sábado, 9 de julho de 2011

Rolando: «Villas-Boas tem o meu número»

Central não descarta o cenário de transferência e breve ou médio prazo e comenta assédio do Chelsea.


Rolando não descarta o cenário de transferência e breve ou médio prazo. Comentando a possibilidade de rumar ao Chelsea, o defesa português admitiu a admiração pelo trabalho desenvolvido por André Villas-Boas e brincou com a situação: «Ele tem o meu número.»

¿Estou preparado para sair e estou preparado para ficar, porque um jogador desiludido não tem lugar no Porto», começou por dizer, acrescentando: «Foi muito bom trabalhar com André Villas-Boas. O André tem o meu número. Se estiver interessado, não há problema, sabe que adorei trabalhar com ele.»

O internacional luso fica à espera de abordagens concretas, garantindo que não está obcecado com uma saída. «Eu quero é jogar futebol. Se tiver que sair, isso não depende de mim. Tenho contrato com o F.C. Porto e se a direção achar que é a melhor altura, então depois o clube interessado pode falar comigo.»

«Toda a gente quer o melhor para si e sabemos que há clubes europeus com quem, a nível financeiro, o F.C. Porto não consegue competir. Se surgir uma proposta dessas, logo verei», concluiu Rolando, segundo a Agência Lusa.

«Somos um sério candidato»

Rolando pensa, por ora, no F.C. Porto. O defesa quer ajudar a equipa a revalidar o título de campeão: «Somos sempre um sério candidato e vamos provar que mantemos a qualidade. Mas lá mais para a frente se verá. Se fosse igual ao ano passado, não me preocupava com nada. Porém, se vai ser ou não uma liga mais equilibrada, isso já não depende só de nós».

«Os candidatos são sempre os três grandes e agora há mais um (Sp. Braga), o que é bom, pois a competitividade aumenta», acrescentou, falando também sobre a Liga dos Campeões: «É uma competição diferente. Já estamos habituados à Champions e o facto de termos conquistado a Liga Europa não se mistura com a competitividade que vamos enfrentar. Pela nossa qualidade e experiência, acho que passaremos a fase de grupos».

Por fim, uma palavra sobre os reforços e a qualidade do grupo. «Ninguém está ainda a 100 por cento. Quanto aos que conhecia - Djalma, Kléber e Bracalli - já provaram no campeonato português que têm muita qualidade. Dos restantes, não posso ter opinião», concluiu Rolando. 

Quanto ao treino deste sábado, destaque para os lesionados Belluschi e Emídio Rafael. Os dois jogadores fizeram trabalho físico no relvado.

in "maisfutebol.iol.pt"

Falcao aceita renovar

Sobe cláusula...mas ainda pode sair


Falcao tem alinhavada a renovação contratual, com a consequente subida da cláusula de rescisão para 45 milhões de euros, mas isso pode não garantir automaticamente a permanência no FC Porto. Parece confuso? Explique-se por partes.

Segundo apurou O JOGO, o avançado colombiano já terá concordado com as condições propostas para o novo vínculo. Com este acordo, El Tigre melhora as condições salariais, como é normal acontecer nestas ocasiões, de que são exemplos recentes Hulk ou James Rodríguez, e aceita também mexer na cláusula de rescisão, alterando-a de 30 para 45 milhões de euros. Um valor mais adequado ao patamar de crédito acumulado nas duas temporadas europeias, sobretudo na última, que teve brilho acentuado na Liga Europa.

A esta versão de que existe acordo total com o FC Porto, o que ajuda a compreender melhor as declarações do próprio Falcao nas últimas semanas, e repisadas anteontem, juntou-se um apêndice que baralha um pouco a conclusão que começava a fermentar. Pensou-se que a garantia de renovação seria um ponto final nas especulações que envolvem o avançado, mas, afinal, pode não ser bem assim, o que, por outro lado, explicaria o fumo constante das especulações sobre a saída.

Há clubes que ainda estão de olho em Falcao e nem mesmo os 45 milhões da nova cláusula serão suficientemente assustadores. Esse é, de resto, o valor de mercado de Kun Aguero, argentino do Atlético de Madrid, que só é para aqui chamado porque, nessas tais versões sul-americanas, o futuro dele e o de Falcao aparecem entrelaçados. Os dois são apontados como os avançados que agitam os bastidores, entrando, inclusive, em concorrência directa na lista de alguns dos pretendentes. Chelsea e Manchester City continuam a ser insistentemente associados, sem problemas de dinheiro, ainda que ambos partilhem um problema: só avançam depois de limparem a casa. Ou melhor: a grande área. O JOGO já tinha escrito isso no que toca ao Chelsea, que tem Fernando Torres, Anelka e Drogba para resolver. O City tem Dzeko, Jô, Balotelli, Tévez e Adebayor para a frente.

