quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

F. C. Porto é a equipa que menos golos sofre em toda a Europa


Cinco golos sofridos em 14 jogos realizados no campeonato português transformam o F. C. Porto na equipa menos batida da Europa. Nas principais ligas do Velho Continente, só o Olympiacos e o Shakhtar se aproximam do registo actual dos dragões.

Seja qual for o plano de análise, não há clubes na Europa com menos golos sofridos do que o F. C. Porto: a nível absoluto, nos campeonatos que estão a decorrer, os cinco tentos encaixados pelos dragões na Liga só são igualados pelo Vojvodina (Sérvia); no que diz respeito à média de golos sofridos, a equipa treinada por André Villas-Boas também está no "top", ligeiramente à frente de Olympiacos (Grécia) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia).

Em 14 jogos do campeonato, os portistas sofreram cinco golos (média de 0,35 por partida), enquanto o Shakhtar encaixou sete em 19 jogos (média de 0,36) e o Olympiacos sofreu sete em 15 jornadas (média de 0,46). Nos campeonatos dos países que ocupam os primeiros lugares do ranking da UEFA (o da Rússia já terminou), estas são as duas equipas que mais se aproximam do F. C. Porto, seguindo-se o Barcelona (nove golos sofridos), Chelsea, Dortmund e Trabzonspor (todos com 10), Rennes (12), Milan (13) e AZ Alkmaar (18).

Helton e Rolando são totalistas

Até agora, Villas-Boas utilizou na Liga oito jogadores do sector defensivo do plantel (Helton, Sapunaru, Fucile, Rolando, Maicon, Otamendi, Álvaro Pereira e Emídio Rafael), faltando apenas dar minutos aos outros dois guarda-redes (Beto e Kieszek) e ao central Sereno, apenas utilizados em jogos da Taça de Portugal ou da Liga Europa.
Helton e Rolando são os únicos totalistas da defesa dos dragões, destacando-se a subida de rendimento do guarda-redes brasileiro relativamente à época passada - à qual não será alheio o facto de ter recebido a braçadeira de capitão no início deste temporada -, e a presença indiscutível no onze do internacional português, que tem alternado a dupla de centrais com Maicon e Otamendi.

O internacional argentino é, curiosamente, o único defesa do F. C. Porto com golos marcados na Liga (dois), um na estreia pessoal, diante do Olhanense, e o outro no último jogo de 2010, em Paços de Ferreira, no passado domingo.

in "jn.pt"

Sem comentários: