sábado, 22 de setembro de 2012

Xico não trava Dragões


O FC Porto Vitalis venceu este sábado o Xico por 33-28, em encontro da segunda jornada do Andebol 1. Os Dragões mantêm-se assim invictos e no topo da tabela. Gilberto Duarte, com oito tentos, foi o goleador de uma partida difícil para os azuis e brancos (sem Tiago Rocha e Ricardo Moreira), que apenas descolaram no marcador a meio da segunda parte (ao intervalo registava-se um empate a 15).

Para além das boas exibições de Gilberto Duarte, Filipe Mota e João Ferraz, o encontro teve o interesse de pôr o FC Porto frente ao último adversário que tinha vencido no Dragão Caixa, o Xico Andebol. Na próxima quarta-feira, os azuis e brancos vão cumprir três anos e 60 jogos invictos no seu pavilhão.

Ljubomir Obradovic fez alinhar a seguinte equipa: Alfredo Quintana (g.r.), Gilberto Duarte (8), Wilson Davyes (3), Daymaro Salina (1), Elias Nogueira (4), Sérgio Rola (2) e Pedro Spínola (5). Jogaram ainda: Hugo Laurentino (g.r.), João Ramos, João Ferraz (4), Filipe Mota (5), Belmiro Alves (1), Duarte Carregueiro e Hugo Rosário.


in "fcp.pt

Juniores viram jogo com menos um


Uma segunda parte cheia de garra e coragem, como é genético nas equipas do FC Porto, permitiu aos juniores virarem uma derrota por 1-2 para vitória por 3-2, frente ao Guimarães, apesar de jogarem reduzidos a dez unidades. O FC Porto continua a subir na classificação e já é segundo.

A recepção ao Guimarães começou praticamente com o golo dos minhotos, logo aos cinco minutos. A reacção na se fez esperar e o chinês Shuai empatou dois minutos depois, através de um eficaz cabeceamento.

O Guimarães voltaria, no entanto, a adiantar-se aos 34 minutos, através de um contra-ataque. Ainda antes do intervalo, aos 43, Rui Cardoso foi expulso por acumulação de amarelos, o que ainda escureceu um cenário já nada luminoso.

Puro engano, os jovens do FC Porto mostraram na segunda parte de que são feitos e viraram o jogo, conseguindo uma saborosa vitória.

Logo aos 48 minutos, André Silva marcou de cabeça, em recarga a um remate de Graça, e aos 66, o mesmo André Silva completou a reviravolta.

Nos minutos finais e com um homem a mais, o Guimarães pressionou, mas mais uma vez valeu a coragem dos jovens Dragões e uma bela defesa de Kadu.

Com este resultado o FC Porto subiu à segunda posição da classificação, com 16 pontos, menos três do que o líder Rio Ave.


in "fcp.pt"

FC Porto 4 - Beira Mar 0 (declarações)

Vítor Pereira: «Um resultado que me deixa satisfeito»
treinador destaca "cabeça" da equipa
 
Vítor Pereira, treinador do FC Porto, comentou aos microfones da SportTV o triunfo averbado frente ao Beira-Mar, por 4-0, em encontro da 4.ª jornada da Liga. O timoneiro dos campeões nacionais gostou do que viu, especialmente porque o encontro com os aveirenses apareceu depois de uma intensa jornada europeia.

“Jogámos contra um Beira-Mar organizado, com muita gente atrás da linha da bola e a aproveitar as saídas rápidas. Tivemos de ter paciência e acabámos por chegar ao primeiro golo, depois o segundo... 4-0 é um resultado que me deixa muito satisfeito, depois de um encontro para a Liga dos Campeões. Foi um bom indicador de que a cabeça continua ligada e isso é bom”, revelou.

Quanto à brilhante prestação de James, Vítor Pereira sabe bem o craque que tem no plantel: “As pessoas falam muito do James na posição 10, mas esquecemos que o meio é o coração da equipa, que tem trabalhado muito de modo a que ele tenha mais liberdade e não tenha de estar sempre a correr atrás da bola. Essas não são as características dele. Ele tem de ter um meio-campo que o sustente senão desgasta-se muito.”

Quanto a Iturbe, garante que é preciso tempo para o craque crescer: “Este ano vai ter mais tempo de jogo, mas está ainda a crescer e tem características de explosão e de saídas de um contra um. Tem características que encantam os adeptos, mas tem de aprender o jogo coletivo, fechar os corredores e ao meio, entender quando é para acelerar ou desacelerar o jogo.”

Jackson Martínez: «Somos um grupo forte»
Colombiano inaugurou o marcador
 
Jackson Martínez foi um dos principais destaques da vitória do FC Porto, deste sábado, frente ao Beira-Mar (4-0), contribuindo com um golo de belo efeito, à passagem do minuto 31'. Depois do encontro, o avançado colombiano descreveu o lance aos microfones da SportTV.

"Foi uma bola no ar e eu simplesmente marquei. Somos um bom grupo, coletivamente forte, que entra para ganhar em todos os jogos", rematou o dianteiro dos dragões.

Quanto às ausências de Fernando e Lucho, Jackson foi perentório: "São jogadores importantes, mas o FC Porto tem jogadores para suprir qualquer ausência".

No que diz respeito à exibição de James Rodríguez, que jogou no centro do terreno, o avançado colombiano garantiu que "para a equipa é ótimo".
 
 in "record.pt"
 

F.C. Porto-Beira Mar, 4-0 (crónica)

O F.C. Porto goleou o Beira Mar no regresso ao Estádio do Dragão (4-0). Um mês depois, os adeptos reviram a equipa no seu recinto, agora sem Hulk, desta vez sem Lucho González, tudo diferente e, afinal, tudo igual.

O coletivo supera as ausências e responde como massa uniforme e determinada a seguir o lema do clube: o destino é vencer. 4-0, prova superada com nota alta, muito James e uma obra de arte de Jackson. Tão natural como a sede de vencer.

Não há Falcao, há Jackson. Não há Hulk, há Varela. Falta Lucho, há James. O F.C. Porto reinventa-se e aborda o futuro com esperanças renovadas. Sujeita-se à lei da vida e às regras do mercado, encontrando novas figuras para a sua caderneta de cromos mais valiosos.

A cartilha de Vítor Pereira parece, por vezes, previsível. O treinador prometera uma entrada forte, procurando evitar os sustos da época passada, mas a verdade é que o efeito se perdeu em cinco minutos.

O Beira Mar, bem arrumado mas agarrado ao papel de figura menor, equilibrou a balança durante a primeira meia-hora e chegou a incomodar. Contudo, chegando ao final do jogo, ninguém recordará esse assédio, face ao resultado avultado.

James é 10, muito 10

Feita a ressalva, porque nem tudo é bom quando corre bem e nem tudo é mau quando falha, torna-se justo considerar que a exibição do F.C. Porto foi globalmente positiva, mais que suficiente para convencer adeptos e crítica, mesmo face às ausências de Otamendi (opção), Fernando e Lucho González.

O capitão foi lembrado nas bancadas do Estádio do Dragão mas há Porto para lá de Lucho. Antes de mais, nos pés de James Rodriguez. Os indícios são demasiado fortes para virar a cara: o colombiano é um número 10, camisola e não só, um assistente de nível superior que se perde nas linhas, longe das zonas de decisão.

A qualidade do pé esquerdo de James superou tudo o resto, embora o melhor da noite tenha sido protagonizado por Jackson Martínez, um talento com índices de confiança elevadíssimos. Os mesmos índices que permitem um falhanço clamoroso em Zagreb e uma bicicleta magistral no Dragão, ao minuto 33.

Beira Mar rendido ao talento

Desfeito o nulo, normalmente a fase mais complexa para quem ataca, abriram-se caminhos não antes vistos para a goleada do F.C. Porto. De regresso ao centro, James Rodriguez assinou a sua segunda assistência da noite, lançando a corrida de Varela que terminou no primeiro golo do português na Liga 2012/13.

O Beira Mar ruía como um baralho de cartas, rendia-se ao talento das individualidades portistas, recordava apenas uma cabeçada de Bura que deixou Helton à beira de um ataque de nervos. Mas antes, já Rui Rego evitara o golo portista e vira James (sempre ele), tirar tinta do ferro.

Nos balneários, Ulisses Morais procurou mudar o chip e recuperar o figurino habitual da formação aveirense, dizendo a Abel Camará que este seria o ponta-de-lança que faltou na etapa inicial. Demasiado tarde. Logo após o intervalo, Silvestre Varela encontrou espaço para devolver a oferta de James Rodriguez. Este, confiante, atirou enrolado com o pé mais fraco, o direito. Tão enrolado que enganou dois defesas, bateu no poste e entrou.

Gerir e chegar à goleada

O F.C. Porto geria o jogo a seu bel-prazer. O terceiro golo atirou, definitivamente, o adversário ao tapete. Sobrava tempo para Vítor Pereira gerir o plantel, dar uma hipótese a Castro, depois a Iturbe, o menino que poucos vêm e todos querem em campo. Entrou bem, esfumou-se, depois regressou com uma bomba. Momentos, flashes, promessas de algo mais. Para o futuro.

Ao minuto 72, para confirmar o cenário de goleada, Maicon subiu à área contrária, ascendeu ao segundo andar e desviou de cabeça para o poste mais distante. Múltiplos recursos para o campeão nacional, triunfo de um plantel com soluções atrativas para todos os setores, sobretudo em dias de inspiração. Como este. 

in "maisfutebol.iol.pi"

FC Porto 1-0 Beira Mar por simaotvgolo12
FC Porto 2-0 Beira Mar por simaotvgolo12
FC Porto 3-0 Beira Mar por simaotvgolo12
FC Porto 4-0 Beira Mar por simaotvgolo12

F.C. Porto-Beira Mar, 4-0 (destaques)

A figura: James Rodriguez
Joga tanto, este colombiano. Gera excitações, desaparece por instantes, depois regressa ainda mais forte, com talento a emanar de todos os poros, futebol mágico de um craque com cara de menino. Provou esta noite que merece a camisola e, mais que isso, a posição. Faz todo o sentido ao centro, perto da zona de decisão, com liberdade total para criar. Duas assistências, dois golos. Recebeu o troco de Varela depois do intervalo. Tento com o pé direito, algo fortuito mas completamente merecido.

O momento: és tu, Benni?
Falhou um golo facílimo em Zagreb, apresentou uma obra de arte no Dragão. É assim Jackson, uma cópia rejuvenescida de Benni McCarthy. O clube já assumiu a colagem e os adeptos assinaram por baixo. Belíssimo momento no recinto portista, desfazendo um nulo teimoso. Vindo do nada, um domínio de bola e a bicicleta que se pedia, aquelas que muitos imaginam mas poucos arriscam com o acerto necessário. O público rendeu-se.

Outros destaques:

Silvestre Varela
Um golo e uma assistência naquele seu jeito peculiar, um símbolo de esforço quando a técnica não abunda, a entrega a cada lance com a convicção de que pode ser feliz. Esta noite, foi mesmo. Agradeceu um passe de James Rodriguez para marcar o seu primeiro golo da época com a camisola portista. Espera fazer no F.C. Porto o que tem feito na seleção nacional. Assumir-se de vez como uma alternativa válida.

Jackson Martínez
Terceiro golo na Liga, quatro no total. Tudo isto em seis jogos. De mansinho, com algumas desconfianças pelo meio, assume-se como o goleador que o F.C. Porto tanto procurava desde a saída de Radamel Falcao. Não há comparação possível entre os dois estilos, apenas na nacionalidade. O adepto nem se importante, quer os golos. E eles continuam a chegar.

Alex Sandro
Nota particular para o crescimento sustentado no lateral esquerdo. Das hesitações da época passada para a maturidade demonstrada neste arranque de temporada, Alex Sandro apresenta-se como produto trabalhado com qualidade, denotando confiança nas suas qualidades e crescente empatia com os adeptos do F.C. Porto. Mais uma boa exibição.

Juan Iturbe
Estreia na Liga portuguesa para um talento que, mesmo sem jogar, encanta os adeptos portistas. Querem vê-lo em campo, atrevido, a crescer. Meia hora em campo, procurando comprovar o seu potencial. Entrada forte, depois nada, entretanto um grande pontapé para defesa de Rui Rego. São momentos que a massa associativa do F.C. Porto quer ver com mais regularidade.

Nildo
Foi o mais rematador da sua equipa, sobretudo na etapa inicial, merecendo o destaque pela ousadia. Pouco Beira Mar no Estádio do Dragão, de qualquer forma. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Davis “Estamos preparados para dar a volta”

David foi o porta-voz do FC Porto B na antevisão da visita ao terreno do Vitória de Guimarães B (domingo, 16h, sétima jornada da Segunda Liga). O lateral admite que a equipa não está a conseguir os resultados pretendidos e que a derrota frente ao Belenenses deixou um “sabor muito amargo”. No entanto, o jogador mostrou-se confiante numa reviravolta que permita à equipa terminar numa boa posição.

A derrota de quarta-feira frente à formação lisboeta (0-1) surgiu já no período de descontos, com um lance em que ficam sérias dúvidas sobre se a bola terá ultrapassado a linha de golo. “Teve um sabor muito amargo. Ainda para mais, vínhamos de uma série de maus resultados e sofremos um golo destes, no último minuto, que nos deixou um bocado tristes. Mas já trabalhamos ontem e hoje para dar a volta e conseguir uma série vitoriosa. É isso que esta casa está habituada a ter”, referiu.

Na temporada transacta, David alinhou no Trofense, igualmente na Segunda Liga, pelo que é um dos poucos atletas que conhece uma competição “muito competitiva”, em que as equipas alinham “normalmente em bloco baixo”. “É difícil encontrar espaços para criar oportunidades. Com a experiência, vamo-nos habituando, ganhando conhecimento das equipas e conhecendo-nos melhor. Penso que daqui para a frente poderemos ter melhores resultados. Estamos focados e preparados para dar a volta a esta série”, explicou.

O adversário nesta jornada é outra equipa B, tendo por isso uma filosofia similar. “Poderá ser um jogo mais dividido. Tem-nos faltado criar algumas oportunidades de golo e depois finalizar. Não é um mau início que vai ditar uma futura posição no campeonato. No ano passado, no Trofense, também tive um mau começo e depois conseguimos uma classificação razoável. Temos muitos jogos pela frente e podemos conseguir uma boa posição”.

O encontro vai disputar-se no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

in "fcp.pt"

Alex Sandro à espera de deslize do Benfica

O lateral brasileiro não admite outro resultado que não a vitória diante o Beira-Mar e espera por um «tropeço» do Benfica, em Coimbra, para ver o FC Porto isolar-se na liderança do campeonato.

«Esperamos fazer um bom jogo contra o Beira-Mar que tem uma boa equipa, apesar de não estar bem posicionado no campeonato. Precisamos vencer este jogo para, quem sabe com um tropeço do Benfica, assumirmos a liderança isolada do campeonato», disse Alex Sandro em declarações à assessoria de Imprensa.

O internacional brasileiro disse ainda que o caminho para o tricampeonato passa por vencer todos os jogos no Dragão: «Se quisermos chegar ao tão esperado tricampeonato, não podemos pensar nem empatar em casa. Com a ajuda dos nossos adeptos, temos de vencer todos os jogos no Dragão.»

Com uma vitória sobre o Beira-Mar, no sábado (20.30 horas), o FC Porto isola-se provisoriamente na liderança do campeonato e fica à espera do resultado do Benfica que se desloca a Coimbra para defrontar a Académica no domingo (20.15 horas).

in "abola.pt"

Mangala avança de prego a fundo

OTAMENDI REPOUSA E O FRANCÊS IMPÕE A SUA RAPIDEZ 

A titularidade de Mangala no eixo da defesa é a grande novidade reservada por Vítor Pereira para a receção ao Beira-Mar. A convocatória, ontem divulgada, separou desde logo as águas, visto que Otamendi fica em repouso por uma questão de rotação, dado que até agora era totalista, e Rolando também não foi eleito, sendo Abdoulaye o central chamado a ficar de prevenção no banco.

A lista que revelou as escolhas para o regresso da 1.ª Liga confirmou ainda a ausência de Lucho González, que se deslocou à Argentina para assistir ao funeral do pai, e terá tempo para tratar das questões familiares depois do sacrifício, em nome do grupo, que fez em Zagreb. Tal como se esperava, o brasileiro Fernando também continua afastado das opções, prosseguindo o seu percurso até à recuperação total. 

in "record.pt"

Dragões com maior "êxito" sem Hulk

O técnico dos azuis e brancos venceu 75% dos jogos em que o internacional brasileiro não jogou. Hoje é o primeiro teste sem o incrível para o campeonato 
 
Muito se tem falado sobre as capacidades que FC Porto e Vítor Pereira terão para conseguir lidar com a saída de Hulk, um dos maiores desequilibradores da equipa nos últimos anos. A meio da semana já começaram a ser desfeitas algumas dúvidas, com a vitória para a Champions, frente ao Dínamo de Zagreb, por duas bolas a zero. Hoje Vítor Pereira tem nova prova de fogo, no primeiro jogo para o campeonato sem Hulk, com o Beira-Mar.

O próprio treinador dos aveirenses, Ulisses Morais, defendeu ontem, na antevisão do jogo com os campeões nacionais, que os dragões deverão ficar mais fortes sem o brasileiro. "Sem ignorar o inegável valor de Hulk, acho que vamos ter um FC Porto mais forte..."

Além da opinião Ulisses Morais, os dragões contrariam também a barreira psicológica da saída de um jogador tão decisivo recorrendo à matemática e ao historial recente: nos 51 jogos oficiais com Vítor Pereira no comando, Hulk esteve presente em 43, sendo que a equipa venceu 28 (65,1%) empatou oito (18,6%) e perdeu sete (16,3). Ou seja, com Hulk em campo o FC Porto não chegou a uma média de duas vitórias em cada três partidas, um índice bastante inferior ao dos restantes oito jogos. Sem o avançado brasileiro, os dragões perderam apenas uma vez (em Barcelos, por 3-1) e empataram outra (Com o Feirense). Tudo o resto foram vitórias, a última delas nesta quarta-feira, com o Dínamo de Zageb.

Isto significa que, com o atual treinador no comando técnico azul e branco e sem Hulk no plantel, os dragões venceram três em cada quatro partidas, o que equivale a 75 por cento de vitórias. 

in "ojogo.pt"

Perfil de Abdoulaye

Abdoulaye Ba, a novidade na convocatória portista para o jogo de amanhã, está há quatro anos nos quadros dos dragões, mas os adeptos poucas referências terão deste central que andou a rodar por Covilhã e Académica.

Depois de, a meio da semana, ter jogado pela equipa B, eis que o senegalês ganhou o direito a, pelo menos, sentir o banco do plantel principal.

Contratado para os juniores em 2008, Abdoulaye cedo impressionou, ao ponto de ter conseguido ser presença assídua nos treinos de Jesualdo Ferreira e de até ter sido convocado para quatro jogos em 2009/10.

A sua primeira utilização sénior, porém, só chegou na época seguinte, quando esteve cedido ao Covilhã, da Liga de Honra. Na Beira Baixa, fez 28 jogos e marcou 9 golos (quatro de penálti), número notável para um central. Acumulou ainda 12 amarelos e um vermelho, denotando uma tendência que se agravou em Coimbra.

Com Pedro Emanuel, foi um dos esteios da Académica que chegou à glória no Jamor, mas a sua época ficou marcada por quatro expulsões. Ainda assim, somou 25 jogos e marcou um golo.

A entrar no último ano de contrato, o FC Porto decidiu renovar com o senegalês até 2016, blindando-o com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros e afastando-o das sondagens que, disse o central, chegou a receber do Benfica.

in "ojogo.pt"