pereira como adjunto) conseguiu melhor.

A Mata Real enche-se para uma dupla comemoração. Enquanto o P. Ferreira vive num ambiente tranquilidade com o terceiro lugar garantido, o FCPorto tem em cima a pressão do momento decisivo. João Moutinho tenta sacudi-la cedo, mas remata para fora (4’). Lucho responde a um cruzamento de Varela (7’) – uma combinação repetida várias vezes ao longo da tarde – com um remate à malha lateral que chega a criar a ilusão de um golo.


O início é ambicioso, mesmo sem Fernando (lesionado) a controlar o meio-campo (Defour passa a titular). No entanto, é preciso um erro de Luiz Carlos para desencadear um golo. Ora, o médio atrasa a bola para terra de ninguém, que depressa é reclamada por James Rodríguez. Atrás dele vai Ricardo, que lhe dá um toque ligeiro no pé. O colombiano tropeça e vai ao chão, mas tudo isto acontece fora da área. A expulsão é justa, o penálti nem por isso. Lucho  marca e os dragões acalmam.

Com menos um jogador até aos 55’ (Danilo também vê vermelho, por acumulação), o P. Ferreira não faz mais do que alguma comichão.Porque de resto, além do segundo golo do FCPorto, há uma defesa enorme de Cássio (cabeceamento de Jackson) e duas bolas ao poste, de Lucho e Jackson. É de uma combinação desta dupla dentro da área que nasce o 2-0. Oponta-de-lança marca o 26.º no campeonato e termina a época com golos a todas as equipas da Liga (à Académica só marcou na Supertaça).


Benfica em código morse. Golo, poste, golo, golo, poste, penálti, golo

Entre o Ikea de Paços de Ferreira e a Luz, há uma grande distância. Ou talvez não, é apenas um ponto, o (in)suficiente para animar milhares e milhares de adeptos do Benfica, crentes na palavra de Jesus: “enquanto há vida, há esperança”.

Os portões abrem às 17 horas e um mar de gente apodera-se das bancadas com o único pensamento na Vitória, assim mesmo com V maiúsculo. É o voo da águia, o espectáculo antes do espectáculo. Ela arranca lá de cima, plana, dá uma volta e desaparece pelo topo sul. Há quem a veja na Avenida Lusíada (a caminho de Paços?). É a segunda falha da águia na época, depois de em Julho ter saído no jogo ‘Um gesto contra a fome’ para ser recuperada na zona do Jardim Zoológico. Agora, o Benfica-Moreirense é a favor do Banco Alimentar contra a fome. Há aqui um padrão...

Bom, os jogadores entram mas não jogam logo, há um compasso de espera para o início do Paços-FC Porto a fim de evitar diferenças temporais. Tudo em ordem? Cá vai, peep peeeep peep, vamos a isso, sai o Benfica...

E o Moreirense assusta por Ghilas (2’).Da ameaça ao golo, é um tirinho. Aos 43’, já com o Porto em vantagem no Ikea, um livre apanha todos de surpresa, menos Ghilas. O argeltino serve Vinicius e este faz o 1-0. A Luz cala-se, apaga-se e tudo isso. Que balde de água fria. Ainda por cima, no quadradinho seguinte, Lima cabeceia ao poste. Moreirense são e salvo na 1.ª divisão, Benfica condenado ao vice-campeonato pela 27.ª vez (contra 24 do FCP e 19 doSporting). Da águia, nem sinal.Dentro e fora de campo.

Começa a segunda parte e o Benfica aperta, aperta, aperta até chegar ao 1-1. Obra de Cardozo, de cabeça, após lance da esquerda de Gaitán, recém-entrado para o lugar do aniversariante Ola John. Quase à mesma hora, Jackson faz o 2-0 em Paços e agora é que é, adeus título.

O Benfica enche-se então de brio e só não despacha o assunto mais cedo do que deve, porque Ricardo Ribeiro faz defesas do arco da velha, num frente a frente comSalvio (52’ e 59’).

O 2-1 só sai aos 80 minutos, por Lima. Ricardo Ribeiro (lá está) ainda defende o cabeceamento do brasileiro, mas o remate à queima já lhe é impossível de deter.

Consumada a reviravolta (a sexta) para desagrado do Moreirense (agora sim, despromovido), o Benfica acelera para o 3-1. O capitão Luisão acerta no poste aos 85’ e aos 90’+2 (fina ironia, hein?!) há penálti num lance muito confuso, com mão de Paulinho, já dentro da baliza, a impedir o golo de Lima, em fora-de-jogo. Penálti, expulsão e Lima fixa.

Com este golo, a dupla Lima (20) e Cardozo (17) já tem mais golos que oSporting (36). Fraca consolação para quem sonha ainda há uma semana com o treble (campeonato nacional, Liga Europa e Taça de Portugal). Agora, há o medo de outro treble (segundo no campeonato, segundo na Liga Europa e..., o Vitória tem uma palavra a dizer).

Quando o jogo acaba, há aplausos sem festa. Quer para o Benfica, quer para o Moreirense.Nem para Inácio (o primeiro treinador campeão – Sporting 2000 – a descer uma equipa) nem para a águia.


in !ionline.pt"

FC Porto tricampeão visto pelo mundo: invicto e um cheiro a café


Revista de imprensa internacional


Lá por fora o título do FC Porto tem vários ângulos. A conquista do tricampeonato invicto é denominador comum aos vários artigos na imprensa internacional, mas depois os destaques fazem-se em função do país de origem.

É assim que o título do Dragão faz primeiras páginas na Colômbia, por causa de James e Jackson. Ou que é destaque na «Marca América», por causa dessa mesma ligação colombiana. «Outra Liga portuguesa com sabor a café» é o título.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto tricampeão: LÉquipe

FC Porto tricampeão: Lance

FC Porto tricampeão: Marca

FC Porto tricampeão: AS

FC Porto tricampeão: Olé

FC Porto tricampeão: Corriere dello Sport

FC Porto tricampeão: Espectador (Colombia)

FC Porto tricampeão: Universal (Colombia)

FC Porto tricampeão: Sports Illustrated

FC Porto tricampeão: Folha São Paulo


F.C. Porto: «Este título ainda soube melhor»


Adeptos portistas garantem que sempre acreditaram na vitória dos Dragões


Porto Campeão (JOSÉ COELHO/LUSA)Jackson Martinez tinha acabado de marcar o 2-0 em Paços de Ferreira e junto ao estádio do Dragão, Francisco Lapão estava sentado num degrau com o ouvido colado ao rádio. Ao lado, a corneta que mais tarde usaria para festejar o «Tri» do F.C. Porto. «Não quis ficar em casa», contou ao Maisfutebol, «mal o Lucho marcou o 1-0, vim para aqui para festejar o campeonato».

Adepto há mais de 40 anos, Francisco Lapão garante que não teve dúvidas nessa altura de que o F.C. Porto seria campeão. Nem nessa altura, nem antes. «Sempre acreditei, mas desde o jogo com o Benfica que tinha a certeza que íamos ser campeões. Jesus caiu da cruz e ficou de joelhos aqui», disse, apontando para o estádio onde há uma semana se jogou o clássico. No final acrescentou a frase que ouviríamos depois de tantos adeptos: «Assim ainda soube melhor».

Aos poucos iam chegando alguns grupos de amigos, casais com crianças, velhos e novos. Em comum tinham o azul e branco do cachecol, da camisola ou da bandeira. E, mal o árbitro apitou para o final do jogo, de todos os lados saíam magotes de adeptos que rapidamente encheram a praça.

«Não há insubstituíveis», mas alguns deixaram saudades

Pedro Silva, de 33 anos, e portista «desde sempre», garante que este título «teve um sabor especial», até porque «o Benfica já estava a cantar vitória antes do tempo».

Com o fim da época fala-se de entradas e saídas. Este adepto garante que o treinador, Vítor Pereira, «é para manter». Diz que, dos jogadores, não gostava de ver sair Jackson Martinez, «mas se tiver de ir, que seja. Não há insubstituíveis e o Porto arranja sempre boas soluções».

Mais à frente, Vítor Silva, partilhava da opinião de que este o título foi especial. Nós estamos habituados a estar com 15 pontos de avanço, até nem dá motivação, mas desta vez foi até à última, soube muito melhor», garante.

Sobre o treinador, este adepto mostra-se mais dividido. «Para Portugal ele serve, mas para a Liga dos Campeões é mais complicado», explica. Sobre jogadores, garante que não se importa que saiam alguns. «Nós ficámos sem meia equipa e fomos campeões», diz.

Já Sofia Moreira não se mostra tão disposta a abrir mão de jogadores. «Não gostava que o Moutinho fosse embora, mas vai, não vai?», perguntou. Já Vítor Pereira... «Já devia ter ido embora. Gostava de ter o Mourinho de volta», conta, embora sem grande esperança de que isso possa acontecer.

Justo Sousa também regressa ao passado recente do clube para procurar um sucessor de Vítor Pereira, embora comece por nos dizer que não gostava de ver sair o técnico. «Ele merece ficar. É um treinador que veio do nada e foi campeão duas vezes. Se ele sair, português gostava do Leonardo Jardim, o Domingos e o Paulo Fonseca. Quer dizer, eu gostar, gostava mesmo era do Villas Boas», confessa.

Com a mulher e a neta ao lado e o bisneto às cavalitas, este sócio de 42 anos dos dragões foi o único que admitiu ter tido «dúvidas» de que o F.C. Porto pudesse ser campeão esta época. «Mas depois, quando o Benfica empatou com o Estoril, soube que íamos ser campeões. Frente ao Benfica, em casa, o Porto não costuma falhar», garantiu, usando para classificar este campeonato com o adjetivo da noite: «Limpinho, limpinho, limpinho».

Entretanto, aconteceu o momento por que todos esperavam: a equipa chegou e, um a um, os jogadores foram chamados ao coreto do Dragão e deixaram os adeptos em delírio, com o speaker a dar algumas alfinetadas aos adversários. Liedson foi anunciado como «o homem que teve de vir para o F.C. Porto para ser campeão» e um dos mais aplaudidos: «Minuto 92, Kelvin».

A multidão foi ao rubro com o erguer da taça de campeão e, depois do Dragão, os adeptos seguiram para a Avenida dos Aliados, prometendo uma longa noite de festejos.

in "maisfutebol.iol.pt"

«Jorge Jesus tem mau perder» - Rodolfo Reis


O antigo capitão do FC Porto considera que Jorge Jesus foi deselegante ao não dar os parabéns a Vítor Pereira e ao clube azul e branco pela conquista do título nacional.

«Tem mau perder e foi deselegante a quem há uma semana deu muito mérito ao seu trabalho. Só não digo outras palavras para não magoar mais o Jorge Jesus do que aquilo que ele merece», afirmou Rodolfo Reis, em declarações prestadas à Antena 1.

Para o antigo capitão do FC Porto, tratou-se de «raiva contida» por parte de Jorge Jesus, por ter festejado com a equipa o título antes de o terem ganho.


in "abola.pt"

Festejos da Rússia... até à Argentina

MIGUEL LOPES TAMBÉM É CAMPEÃO


O FC Porto conquistou o tricampeonato e há jogadores que até já saíram da formação azul e branca, mas que ontem tiveram motivos para festejar. Hulk, que agora representa o Zenit, somou 3 jogos com a camisola portista em 2012/13, antes de rumar à Rússia, entrando no grupo de notáveis tricampeões; Rolando foi cedido ao Nápoles mas é campeão português (1 jogo); o argentino Iturbe – emprestado ao River Plate – foi utilizado uma vez por Vítor Pereira na Liga e também é campeão; Kléber (Palmeiras) soma o segundo título, já que cumpriu cinco jogos na Liga antes de regressar ao Brasil.

Por último, um caso peculiar: Miguel Lopes rumou ao Sporting em janeiro, deixa o seu nome na pior época de sempre dos leões mas... é campeão nacional.

in "record.pt"

Liedson e Izma conquistam primeiro título

EX-JOGADORES DO SPORTING FESTEJAM


Entre o lote de campeões doFCPorto destacam-se dois nomes que já somavam várias temporadas no futebol português, mas que ainda não sabiam qual a sensação de vencer o título nacional: Liedson e Izmailov, antigos jogadores do Sporting que conquistaram ontem o primeiro campeonato das suas carreiras.

Apesar dos muitos golos apontados, o Levezinho passou 8 temporadas em Alvalade, conquistando duas Taças de Portugal e duas Supertaças; o Czar vestiu a camisola verde e branca durante cinco épocas e meia, acrescentando ao seu currículo uma Taça e duas Supertaças. No entanto, bastaram seis meses no Dragão para os dois ex-jogadores leoninos conquistarem o mais importante título do futebol português...

in "record.pt"

James: «Este pode ser o último título»

COLOMBIANO ABRE PORTA DE SAÍDA


Logo após o apito do árbitro, os holofotes viraram atenções para os jogadores, que faziam a festa no relvado. Para James, que tem sido alvo do assédio de vários clubes europeus, pode ter representado o derradeiro momento de festa com a camisola portista.
“Se é o meu último título no FC Porto? Não sei, não sei... Pode ser, vamos ver”, deixou escapar o avançado colombiano, radiante por mais uma conquista. “Foi o título mais difícil que conquistei desde que cheguei a Portugal”, considerou. “Estou muito contente com este feito, agora é tempo de festejar”, disse o esquerdino, saboreando o triunfo na capital do móvel.

in "record.pt"

Aquele abraço entre campeões

GESTO DE PAULO FONSECA ANTES DO FINAL


Faltavam pouco menos de dois minutos para o fim do jogo quando Paulo Fonseca abandonou o banco do Paços de Ferreira e caminhou na direção de Vítor Pereira. Já não havia volta a dar ao jogo e o FC Porto já estava a festejar o terceiro tri da sua história, quase tão saboroso como o primeiro.

O abraço entre os dois treinadores podia ser a imagem da época mas, claro, ninguém se vai esquecer do momento em que Jorge Jesus ajoelhou no Estádio do Dragão. Este gesto que se viu no Estádio Capital do Móvel foi claramente o abraço entre dois campeões.

in "record.pt"

Volta olímpica de Vítor Pereira

CORREU TODAS AS BANCADAS A FESTEJAR


Assim que o apito final soou, jogadores e equipa técnica do FC Porto abraçaram-se no relvado, com os cânticos dos seus adeptos em pano de fundo. Depois dos cumprimentos iniciais, nos quais Vítor Pereira fez questão de abraçar cada elemento do plantel um a um, o técnico saiu do grupo e dirigiu-se sozinho até ao topo norte do Estádio Capital do Móvel, onde se encontrava grande parte da falange de apoio azul e branca.

No entanto, esta não seria a única vez durante os festejos, ainda em pleno relvado, em que Vítor Pereira mostrou uma enorme vontade de estar junto dos seus adeptos. Já no fim, e com a equipa recolhida nos balneários, o treinador percorreu as bancadas com cachecóis e bandeiras afetas ao clube da Invicta festejando, cumprimentando e posando para a fotografia com todos os que assim o desejaram. As bancadas fizeram questão de agradecer o gesto e a preocupação do treinador com palmas contínuas.

Pelo meio realizou-se a cerimónia de entrega do troféu correspondente ao título de campeão nacional 2012/13, entregue pelo presidente da Liga, Mário Figueiredo, à equipa do FC Porto. Os capitães Lucho e Helton foram os primeiros a erguer o troféu.

in "record.pt"

JUNIORES B VENCEM SPORTING


A equipa Sub17 do FC Porto venceu este domingo o Sporting, por 1-0, em encontro da terceira jornada da fase final do Nacional de Juniores B. No centro de treino portista, Rui Moreira apontou o único golo da partida, aos 75 minutos, permitindo assim aos Dragões continuar a lutar pelo título.

A formação orientada por José Guilherme teve alguma dificuldade em impor o seu jogo na primeira parte, mas mesmo assim conseguiu criar algumas situações de golo, ficando por assinalar uma grande penalidade e tendo visto ainda um tento ser mal anulado. Na segunda parte, o FC Porto foi mais ofensivo e determinado nas suas acções, criando várias oportunidades para marcar e conseguindo o golo de grande penalidade, já no último terço do encontro.

O FC Porto alinhou com Andorinha, Rui Silva, André Gomes, João Cunha, Tomás Mota, Ruben Neves (Pelé, 60m), Sérgio Ribeiro, Bruno Costa (Joel, 69m), Schuster (Zé Nuno, 69m), Rui Moreira (cap.) e Ruben Macedo.



SUB 15 DESPEDEM-SE COM DERROTA

A equipa de Sub 15 do FC Porto perdeu na manhã deste domingo, por 1-3, com o Benfica, em jogo da 6.ª e última jornada do campeonato nacional de juniores C.

Rui Pedro apontou o único golo do FC Porto, que teve uma manhã infeliz e nunca conseguiu verdadeiramente entrar no jogo.

O FC Porto terminou a fase final na terceira posição, tendo o Sporting sagrado-se campeão.


in "fcp.pt"

Histórico: terceiro campeão invicto

O FC Porto, de Vítor Pereira, tornou-se o terceiro campeão invicto da história do futebol português, e o segundo em três anos, ao terminar o campeonato com 24 vitórias e seis empates.


Dois anos após a época quase perfeita de André Villas-Boas à frente dos dragões, concluída com 27 triunfos e três empates, Vítor Pereira cedeu o dobro dos empates, mas também gravou o seu lugar na história do campeonato.

Antes destes dois técnicos lusos, apenas o inglês Jimmy Hagan havia ganho a principal prova do campeonato luso sem perder, quando, em 1972/73, conduziu o Benfica a 28 triunfos e apenas duas igualdades, ainda o melhor registo da competição.

Num conjunto em que pontificavam Eusébio (autor de 40 golos), Nené, Artur Jorge, Simões, Toni, Humberto Coelho, Artur Jorge ou Vítor Baptista, os encarnados venceram os primeiros 23 jogos, selando, desde logo, o triunfo na prova.

Nas Antas, à 24.ª ronda, o Benfica perdeu o pleno de triunfos, apesar de ter estado a vencer por 1-0 e 2-1. Um golo de Flávio, aos 86 minutos, acabou com o sonho de um trajeto 100 por cento vitorioso. Na penúltima ronda, os encarnados ainda empatariam a zero na Tapadinha, no que foi o seu único jogo em branco.

Depois desse feito, a formação da Luz voltou a terminar invicta um campeonato em 1977/78, mas, então, os nove empates cedidos apenas permitiram ao onze do inglês John Mortimore ser segundo, com os mesmos pontos do campeão FC Porto.

Foi, assim, preciso esperar até 2010/2011 por novo campeão invicto, o FC Porto, de André Villas-Boas, que esteve a um passo de igualar o registo de Jimmy Hagan.

Depois de empates em Guimarães (1-1, à sétima jornada) e em Alvalade (1-1, à 12ª) e de uma série de 16 triunfos consecutivos, os dragões cederam, no entanto, um terceiro empate, na 29ª, na receção ao Paços de Ferreira (3-3, após terem estado a vencer por 2-0 e 3-1 - Pizzi bisou a terminar).

Na edição 2012/2013, o FC Porto somou o dobro dos empates (seis), um em casa, com o Olhanense (1-1, à 18ª jornada) e cinco em reduto alheio, com Gil Vicente (0-0, à primeira), Rio Ave (2-2, à quinta), Benfica (2-2, à 14ª), Sporting (0-0, à 21ª) e Marítimo (1-1, à 23ª).

Entre estas meia dúzia de encontros, os dragões só estiveram verdadeiramente perto de perder em Vila do Conde, depois de Tarantini bisar, aos 79 e 86 minutos, em resposta ao tento inaugural de Miguel Lopes (agora no Sporting), aos 33.

Mas, em cima da hora, o colombiano Jackson Martinez restabeleceu a igualdade, ele que foi a grande figura dos dragões na prova, com 26 golos, a par do brasileiro Kelvin, este face ao golo decisivo ao Benfica, nos descontos (2-1).


in "ojogo.pt"

Reyes e Herrera na Taça das Confederações

Central já contratado pelo FC Porto e médio, que deverá ter o mesmo destino, integram a lista de 23 nomes que vão representar o México.


O México divulgou os 23 convocados para a Taça das Confederações, com destaque para as presenças de Diego Reyes, central já contratado para o FC Porto, e Herrera, que estará a caminho do Dragão e anunciou já essa vontade. 

A seleção mexicana está inserida no Grupo A da competição, juntamente com Brasil, Itália e Japão. A prova, que serve de ensaio para o Mundial, começa a 15 de junho, dia em que os canarinhos, a jogar em casa, defrontam o Japão. 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Jesús Corona (Cruz Azul), Alfredo Talavera (Toluca) e Guillermo Ochoa (Ajaccio/França).

