sexta-feira, 16 de março de 2012

Mikel: resgatado da guerra entra na batalha pelo título

A convocatória divulgada ontem pelos dragões levantou uma questão: "Quem é o Mikel?" A esta pergunta já o FC Porto respondeu em 2008, quando ouviu falar de um médio nigeriano com qualidades ímpares e decidiu entrar em campo para investigar. Uma mão-cheia de observações no terreno confirmou os créditos do africano, mas também levou os 'scouts' portistas a dar de caras com uma realidade chocante: Benin City, cidade com mais de um milhão de habitantes no Sudoeste da Nigéria, vive em pré-guerra civil.
O meio fez de Mikel um jovem resiliente. Para além do jogador, depressa os dragões passaram a admirar o ser humano. Descrito como um lutador, teve de lidar com uma contrariedade em Portugal: não poderia assinar contrato nem ser inscrito até completar 18 anos. Ora, Mikel chegou com 16 e podia ter mandado o acordo de boca com o FC Porto ao ar. Não lhe faltaram interessados, sobretudo depois de ter sido o melhor jogador num torneio jovem na África do Sul, patrocinado pela Coca-Cola.
Depois de ano e meio sem jogar, mas com alguns treinos com o plantel principal ainda na era Jesualdo Ferreira (sempre longe dos jornalistas), Mikel assinou um longo contrato profissional e começou a competir nos juniores, onde depressa se fixou como titular. A viver no Lar do Dragão e com progressos óbvios no domínio da língua, o nigeriano está completamente integrado, sendo a adaptação facilitada pelos ganeses Christian Atsu e Enoch Ebo, com quem partilha a maior parte do seu tempo livre.
A meses de completar 19 anos, Mikel até pode sonhar com a prenda ideal: somar minutos que lhe permitam festejar um campeonato já em maio.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: