sábado, 28 de maio de 2011

F.C. Porto: «Walter só tem de controlar o peso»

Avançado brasileiro marcou 10 golos em 25 jogos oficiais e apresenta-se como alternativa credível a Falcao


Walter terminou a época 2010/11 com números promissores: em 25 jogos oficiais, o jovem avançado brasileiro marcou 10 golos. O F.C Porto prepara o futuro numa altura em que o cerco a Radamel Falcao está mais apertado que nunca.

Os dragões contrataram Walter no último defeso e confirmaram as suspeitas. O avançado tem um potencial enorme, aos 21 anos, precisando apenas de manter um controlo apertado sobre o próprio peso. O jogador admitiu que André Villas-Boas deixou um sério aviso sobre o tema, durante a época.

«Estava com o peso acima do ideal. O treinador disse-me: se você não chegar ao peso certo, você não joga, nem convocado é. Foi isso que aconteceu. Fiquei quase dois meses sem ser convocado. Voltei, fiquei magro e ele deu-me a oportunidade. Como me disse, se eu ficasse magro, voltaria a jogar. Ele está a cumprir a palavra dele», explicou Walter, a 17 de Abril.

«Tem capacidade para assumir o ataque»

No Internacional de Porto Alegre, antigo clube do ponta-de-lança, ninguém ficou surpreendido com a primeira época de Walter no futebol europeu. Esperavam os golos e não descartavam a possibilidade de novos problemas com a condição física.

«O Walter é um bom jogador, tem tudo para triunfar. Ele vem de uma zona muito pobre do Brasil e tem de se habituar às exigências do futebol profissional, ao mais alto nível. Isso só depende dele. Tem um enorme futuro à sua frente», diz Roberto Siegmann, vice-presidente do Internacional, aoMaisfutebol.

Omar Loss, treinador de Walter nas camadas jovens do clube brasileiro, revela a extrema preocupação ao longo dos anos com o peso do jogador: «Ele tem uma tendência muito grande para engordar. Aliás, às vezes, preferíamos deixar o Walter de fora das concentrações, porque lá os jogadores alimentam-se muito e, se depois não jogarem, acabam por não queimar essas calorias. O Walter só tem mesmo de controlar o peso».

«Ele teve alguns problemas do género no F.C. Porto, tinha uma concorrência enorme com o Hulk e o Falcao mas mesmo assim marcou golos e esteve muito bem. Se o Falcao sair, acho que ele tem capacidade para assumir o ataque do Porto ao lado do Hulk, por exemplo», garante Loss, em declarações aoMaisfutebol.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: