sábado, 28 de maio de 2011

Casa do FC Porto de Famalicão vandalizada

VÁRIOS VIDROS PARTIDOS


A casa do FC Porto de Vila Nova de Famalicão foi vandalizada durante a noite, tendo sido partidos vários vidros forrados com imagens festivas da equipa.
Em declarações à Agência Lusa, fonte da PSP de Vila Nova de Famalicão confirmou que "houve uma participação de vidros partidos na casa do FC Porto durante a noite", tendo os agentes confirmado a ocorrência no local.
"É a fatura que se tem de pagar por um clube com as vitórias do FC Porto", disse hoje à Lusa Fernando Roldão, que até dezembro foi presidente da Casa do FC Porto na cidade de Famalicão, que atualmente está entregue a uma comissão de gestão.
Segundo Fernando Roldão, "quando as pessoas que têm a concessão do café e do restaurante chegaram de manhã encontraram os vidros com imagens alusivas à equipa partidos", o que, acrescentou, já não é uma situação inédita.
"Houve algumas situações no passado, mas mais pequenas. Desta vez os danos foram maiores, proporcionalmente às vitórias", declarou.
Segundo o responsável, o incidente já foi comunicado à PSP e à companhia de seguros, desconhecendo ainda o valor dos danos causados.
in "record.pt"

Lyon prepara ataque a Fernando

IMPRENSA ITALIANA FALA EM GRANDE PROPOSTA



O Lyon é o mais recente clube interessado na contratação de Fernando, segundo avança este sábado o site “SkyItália”.
O médio portista tem sido associado a uma possível mudança para a Juventus ou para o Inter Milão, mas em Itália fala-se agora de uma “super proposta” por parte da formação francesa.
in "record.pt"

F.C. Porto: «Walter só tem de controlar o peso»

Avançado brasileiro marcou 10 golos em 25 jogos oficiais e apresenta-se como alternativa credível a Falcao


Walter terminou a época 2010/11 com números promissores: em 25 jogos oficiais, o jovem avançado brasileiro marcou 10 golos. O F.C Porto prepara o futuro numa altura em que o cerco a Radamel Falcao está mais apertado que nunca.

Os dragões contrataram Walter no último defeso e confirmaram as suspeitas. O avançado tem um potencial enorme, aos 21 anos, precisando apenas de manter um controlo apertado sobre o próprio peso. O jogador admitiu que André Villas-Boas deixou um sério aviso sobre o tema, durante a época.

«Estava com o peso acima do ideal. O treinador disse-me: se você não chegar ao peso certo, você não joga, nem convocado é. Foi isso que aconteceu. Fiquei quase dois meses sem ser convocado. Voltei, fiquei magro e ele deu-me a oportunidade. Como me disse, se eu ficasse magro, voltaria a jogar. Ele está a cumprir a palavra dele», explicou Walter, a 17 de Abril.

«Tem capacidade para assumir o ataque»

No Internacional de Porto Alegre, antigo clube do ponta-de-lança, ninguém ficou surpreendido com a primeira época de Walter no futebol europeu. Esperavam os golos e não descartavam a possibilidade de novos problemas com a condição física.

«O Walter é um bom jogador, tem tudo para triunfar. Ele vem de uma zona muito pobre do Brasil e tem de se habituar às exigências do futebol profissional, ao mais alto nível. Isso só depende dele. Tem um enorme futuro à sua frente», diz Roberto Siegmann, vice-presidente do Internacional, aoMaisfutebol.

Omar Loss, treinador de Walter nas camadas jovens do clube brasileiro, revela a extrema preocupação ao longo dos anos com o peso do jogador: «Ele tem uma tendência muito grande para engordar. Aliás, às vezes, preferíamos deixar o Walter de fora das concentrações, porque lá os jogadores alimentam-se muito e, se depois não jogarem, acabam por não queimar essas calorias. O Walter só tem mesmo de controlar o peso».

«Ele teve alguns problemas do género no F.C. Porto, tinha uma concorrência enorme com o Hulk e o Falcao mas mesmo assim marcou golos e esteve muito bem. Se o Falcao sair, acho que ele tem capacidade para assumir o ataque do Porto ao lado do Hulk, por exemplo», garante Loss, em declarações aoMaisfutebol.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Rafinha e Romário à espera da decisão

Juniores estão cedidos pelo Pão de Açucar e contribuíram para o título dos dragões naquele escalão.


Rafinha e Romário, jovens brasileiros que ajudaram o F.C. Porto a conquistar o título no campeonato nacional de juniores, estão à espera da decisão dos dragões quanto à continuidade no emblema portista.

O F.C. Porto garantiu a cedência dos dois jogadores por uma época. O Pão de Açucar, um clube-empresa de São Paulo que desenvolve uma parceira com os dragões, emprestou os atletas e espera agora até 30 de Junho por uma posição do clube portista.

«O Porto tem opção de compra dos passes, válida até 30 de Junho, mas ainda não se pronunciou. Vamos aguardar, tranquilamente. A equipa de juniores ainda vai disputar alguns torneios na Europa e isso pode contribuir para a decisão», explicou neste sábado, ao Maisfutebol, Thiago Scuro, Gerente Geral do clube.

Rafinha, alcunha de Rafael Diniz, tem 18 anos e destacou-se num treino à porta aberta do plantel principal, a 16 de Novembro. O médio ofensivo chegou a Portugal a par de Romário, lateral esquerdo com a mesma idade.

Entre os estrangeiros da equipa júnior, o ganês Christian Atsu acabou por assumir particular plano de destaque, merecendo até uma presença na lista de convocados de André Villas-Boas para a última jornada da Liga. Christian pode mesmo fazer a pré-época com o plantel principal.

in "maisfutebol.iol.pt"

A UMA VITÓRIA DO “DECA”


Se vencer a Oliveirense, no próximo sábado (18h00), o FC Porto Império Bonança sagra-se decacampeão nacional. Este sábado, na penúltima jornada do campeonato, os Dragões venceram no rinque do Óquei de Barcelos, por 4-2. Os golos da formação azul e branca, apoiada por muitos adeptos portistas, foram da autoria de André Azevedo, Emanuel Garcia, Gonçalo Suíssas e Reinaldo Ventura.

O FC Porto tomou a iniciativa do jogo e criou várias situações de perigo junto da baliza de João Pereira, ainda antes de chegar ao golo. Aos 10 minutos, André Azevedo, servido por Pedro Gil, abriu o marcador. Os minhotos empataram logo de seguida, num penalti de André Rodrigues. Cinco minutos depois, Emanuel Garcia, à boca da baliza, fez o 1-2, com André Azevedo a ser novamente o responsável pelo passe decisivo.

Na segunda parte, o Óquei de Barcelos foi forçado a arriscar mais e, aos 31 minutos, Gonçalo Suíssas deu seguimento a mais uma excelente assistência, desta vez de Filipe Santos, fazendo o 1-3. O 1-4 nasceu do “stick” de Reinaldo Ventura, na conversão de um penalti, aos 39 minutos. O 2-4 final foi estabelecido por Jorge Maceda, de livro directo, aos 46.

Franklim Pais considerou o encontro “emotivo” e falou já do desafio frente à Oliveirense: “O FC Porto, mais uma vez, conseguiu uma boa vitória. Espero um apoio maciço dos adeptos no próximo sábado. Esta é uma prova de regularidade e o campeonato será ganho nos detalhes”.


in "fcp.pt"

“JÁ CONSEGUIMOS GANHAR NA LUZ”

Depois do triunfo ao quinto jogo, o título ficou à distância de nova vitória. Podem os Dragões, que lideram por 3-2, fechar a série na Luz, somando o quarto êxito? Miguel Miranda recorda que o FC Porto Ferpinta já derrotou o Benfica em Lisboa, na fase regular, e com a facilidade expressa em 19 pontos de diferença (84-103).

A sexta partida da final disputa-se em Lisboa, a partir das 17h30 de domingo, e o extremo/poste dos azuis e brancos assegura a compenetração absoluta dos jogadores e um bom motivo para os adeptos portistas acompanharem a equipa. 

100 por cento concentrados
“O objectivo é sagrarmo-nos campeões no domingo. Já passámos por duas más experiencias na semana passada, perdendo dois jogos que, na minha opinião, não deveríamos ter perdido. Estamos 100 por cento concentrados, de forma a terminarmos esta série o mais rapidamente possível.”

Voltar a vencer na Luz
“Estudámos muito bem os dois jogos disputados em Lisboa, em que analisámos, sobretudo, os erros que cometemos e alguns deles já foram corrigidos no último jogo. Obviamente que no Dragão Caixa, com o pavilhão repleto, tudo se torna mais fácil, mas já conseguimos ganhar na Luz e queremos demonstrar que temos capacidade para ir lá vencer novamente.” 

Aplicação a recompensar
“Este grupo trabalha muito mais do que as restantes equipas. Passámos muitas horas no pavilhão e isso terá que ser recompensado. Quem trabalha mais tem de ter melhores resultados e nós estamos muito confiantes e muito bem preparados, sabemos muito bem o que temos de fazer. Fisicamente estamos bem, talvez na melhor forma de toda a época, em que tivemos jogadores influentes lesionados.”

Esforço para valer a pena
“Apelo à presença da nossa massa associativa na Luz. Sei que são tempos de crise, mas será um esforço que irá valer a pena.”


in "fcp.pt"

TAÇA DE PORTUGAL: DRAGÕES AFASTADOS NO ÚLTIMO MINUTO


O FC Porto Vitalis foi afastado da final da Taça de Portugal este sábado, em jogo realizado em Tavira. Os Dragões chegaram a deter uma vantagem de cinco golos (26-21), mas acabaram por ver o Benfica passar para a frente do marcador nos últimos 30 segundos, fixando o resultado em 29-30.

A equipa de Ljubomir Obradovic saiu para o intervalo a perder por 13-15 (já sem Tiago Rocha em campo, que havia sido expulso), tendo regressado para a segunda parte com uma atitude mais determinada, coroada por um momento de grande inspiração de Alfredo Quintana.

Lançado para o lugar de Hugo Laurentino, o guarda-redes cubano somou quatro defesas consecutivas, que permitiram uma mudança no marcador, a favor dos azuis e brancos, que passaram a vencer por 21-18.

Aos 17 minutos, já sem Wilson Davyes, também expulso, numa altura em que os Tricampeões Nacionais eram claramente superiores, Hugo Laurentino regressou ao interior das quatro linhas para defender um livre de 7 metros, segurando a vantagem azul e branca (24-21), que de pronto foi alargada para 26-21.

No entanto, a menos de cinco minutos do final, já depois da expulsão (mais uma) de Filipe Mota, o Benfica conseguiu empatar o jogo (27-27), com os Dragões a recuperaram logo de seguida, conseguindo dois golos sem resposta (29-27).

O FC Porto Vitalis viu-se entretanto privado de Pedro Spínola (exclusão de dois minutos, em mais um lance, no mínimo, discutível), facto que o adversário aproveitou para igualar novamente o desafio (29-29).

No ataque seguinte, o guarda-redes do Benfica segurou o empate para a sua equipa, que se adiantou no placar nos últimos 30 segundos da partida (29-30), resultado que não mais sofreria alterações até ao encerramento da mesma.



in "fcp.pt"

Carlos Alberto. "Vou ser titular? Iupi. E susto!"

Em tempos, Carlos Alberto era o único jogador campeão europeu a jogar na 2.a divisão brasileira, quando, em 2008, representava o Vasco da Gama. Agora, Carlos Alberto é o único jogador campeão europeu e sem clube, uma vez que foi dispensado do Grémio a 28 de Abril e o Vasco, com quem tem contrato, não o quer de volta, simplesmente pelo facto de ele não aceitar ser suplente da equipa treinada por Ricardo Gomes. Esse mesmo, o central brasileiro que foi o primeiro capitão estrangeiro no Benfica. Mas concentremo-nos em Carlos Alberto, também conhecido como Feijão. Foi dele o primeiro golo do FC Porto na célebre final de Gelsenkirchen com o Monaco, em 2004.

26 de Maio de 2004?

Há dias que não se esquecem. Esse é um dia deles. Ou aquele em que ganhámos a última Taça Intercontinental, nos penáltis, com o Once Caldas. Nessa noite, ganhámos a Liga dos Campeões. Mas prefiro recordar os dias anteriores.

Porquê?

Quando o Mourinho me disse que ia jogar a final, nem sei o que se passou comigo. Acho que foi iuuuuuuuuupiiiiiiiii e depois um susto enorme. Só tinha 19 anos de idade. Só o Mourinho mesmo.

Para quê?

Ele fez-me tudo. Escolheu-me o número 19, apoiou-me sempre e disse-me que ia ser titular nessa final, com dez dias de antecedência. Lembro-me de ter entrado no prolongamento da final da Taça de Portugal, com o Benfica, e de ele me dizer, enquanto o Costinha se apercebia que era ele quem ia ser substituído por mim, para ir com calma, porque tínhamos a final da Champions pela frente

...

Na véspera da final com o Monaco, dividi o quarto com o Deco e eu estava muito acelerado. Imagina um miúdo de 19 anos na primeira aventura na Europa a jogar uma final daquela importância! Estava em pulgas e disse-lhe que ia marcar o primeiro golo.

Acertou, então?

Éeee, essa sensação não me largava. Por isso agarrei no telefonei e falei com o meu pai, que estava no hospital, com um problema na anca. Prometi-lhe o primeiro golo e assim foi. Daí os meus festejos terem sido com a mão na anca. Também tirei a camisola e vi um cartão amarelo mas isso não era para o meu pai, né?"



in "ionline.pt"

James:"Vou explodir na próxima época"

A exuberância e acutilância que apresenta nos relvados está longe de corresponder à personalidade fora deles. James é tímido e reservado, mas também seguro e conciso nas ideias que expressa. A O JOGO, falou da época "fantástica" do FC Porto, mas também do desejo de fazer ainda mais na próxima. Afinal, vem aí a Liga dos Campeões...

Agora já sabe o que é a Avenida dos Aliados?

Sim, sei (risos). Foi uma grande festa, com muitos adeptos, e foi um momento importante para os jogadores sentirem aquele carinho todo. Impressionou-me muito, porque havia muita gente nas ruas. Já sabia que o FC Porto era um clube grande, mas ali percebi ainda melhor o que representa para as pessoas. Senti também que é um clube habituado a ganhar.

Mas imaginava, quando ainda estava em Dublin, que iria encontrar tanta gente a festejar no Porto?

Não, claro que não. Tanta gente não. Foi um momento muito bonito e que nunca mais esquecerei.

Depois de tantas vitórias esta temporada, o que mais o entusiasma para a próxima?

Jogar a Liga dos Campeões, claro. Vou jogar esta competição pela primeira vez e é mais um sonho que vou cumprir. Estou muito entusiasmado com essa possibilidade.

Espera ser mais vezes titular ?

Trabalho para estar sempre entre os titulares, mas essa é uma decisão que está nas mãos do treinador. Eu espero jogar mais, estar sempre no onze inicial, e é com essa ideia que vou partir para a próxima época.

Na próxima temporada, as responsabilidades vão aumentar. Está preparado para corresponder às expectativas?

Sinto-me preparado, sem dúvida. Fiz uma boa época, mas acredito que posso fazer ainda melhor na próxima. Tenho a convicção de que vou explodir definitivamente no próximo ano.

Mas, para isso acontecer, seria mais fácil se saísse algum dos habituais titulares?

Acho que não... Mesmo que alguém vá embora, será sempre duro, porque o FC Porto só escolhe grandes jogadores para o plantel

Até Janeiro, fez apenas seis jogos pelo FC Porto. Que pensava nessa altura?

Sinceramente, estive sempre tranquilo. Sou jovem e tive a noção, desde o primeiro dia em que cá cheguei, que havia colegas mais velhos, com outro estatuto, e que são excelentes jogadores. A concorrência directa era - e continua a ser - muito forte, pelo que sabia que teria de esperar pela minha oportunidade.

E que lhe dizia o treinador nessa altura?

Dizia-me para estar tranquilo e para continuar a trabalhar da mesma forma. Por exemplo, o Guarín passou pelo mesmo e ele também sempre me disse para não perder a tranquilidade, porque a minha vez iria chegar. E chegou (risos).

Quando assinou pelo FC Porto, imaginava encontrar um clube assim?

Não tinha uma ideia muito formada... Sabia que o FC Porto é um clube grande e habituado a ganhar muitos títulos, como pude constatar esta temporada. Também me disseram que tinha uma estrutura muito boa e com condições espectaculares para os jogadores. Como devem imaginar, tudo se confirmou.

"Final da Taça de Portugal foi um sonho"

Como conseguiram gerir os festejos da Liga Europa, quando sabiam que tinham três dias depois uma final da Taça de Portugal?

Foi muito difícil. Aliás, não nos podemos esquecer que ainda há pouco tempo também tínhamos festejado com grande intensidade a vitória no campeonato. Apesar disso, o grupo de trabalho manteve-se consciente de que era importante vencer o Guimarães e que não podíamos deixar fugir a oportunidade de conquistar quatro títulos na mesma época.

Antes da final da Taça de Portugal, tinha marcado três golos no FC Porto, tantos como fez no Jamor. Já percebeu o que conseguiu atingir naquela tarde?

Aquele jogo foi como um sonho. Não é muito normal ver um jogador a marcar três golos numa final e, por isso, fiquei muito feliz com a minha exibição, mas também por ter ajudado a conquistar mais um título para o clube. Já voltei a ver os golos na televisão e senti, ainda mais, que aquilo que consegui foi muito importante para mim.

Marcou três, mas ainda assistiu para mais dois. Algum dia imaginou um jogo tão perfeito?

Confesso que não. Nunca. Ou melhor, um jogador sonha sempre em fazer jogos como aquele, mas sabendo que dificilmente se concretizará. Felizmente aconteceu e acabou por ser uma tarde em grande. Foi a minha melhor exibição desde que cheguei ao FC Porto.

O que lhe disseram no final?

Deram-me os parabéns. Estava muito feliz por ter conseguido marcar três golos, mas mais importante do que isso foi ver toda a gente ligada ao clube satisfeita por termos conquistado mais um título.

Ganhou quatro títulos esta temporada, mas não sente que a Taça de Portugal é aquele que é mais seu?

Sim, claro, até pela minha exibição. Apesar disso, todos os títulos foram muito especiais para mim, ainda por cima sendo a minha primeira época na Europa, e também muito importantes para o clube e para os adeptos.

Já tinha marcado um golo de cabeça?

No FC Porto foi o primeiro, mas no Banfield já tinha feito três. Não foi uma novidade para mim.

Mundial sub-20, as férias e o calor da gente do Porto

Depois de terminada a época, James segue directamente para Toulon, onde vai disputar o torneio. Depois, segue-se a participação no Mundial de Sub-20, que se realiza precisamente na Colômbia. "Vai ser uma competição fantástica. Todos acreditam que podemos vencer. Espero jogar bem", anunciou, por entre a explicação de que não deverá ter férias esta época. "Ainda por cima, devo perder uns seis ou sete jogos no arranque da temporada. Mas não há nada a fazer...".

James confessou ainda que está completamente adaptado à vida em Portugal - "agora já nem preciso de GPS para me orientar pelas ruas do Porto" - e assume que, a cada dia que passa, é mais reconhecido na rua pelas pessoas. "Hoje vêm ter muito mais comigo. Dão-me os parabéns, tiram fotos, pedem autógrafos... Às vezes ficam ali a fazer-me muitas perguntas. É engraçado". O colombiano referiu ainda que não encontrou muitas diferenças entre os portuenses e os sul-americanos: "Tanto aqui, como lá, as pessoas são muito calorosas".

"Na Colômbia já é tudo portista"

A vitória do FC Porto na Liga Europa também foi muito festejada na Colômbia, garante James. De Dublin, o extremo guarda sobretudo um "momento único na carreira".

Ficaram mais um dia em Dublin, depois da final. Como foram os momentos que se seguiram à vitória?

Vivemos momentos de grande felicidade, porque foi uma conquista única para todos e algo que nunca imaginávamos ser possível, pelo menos há uns meses. Para além disso, sabemos que esta época, com a conquista de quatro troféus, entra para a história do clube e vai estar sempre na memória de todos. Apesar disso, tinha preferido regressar logo, porque queria estar com os adeptos. Mas também foi bom, sendo que fui logo à internet para ver o que as pessoas diziam da nossa vitória.

Chegaram a provar uma Guinness em Dublin?

Não, nada disso (risos).

E antes do jogo, como foi viver o ambiente de Dublin?

Foi único, era uma final... Mas estávamos muito tranquilos, apesar de conscientes de que era um jogo muito complicado, frente a um rival duro.

Mas estava a contar entrar naquela partida?

Um jogador quer sempre jogar e, para mim, ter entrado nos últimos minutos foi muito importante. Afinal, daqui a uns anos posso dizer que participei naquela final memorável. Pessoalmente, estava muito excitado com a final e só pensava que há muitos jogadores, alguns deles com reputação internacional, que nunca conseguiram disputar uma final europeia. Eu já consegui!

O percurso dos três colombianos do FC Porto é muito seguida no vosso país e até receberam uma mensagem do presidente depois da conquista da Liga Europa...

É verdade... Ele ligou para o Falcao, falou com ele, e deu-nos os parabéns por estamos a representar tão bem o nosso país.

E o que dizem os seus familiares e amigos?

Bem, já são todos adeptos do FC Porto. Aliás, acho que todos os colombianos passaram a ser adeptos do FC Porto (risos). Sabemos que as pessoas estão atentas ao que fazemos e também já sabemos que conhecem a grandeza deste clube.

Para além disso, o golo da final da Liga Europa foi fabricado por dois colombianos e depois você marcou mais três na final da Taça de Portugal...

É verdade e claro que isso é importante. É importante para nós, para a Colômbia, mas sobretudo para o FC Porto.

"Gostava de defrontar o Barcelona"

Qual equipa prefere defrontar na Supertaça Europeia: Barcelona ou Manchester United?

Barcelona, claro. Gostava muito de jogar contra o Barcelona porque eles, tal como nós, só pensam em ganhar.

E também por causa do Lionel Messi?

Não especificamente, porque no Barcelona todos jogam muito bem.

Mas entende que era mais fácil ao FC Porto defrontar o Barcelona?

Não, claro que não. São duas equipas fantásticas e muito complicadas. O Manchester United tem jogadores fabulosos, mas acho que o Barcelona é melhor. Para ser sincero, e pensando na equipa teoricamente mais fácil para vencermos, não há uma escolha possível.

O FC Porto pode-se comparar, na forma de jogar, ao Barcelona?

Sim, sobretudo porque as duas equipas jogam muito bem (risos)...

E quem é o Messi do FC Porto?

Não sei (risos)...

Pode ser o James?

Não, nada disso.

Então é o Hulk?

Pode ser, pela importância que ele tem na equipa. O Messi é mais rápido e o Hulk mais forte.

Garantia: Falcao quer ficar

É a dúvida do momento: Falcao vai continuar no FC Porto? James, o amigo, tem apenas uma certeza. "Ele está muito feliz no FC Porto e parece-me que quer continuar. Mas nunca falamos abertamente sobre esse assunto", explicou. James confidenciou ainda que está a torcer pela continuidade do compatriota, até pela amizade que os une: "Estamos os dois a aprender inglês, mas ele fala muito melhor do que eu".

in "ojogo.pt"

Rolando não tem proposta do Roma

O mercado italiano continua a girar em torno de Rolando e ontem foi a vez de Peppino Tirri, alegadamente representante do central do FC Porto no futebol transalpino, desmentir o interesse do Roma. "Até agora não recebemos qualquer proposta para a transferência de Rolando", comentou. O Roma, recorde-se, transferiu Mexès para o Milan, pelo que terá forçosamente que reforçar o eixo defensivo, situação que não deverá passar pelo defesa do FC Porto


in "ojogo.pt"

Otamendi a 100%

Os responsáveis do FC Porto têm a garantia de que vão passar a deter a totalidade do passe de Otamendi até ao dia 5 de Setembro, dia em que vence uma cláusula de opção de venda dos 50 por cento dos direitos económicos remanescentes e que ainda pertencem ao emblema argentino. Ou seja, os dragões já sabem que é intenção do Vélez accionar essa cláusula mesmo que pelo meio surja um eventual interesse do Málaga - ou de outros clubes - e uma proposta de 15 milhões de euros, que à partida renderia mais dinheiro aos argentinos do que os 4 milhões que o FC Porto vai pagar. Estranho? Nem por isso.

O FC Porto é que detém os direitos desportivos de Otamendi, repartindo os económicos com o Vélez, o que significa que qualquer interessado terá que negociar com os dragões e não com os argentinos. E, sabe O JOGO, a intenção dos dirigentes azuis e brancos é manter o jogador e não vendê-lo, pelo menos a curto prazo. O que quer dizer que se o Vélez, que não é obrigado pela cláusula a vender, quiser fazer um bom encaixe financeiro no imediato tem mesmo que ceder os 50 por cento de Otamendi ao FC Porto pelos tais quatro milhões de euros acordados quando o jogador foi contratado. "O Clube Atletico Vélez Sársfield manteve uma opção de venda à Sociedade dos restantes 50% dos direitos económicos deste jogador pelo montante de 4.000.000 euros, exercível até 5 de Setembro de 2011", conforme se pode ler no relatório e contas ontem revelado.

Depois de renovar com Hulk e de adquirir mais 30 por cento do passe de James, o FC Porto mantém a lógica de investimento financeiro, mas também desportivo com o objectivo de fazer uma boa campanha na próxima edição da Liga dos Campeões. Esta época, Otamendi contribuiu com seis golos em 32 jogos para as conquistas do FC Porto.

Além disso, o central deve ser um dos convocados por Sergio Batista para a Copa América que a Argentina vai organizar em Julho e que vai afastá-lo do arranque dos trabalhos do FC Porto tendo em vista a próxima temporada.
JOGADOR % passe Fim do contrato

João Moutinho 62,5 * 06/2015
Walter 50 * 06/2015
Hulk 50 ** 06/2016
Falcao 95 06/2013
Iturbe 60 06/2016
Rúben Micael 80 06/2015
Otamendi 50 06/2015
Souza 70 06/2015
Álvaro Pereira 75 06/2015
Belluschi 50 06/2013
Kelvin 90 06/2016
Fernando 80 06/2014
Rodríguez 70 06/2012
James 25 * ** 06/2014
Maicon 100 06/2014
Guarín 100 06/2014
Rolando 85 06/2014
Sapunaru 50 06/2013

* uma percentagem do passes destes jogadores foi alienada a fundos de investimento
** FC Porto adquiriu mais 50 % do passe de Hulk e mais 30 % do passe de James depois do fecho deste exercício

in "ojogo.pt"

Abrir com FC Porto-Benfica é ter uma final antecipada

No único jogo disputado em campo neutro esta temporada entre Benfica e FC Porto, em Portimão, para a Supertaça, a formação encarnada bateu os dragões de forma convincente. Não só pelos 32-26, mas também pelo andebol praticado pelas duas equipas: o Benfica forte, cheio de garra, com uma boa defesa e um ataque recheado de soluções no qual brilhou Georgy Zaikin, com 12 golos; o FC Porto, que não contava com Tiago Rocha, transfigurado em relação àquilo que é a imagem de marca que vem demonstrando com Obradovic, com uma defesa frágil, um ataque péssimo, um contra-ataque praticamente inexistente, marcando o primeiro golo apenas aos 12,18 minutos, quando já havia sofrido cinco e somado... 21 falhas técnicas. No campeonato, nos quatro jogos que disputaram, apenas o encontro da fase final do Dragão Caixa foi desequilibrado. E muito (28-18), praticamente decidindo o título - o terceiro seguido - para os dragões. Hoje há novo duelo entre os dois grandes emblemas, sendo mais seguro perspectivar uma partida equilibrada, uma autêntica final antecipada, algo que não beliscará o orgulho de Madeira SAD e Belenenses, os outros protagonistas da final-four. Os insulares, comandados por Paulo Fidalgo, uma vez mais a assinarem uma temporada notável com novo e inesperado segundo lugar no campeonato, enquanto a equipa do Restelo, que viveu uma pré-temporada terrível, tem nesta presença o seu merecido prémio. Que procurá ampliar, pois tem na Taça das Taças a última vaga na Europa, para a qual já estão apurados os outros três semifinalistas.

Hugo Laurentino
"No ano passado o Xico não era dos favoritos"

Perante o cenário da chegada à final, Hugo Laurentino, guarda-redes do FC Porto, não imagina facilidades só porque os possíveis adversários são Belenenses e Madeira. "É só recordar o que aconteceu no ano passado. O Xico também não era favorito e derrotou o Sporting", alertou, referindo-se aos opositores como "equipas nada fáceis". Pelo Benfica, Carlos Carneiro quer esquecer as adversidades. "Temos de ultrapassar o cansaço porque uma meia-final da Taça de Portugal é um jogo que motiva, muito mais sendo com o campeão nacional."

Clássicos este ano

1ª fase do campeonato

07/11/2010 (Luz) Benfica-FC Porto 31-30
20/03/2011 (Dragão) FC Porto-Benfica 27-26
Fase final do campeonato
06/04/2011 (Luz) Benfica-FC Porto 26-24
27/04/2011 (Dragão) FC Porto-Benfica 28-18
Supertaça
21/01/2011 (Portimão) FC Porto-Benfica 26-32
a outra meia-final
1ª fase do campeonato
18/09/2010 (Funchal) Madeira-Belenenses 27-25
25/11/2010 (Restelo) Belenenses-Madeira 28-31

in "ojogo.pt"

Vélez estica a corda

POR CAUSA DE ALEGADO INTERESSE DO MÁLAGA


Nico Otamendi é um dos jogadores dos quais o FC Porto não abre mão para a manutenção de uma equipa forte, capaz de revalidar os títulos nacionais conquistados esta época e uma boa presença na Liga dos Campeões. Tendo na sua posse metade dos direitos desportivos do central de 23 anos, a SAD vai avançar para a compra da restante parte, dado tratar-se de um importante ativo, com condições para se valorizar ainda mais no futuro.
O processo parecia simples, pela forma como foi tratado no momento em que o argentino se transferiu para o Dragão, só que os responsáveis do Vélez estão a esticar a corda, ignorando o que ficou contratualizado em agosto de 2010. “O Vélez Sarsfield manteve uma opção de venda à Sociedade dos restantes 50 por cento dos direitos económicos deste jogador pelo montante de 4 milhões de euros, exercível até 5 de setembro de 2011”, pôde ler-se no Relatório e Contas divulgado ontem pela SAD do FC Porto.
in "record.pt"

Dragões assumem Porto Canal em 1 de julho

EM TERMOS DIRETIVOS E DE GESTÃO



O FC Porto vai assumir a direção e a gestão do Porto Canal no dia 1 de julho, anunciou esta sexta-feira a administração da Mediapro Portugal, proprietária do canal.
Num breve texto de quatro pontos, a empresa espanhola revela que foi contratada como prestadora de serviços ao nível dos conteúdos do canal, desconhecendo-se quem vai assumir a estrutura de direção.
O administrador Francisco de la Fuente afirmou à Lusa que o acordo assinado "foi um bom acordo para todos ou então não se teria assinado", sem querer adiantar os valores concretos da transação por considerar que "não deve ser o vendedor" a fazê-lo.
Segundo Francisco de la Fuente, o acordo é "progressivo" e consiste em duas fases, uma anterior à transferência efetiva de ações e uma segunda, já após a passagem das ações da Mediapro para o FC Porto.
Essa transferência deverá acontecer num prazo de três anos segundo o administrador da Mediapro, algo que não vai afetar a compra nem o conteúdo que o clube queira colocar no ar, uma vez que o acordo já está estabelecido.
Para Francisco de la Fuente, esta aquisição "vai consolidar mais o canal a nível de postos de trabalho, de posição de canal regional, com um perfil diferente de tudo o que existe no mercado audiovisual", algo que para o gestor é "muito interessante".
Apesar dos três milhões de euros de passivo que o canal possui, Francisco de la Fuente ressalva que "nunca houve problemas económicos" de maior na estrutura e agora, com a nova administração, a estação de televisão vai poder "descolar a nível de relevância nacional e internacional".
in "record.pt"

«A partir de agora vou inspirar-me em Villas Boas» - Guardiola

Pep Guardiola agradeceu hoje as palavras que lhe foram endereçadas por André Villas Boas, após a final de Dublin em que o FC Porto venceu a Liga Europa ante o SC Braga e marcou um encontro no Mónaco. 

«Agradeço as palavras de Villas Boas e aproveito para felicitá-lo pela sua equipa fantástica e pela grande campanha que fez esta temporada. 
Oxalá nos encontremos na Supertaça Europeia. Sou um produto de um todo que é o Barcelona. Inspirei-me em muita gente. A partir de agora também terei de inspirar-me em Villas Boas», confessou o treinador do Barcelona, na conferência de imprensa de antevisão à final da Liga dos Campeões.


in "abola.pt"

Renovação de Falcao é urgente

É a prioridade no FC Porto: renovar com Radamel Falcao e subir imediatamente o valor da cláusula de rescisão para uma quantia (40, 50 milhões?...) que possa afugentar ou ao menos limitar a cobiça ao avançado colombiano. O que não foi ainda conseguido.

Os dragões continuam a garantir que não têm recebido nenhuma proposta pelo melhor marcador da Liga Europa, que tudo não passará de fogo de artifício mediático ou jogadas de empresários, mas a verdade é que não há fumo sem fogo... real. 

A cláusula de rescisão de Falcao (30 milhões de euros) é relativamente acessível a uma franja apreciável de clubes e no caso de se tratar de um do colossos europeus mais difícil será segurar o colombiano. 


in "abpla.pt"