quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Jesus sobre Villas-Boas: «Vamos ver quando começar a pressão»

Técnico do Benfica elogia rival, mas não se dá por vencido


Jorge Jesus assume que André Villas-Boas «está em vantagem» no duelo de treinadores pelo título, mas não se dá por vencido. O treinador do Benfica elogia o percurso do colega de profissão, mas acredita que a pressão ainda lhe pode servir de trunfo.

«Está a começar pela positiva. Vamos ver quando começar a pressão, se a juventude tem capacidade para suportar. Ainda não acabou a primeira volta, e isto não é como começa, é como acaba», começou por dizer o treinador do Benfica. «Neste momento tem vantagem. Inicialmente diria que o meu palpite era eu ganhar o duelo, mas agora está ele em vantagem. Podemos recuperar, desde que o F.C. Porto perca pontos», acrescentou ainda.

Jesus falou à comunicação social na «Casa Acreditar», onde visitou algumas crianças afectada por cancro. «Tocou-me imenso. São situações que muitas vezes não valorizamos, e que são mais importantes que muitas coisas. Todos os profissionais e voluntários que aqui trabalham acreditam que estas crianças vão ter uma recuperação total. É preciso que a sociedade também perceba isto, pois eles estão dependentes de subsídios», disse à saída.


in "maisfutebol.iol.pt"

Bruno Alves: «Villas-Boas tem demonstrado carácter»

Título ainda não está ganho, mas defesa vê «vantagem importante»


O tempo de convivência não foi muito, mas foi suficiente para Bruno Alves traçar o perfil ao treinador do F.C. Porto. André Villas-Boas ainda orientou o, agora, jogador do Zenit, nalguns treinos, antes de este partir e Bruno Alves gostou do que viu. 

«Não foi muito tempo, mas, pelo que vi, o André Villas-Boas tem uma personalidade forte e demonstra-o quer com a equipa em campo, quer quando comunica com a imprensa. Tem demonstrado carácter e isso é bom. Tem uma personalidade forte e tem mostrado isso no F.C. Porto», frisou.

O cunho do técnico está, também, visível no campeonato que a equipa está a efectuar. O F.C. Porto é líder do campeonato, com oito pontos de vantagem para o segundo classificado, quando falta apenas uma jornada para terminar a primeira volta. Bruno Alves fica feliz pela margem alcançada, mas lembra que ainda nada está conquistado.

«O F.C. Porto deu um passo muito importante, porque ter esta diferença pontual nesta altura é muito bom. Claro que ainda falta muito campeonato e não há vencedores antecipados no futebol. O F.C. Porto terá de continuar a demonstrar que quer ganhar o campeonato e que está bem, porque ainda estamos a meio», lembrou.

«Seria especial defrontar o F.C. Porto na Liga Europa»

Mesmo com o campeonato russo terminado, os objectivos de Bruno Alves para a presente época não estão encerrados: há o objectivo de ganhar a Liga Europa. Uma missão que, de resto, choca com o antigo clube. Como seria um eventual reencontro?

«Seria especial defrontar o F.C. Porto, porque joguei lá muito tempo, tenho um carinho muito grande e tenho uma relação muito boa com os adeptos, mas o Zenit é o clube que defendo agora e pretendo conquistar títulos com ele também», afirmou.

Bruno Alves não tem dúvidas que os dragões serão um osso duro de roer, caso os destinos se cruzem, até porque considera o F.C. Porto uma das equipas favoritas a vencer a prova: «Acho que o Zenit tem boas possibilidades, mas há o F.C. Porto que tem uma equipa forte, também.»



Bruno Alves e o F.C. Porto: «Fui bem substituído»

Ex-capitão lembra que os jogadores passam, mas a instituição fica



Quatro meses e um título depois, Bruno Alves pôde matar as saudades de Portugal. O internacional português emigrou para a Rússia no final do Verão, onde se sagrou campeão nacional, pelo Zenit. Findo o campeonato, e com o Natal à porta, regressou à «sua» Póvoa de Varzim. Mesmo longe, continuou a acompanhar o futebol nacional e, claro, o clube que o lançou para o estrelato.

«Actualmente, o F.C. Porto está muito forte, é uma equipa com bons jogadores, que se reforçou bem. E, claro, ainda não perdeu», vincou Bruno Alves, à margem de um torneio de «futevólei» em que participa por estes dias.

Os dragões têm sofrido poucos golos. São, aliás, a defesa menos batida das principais Ligas europeias, o que atesta a qualidade da linha defensiva de André Villas-Boas. Bruno Alves não se surpreende.

«Fui bem substituído. Eu sempre disse que os jogadores vão passando, mas o F.C. Porto fica. Tudo renova, tudo regenera e sempre soube que quando saísse viria alguém com qualidade, para além dos que já lá estavam, como é o caso do Maicon que tem demonstrado que é um óptimo jogador. E o Otamendi, também, agora. Mesmo o Sereno, que continua à espera da sua vez. Sempre disse que os jogadores passam e a instituição fica. Cabe ao clube regenerar quando tem que o fazer», lembrou.

«Rolando tem qualidade para ir mais longe»

O antigo capitão portista não se coibiu de analisar ao pormenor os centrais portistas que melhor conhece: Rolando e Maicon. Sobre o seu antigo parceiro no centro da defesa, não tem dúvidas: pode seguir as suas pisadas, bem como de Pepe, Ricardo Carvalho ou Jorge Andrade.

«O Rolando tem demonstrado uma boa capacidade de liderança. Está forte, está bem, é um jogador agressivo, rápido e tem qualidade para ir mais longe e acredito que o futuro dele passe por aí», afirmou.

E nem a ascensão do brasileiro Maicon foi uma surpresa: «Teve um ano de aprendizagem, porque mesmo ficando de fora aprende-se muita coisa. Para ele foi bom, preparou-se para estar bem no momento dele. Quando há esse tempo de maturação e de espera também é positivo. Teve tempo de conhecer o clube, os jogadores e a mentalidade e acho que foi melhor para ele ter um ano de conhecimento do que se entrasse logo.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Prediger pretendido na Argentina

PRIORIDADE PARA O MEIO-CAMPO DO COLÓN


Depois da experiência mal sucedida no Cruzeiro (empréstimo), Sebastián Prediger é agora pretendido na Argentina, pelo Colón de Santa Fé, clube que o médio representava antes de se transferir para o FC Porto, segundo avança o diário argentino “Olé”.
Prediger chegou aos dragões em 2009, depois de também ser referido na imprensa o interesse do Benfica na sua contratação, mas nunca se conseguiu impor no clube azul e branco.
O outro nome avançado pela publicação argentina para preencher a vaga no meio-campo do Colón é o uruguaio Arévalo Ríos (Peñarol), ele que brilhou recentemente no Mundial’2010, na África do Sul, ao serviço da seleção do Uruguai, onde também pontificaram os “portugueses” Alvaro e Maxi Pereira e Fucile.
in "record.pt"

Carpeggiani: «É justo que James saia para jogar»

CLUBES ITALIANOS INTERESSADOS


James Rodríguez, é alvo de interesse clubes italianos, admitiu o seu agente Bruno Carpeggiani.
O jogador não tem tido muitas oportunidades na equipa azul e branca e procura mais minutos noutro clube, não sendo de excluir o empréstimo por 6 meses.
“Vou-me encontrar com o James no Porto em janeiro para avaliarmos a situação. Temos interessados em Itália mas há o problema dele ser extracomunitário”, afirmou Carpeggiani em declarações à Rádio Renascença.
“Sabemos que o treinador conta com ele, mas o ataque está muito bem entregue a Hulk e Falcão e é justo que James saia para conseguir jogar. Vou tentar encontrar uma solução com a direção do FC Porto, com a qual me vou reunir no fim do ano ou em janeiro”, concluiu.
in "record.pt"

F. C. Porto é a equipa que menos golos sofre em toda a Europa


Cinco golos sofridos em 14 jogos realizados no campeonato português transformam o F. C. Porto na equipa menos batida da Europa. Nas principais ligas do Velho Continente, só o Olympiacos e o Shakhtar se aproximam do registo actual dos dragões.

