domingo, 7 de julho de 2013

«Quando cheguei metade dos jogadores queria sair» - Vítor Pereira


Promovido a treinador principal do FC Porto depois da época dourada de 2010/11, Vítor Pereira diz ter herdado uma equipa com «muitos jogadores contrariados» por não terem sido transferidos para outros clubes.


«Herdei uma equipa que, depois de uma época excecional, metade dos jogadores queria outros objetivos, ir para outros campeonatos e ganhar mais dinheiro. Muitos ficaram contrariados», revelou o ex-treinador dos dragões, em entrevista à TVI.


Vítor Pereira diz ter contribuído para a evolução de Jackson e Moutinho

Vítor Pereira não tem a mais pequena dúvida quanto ao papel que desempenhou na evolução dos jogadores do FC Porto durante os dois anos em que esteve no comando técnico dos azuis e brancos.


«Perguntem ao Jackson Martínez se era o mesmo jogador quando chegou, perguntem ao Moutinho se evoluiu em termos de jogo ou não», desafiou o antigo treinador dos dragões, em entrevista à TVI. 



«Acredito que o FC Porto, neste momento, pode vender qualquer jogador a um preço altíssimo. Todas as equipas da Europa querem os jogadores do FC Porto», atirou.

Vítor Pereira diz que sem títulos os treinadores não ficam no FC Porto

Vítor Pereira diz que, ao contrário do que sucede noutros clubes, os treinadores que não conquistarem títulos para o FC Porto veem ser-lhes apontada a porta da saída.

«Carisma ganha Imprensa e adeptos, mas não ganha títulos. A competência ganha títulos. No FC Porto não se perdem campeonatos e continua-se no clube, não é preciso uma derrota para sentir a exigência e o peso do clube, basta um empate», argumenta o antigo timoneiro dos azuis e brancos, num recado claro ao Benfica.

«O que queria deixar registado, e é isso que me orgulha, é que em três anos no FC Porto conquistámos oito títulos. São muitos títulos», realça, em entrevista à TVI, ´puxando dos galões` para enaltecer a qualidade de jogo do dragão na temporada transata:

«Na Europa só o Barcelona tinha mais posse de bola que o FC Porto, 74 por cento contra 69 por cento. Fomos a equipa que menos oportunidade de golos permitia por jogo, à frente do Bayern Munique».


in "abola.pt"

Sérgio Oliveira como Josué? «Quero voltar a um grande»

Exemplo de Josué motiva mas jovem médio quer seguir o seu próprio caminho


Josué formou-se no F.C. Porto, deixou o clube, foi para Paços de Ferreira, afirmou-se e voltou. Sérgio Oliveira formou-se no F.C. Porto, deixou o clube, foi para Paços de Ferreira e...o futuro o dirá. 

É inevitável a comparação entre os trajetos mas cabe, agora, a Sérgio Oliveira, um dos dez reforços às ordens de Costinha em Paços, fazer a parte, quiçá, mais complicada: a plena afirmação como jogador de primeira. 

As primeiras impressões dificilmente poderiam ser melhores. Em conversa com o Maisfutebol o médio garante: «O Paços é um bom clube. Condições de trabalho temos. A equipa técnica é boa e o grupo também. As primeiras impressões são boas. Não tenho dúvidas que é um passo certo na minha carreira.»

E também o treinador Costinha, que vive ainda a sua segunda experiência nesta cargo agrada ao ex-médio do F.C. Porto B. «Gosto dos métodos, são modernos. Está sempre a intervir com o jogador. A ajudar. Estou a gostar», assegura.

Sobre a comparação com Josué, Sérgio Oliviera é célere a separar as águas. Sorri e deixa a primeira ideia: «Não vim para cá por causa do Josué». Depois explica o raciocínio: «Ele fez um ótimo campeonato, foi o jogador revelação da Liga. Claro que fazer uma época igual à dele era bom para mim, mas eu tenho as minhas expectativas e ele tinha as dele, de certeza. Tenho de trabalhar para chegar onde ele está.»

Sérgio Oliveira evita fazer planos a longo prazo. Talvez traído por tempos não muito longínquos onde os sonhos invadiram a mente. Afinal ainda é ele o mais jovem jogador a vestir a camisola do F.C. Porto e também se sagrou vice-campeão do mundo de sub-20. 

Agora resume os objetivos numa palavra: trabalho. «Quero apenas trabalhar, começar bem a época e ajudar o Paços. Depois veremos o que acontece», afirma.

«O meu objetivo passa por chegar de novo a um grande, por subir na minha carreira. Na minha opinião o Paços foi um passo em frente e agora quero dar mais passos em frente», completa. 

Para já luta por ganhar um lugar no meio campo pacense, onde terá oposição de peso, mesmo com a saída de Luiz Carlos. Rui Miguel, Romeu e Rodrigo António prometem dar luta. A palavra é do jovem Sérgio Oliveira. Sim, jovem. Mesmo andando nestas lides há algum tempo ainda só tem...21 anos. 

Na última época fez 36 jogos pelo F.C. Porto B e marcou seis golos.

in "maisfutebol.iol.pt"

DIEGO REYES "Não quero imitar Rafa Marquez"

O defesa campeão olímpico chega ao FC Porto com a imprensa mexicana a tentar equiparar o reforço portista a Rafa Marquez, que se destacou no Barcelona.


Ambos eram defesas, ambos capazes de jogar tanto na posição de centrais como no papel de trincos. Talvez por isso a imprensa mexicana tente encontrar pontos comuns entre que Diego Reyes e Rafa Marquez, o craque mexicano que representou na Europa o Mónaco e Barcelona, de 1999 e 2010).

"Rafa Marquez alcançou muitos êxitos e oxalá a minha carreira seja feita da mesma maneira. Mas, acima de tudo, quero escrever a minha história", disse Reyes ainda no México, horas antes de iniciar a viagem que terminou hoje de manhã no aeroporto do Porto.

"Cada um traça os seus objetivos. Tenho os meus e espero alcançá-los", disse o campeão olímpico. "Estou muito feliz por chegar a um grande clube, que venceu a Liga Europa, a Liga dos Campeões, que é tricampeão em Portugal", disse ainda de mão dada com a noiva Paola Torres.


HECTOR HERRERA

"Quero ser titular o mais cedo possível"


O médio mexicano chega ao FC Porto com um objetivo bem definido e criado pela saída de João Moutinho para o Mónaco.
"Dizem que o mais difícil não é chegar, mas manter-se no topo e isso tenho bem claro. Quero ser titular o mais cedo possível", disse Hector Herrara, reforço do FC Porto que esta manhã de domingo aterrou em Portugal. Segunda-feira deverá treinar, pela primeira vez, com os restantes companheiros. "Quero triunfar desde o primeiro dia".

O médio, em declarações reproduzidas pela comunicação social mexicana, definiu o FC Porto. "Vou para um clube ganhador e pelo que me dizem que joga futebol bonito, que gosta de ter a bola e que joga sempre, sempre para ganhar".

Para já Herrera, tal como Diego Reyes, chegou ao Porto sem a família. "Estou muito feliz e não estaria sem a minha mulher e o meu filho", disse, explicando que os dois chegarão ao Porto depois do estágio dos portistas na Holanda.

in "ojogo.pt"

Bernard confirma saída do Atlético Mineiro


O futuro de Bernard não passa mesmo pelo Brasileirão. O craque do Atlético de Mineiro deixa a entender que vai emigrar em breve e a revelação acabou por ser feita de uma forma invulgar. Numa conversa descontraída durante um treino do galo com o lateral-direito Marcos Rocha, o extremo desejado pelo campeão português deixou uma pista sobre o que pretende para o seu futuro. Os segredinhos foram captados pelas câmaras e logo divulgados.

«Falei com o meu empresário para me colocar num lugar bom, que não tenha muito dinheiro», confidenciou Bernard, um dos alvos dos azuis e brancos neste defeso. Marcos Rocha respondeu. «É. A prioridade é a Copa do Mundo. Depois vai para um lugar com grana [dinheiro]», aconselhou o lateral.

Bernard deixa a entender que neste momento a questão monetária será relegada para segundo plano, uma vez que está apostado em ser chamado por Luiz Felipe Scolari para o Mundial do próximo ano, que se realiza no Brasil. O salário não é, assim, a sua principal motivação nesta altura.

Com efeito, é verdade que o FC Porto mantém-se firmemente empenhado em garantir o concurso e terá mesmo já feito uma proposta concreta pelo internacional canarinho, a avaliar pela assessoria de impressa de Bernard, que garante, no entanto, que os «dragões» têm concorrência de peso pelo jogador de 20 anos.

«Só a direção do Atlético Mineiro pode falar sobre o estado das negociações. É claro que existem propostas. O Dortmund já se manifestou, o Tottenham também, mas, com a contratação de Paulinho, recuaram. O FC Porto também é um desses clubes», explica Juan Reol, citado pela Globoesporte.


in "abola.pt"

Jackson está aí a rebentar

ÚLTIMO A CHEGAR DOS QUE TRANSITAM DE 2012/13

Possivelmente, JacksonMartínez vai juntar-se a Héctor Herrera e Diego Reyes no Aeroporto de Barajas, em Madrid, e daí seguir para Portugal.Este é um cenário não confirmado, mas que pode muito bem ser uma realidade, já que o colombiano também tem a sua chegada ao nosso país agendada para hoje.

O ponta-de-lança, de 26 anos, foi devidamente autorizado pelo clube a prolongar as suas férias para lá do final de junho, faltando assim aos primeiros treinos sob a batuta de PauloFonseca, que já decorrem desde dia 1. O avançado, que nesse mesmo dia participou num jogo solidário organizado por Messi, do Barcelona, em Medellín, na Colômbia, está agora de regresso ao quartel-general dos azuis e brancos, no Olival.

No entanto, Jackson não vai estar muito tempo numa casa que já conhece bem, seguindo com a restante equipa para a Holanda, onde vai realizar-se o estágio de pré-temporada. Curiosamente, na última temporada, a sua primeira na Europa e, por consequência, no FC Porto, o Cha Cha Cha também chegou ao clube no início do estágio, à altura realizado emPrangins, na Suíça.

in "record.pt"

Distribuição alargada tal como na última época

PRIMEIRO ENSAIO DA TEMPORADA MOSTRA-O

Apesar de Jackson Martínez ter sido, por larga margem, o melhor marcador do FC Porto em 2012/13, com um total de 31 golos apontados em todas as competições, a restante folha de faturação azul e branca foi alimentada por uma enorme variedade de nomes.

O primeiro ensaio desta temporada dá indicações de que essa democracia do golo está aí para durar no FC Porto. Apenas a grande inspiração individual de Varela na hora de rematar às redes valadarenses fez a diferença, com os restantes tentos a serem distribuídos, um a um, por mais dez companheiros. De resto, os médios azuis e brancos fizeram o gosto ao pé (6) quase tantas vezes como os defesas e os avançados juntos (8).

in "record.pt"

Lucho recusa o oito e tatua o três

Argentino prefere continuar a utilizar o número três na nova época. E a camisola com o número oito deverá ficar com Herrera.
João Moutinho partiu para o Mónaco e, por isso, a camisola com o número oito do FC Porto voltou a ficar sem dono. Será por pouco tempo, é certo, até porque deverá ser o sucessor do internacional português, o mexicano Hector Herrera, a vesti-la, ele que até prefere o seis, que, no entanto, já tem lugar nas costas de Castro. 

Mas e Lucho? Quando chegou pela primeira vez ao Dragão, em 2005, o argentino escolheu o oito que usou inclusive no Marselha; quando regressou ao FC Porto, no ano passado, teve que escolher o três, que faz agora questão de continuar a usar durante esta temporada. Lucho revelou que se rendeu ao número e a prova disso é que até tatuou o três no corpo. 

in "ojogo.pt"