sexta-feira, 16 de março de 2012

Invictos 14-03-12




in "somosporto.org"

14 ESTRELAS CONVOCADAS PARA JOGO COM O SEVILHA

Já está definida a equipa “Vintage” do FC Porto para o jogo com o Sevilla, desta sexta-feira, no Dragão Caixa (17h30). Ao capitão da equipa azul e branca, Fernando Gomes, volta a juntar-se Rui Barros, o melhor marcador dos Dragões com oito golos em duas partidas.

Nuno Capucho, segundo melhor goleador da equipa, com seis tentos, também volta a vestir a camisola dos Dragões. Para defender a baliza azul e branca foram chamados os guarda-redes Vítor Baía e Daniel Correia. A lista das estrelas fica completa com outros nomes tão ilustres como Zé Carlos, o eterno capitão João Pinto, Fernando Couto, Bandeirinha, Latapy, Pedro Emanuel, Pedro Bessa, Bino e Mário Silva.

Os bilhetes para o encontro da 3.ª jornada do Grupo 1 da Liga Fertiberia já estão disponíveis na Loja do Associado do Estádio do Dragão e nas Lojas Azuis. Os preços variam entre os 5 (sócios) e os 10 euros (público). Os adeptos com mais de 60 anos pagam apenas 1 euro.


in "fcp.pt"

Nacional-F.C. Porto: «dragão» sem margem de erro (antevisão)

Líder abre a jornada com teste difícil


O momento:

NACIONAL: A equipa madeirense vem de um empate em Olhão, num embate com um concorrente direto na luta pelo sexto lugar. Agora recebe o líder da prova, que não pode perder pontos, mas dos alvinegros também se pode dizer o mesmo, na perspetiva de ultrapassar o Olhanense, que visita Guimarães. Com Moreno recuperado, Pedro Caixinha já terá uma opção defensiva para o meio campo, numa luta que pode ser decisiva na conquista de pontos aos «dragões». Se nos últimos jogos os madeirenses têm apontado muitos golos, não é menos verdade que também têm sofrido muitos. Este pode ser um ponto fraco, até porque Claudemir, o habitual lateral direito, não joga por castigo. 

FC PORTO: Sem margem para erro, até porque joga primeiro do que Benfica e Sp. Braga. Os dragões visitam a Choupana, onde, ao contrário de outras equipas, não se dão nada mal. É que apenas perderam uma vez. Mas Hulk não pode jogar por castigo e Fernando está lesionado, bem como Varela. Com opções limitadas e vindo de um empate caseiro frente à Académica, será que os «pupilos» de Vítor Pereira conseguem superar a pressão que o técnico portista diz ser igual à que tinham quando estavam a cinco pontos do Benfica? 

Principais ausentes:

NACIONAL: Todorovic e Claudemir, ambos por castigo; Oliver, Edgar Costa, Andrés Madrid, Skolnik, Juninho e David, todos lesionados.

FC PORTO: Hulk castigado;Fernando, Danilo, Djalma e Varela por lesão.
Discurso direto:

Pedro Caixinha: «Vamos ter que aproveitar tudo. Lembro-me que o Porto, quando vinha de resultados menos bons, teve dois jogos em que não conseguiu ganhar, empatou com o Feirense e com o Benfica e tinha perdido com o APOEL. Agora empatou com a Académica. Queremos também que perca pontos com o Nacional e que este seja o terceiro ciclo do Porto, que o leve a não renascer depois de um resultado menos conseguido. É importante pensar que queremos vencer, é importante pensar que podemos vencer, é importante pensar que temos que fazer tudo para vencer este jogo. Ganhando ficaremos mais perto do objetivo e ganharemos pontos ao Olhanense e ao V. Guimarães.»

Vítor Pereira: «Sabemos que a Choupana não é fácil para equipa nenhuma, e temos de estar no nosso melhor para trazer de lá os três pontos. Quando estávamos cinco pontos atrás continuámos a lutar pelo objetivo, quando passámos a três de vantagem também não achámos que o título estava decidido. As outras equipas ainda vão falhar também. Este ponto de diferença para os perseguidores reflete a competitividade do campeonato. É uma distância curta, que nos impõe estarmos focados. Se estivéssemos a cinco pontos estaríamos focados da mesma forma no jogo que se segue. A pressão é exatamente a mesma.» 

Histórico de confrontos:

Em termos históricos o FC Porto é claramente favorito. Os «dragões» só perderam uma vez na Choupana, para a Liga, e foi na época de 2007/08, com Lipatin a marcar o golo da vitória nacionalista (1-0). Daí em diante a formação portista não mais perdeu no reduto dos alvinegros. Assim, nas últimas temporadas, o F.C. Porto venceu por 2-0 (2010/11), 4-0 (2009/10) e 4-2 (2008/09). No total, em doze jogos, o Porto venceu nove, empatou dois e perdeu um, com o parcial de 9-24 em golos. Mas atenção, na Taça da Liga os madeirenses venceram os dragões por 2-1, na época de 2008/09.
Equipas prováveis:

NACIONAL: Vladan; João Aurélio, Neto, Danielson e Marçal; Moreno; Candeias, Diego Barcellos e Mihelic; Rondon e Mateus

Outros convocados: Igor, Stojanovic, Márcio Madeira, Elizeu, Juliano, Pecnik e Keita

FC PORTO: Heldon, Sapunaru, Maicon, Rolando e Álvaro Pereira; Defour, Lucho e João Moutinho; Rodríguez, James e Janko.

Outros convocados: Bracalli, Mangala, Otamendi, Alex Sandro, Mikel, Kléber e Iturbe 

in "maisfutebol.iol.pt"

Libertadores: Fucile estreia-se a marcar pelo Santos

«Peixe» vence no sintético do Juan Aurich

Jorge Fucile estreou-se a marcar pelo Santos, contribuindo para a vitória da equipa brasileira no reduto do Juan Aurich (1-3), em jogo do Grupo 1 da Taça Libertadores.

A jogar em casa, e mais adaptada ao piso sintético, a equipa peruana adiantou-se no marcador aos quinze minutos, por Luis Tejada. O Santos restabeleceu a igualdade aos 36 minutos, com Fucile, jogador emprestado pelo F.C. Porto, a aproveitar uma hesitação defensiva do Juan Aurich para marcar, já no interior da área.


Um livre direto de Paulo Henrique Ganso, aos 39 minutos, deu vantagem ao «peixe», que confirmou o triunfo já no segundo tempo, com um tento de Borges (69m). Nesta altura já a equipa da casa estava reduzida a dez elementos, depois de Guadalupe ter visto dois cartões amarelos em três minutos (55 e 58m). Alan Kardec, jogador cedido pelo Benfica ao Santos, entrou aos 81 minutos, precisamente para o lugar de Borges.

Santos, Internacional e The Strongest partilham a liderança do grupo, com seis pontos. O Juan Aurich continua em branco.

No Grupo 2 lidera o Flamengo, que ainda assim deixou fugir dois pontos na receção ao Olímpia, do Paraguai. A equipa brasileira teve três golos de vantagem, mas deixou-se empatar. Aos golos de Botinelli (38m), Ronaldinho Gaúcho (g.p. 59m) e Luiz António (64m) responderam Zeballos (77m), Caballero (84m) e Marín (89m). 

in "maisfutebol.iol.pt"

Um central amadurecido

MAICON REGRESSA AO ESTÁDIO ONDE DESPONTOU


Desde que chegou ao FC Porto, no verão de 2009, Maicon foi sempre titular nas deslocações à Choupana. Esta noite vai confirmar essa tendência, mas fá-lo-á com um estatuto reforçado. O brasileiro, de 23 anos, é nos dias de hoje o central em melhor forma na equipa de Vítor Pereira, tendo relegado Nico Otamendi para o banco de suplentes.
De resto, a Choupana é um terreno que traz boas recordações ao defesa natural de Minas Gerais, já que foi com a camisola do Nacional que despontou em Portugal. Estava a completar 20 anos e quem o recebeu vê com naturalidade esta afirmação.
in "record.pt"

Gil fala em recorrer à alma do dragão

À entrada para a penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europeia, o cenário para o FC Porto não é o mais desanuviado. Os dragões jogam amanhã, na Corunha, frente ao Liceo, uma partida que terão de ganhar por dois golos para ficar a depender apenas de si próprios na caminhada até à final a oito da competição.
O espanhol Pedro Gil não é de meias medidas e já deu a receita para a Corunha. "Temos de jogar com alma de dragão, ou seja, se não for a bem, vai a mal. Quando as coisas não correm bem taticamente ou fisicamente, há que recorrer àquilo a que chamamos alma do dragão", explicou o avançado do FC Porto, considerando que "defender bem, aproveitar os contra-ataques e não os dar ao Liceo", será outra das receitas a aplicar na partida de amanhã.
"Estamos motivados, este é dos jogos que se gosta muito de jogar, quando há mais pressão e quanto mais importante o jogo se torna, mais vontade temos que chegue esse momento, que o árbitro apite para começar", disse ainda o espanhol.

Tó Neves
"Final em casa do adversário"

"É uma final que vai ser disputada não em campo neutro, mas no campo do adversário. Temos de ganhar por dois golos para ficarmos a depender só de nós. É uma tarefa muito complicada, com uma equipa bastante competente", resumiu o técnico Tó Neves sobre a partida de amanhã, lembrando: "A equipa de arbitragem é italiana e se o FC Porto perder passará o Liceo e o Valdagno à final a oito... Espero que sejam competentes e não acusem essa responsabilidade."

in "ojogo.pt"

Campeão de olho na Taça

Arrancou bem o Barreirense, equipa que tem feito um excelente campeonato e que com o treinador espanhol Antonio Herrera tem dado muitas dores de cabeça aos adversários. Com uma defesa coesa, tentou afastar o mais possível o FC Porto do cesto, obrigando o campeão nacional a arriscar mais no jogo exterior. De resto, um setor em que o Barreirense foi bastante eficaz no período inicial. Foi assim que nos primeiros minutos a equipa de Moncho López se mostrou receosa, ficando para trás no marcador. Um time out providencial acordou os portistas, que melhoraram na defesa e ganharam confiança na circulação de bola. Ao ocupar melhor os espaços, o FC Porto colocou-se em vantagem, que chegou a ser de onze pontos antes do intervalo. Mais pressionante na segunda parte - vantagem máxima foi de 16 pontos (39-55, no terceiro parcial) -, os homens de azul e branco foram recompensados pelo empenho e maior rigor tático. Conseguiram desgastar fisicamente o adversário sem lhe deixar tempo para pensar e se organizar.
Pelo rendimento que vem apresentando ao longo da época, o Barreirense tinha razões para alimentar a esperança de ser semifinalista em Fafe, mas acabou derrotado e não se pode queixar, pois foi afastado pelo campeão e líder do campeonato. Já na final da Taça Hugo dos Santos, os dragões tinham batido a equipa do Barreiro (77-79) e agora repetiu a dose.
O FC Porto, que depois do Benfica é a equipa com mais Taças de Portugal (12), mas que não vence a competição desde 2009/10, está nas meias-finais da prova, onde, amanhã, pelas 15 horas, vai defrontar o grande rival.

Barreirense 78
FC Porto 89
Pavilhão Multiusos de Fafe
1º árbitro Fernando Rocha
2º árbitro Pedro Maia
3º árbitro Hugo Antunes

António Tavares 5
José Silva 5
David Jackson 18
Cavel Witter 21
Anthony Hill 19
Pedro Pinto 2
João Fernandes 2
Miguel Queiroz 2
Tiago Raimundo 2
João Guerreiro 2
Daniel Margarido nj
Bruno Cabanas nj
Treinador Antonio Herrera

22 Reggie Jackson
6 Carlos Andrade
22 Gregory Stempin
10 João Santos
9 Robert Johnson
8 Diogo Correia
3 José Costa
4 João Soares
5 Miguel Miranda
- David Gomes
nj André Boavida
nj Miguel Maria
Treinador Moncho López

marcador
1º período 21-19 2.º P 17-26 3.º P 17-25 4.º P 23-19
15-33 2p 22-37
8-24 3p 8-20
24-29 LL 21-26
20 RES 36

FIGURA


Gregory Stempin
Precioso na tática portista


Além dos 22 pontos que marcou, Gregory Stempin acabou por ser importante a forçar o erro do adversário. Cem por cento eficaz na linha dos lances livres (5/5), ganhou sete ressaltos e fez cinco assistências.

in "ojogo.pt"

Mikel: resgatado da guerra entra na batalha pelo título

A convocatória divulgada ontem pelos dragões levantou uma questão: "Quem é o Mikel?" A esta pergunta já o FC Porto respondeu em 2008, quando ouviu falar de um médio nigeriano com qualidades ímpares e decidiu entrar em campo para investigar. Uma mão-cheia de observações no terreno confirmou os créditos do africano, mas também levou os 'scouts' portistas a dar de caras com uma realidade chocante: Benin City, cidade com mais de um milhão de habitantes no Sudoeste da Nigéria, vive em pré-guerra civil.
O meio fez de Mikel um jovem resiliente. Para além do jogador, depressa os dragões passaram a admirar o ser humano. Descrito como um lutador, teve de lidar com uma contrariedade em Portugal: não poderia assinar contrato nem ser inscrito até completar 18 anos. Ora, Mikel chegou com 16 e podia ter mandado o acordo de boca com o FC Porto ao ar. Não lhe faltaram interessados, sobretudo depois de ter sido o melhor jogador num torneio jovem na África do Sul, patrocinado pela Coca-Cola.
Depois de ano e meio sem jogar, mas com alguns treinos com o plantel principal ainda na era Jesualdo Ferreira (sempre longe dos jornalistas), Mikel assinou um longo contrato profissional e começou a competir nos juniores, onde depressa se fixou como titular. A viver no Lar do Dragão e com progressos óbvios no domínio da língua, o nigeriano está completamente integrado, sendo a adaptação facilitada pelos ganeses Christian Atsu e Enoch Ebo, com quem partilha a maior parte do seu tempo livre.
A meses de completar 19 anos, Mikel até pode sonhar com a prenda ideal: somar minutos que lhe permitam festejar um campeonato já em maio.

in "ojogo.pt"

José Couceiro, Treinador do Lokomotiv de Moscovo, Ex-selecionador de Sub-21


"É mais um passo atrás"

1
Deixar cair o projeto das equipas B é mau para o futebol português?
É mais um passo atrás. Sempre defendi as equipas B. Somos um país formador e não temos dinheiro para competir com outros clubes no mercado de transferências. É um projeto fundamental e o melhor modelo para a formação e o surgimento de jovens valores portugueses. Mas as questões de ordem política parece que se estão a sobrepor àquilo que é importante para melhorar o nosso futebol.

2
Que alternativas se podem colocar se o projeto abortar mesmo?
Alternativas há sempre, mas este é o melhor modelo. Só com as equipas B é que se consegue transmitir aquilo que são os princípios e a mística de um clube. No passado havia as equipas satélites e devo dizer que quando estive no Alverca conseguimos até ser campeões nacionais de juniores, o que não é pouco para a dimensão que o clube tinha. Dali saíram muitos jogadores para o futebol português. Mas volto a sublinhar que o ideal seriam as equipas B.

3
Que consequências antevê?
Vejo que, uma vez mais, não se vai conseguir progredir, o que é sempre mau e vai ter grandes reflexos até nas seleções nacionais. Os jogadores mais jovens vão continuar a ter pouco espaço para se mostrarem e mais dificuldades para competirem e continuarem a evoluir depois da formação, o que não vai favorecer em nada o futebol português.

in "ojogo.pt"

Mbola garante que fará a próxima pré-época

Mbola está "a uma ou duas semanas" de se estrear pelos juniores, debelada que está a fratura na perna direita que trouxe do TP Mazembe, clube congolês que o emprestou ao FC Porto até dezembro. "Sou rápido, trabalho muito e gosto de atacar. Às vezes faço golos, mas a minha especialidade são as assistências", descreveu-se a O JOGO o lateral-esquerdo, que se estreou como profissional com 15 anos e tem em Roberto Carlos o seu ídolo.
Mbola diz-se "muito feliz" a morar no Porto, onde nem sabe como chegou. "Fiquei tão feliz que nem me interessa como o FC Porto me conheceu. Já gostava deste clube desde que ganhou a Liga dos Campeões", explica, ele que tem no Chelsea "o clube favorito." A tradição de negócios entre dragões e blues também o anima: "Quem sabe se não sou o próximo…"
O zambiano tem a garantia de que vai integrar a próxima pré-época da equipa principal, para depois ser avaliado durante seis meses. A promessa foi de que jogaria na equipa B, mas com o FC Porto disposto a recuar na intenção de ter uma segunda equipa, os planos para o esquerdino mudarão. João Moutinho e Hulk são quem mais o impressionou, mas é com Álvaro Pereira que está disposto a competir. "É muito bom, mas vou lutar com ele por um lugar", promete.
Mbola completa 19 anos em maio e, com 17, já teve uma experiência no Pyunik, da Arménia. "Foi boa para conhecer o futebol europeu, mas era muito jovem. Agora estou bem melhor", garante quem só não esteve na CAN devido a castigo da FIFA.

in "ojogo.pt"

Lille tem o central Abdoulaye referenciado

Segundo a Imprensa gaulesa de ontem, o Lille enviou um emissário ao Estádio do Dragão no último fim de semana, aparentemente com o objetivo de observar Abdoulaye, o central que o FC Porto emprestou à Académica no início da temporada. A viagem porém não serviu para nada, se era a única missão, visto que o senegalês ficou na bancada, a cumprir o terceiro e último jogo de castigo imposto pela Liga.
O atual terceiro classificado da liga francesa - posto que dá direito a disputar o play-off de acesso à Liga dos Campeões - já está a preparar a próxima temporada e o central de 21 anos, que o FC Porto descobriu no mercado africano, estará na lista de reforços. Recorde-se que Abdoulaye já tem uma internacionalização pela seleção principal do Senegal. Na Académica é um dos indiscutíveis no onze de Pedro Emanuel. Leva dois golos e três cartões vermelhos.

in "ojogo.pt"

Despertador toca mais cedo fora de casa

O empate com a Académica, com um golo obtido pelo FC Porto já nos descontos, ilustra as dificuldades que a equipa de Vítor Pereira tem sentido para inaugurar o marcador em jogos do campeonato, no Estádio do Dragão. A média aponta para um "sofrimento" necessário de 48 minutos até aos festejos dos adeptos. Mas fora de casa, a tendência vai no sentido oposto e o FC Porto só precisa, em média, de 33 minutos para marcar o primeiro golo.
Esta tendência para começar a resolver os jogos mais cedo fora de casa evidenciou-se particularmente em Setúbal, com um golo de Janko marcado aos 3 minutos, e na Luz, com Hulk a disparar um míssil logo aos 7' e a dar ali um primeiro passo importantíssimo para que o FC Porto pudesse chamar a si a vitória no clássico. Sem deixar de sublinhar os empates fora de casa a zero golos com Feirense, Olhanense e Sporting, importa frisar que os azuis e brancos apenas viram "adiado" o primeiro golo fora de portas para a segunda parte na derrota em Barcelos, num jogo que correu mal à equipa e que resultou na primeira e única derrota do FC Porto esta época no campeonato. À exceção desse encontro da 17ª jornada, os campeões nacionais marcaram sempre o primeiro golo ainda na primeira parte quando jogaram fora de casa, evitando o sufoco de terem de o fazer no segundo tempo.
Mas a equipa raramente entrou com vontade de matar o jogo nos minutos iniciais, portanto, à exceção do que aconteceu em três das 22 jornadas disputadas (em Setúbal, na Luz e em casa contra o Gil Vicente). Mas essa tendência confirma uma abordagem ao jogo mais fechada dos adversários no Dragão, que já obrigaram os adeptos azuis e brancos a sofrer até à última meia hora em sete jogos, antes de ver a equipa inaugurar o marcador e respirar de alívio. A Académica foi o último opositor a conseguir isso e esteve mesmo à beira de levar os três pontos para Coimbra, não fosse o golo obtido de penálti, que evitou aquela que teria sido a primeira derrota do FC Porto em casa, esta temporada, em jogos da Liga.
A deslocação à Choupana poderá ajudar a confirmar a tendência se os azuis e brancos aproveitarem a primeira parte para marcar e aliviarem a partir dali a pressão de ter de dar uma resposta positiva a seguir ao empate com os estudantes.

Assunto foi abordado a seguir ao empate com a Académica


Explicações para tanto sofrimento até conseguir marcar no Dragão foi o que Vítor Pereira e os jogadores do plantel procuraram perceber, no balneário, durante 40 minutos, antes do treino que marcou o início da preparação do jogo com o Nacional. O técnico referiu-se a essa mesma dificuldade no final do encontro com os estudantes, mas não revelou as causas, nem as conclusões a que terão chegado e muito menos abordou a questão na antevisão da deslocação do FC Porto à Madeira, numa altura em que a equipa precisa de recuperar a confiança perdida.

in "ojogo.pt"

Rolando e Maicon trancam a porta

Maicon parece ter-se fixado de vez no eixo da defesa, onde Rolando mantém o "Dragon Seat", mesmo depois da forma como reagiu à substituição na partida com a Académica. Vítor Pereira não ensaiou o onze para a Choupana - preferiu usar os treinos da semana para afinar questões específicas, como bolas paradas - mas vai manter intacto o setor defensivo. Mesmo tendo recebido um "reforço" nos últimos dias: Mangala.
O francês até foi "sugerido" pelo seu selecionador dos sub-21 como alternativa para trinco, mas Vítor Pereira considera que Defour oferece melhores condições. Além disso, o facto de ter estado parado um mês relega Mangala para o banco, onde terá a seu lado o outro companheiro de posto, Otamendi. Não é normal o treinador do FC Porto ter dois centrais como suplentes, mas a falta de alternativas, devido a lesões e ao castigo de Hulk, a isso obriga.
Voltando à equipa que vai defrontar o Nacional esta noite, Rolando não perdeu o estatuto. Os protestos na sequência da sua substituição - a segunda seguida - com a Académica motivaram vários comentários, mas o central fez um "mea culpa" e o assunto está resolvido, sem prejuízo do estatuto do internacional português no plantel. "Falámos em equipa e a situação foi ultrapassada dessa forma. Ponto final", garantiu Vítor Pereira na conferência de Imprensa de lançamento deste jogo. Manter Rolando no onze é, por isso, uma questão de coerência, tendo em conta que esteve em todos os outros jogos do campeonato, com exceção da partida com o Leiria, em que estava castigado.
A seu lado estará Maicon, que parece ter abandonado de vez o lado direito da defesa para se fixar na sua posição de raiz.

Defour faz de Polvo


Defour, João Moutinho e Lucho vão formar o meio-campo do FC Porto na Choupana. Sem Fernando, lesionado, Vítor Pereira opta pelo óbvio colocando o belga na zona mais recuada do setor intermediário, tendo Moutinho quase a seu lado. Lucho jogará mais à frente.
Entretanto, ontem, Defour deixou uma mensagem de solidariedade para com o povo belga, na sequência do acidente que causou a morte a 28 pessoas, entre as quais 22 crianças. "Neste momento de dor para o povo belga quero manifestar publicamente o meu profundo pesar e endereçar as mais sentidas condolências às famílias das vítimas. Desejo que os feridos recuperem o mais depressa possível", afirmou.

in "ojogo.pt"