Seja qual for o plano de análise, não há clubes na Europa com menos golos sofridos do que o F. C. Porto: a nível absoluto, nos campeonatos que estão a decorrer, os cinco tentos encaixados pelos dragões na Liga só são igualados pelo Vojvodina (Sérvia); no que diz respeito à média de golos sofridos, a equipa treinada por André Villas-Boas também está no "top", ligeiramente à frente de Olympiacos (Grécia) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia).

Em 14 jogos do campeonato, os portistas sofreram cinco golos (média de 0,35 por partida), enquanto o Shakhtar encaixou sete em 19 jogos (média de 0,36) e o Olympiacos sofreu sete em 15 jornadas (média de 0,46). Nos campeonatos dos países que ocupam os primeiros lugares do ranking da UEFA (o da Rússia já terminou), estas são as duas equipas que mais se aproximam do F. C. Porto, seguindo-se o Barcelona (nove golos sofridos), Chelsea, Dortmund e Trabzonspor (todos com 10), Rennes (12), Milan (13) e AZ Alkmaar (18).

Helton e Rolando são totalistas

Até agora, Villas-Boas utilizou na Liga oito jogadores do sector defensivo do plantel (Helton, Sapunaru, Fucile, Rolando, Maicon, Otamendi, Álvaro Pereira e Emídio Rafael), faltando apenas dar minutos aos outros dois guarda-redes (Beto e Kieszek) e ao central Sereno, apenas utilizados em jogos da Taça de Portugal ou da Liga Europa.
Helton e Rolando são os únicos totalistas da defesa dos dragões, destacando-se a subida de rendimento do guarda-redes brasileiro relativamente à época passada - à qual não será alheio o facto de ter recebido a braçadeira de capitão no início deste temporada -, e a presença indiscutível no onze do internacional português, que tem alternado a dupla de centrais com Maicon e Otamendi.

O internacional argentino é, curiosamente, o único defesa do F. C. Porto com golos marcados na Liga (dois), um na estreia pessoal, diante do Olhanense, e o outro no último jogo de 2010, em Paços de Ferreira, no passado domingo.

in "jn.pt"

FC Porto goleia Gulpilhares


Os dragões não sentiram grandes problemas para superar a equipa do Gulpilhares e estão agora a dois pontos do líder Benfica.
O FC Porto venceu esta quarta-feira o Gulpilhares, por 5-2, no jogo de encerramento da 12ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins.
Os eneacampeões nacionais deram assim a volta a duas surpreendentes derrotas consecutivas (Juventude de Viana e Valdagno) e reduziram para dois pontos a desvantagem face ao líder Benfica (31 contra 33 pontos).
Os golos dos dragões foram apontados por Pedro Gil (2), Emanuel Garcia, Gonçalo Suissas e Reinaldo Ventura.
In "sapodesporto.pt"

Walter: "É sempre difícil ficar de fora"

Walter sente-se feliz no FC Porto. Apesar de ter sido titular em apenas quatro jogos durante a primeira metade da temporada, o brasileiro continua a não se arrepender por ter escolhido o Dragão. E a culpa é de Falcao. Ou melhor, da "qualidade" de Falcao. "Não vou mentir: claro que é sempre difícil ficar de fora. Ninguém gosta de ficar no banco, mas sei que quem está no meu lugar é muito bom e, por isso, resta-me continuar a trabalhar bem para fazer golos quando tiver oportunidades. Como já disse, e volto agora a repetir, o FC Porto tem um grande ponta-de-lança, que é o Falcao. Respeito-o muito, porque é um dos melhores avançados que conheço. Aliás, não é só ele, uma vez que o Hulk e o Varela também são fantásticos". Por isso, e apesar da pouca utilização, Walter continua empenhado em triunfar no FC Porto. Aliás, o próprio avançado não tem problemas em assumir um papel importante na grande temporada colectiva. "Foram meses muito bons. Tenho aprendido muito. A minha vinda para o FC Porto foi muito difícil, mas, felizmente, está tudo a dar certo. Acredito que também ajudei a equipa para ela estar onde está hoje". A verdade é que ajudou, e com golos, mais precisamente seis em apenas 459 minutos de competição. Feitas as contas, Walter marca um golo a cada 77 minutos, ou seja, nem sequer precisa de um jogo completo para fazer a festa. Afinal, qual é o segredo para tantos golos em tão pouco tempo? "É o trabalho. Nada mais. Sei que o Falcao é um grande atacante e que marca muitos golos. Por isso, também sei que quando ele não estiver em campo, eu terei de estar bem, não só para aproveitar as oportunidades, mas também para ajudar a equipa". Mas Walter promete ainda mais. "Ainda tenho muito para aprender e dar ao clube. Como devem imaginar, não é fácil ter rendimento quando hoje se joga 15 minutos e na partida seguinte se vai para o banco. Apesar disso, o treinador dá-me muito confiança e os meus companheiros de equipa também", concluiu.


"Grupo muito unido"

Walter chegou há poucos meses a Portugal, mas os suficientes para tornar significativo o facto de ainda não ter assistido a uma derrota do FC Porto. Afinal, são 26 jogos... "Por acaso, comentei isso com o Hulk no final do jogo em Paços de Ferreira. Ainda não perdemos um jogo, é fantástico. Temos um grupo muito forte, que está unido e fechado, e, se continuarmos assim, vamos ter muitas alegrias no final da temporada. Esta primeira parte do ano foi muito boa. Esperemos que a segunda seja igual".
O avançado revelou, no entanto, que não ficou muito surpreendido com o potencial demonstrado pelo FC Porto - "já sabia que era uma equipa forte e, por isso, escolhi muito bem o clube para prosseguir a carreira" - e adianta os objectivos para o que ainda falta de temporada. "Neste clube só se pensa em vencer. Sendo assim, vamos continuar a trabalhar forte para conquistar todas as competições em que participamos". Liga Europa incluída, pois claro.

Hoje há casamento

Walter já viajou para o Brasil, mas não para se limitar a passar a quadra natalícia junto dos familiares. O avançado vai aproveitar estas miniférias para... casar com a até agora namorada, com quem já partilhava casa em Portugal. O casamento está marcado para hoje. "Depois de meses de muito trabalho, vou aproveitar estes dias para me divertir um pouco, até porque vou casar no dia 23", comentou o brasileiro com um sorriso rasgado.

in !ojogo.pt"

Souza: "Fiquei surpreendido com esta equipa"

Souza partiu de férias surpreendido com o que encontrou esta época no FC Porto. O médio revelou que estava à espera de trabalhar com um grupo forte, mas nunca com uma equipa capaz de se apresentar invencível durante tanto tempo. "Esta equipa tem-me surpreendido porque é jovem e quer um lugar ao sol. Estamos todos em sintonia, pensamos da mesma forma e isso foi fundamentel para chegarmos a esta série de jogos sem perder". Souza mostrou-se ainda encantado com estes primeiros meses, apesar de ter reconhecido uma quebra individual depois do jogo da Taça de Portugal. "Adaptei-me bem, mas depois tive uma quebra de produção. Estive mal frente ao Limianos, mas também no jogo seguinte. Ainda por cima, depois lesionei-me e falhei três semanas de trabalho. Felizmente, voltei à boa forma antes do final do ano e, agora, o futuro só depende daquilo que conseguir oferecer ao treinador e à equipa". O médio deixou ainda uma palavra para Fernando, com quem também discute um lugar na equipa. "Tenho-o como exemplo. Ele contou-me que quando chegou teve uma adaptação difícil, foi emprestado ao Estrela e só depois é que regressou ao FC Porto para jogar. Diz-me também para nunca desanimar, mesmo quando fico sem jogar. Ouço os seus conselhos, porque ele é um grande amigo", revelou.

in "ojogo.pt"

"Liverpool? Fucile renova no dia 28..."

