segunda-feira, 9 de maio de 2011

James: «Falcao? Que dê passo para um clube grande»

Extremo colombiano fala a uma rádio do seu país sobre o interesse de grandes clubes europeus no compatriota.


As entrevistas às rádios colombianas sucedem-se. Os êxitos do F.C. Porto são festejados também na América do Sul, na pátria de James, Falcao e Guarín. O jovem extremo tem sido o mais solicitado por estes dias, e desta vez até falou das notícias que dão conta do interesse do Real Madrid (e de clubes italianos) em Radamel.

«Fala-se muito, e oxalá. É um excelente jogador e desejo que dê o passo para um clube grande», disse James à rádio Caracol, saciando também o interesse em torno de Villas-Boas: «É um técnico jovem, que se dá bem com todos.»

Com o título nacional já garantido, o extremo aponta agora a duas finais «muito importantes». «Estamos bem, e vamos tentar ganhar ambas, que vão ser muito difíceis», acrescentou James, que pensa também no Mundial sub-20 deste ano, que vai ser organizado precisamente pela Colômbia: «Há muitas possibilidades. Temos bons jogadores, um bom corpo técnico, e podemos fazer um bom papel.»

in "maisfutebol.io.pt"

Um momento de humor - Vítor Pereira diz que arbitragem está «no bom caminho»


O presidente da Comissão de Arbitragem diz estar de consciência tranquila após cinco anos de mandato.

Vítor Pereira disse hoje que a arbitragem portuguesa de futebol está e vai persistir no «bom caminho», apesar de todos quantos esperam que a Comissão de Arbitragem (CA) falhe no desígnio de credibilização do sector.
«Sabemos que lideramos um processo ambicioso, um caminho trilhado perante a incessante inveja dos que são medíocres e infelizes, e da ignorância e maldade dos que são incapazes e nunca serão melhores», sublinhou o presidente da CA da Liga, sem apontar destinatário.
Vítor Pereira acrescentou: «O ser humano tem dois problemas, a ignorância e a maldade. Quando associados, é horrível. Como estamos convictos do que queremos alcançar, continuamos a dizer que a postura de um dirigente da arbitragem no futebol profissional deve situar-se num equilibro o mais estável possível entre os que são os clientes externos - clubes de futebol profissional – e clientes internos, a estrutura da arbitragem».
Durante o VII Congresso Internacional de Futebol, promovido pelo ISMAI, Vítor Pereira reiterou a determinação em «dar aos árbitros as melhores condições para serem eficazes», reconhecendo que tudo isso passa pela «profissionalização» do sector.
«Queremos que os nossos clientes externos fiquem satisfeitos com a oferta e desempenho dos árbitros, bem como os próprios árbitros, assistentes e observadores. Esse é o desafio que nos propusemos quando aceitamos vir para cá», frisou.
Vítor Pereira quer manter-se fiel a cinco princípios orientadores: «Procurar ter os mais altos padrões pessoais e profissionais, ter o máximo de consideração e respeito pelos outros, dedicar o máximo de tempo e esforço aquilo que fazemos, tomar riscos calculados, não ter medo de arriscar e planear e agir garantindo total independência e liberdade pessoal».
«Queremos oferecer a nós próprios o dom da paciência, a virtude da razão e o valor da sabedoria», reforçou.
O dirigente falou dos cinco anos à frente da Comissão de Arbitragem para garantir que a sua equipa está de «consciência tranquila e, sobretudo, com muita fé nos desafios que o futuro põe à arbitragem em Portugal».

in "sapodesporto.pt"

Um benfiquista lúcido

A análise lúcida do Jacinto Bettencourt: Perder um jogo com o Sporting Clube de Braga não é uma humilhação,

não. O que é humilhante, para mim e demais benfiquistas que se prezam, é levar um baile do Porto na Supertaça jogada em Agosto de 2010, com um frango daquele que é simultaneamente o pior e o mais caro guarda-redes que jogou em Portugal e cujo preço, dizem alguns, esconde uma negociata que muito prejudicou o Benfica mas beneficiou a empresa de construção do presidente do clube; são as três derrotas consecutivas com que o Benfica entrou na Liga e que o nosso treinador contava conquistar de caras; é o apelo que os dirigentes do Benfica fizeram aos adeptos para não irem aos jogos fora do Benfica, prejudicando jogadores e adeptos, e enfurecendo os clubes adversários que, não por acaso, mantêm relações próximas ou de simpatia com o nosso principal rival; é ser eliminado da Liga dos Campeões — a mesma que o nosso actual treinador sabe que irá vencer — na penúltima jornada e envergando uma camisola que celebra os cinquenta anos da primeira que o Benfica venceu, levando três secos de uma equipa chamada Hapoel e sendo repescado nos últimos minutos do último jogo por obra e graça de terceiros; é ser brindado com uma goleada nas Antas (cinco a zero) sem estar perto, sequer, de marcar um golo, e ouvir o estádio repleto de portistas cantar “a todos um bom Natal”; (…) é ter como um dos momentos mais altos da época uma vitória sobre o Marítimo, em casa, com um golo marcado no último minuto dos descontos; é ver o Porto festejar o título na Luz e que os dirigentes do Benfica, não contentes com o culminar de uma época enxovalhante, decidem apagar a luz do estádio e ligar o sistema de rega, oferecendo aos adversários um forte motivo para ridicularizarem o Benfica até ao fim dos tempos; (…) é saber que o Braga está dez lugares (33) acima do Benfica (44) no ranking da UEFA e que o Porto é, neste momento, o terceiro melhor clube do mundo; é, por fim, depois de tudo isto, sim, perder, e bem, no estádio do Braga e com o Sporting Clube de Braga, a possibilidade de ser goleado na final da Liga Europa pelo Porto, e acabar a noite a ouvir Pinto da Costa lamentar, com ironia, a eliminação do Benfica, e afirmar, carregado de razão, que o nosso clube seria o adversário mais fácil para o Porto.
Felizmente para o FC Porto, a lucidez do Jacinto Bettencourt é uma excepção, pelo que tudo aponta para que o Benfica continue no rumo que tem vindo a seguir.

in "http://oinsurgente.org" segundo o post do Devenish no facebook

FC Porto-Benfica abre meias-finais da Taça de Portugal

FC Porto, Benfica, Madeira SAD e Belenenses decidem em Tavira o sucessor do Xico Andebol na conquista do troféu.


FC Porto e Benfica vão abrir as meias-finais da Final Four da Taça de Portugal em andebol, a 27 de Maio, enquanto Madeira SAD e Belenenses discutirão o outro posto na final do dia seguinte, ditou hoje o sorteio.
O clássico entre dois dos principais clubes portugueses ficou decido logo nas duas primeiras bolas retiradas no sorteio realizado em Tavira, cidade que vai acolher pelo segundo ano consecutivo a ‘Final Four’ da prova organizada pela Federação de Andebol de Portugal.
O FC Porto-Benfica realiza-se às 15h05 de dia 27, enquanto Madeira SAD e Belenenses defrontam-se às 17h00. Os vencedores medem forças no dia 28, às 17h00, no jogo que atribuirá o título e decidirá o sucessor do Xico Andebol, vencedor da última edição.
O presidente da FAP, Henrique Torrinha, considerou que a realização da ‘Final Four’ da Taça de Portugal permite ajudar a “consolidar” um trabalho que vem sendo desenvolvido pela autarquia, os clubes locais e a Associação de Andebol do Algarve, que está sedeada na cidade, na promoção da modalidade junto dos jovens.
«A ‘Final Four’ permite que este jovens contactem com os seus ídolos e modelos», afirmou Torrinha, para quem ter um FC Porto-Benfica na meia-final assegura “uma abertura para todos os gostos”.
«Depois o Madeira SAD é uma equipa de ‘top’, o Belenenses é sempre competitiva e uma final é uma final, não tem vencedores antecipados e ganhará o melhor», considerou o dirigente.
Dos dois clubes presentes no sorteio (FC Porto e Benfica), apenas o representante ‘encarnado’ falou à comunicação social, considerando que «teoricamente são duas das equipas mais fortes, mas a Taça é sempre Taça e qualquer clube pode ganhar».
Para Luís Gomes, o Benfica «sabia que nas meias-finais podia sair qualquer rival dos quatro presentes no sorteio» e assegurou que «a equipa está preparada para vencer esse encontro e depois encontrar o vencedor do outro jogo na final».
«Vamos trabalhar para vencer e conseguir este objectivo traçado no início da época», afirmou.
in "sapodesporto.pt"

Dragões sonham com o pleno nas principais modalidades


O clube portista já festejou no futebol e no andebol, estando perto de fazer o mesmo no hóquei em patins e no basquetebol.

A época desportiva 2010/11 está a chegar ao fim com o cair do pano sobre os vários campeonatos nacionais e com o FC Porto a surgir em destaque em todas as modalidades em que compete.
Além de ter assegurado os títulos de campeão de futebol e de andebol, o FC Porto inicia sexta-feira a disputa do “play-off” final de basquetebol, com o Benfica, e lidera a tabela do hóquei em patins.
Caso os “dragões” conquistem os títulos dos campeonatos que faltam igualam os registos alcançados em 2003/04 e 1998/99 (ano do “penta”), quando juntaram os troféus das principais modalidades de pavilhão ao de futebol.
Para além de ter recuperado o título de futebol, o FC Porto conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, a bater o Benfica, por 2-0, e marca presença na final da Taça de Portugal, a disputar com o Vitória de Guimarães.
Na Taça da Liga de futebol, troféu que teima em escapar ao FC Porto, o Benfica levou a taça pela terceira vez consecutiva para a Luz, ao vencer o Paços de Ferreira, por 2-1, na final disputada em Coimbra.
No andebol, e a faltarem duas jornadas, o FC Porto festejou já a conquista do tricampeonato. Os “dragões” podem ainda fazer a “dobradinha” caso vençam a Taça de Portugal, que irão disputar com Benfica, Belenenses e Madeira SAD.
O Benfica venceu a Supertaça de andebol, realizada na Arena de Portimão, com as seis equipas melhor classificadas na primeira volta do campeonato nacional, ao derrotar na final o Águas Santas, por 28-20.
No futsal, o campeonato vai entrar nos “play-offs” dos quartos-de-final com os confrontos FJ Antunes-Benfica, Fundão-Belenenses, Boticas-Sporting e Modicus-Inst.D.João V, com jogos a 14 e 21 de Maio.
O Sporting tem sido a equipa em destaque na presente época de futsal, em que já ergueu dois troféus: a Supertaça, ao derrotar o Belenenses, por 5-2, e a Taça de Portugal, ao vencer o Benfica, por 3-2.
No voleibol, a época terminou com a formação insular do Fonte do Bastardo a conquistar o inédito título de campeão nacional, ao derrotar o Benfica de forma categórica no “play-off” do título, por 2-0.
O Benfica venceu a Taça de Portugal ao impor-se ao Sporting de Espinho, em Paredes, enquanto o Castelo da Maia ergueu a Supertaça ao vencer também os “tigres”, que tiveram uma época “negra”, em Coimbra.
No basquetebol, o título começa a ser discutido, a partir de sexta-feira, no Dragão, entre o FC Porto e o Benfica. Esta época os “encarnados” venceram já Supertaça e o CAB Madeira a Taça de Portugal.
A nível externo, a época fica marcada pela final portuguesa da Liga Europa de futebol, com o FC Porto ou o Sporting de Braga a erguer o troféu, em Dublin, e com a conquista da Taça CERS de hóquei em patins pelo Benfica, em Vilanova, Espanha.
O FC Porto irá ainda discutir com o Barcelona, de Espanha, a presença nas meias-finais da Liga Europeia de hóquei em patins, a decorrer em Andorra, depois de assegurada a presença na “final de oito”.
O Benfica irá também marcar presença na final da Taça Challenge de andebol, onde terá como adversário o RK Cimos Koper, da Eslovénia, e onde procurará suceder ao Sporting, vencedor do troféu em 2009/10.
Sporting e Benfica estiveram também em destaque na Taça UEFA de futsal, com os “leões” a caírem na final, no Cazaquistão, com os italianos do Montesilvano e com os “encarnados” a terminarem em quarto.
- Futebol
Campeão – FC Porto.
Taça – FC Porto ou Vitória de Guimarães (final a 22 de maio).
Taça da Liga – Benfica.
Supertaça 2009/10 – FC Porto.


- Andebol
Campeão – FC Porto.
Taça – Belenenses, Benfica, FC Porto ou Madeira SAD (final-four a 28 e 29 de maio)
Supertaça 2011 – Benfica.


- Basquetebol
Campeão – Benfica ou FC Porto.
Taça – CAB Madeira.
Supertaça – Benfica.


- Hóquei em patins
Campeão – Benfica ou FC Porto.
Taça – Oitavos de final a 14 de maio.
Supertaça – Benfica.
Taça CERS – Benfica.


- Futsal:
Campeão – “Play-offs” dos quartos de final iniciam-se a 14 de maio.
Taça – Sporting.
Supertaça – Sporting.


- Voleibol
Campeão – Fonte do Bastardo.
Taça – Benfica.
Supertaça 2009/10 – Castelo da Maia.


in "sapodesporto.pt"

F. C. Porto abriu subscrições para empréstimo obrigacionista com juros a 8%

A Sociedade Anónima Desportiva do FC Porto deu, segunda-feira, início à sua quarta Oferta Pública de Obrigações, com juros a oito por cento ao ano, recorrendo ao mercado de capitais para financiar a actividade desportiva.


Angelino Ferreira, administrador para a área financeira da SAD dos "dragões", justificou a iniciativa com a intenção de financiar a actividade desportiva da empresa que gere o futebol profissional no clube.
"Estamos há 11 anos no mercado de capitais, o que nos permite recorrer a ele quando queremos, contando também com a confiança dos aforradores graças ao sucesso das operações efectuadas nos últimos oito anos", explicou.
O administrador sublinhou a ambição de repetir a colocação total das obrigações, cujo período de subscrição começou esta segunda-feira e termina no dia 31 de Maio.
"A nossa expectativa é que as obrigações sejam totalmente colocadas, como anteriormente aconteceu, isto é, com a procura a exceder a oferta", afirmou aquele responsável durante a apresentação da operação.
O momento, segundo Angelino Ferreira, é o ideal para recorrer ao mercado, associando também o regresso dos "dragões" ao principal palco de futebol europeu, o que melhora as características de rentabilidade do produto colocado no mercado.

in "jn.pt"

Liga Europa: Sp. Braga "visita" FC Porto em Dublin

A UEFA já divulgou a ordem do jogo da final da Liga Europa, e será um FC Porto-Sp. Braga, ou seja os "dragões" jogam no condição de visitados e os "guerreiros do Minho" na condição de visitantes.


Paraa além da ordem do jogo, a UEFA também divulgou o programa que antecede a final da Liga Europa.

O FC Porto vai ser a primeira equipa a fazer a antevisão do jogo, será terça-feira às 17h15, com o plantel a treinar entre as 18 e as 19 horas.

O Sporting de Braga tem agendada a conferência de imprensa para as 18h45, com os minhotos a pisarem o relvado do Dublin Arena entre as 19h30 e as 20h30.

O jogo está marcado para quarta-feira às 19h45.


in "rr.pt"

Finanças do FC Porto agradecem ida à Liga dos Campeões


No dia em que a SAD do FC Porto lançou uma Oferta Pública de Subscrição (OPS), Angelino Ferreira, administrador da SAD azul-e-branca reconheceu a importância do encaixe financeiro proveniente da presença na "champions".

A SAD do FC Porto lançou uma Oferta Pública de Subscrição (OPS), até 31 de Maio, no valor de 10 milhões de euros.
  
A cerimónia decorreu em pleno centro do relvado do Estádio do Dragão, com Angelino Ferreira, administrador da SAD portista, a anunciar que este é produto que oferece uma taxa de juro de 8 por cento em três anos, um valor superior às três anteriores propostas pelo FC Porto.

Após a sessão, o dirigente falou aos jornalistas, onde destacou a importância que tem para as finanças da SAD, a participação do FC Porto na Liga dos Campeões


in "rr.pt"

Estes são os filhos do Dragão

Houve festa rija no último jogo do FC Porto em casa esta época. Antes de a partida começar, a equipa recebeu das mãos de Fernando Gomes, presidente da Liga, e de Pinto da Costa, o troféu de campeão, naquele que foi o primeiro sinal de festa no relvado e nas bancadas. Para além da taça propriamente dita, entregue a Mariano, Helton e Falcao e prontamente partilhada com os restantes companheiros e com André Villas-Boas a assistir a tudo a partir do banco, cada jogador do plantel recebeu também uma miniatura do troféu. Foram 24 ao todo. Falta, portanto, entregar a taça a Castro e Ukra, utilizados até serem emprestados no mês de Janeiro. Tudo acompanhado com um cântico de outra competição: "Venceremos, venceremos, venceremos outra vez, vamos lá ganhar a taça como em 2003".

Antes, e num sinal de "fair play", os jogadores do Paços de Ferreira alinharam-se para receber o plantel portista no relvado. Aliás, até havia cachecóis azuis e brancos na bancada destinada ao clube pacense.

Mas não foram apenas os jogadores da equipa principal que aqueceram a noite. Com o Dragão praticamente cheio (48 309), a equipa de sub-19, treinada por Rui Gomes e que se sagrou campeã recentemente, deu uma volta olímpica ao relvado, logo seguida da equipa de andebol, que anteontem alcançou o tricampeonato.

O jogo terminou debaixo de um coro de assobios, para os árbitros, mas quase ninguém abandonou as bancadas e logo depois a alegria voltou. Foi montado um palco no centro do relvado e os jogadores, de cabelo e caras pintadas, entraram um a um, os estrangeiros com as bandeiras dos respectivos países às costas, e quase todos acompanhados pelos filhos. André Villas-Boas foi dos últimos a entrar no relvado. Com as luzes apagadas, desta vez intencionalmente, ouviu-se "We are the champions", o hino do FC Porto e, principalmente, uma canção de letra só inventada recentemente pelos adeptos: "campeões sem luz, campeões sem luz". Seguiu-se uma demoradíssima volta olímpica ao relvado.

in "ojogo.pt"


Pedro Emanuel: "Há mais títulos para ganhar"

O adjunto de André Villas-Boas sublinhou o aspecto colectivo de mais uma conquista do FC Porto e das que podem seguir-se, uma vez que os dragões estão nas finais da Liga Europa e da Taça de Portugal. "Trabalhamos todos para o mesmo objectivo, em prol do FC Porto. Isso ficou evidente nesta época fantástica, maravilhosa, e que ainda não acabou", destacou o Pedro Emanuel, acrescentando: "Ainda temos mais títulos para conquistar". Os elogios ao plantel não foram esquecidos. "Este é um grupo fantástico, que merece toda esta atenção. É o reconhecimento do seu valor. E vão dar mais alegrias brevemente", garantiu o antigo capitão portista que, a terminar reconheceu o prazer sentido por mais uma conquista pessoal e colectiva - "As conquistas dão todas muito prazer e esta não foge à regra"


in "ojogo.pt"

FC Porto - Paços Ferreira (Declarações)

Hulk

"Seria melhor uma vitória para festejar"

Hulk foi um dos protagonistas do jogo de ontem ao marcar um dos três golos que não chegaram para evitar o empate com o Paços de Ferreira. Um facto que desagradou o avançado."Tem de se lamentar, não desmerecendo o Paços de Ferreira, que tem uma grande equipa, mas é inadmissível o que se passou: o jogo estava 3-1; e há um lance que é penálti não sancionado, pois se tivesse sido assinalado fazíamos o 4-1, e assim o jogo ficava resolvido. A seguir o Paços de Ferreira fez o 3-2, num lance em fora-de-jogo", enfatizou o avançado, transferindo a discussão do assunto "para quem está lá em cima". Com o título de melhor marcador praticamente garantido, nem por isso Hulk se mostra menos modesto. "Ainda falta um jogo. Vou trabalhar com a mesma humildade, se isso acontecer será um prémio para mim", disse, confessando-se "feliz por ter recebido o troféu de campeão nacional", um prémio para "a união deste grupo". A propósito da festa de ontem, referiu que "seria melhor uma vitória para partilhar com os adeptos", mas em relação às duas finais que restam, deixou uma promessa: "vamos dar o máximo para vencer a Liga Europa e a Taça de Portugal".


Mariano

"Portista para sempre"

Os olhos de Mariano não enganavam; as lágrimas estavam lá, contidas, mas estavam, num rosto que mais parecia de despedida ao Dragão. "Se vou embora? Não sei... Não sei. Sinceramente, ainda ninguém falou comigo", referiu durante a festa que se fazia em pleno relvado. "Mas se for embora, ficarei triste por todos os momentos que passei aqui. No entanto, serei portista para sempre. Toda a gente sabe, porque sempre o disse, que terei este clube no coração para sempre." Depois, na qualidade de capitão, felicitou os seus companheiros de equipa pela grande temporada. "Eles estiveram muito bem durante todo o campeonato. Estou muito contente pelo trabalho que fizeram, até porque sabemos que este título vai ficar na história do clube."


Sousa

"Ainda faltam dois troféus"

O brasileiro Souza confessou sentir uma alegria imensa com a conquista do primeiro título de campeão em Portugal. Não jogou muito, mas festejou como todos. "O que vale é ser campeão. Estou muito feliz com a conquista deste campeonato, porque é o primeiro", disse o médio. Souza acha que a próxima temporada vai ser diferente em termos individuais. "Acredito que vai ser melhor", lá conseguiu dizer quando o compatriota Maicon lhe deu descanso para falar. "Esta época não podia estar a correr melhor em termos colectivos. O FC Porto já ganhou a Supertaça, o campeonato e vai a duas finais", salientou. E por falar em finais, Souza desejou mais festejos para breve. "Faltam dois títulos e queremos conquistá-los".

in "ojogo.pt"

André Villas-Boas: "Parece que outros já são campeões"

inda o FC Porto está a começar os festejos deste campeonato e Jorge Jesus, treinador do Benfica, já prometeu conquistar o próximo. Esta declaração do rival foi a deixa para o comentário de André Villas-Boas. "Não tenho nada a ver com isso nem com as interpretações do que disse Jorge Jesus. Parecem-me os mesmos vaticínios que foram feitos para esta época. Nós lutamos para sermos campeões; os outros parece, de facto, que já são. A realidade é que a vantagem para o segundo classificado, este ano, é um abismo, sobretudo, se considerarmos os investimentos fortíssimos feitos por algumas equipas. Espero o máximo de competitividade dos nossos adversários, não só do Benfica, mas também do Sporting e do Braga. O próximo campeonato será, certamente, muito difícil." "Tal como nas finais, gostamos de ter uma hipótese e jogá-las. Os outros ganham logo por fora, nos seus vaticínios, e ficam as promessas por cumprir", rematou o técnico portista, na conferência de Imprensa de rescaldo da noite em que recebeu o troféu de campeão, antes de empatar com o Paços de Ferreira. "Foi um jogo emocionante", admitiu: "Chegámos a ter uma vantagem de 2-0 ao intervalo, mas, depois, o Paços foi rápido a reduzir e era tudo o que precisava para se manter no jogo. Pensávamos que o 3-1 seria suficiente, mas, o Paços acreditou sempre, criou-nos dificuldades e nas poucas oportunidades de que dispôs ameaçou bem a nossa baliza. Depois, tivemos pouco tempo para responder e tentar o quarto golo." "É verdade que uma vitória daria outro ânimo à festa, mas esta foi a celebração de um título de campeão nacional e não de um jogo com o Paços de Ferreira", notou, lamentando apenas que tenha havido "demasiados erros no segundo golo": "O importante é que nos mantemos na rota de terminar o campeonato invencíveis, infelizmente, já não com a hipótese de conquistar 86 pontos, mas, podemos ainda terminar o campeonato de uma forma histórica, ainda que o Marítimo seja um adversário difícil, e sobretudo em vésperas de uma final europeia".


in "ojogo.pt"


O FC Porto um a um


Beto 5
Três golos encaixados, ainda que pouco pudesse fazer para os evitar. Sobressaiu em duas defesas consecutivas, aos 18', a remates de David Simão e Pizzi. Vistoso na forma como desviou para canto um remate de Anunciação, aos 75'.

Sereno 6
Continua a dar sinais de utilidade fora da posição natural, atacando sem travões pela direita e insistindo nos cruzamentos. Aliás, aos 57', quase marcou…

Rolando 4
O deslize no primeiro golo do Paços penaliza-o, juntando-se a esse azar uma anormal intranquilidade visível na luta com Pizzi e Nélson Oliveira.

Maicon 4
Faltou-lhe um erro tão evidente como o de Rolando no primeiro golo, mas também esteve longe de ser um pilar de segurança. A legalidade do segundo golo pacense não é um detalhe, a distracção no terceiro não foi só dele, mas os dois centrais não ficaram bem na foto.

Álvaro Pereira 6
Menos acutilante do que o costume, sobretudo na primeira parte. Mais atrevido na segunda, com dois cruzamentos venenosos logo a abrir: um deu golo (54'), o outro acabou no poste (Hulk, 57')

Souza 4
Lento, cedeu espaços em zonas proibidas (notou-se mais após as saídas de Moutinho e Micael, é verdade) e foi pouco esclarecido a distribuir jogo. Muito discreto, com duas honrosas excepções: um bom corte na área aos 4' e um bom passe aos 69'.

João Moutinho 6
Combatividade e criatividade em doses equilibradas, promovendo a circulação rápida de bola. Sofreu entrada duríssima aos 63', o que forçou a substituição e deixou o estádio em aflições por causa da final que se avizinha.

Rúben Micael 6
Entrou bem e determinado, com vontade de pressionar e impressionar. Aliás, foi o primeiro a apostar no remate. Ajudou a bloquear a construção de jogo pacense e teve um momento brilhante: a forma como isolou Hulk aos 59'.

Hulk 7
Excelente no golo, a aproveitar um passe de James. Tentou duas vezes o golo de cabeça e, numa delas, acertou no poste. Além disso, ainda animou o jogo com arrancadas que baralharam a defesa pacense.

James 7
Até nem esteve muito em jogo, mas o seu contributo foi decisivo: marcou o livre que originou o primeiro golo e esteve soberbo no passe que originou o segundo. Ensaiou ainda dois remates, ambos defendidos por Cássio.

Falcao 7
Basta-lhe esticar uma perna para marcar. Ontem, pelo menos, bastou-lhe isso no primeiro, a emendar o livre de James. Até parece fácil. De tanto ensaiar o segundo, acabou por consegui-lo, à matador, aos 54'. Já vai em 37 golos esta época!

Belluschi 5
Regresso anunciado à equipa, com uma abertura perfeita, aos 68', a matar saudades.

Mariano 4
Bem que tentou, e até entusiasmou as bancadas num dos lances, mas houve sempre algo a correr-lhe mal na finalização.

Walter 3
Perdeu um golo por centímetros aos 89'. Era só encostar, mas chegou atrasado.

in "ojogo.pt"

F.C. Porto-P. Ferreira, 3-3 (destaques)

Pizzi rouba a cena à dupla maravilha do ataque azul e branco


Pizzi, menino grande
Fez três golos em casa do F.C. Porto e confirmou a tremenda temporada que vinha cumprindo. No primeiro, arguto, aproveitou um erro gigantesco de Rolando; no segundo a obra é toda da sua responsabilidade; no terceiro o remate é fantástico. Atenção a este menino. Tem muito futebol, para dar e vender. Pertence ao Sp. Braga e pode ser uma grande figura do futebol nacional. 

Falcao é golo
Golo. A palavra devia fazer-se acompanhar do nome Falcao no dicionário. E o avançado também não ficava nada mal de mão dada com essa inscrição. É uma relação para a vida, incondicional. Mesmo que de vez em quando haja desentendimentos, tão próprios de uma ligação de tamanha carga emocional. No 1-0 a sua capacidade de definir é digna de rasgado louvor. No 3-1 a rapidez de execução invalida qualquer acção defensiva. Até podia ter feito mais golos. Talvez inebriado pelo à-vontade, pela facilidade, decidiu-se pelo adorno em vez da decisão e enjeitou algumas oportunidades. É compreensível, nada a dizer. 

Hulk, verde altruísmo
Escasseiam os adjectivos para prestar homenagem a este portento da natureza. Mais uma grande noite, mais uma panóplia de grandes arrancadas, dribles, remates. Felino na forma como arranca e encara o guarda-redes no lance do 2-0. Para ele tudo parece simples, natural, apesar da potência empregue nas acções. Há uma grande, enorme, diferença neste Hulk talhado por Villas-Boas. É o altruísmo, a capacidade de ceder a fama ¿ ainda que por segundos ¿ a um colega de equipa. O Hulk do passado punha os olhos no chão e fugia em frente; o do presente levanta a cabeça e define com inteligência. Passa quando deve passar, é egoísta quando o deve ser. É um grande jogador. 

James Rodríguez, o futuro é ele
A troika do ataque portista fica completa, e bem, com o jovem colombiano. Dois remates perigosíssimos, um cruzamento soberbo para o 1-0 e aquele estilo sempre irrepreensível do ponto de vista estético. Falta-lhe maior poder físico, algumas artimanhas, mas possui o essencial: sabe bem o que fazer da e com a bola. Aposta fortíssima dos dragões para a próxima época, certamente. 

Rúben Micael, inteligência e utilidade
Visão de jogo sublime, sempre a rasgar horizontes, a perfurar brechas na defesa contrária, a multiplicar as opções de finalização dos colegas avançados. Teria lugar de caras em qualquer outra equipa do campeonato nacional. Possui uma qualidade altíssima e será, certamente, ainda muito útil ao F.C. Porto. Joga de olhos fechados com Moutinho.

Nélson Oliveira, vermelho justo
Aquela entrada duríssima sobre João Moutinho era desnecessária. Vermelho justo, pela análise feita desde a bancada de imprensa. Tem condições para ser um bom avançado, mas emocionalmente ainda não é um jogador equilibrado. 

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-P. Ferreira, 3-3 (crónica)

Fuga para a vitória acabou em empate. Três golos de Pizzi semi-amarguraram a anunciada noite perfeita do campeão nacional


Programa faustoso na festa de consagração do campeão nacional. Muitos golos, futebol de qualidade, bancadas repletas de fé e protagonistas do mais alto quilate. Um F.C. Porto bem disposto, embora sério, esteve perto de voltar a vencer. Os dragões só não contavam com a perfeição de um menino chamado Pizzi, convidado de luxo desta cerimónia que se julgava privativa.


De qualquer forma, apesar do empate 3-3, os azuis e brancos estão somente a um jogo de culminar sem derrotas um percurso magnânime na Liga. Falta uma viagem ao Funchal e ao estádio do Marítimo. 



Num ambiente apelativo ao facilitismo, à descompressão, a equipa de Villas-Boas teve o condão de manter elevadíssimos os níveis de trabalho e concentração. Fê-lo de forma quase irrepreensível, muitas vezes em espasmos de esplendor.



Moldou três golos pelo cunho da dupla maravilha - dois de Falcao e um de Hulk -, falhou outros tantos por excesso de tranquilidade e raramente permitiu veleidades ao adversário. 



O 3-3 final engana, embora premeie a actuação descomplexada dos castores. Afinal de contas, são também eles uma das equipas-sensação da Liga.



Falcao e Moutinho? Não, Pelé e Ardiles



O Porto surgiu tão bem afinado que, por vezes, parecia ter saltado de uma bobine do filme Fuga para a vitória. Toques de classe, combinações impossíveis, dribles perfeitos, remates em força e em jeito. Falcao vestido de Pelé, João Moutinho com a batuta de Ardiles,Rúben Micael na pele de Bobby Moore e Hulk... apenas Hulk, inimitável. De Stallone ninguém aceitou fazer.



Não se celebrava a conquista da liberdade, antes o título. Ocasião de gala, importante. A coreografia saía da melhor maneira, pejada de inspiração, e os golos acompanhavam o piscar de olho ao mundo do cinema. Se André Villas-Boas aceitasse ser o realizador John Huston, a metáfora estava perfeita. 



Uma vez Falcao, outra vez Hulk, antes de aparecer o mau da fita. Pelo menos do ponto de vista dos azuis e brancos. Pizzi reduziu primeiro para 2-1 (num erro colossal de Rolando) e não foi levado a sério. Muito menos depois de Falcao (qual Pelé, qual quê) ter aumentado novamente a vantagem.



Por esta altura, no início da segunda parte, poucos julgariam ser humanamente possível o Paços ainda chegar ao empate. Mas - lá está, nós avisámos - esta festa extravasou em muito a lógica da realidade. 



E Pizzi rouba a cena



O último terço foi surpreendente. Depois de Nélson Oliveira ter entrado brutalmente sobre João Moutinho (saiu lesionado) e visto o cartão vermelho, a bancada ávida de espectáculo digno da Sétima Arte pediu mais um, dois, muitos golos. 



Surpresa das surpresas, eles surgiram mas na baliza errada. Pizzi roubou a cena, apontou dois golos estupendos e encarnou o papel de desmancha-prazeres. A festa foi, de facto, bonita e o argumento do jogo acompanhou-a. 



Tivemos uma equipa de heróis coroados e elevados à tribuna dos céus, tivemos outra vestida de vilã e capaz de afrontar os reis do campeonato nacional. Realidade e ficção em 90 minutos de bola. 

in "maisfutebol.iol.pt"

João Moutinho recupera para as finais

Minuto 62 do jogo entre FC Porto-P. Ferreira: Nélson Oliveira perde a noção de tempo e espaço de acção, atira-se sôfrego à bola nas pressas da recuperação, e leva pelos ares a sua sombra ocasional, João Moutinho. 

Um lance duríssimo, o estádio suspenso e ainda mais revoltado quando todos se aperceberam que era realmente o João e não Sereno...

Foi um momento longo de angústia, e quando João Moutinho saiu em maca, a reprovação colectiva tornou o Dragão num caldeirão de protestos: primeiro para Nélson Oliveira, que viu o correspondente cartão vermelho directo, e no final da festa para Cosme Machado, brindado com um monumental coro de assobios.

Meia hora depois do final do jogo, e já na sala de imprensa, André Villas Boas trazia novidades tranquilizadoras para o universo portista: Moutinho poderá, em princípio, jogar as duas finais que o FC Porto ainda tem pela frente.



in ^"abola.pt"