Defesas: Francisco Rodríguez (América), Diego Reyes (América), Hiram Mier (Monterrey), Severo Meza (Monterrey), Jorge Torres (Tigres), Héctor Moreno (Espanyol/Espanha).

Médios:Gerardo Torrado (Cruz Azul), Pablo Barrera (Cruz Azul), Jesús Molina (América), Jesús Zavala (Monterrey), Héctor Herrera (Pachuca), Ángel Reyna (Pachuca), Carlos Salcido (Tigres), Andrés Guardado (Valencia/Espanha), Javier Aquino (Villarreal/Espanha). 

Avançados: Raúl Jiménez (América), Aldo de Nigris (Monterrey), Oribe Peralta (Santos), Giovani dos Santos (Maiorca/Espanha), Javier Hernández (Manchester United/Inglaterra). 


in "ojogo.pt"

Tottenham não desiste de Moutinho

André Villas-Boas pretende contratar o médio português, garante a imprensa britânica.


O Tottenham quer reforçar o seu meio-campo com João Moutinho, depois da transferência do internacional português para o clube londrino ter falhado por muito pouco durante o último verão.

A notícia é avançado pelo jornal The Sun, que fala numa verba a ronda os 35 milhões de euros. No entanto, a mesma notícia recorda que o Mónaco, um dos clubes com mais dinheiro para gastar este verão, também está na corrida pelo jogador que é agora representado pelo empresário Jorge Mendes. 


in "ojogo.pt"

Plantel festejou com adeptos no Dragão


JOGADORES EXULTAM COM CONQUISTA DO TÍTULO


Os portistas saíram à rua para celebrar mais um título do FC Porto, o terceiro campeonato seguido e o 27.º no palmarés azul e branco.

O plantel portista reuniu-se na Alameda do Dragão, junto ao seu estádio, numa festa regada com muito champanhe à mistura e com fogo-de-artifício. Os adeptos não pararam de entoar vários cânticos em honra do FC Porto, entre eles o de "Campeões, campeões" ou "Filhos do Dragão".

Em Lisboa, mais de duas centenas de adeptos lotaram hoje a casa do Futebol Clube Porto de Lisboa e vibraram com a vitória por 2-0 diante do Paços de Ferreira, que garantiu a conquista do título..

A cerca de duas horas do início da partida, a casa dos azuis e brancos estava cheia, havendo pessoas sentadas em todos os cantos disponíveis, algumas no chão em frente à televisão, outras na varanda. A situação obrigou a que várias dezenas de adeptos tivessem de ir ver o jogo para outro local.

Os festejos do 27.º título de campeão nacional, conquistado hoje pelo Futebol Clube do Porto também foram sentidos em Toronto, a cidade canadiana onde existe maior número de portugueses e de luso-descendentes, principalmente em zonas comerciais.

Na St. Claire, uma zona tipicamente italiana, onde há também uma forte presença portuguesa, os estabelecimentos com raizes nacionais ficaram cheios. "Campeões, olá, agora limpinho!" foi uma das palavras de ordem mais usadas pelos adeptos e simpatizantes do campeão nacional, depois de os portistas abrirem o marcador.

Ainda o jogo o jogo do FC Porto não tinha terminado e já a Avenida dos Aliados estava pintada de azul e branco, com uma moldura humana eufórica e vibrante mas já habituada a este tipo de festas. Adeptos com cachecóis e bandeiras enchiam o centro da cidade invicta com enorme sentimento de alegria pela conquista do 27.º título nacional de futebol da história do clube.

in "record.pt"

PINTO DA COSTA "Não será a Liga do Capela"


O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, referiu que a vitória em Paços de Ferreira levou os portistas a festejarem em "locais reservados".
Pinto da Costa revelou sentir-se feliz por ter um treinador que além de competente é portista e disse acreditar que a época foi mais difícil para Vítor Pereira do que para o presidente.

Razões das vitórias

"Tanto eu como como o mister dedicamo-nos com alma e paixão ao que nos propusemos fazer. E, nunca o escondemos, a nossa prioridade era o título de campeão é isso que hoje estamos a festejar isso"

Sabor diferente?

"Tem o sabor de outros títulos, não deixando de ser diferente depois de termos sentido tanta contestação de algumas pessoas, quando enfrentámos alguma descrença e fatalismo. Enche-me de alegria saber que há portistas por todo o Mundo a festejar, em especial saber que há portistas que estão a festejar em Lisboa, no Marquês, num espaço precocemente reservado por outros".

Época difícil

"Foi muito difícil e mais para o treinador porque sentiu sempre apoio ao nossos adversários, como se para nós estivesse reservado o papel de cabeçudos da festa. Estamos a fazer a festa com toda a justiça. Houve momentos em que chegámos a admitir que este campeonato ficaria conhecido como a 'liga do Capela", mas esta vitória acaba por, de certa forma, por limpar esse triste dia para o futebol português. Foi uma vitória do querer".

Treinadores-adeptos

"Escolho os treinadores pela sua capacidade, mas dá-me um prazer especial neste caso do Vítor Pereira, como do André Villas-Boas, saber que se não estivessem hoje aqui como profissionais estariam lá em baixo como adeptos do FC Porto. E isso tem um valor incalculável"

in "ojogo.pt"

Jogadores do FC Porto nas redes sociais




















Jackson melhor marcador do campeonato em ano de estreia


Avançado do FC Porto fechou com 26 golos


Jackson Martínez sagrou-se melhor marcador da Liga 2012/13, no seu ano de estreia no campeonato nacional. O avançado do FC Porto terminou com 26 golos, contra 20 de Lima, o segundo na lista.

Jackson apontou o último golo neste domingo, frente ao P. Ferreira, o qual lhe valeu outra marca notável: marcou golos a todos os adversários do campeonato.

O avançado do Benfica terminou, curiosamente, com o mesmo número de golos no campeonato que apontou no ano passado, com a camisola do Sp. Braga. Terminou então em igualdade com o benfiquista Óscar Cardozo, que acabou por receber a distinção de melhor marcador, por ter marcado os 20 golos em menos tempo. 

Desta vez, ao lado de Lima no ataque do Benfica, Cardozo termina com 16 golos, e fecha o pódio. O quarto lugar, com 14 golos, é de Wolfswinkel, avançado que vai deixar o Sporting para rumar ao Norwich. 

in "maisfutebol.iol.pt"

«Não queríamos que esta Liga ficasse conhecida como a Liga do Capela» - Pinto da Costa


O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, reagiu ao título conquistado este domingo pelos dragões. Ao seu estilo não faltaram provocações ao Benfica.

«É um título especial por termos trabalhado desde o início com este objetivo. Enche-me de alegria quem está a festejar em Lisboa, no Marquês de Pombal, um lugar que tinha sido reservado por outros. Afinal, somos nós que fazemos a festa. Nunca desacreditámos. Não queríamos que esta Liga ficasse conhecida como a Liga do Capela. Esta foi uma vitória do querer», afirmou o presidente dos dragões em declarações ao Porto Canal.

Pinto da Costa não se esqueceu de outros campeões deste fim-de-semana: «Quero envolver nestas grandes festas os campeões de andebol e de hóquei. Emocionei-me nesses jogos.»


in "abola.pt"

FC Porto: «Tudo por TRI»

O FC Porto assegurou a conquista do seu tricampeonato, este domingo. O departamento de comunicação azul e branco brindou já os adeptos com um vídeo onde utiliza a palavra «tri» para a construção da mensagem visual.

in "zerozero.pt"


Adeptos para Vítor Pereira: "Fica, fica"


Um mar de gente recebeu o FC Porto nas imediações do Estádio do Dragão. A festa mudou de palco, abandonando a varanda e aproximando-se dos adeptos.
Milhares de adeptos aguardaram a chegada do FC Porto ao Estádio do Dragão. O autocarro, transportando a equipa desde Paços de Ferreira, chegou ao local da festa pouco depois das 22h30.

A festa foi desta feita transferida para o "cogumelo" - como é conhecido o pequeno edifício onde se levantam as credenciais para os jogos no Estádio do Dragão -, com os jogadores a terem de cumprir, pelo meio da multidão, um percurso entre o estádio e o tal "cogumelo".

Lucho, James, João Moutinho e Castro foram dos jogadores mais aplaudidos, sendo de destacar também a ovação reservada a Kelvin, o herói da vitória no clássico com o Benfica. Destaque também para a enorme salva de palmas e ovação destinada a Vítor Pereira, com muitos adeptos a gritarem "fica, fica".

in "ojogo.pt"