O Liverpool está outra vez de olho em Fucile, segundo avançava ontem a Sky Sports. Depois de uma alegada primeira investida feita no último defeso, com uma oferta que, de acordo com os ingleses, teria rondado os oito milhões de euros, o lateral uruguaio aparece como principal candidato a atenuar as ausências de Glen Johnson e Paul Konchesky, ambos lesionados. Curiosamente, a notícia surge um dia depois de Fucile, à partida para as férias natalícias, ter garantido ser sua intenção continuar no FC Porto, apesar de não jogar com a regularidade de outras épocas.

Ontem, a O JOGO, Pablo Tomaduz, empresário de Fucile, disse desconhecer qualquer avanço dos ingleses. "Não li essa notícia e não tenho conhecimento de qualquer contacto por parte do Liverpool", disse, sublinhando que "têm sido muitos" os clubes lançados para a praça pública através dos jornais, quando, para ele, o futuro de Fucile é fácil de antever. "Ainda ontem [anteontem] falei com o meu sócio em Portugal, e está tudo acordado para que o contrato seja renovado até 2014 já no dia 28 de Dezembro. Isso esteve para acontecer em Agosto, mas por impossibilidade minha e do clube, nunca foi possível concretizar. Mas, para mim, a palavra do FC Porto basta."

Confrontado com a menor rodagem do jogador, ultrapassado por Sapunaru nas preferências de Villas-Boas, Tomaduz corrige primeiro a ideia - "Eles têm alternado nas escolhas" - e garante depois que, pelas conversas que vai tendo com Fucile, o sente "tranquilo e confiante". Ainda assim, o elogiadíssimo Mundial de Fucile, decisivo na caminhada firme do Uruguai até a um surpreendente quarto lugar, sugeria uma temporada mais regular. A pergunta que, ainda no rescaldo do alegado interesse do Liverpool, O JOGO colocou a Pablo Tomaduz foi simples: não acha normal que apareçam clubes a estranhar a situação, a querer saber porque ele joga tão pouco e se há hipótese de o contratar? A resposta saiu pronta: "Faça o raciocínio ao contrário. Se calhar, precisamente porque fez um grande Mundial é que também o FC Porto quer renovar com ele."

in "record.pt"

Centenas de pessoas na despedida a Pôncio Monteiro

DIREÇÃO DO FC PORTO PRESENTE


Centenas de pessoas despediram-se esta quarta-feira de Pôncio Monteiro, antigo dirigente do FC Porto e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que morreu na terça-feira vítima de um AVC (acidente vascular cerebral).
Pôncio Monteiro, que foi a enterrar com a bandeira do FC Porto em cima do caixão, recebeu a última homenagem com uma missa na igreja das Carmelitas, na Foz, que foi presenciada por muitos agentes do futebol.
Do elenco diretivo do FC Porto, destacaram-se o presidente da direção, Pinto da Costa, e Reinaldo Teles, tendo o líder dos "azuis e brancos" se mantido sempre muito próximo da família de Pôncio Monteiro.
"Toda a vida foi um campeão e morreu como um campeão", resumiu Sardoeira Pinto, presidente da assembleia-geral do FC Porto, que enalteceu as "qualidades humanas e de dirigente de um homem cuja partida deixa mais pobre a cidade do Porto e Portugal".
Pôncio Monteiro, Dragão de Ouro, máxima distinção do FC Porto, recebeu a homenagem da administração e equipa técnica do clube, liderada pelo treinador André Villas-Boas, mas também de outros dirigentes e treinadores, que compareceram em número assinalável.
Os treinadores Artur Jorge, António Oliveira e Augusto Inácio, os antigos futebolistas Fernando Gomes e Fernando Couto e a ex-atleta Aurora Cunha foram algumas das personagens do universo "azul e branco" presentes.
Os ex-autarcas portuenses Fernando Gomes e Nuno Cardoso também compareceram, tal como Valentim Loureiro (antigo presidente da Liga), António Salvador (presidente do Sporting de Braga) e Lourenço Pinto (presidente da Associação de Futebol do Porto).
Comentador de futebol em programas de debate televisivo, recebeu igualmente o último adeus de ex-colegas, como Rui Moreira, o benfiquista Fernando Seara e os sportinguistas Dias Ferreira e Eduardo Barroso.
"Brincávamos sempre. Ele sempre aquele com sorriso maroto. O que mais me perturbou aqui foi vê-lo e ele a olhar com aquele sorriso", desabafou Fernando Seara.
Dias Ferreira falou da "saudade de um amigo que partiu" e "a imagem de amigo que não falhava em circunstância alguma".
"Destaco a sua inteligência, sentido de humor e ironia, que me desesperaram tantas vezes. Conheci-o pouco tempo, mas com grande intensidade, uma vez por semana. Vim despedir-me. Também perdi um amigo. Amigo recente, mas um amigo", acrescentou Eduardo Barroso.
António Oliveira era dos amigos mais emocionados e a voz embargada não o permitiu falar, ao contrário do que aconteceu com a sua mulher na igreja, com uma mensagem clara aos presentes: "Era um amigo de todas as horas, inabalável na honra e inquestionável nos princípios"
in "record.pt"

Hulk caro para o City

DIRETOR-DESPORTIVO ADMITE ESTAR ATENTO


Hulk era ontem notícia em Inglaterra, sendo o seu nome associado ao Manchester City pelo “Daily Mirror”. O negócio seria para avançar já em janeiro e por uma verba a rondar os 23 milhões de euros, mas o leilão visa o mercado de final de época e vai já em licitações bem mais elevadas. Quem o revela é Mike Rigg, diretor-desportivo dos citizens. “Estamos a observá-lo, obviamente, mas não é um jogador que possamos contratar já. Isso é certo”, garantiu a Record, confirmando que o nome do Incrível é muito mencionado no mercado inglês. “É um jogador com grande impacto e que tem um perfil que se enquadra na perfeição com o futebol jogado na Premiership. Não tenho dúvidas de que o seu futuro pode passar por aqui e admito que seria duro jogar contra ele”, comentou.
O City tem um observador em permanência no nosso país, mas os tubarões ingleses garantem forte concorrência nas movimentações por Hulk. O Chelsea, conforme Record noticiou, segue o avançado muito atentamente, mas é impensável que algum negócio possa concretizar-se na próxima janela de transferência.
O melhor marcador da Liga está protegido por uma cláusula de rescisão proibitiva (100 milhões de euros) e já manifestou o desejo de fechar a temporada ao serviço do FC Porto. Os ingleses estão a par dessa resolução.
“Ninguém o vai conseguir contratar agora, pelo que as notícias que saíram aqui não fazem qualquer sentido. Sabemos que é impossível e, por isso, nem sequer faremos qualquer abordagem nesse sentido”, confirma Mike Rigg, que joga à defesa quanto ao resto: “No verão? Acho difícil, porque não estamos a procurar avançados neste momento. O plantel está cheio de opções para o lugar, mas também não quero ser definitivo porque várias coisas podem mudar entretanto”, analisou, ciente de que o City é um clube em constante ebulição e que ainda há dias estava na iminência de perder Carlos Tévez.
Com um total de 18 golos na época em curso, Hulk está a suscitar reforçado interesse dos grandes clubes europeus. O FC Porto sabe que dificilmente o segurará no final da temporada, até porque atinge os 25 anos nesse período e, muito provavelmente, o pico da sua valorização perante o mercado. A SAD azul e branca é minoritária, detendo apenas 45 por cento do passe do jogador. Juan Figer não abdica da sua fatia.
in !record.pt"