Chegados aqui, os adeptos portistas que aguardam por novidades, sobretudo aqueles que esperam respirar fundo com a notícia da renovação do colombiano, podem achar que fica tudo na mesma com o novo contrato alinhavado. Não fica.

Na pior das hipóteses, saindo Falcao neste defeso, o FC Porto garantirá sempre um encaixe ainda mais significativo. Por outro lado, há exemplos recentes a envolver o mesmo empresário que agora cuida do futuro de El Tigre - Jorge Mendes - de jogadores que esperaram um ano antes de garantirem contratos milionários. Bruno Alves é um desses casos. Falcao tem dado a entender que não gostaria de forçar a saída do Dragão, tem o aliciante de saber que disputará a Champions e agora, além de uma melhoria das condições salariais, terá também a garantia de que o salto está garantido.

Ausência de director geral alimentou especulações

A ausência de Antero Henrique, director geral da SAD portista, no treino foi o combustível que alimentou as primeiras especulações sobre a hipótese de algo se passar, com Falcao ou qualquer outro jogador, porque os portistas também movimentam o mercado com outros nomes. Não só a vender - Fernando, Rolando... - mas também a comprar, na eventualidade de alguns negócios avançarem, como se prevê. A ausência de Antero Henrique não foi oficialmente justificada, mas é bem provável que amanhã já esteja de volta a Marienfeld, a tempo de ver o primeiro jogo à porta aberta dos dragões.

in "ojogo.pt"

Quatro jogos da pré-época passam na televisão

A Sport TV assegurou os direitos para transmitir quatro dos seis jogos que o FC Porto vai realizar na pré-época: o primeiro será já no próximo dia 16, frente aos alemães do Borússia de Moenchengladbach, seguindo-se a transmissão da partida com o Rio Ave, que se jogará em Vila do Conde no dia 21. A Sport TV vai acompanhar ainda o jogo de apresentação dos portistas frente ao Peñarol (24 de Julho), além da partida com o Lyon (31), a última desta pré-temporada. Desta forma, o canal desportivo só não transmitirá os encontros inseridos no estágio de pré-época frente às equipas amadoras do Gutersloh (10) e do Verl (17), que se vão disputar em estádios relativamente pequenos e com poucas condições.

in "ojogo.pt"

Ao ataque: "Quero golos!"

A herança é pesada, porque o FC Porto de André Villas-Boas foi recordista de golos marcados, mas o novo dragão está também de olhos fixados na baliza contrária. Este é seguramente um dos princípios da cartilha de Vítor Pereira, que continua a insistir em exercícios que privilegiam a finalização durante estes primeiros dias da pré-temporada. Foi assim, ontem de manhã, no primeiro treino em Marienfeld, e com Djalma a mostrar que não está no Dragão apenas para fazer número. Sempre perto de Kléber, Maicon e Rúben Micael, os outros "madeirenses" do plantel, o extremo angolano deu sinais de que a integração corre célere e apresenta argumentos à concorrência, destacando-se com uma pontaria mais afinada do que a maioria. Fez dois golos, tal como Sapunaru, Castro e James, merecendo a aprovação do treinador. Na ausência de Falcao, ainda na Copa América, Vítor Pereira procura descodificar as cartas alternativas que tem no baralho.

O exercício era bem simples: havia três balizas à escolha para o remate, que tinha de ser de fora da área e depois da troca de bola, ao primeiro toque, com dois companheiros. Sempre em velocidade. Walter esteve particularmente desastrado e terá de pedalar muito para convencer que é uma alternativa credível; Kelvin só uma vez obrigou o guarda-redes a uma defesa; o angolano fez balançar as redes duas vezes e noutra atirou ao poste.
Era a resposta ideal ao apelo de Vítor Pereira. "Quero golos", gritou o míster, pedindo aos jogadores para rematarem apenas "no momento certo". Também é justo fazer a defesa parcial dos que erraram o alvo: as assistências nem sempre foram as ideais, prejudicando, dessa forma, a qualidade da finalização. Além disso, a bola é nova, o que requer sempre algum tempo para a indispensável adaptação.
Voltando ao exercício, o outro reforço do ataque, Kléber, também fez um bom golo - nos outros, acertou na baliza, mas permitiu a defesa -, e nota-se claramente que é um valor acrescentado para este plantel e que pode ser uma alternativa muito forte a Falcao. Sapunaru, Castro e James imitaram Djalma e também bisaram num autêntico massacre aos guarda-redes. Os outros golos foram apontados por Rúben Micael, Kléber, David, Maicon, Fernando e Otamendi. Coube ao jovem lateral recrutado à formação o golo mais bonito, num remate ao ângulo que até mereceu aplausos dos companheiros. A seguir, as portas do majestoso Hotel Klosterpforte fecharam-se para os jornalistas, porque o segredo é a alma do negócio do futebol azul e branco.

Guarda-redes queixam-se da qualidade da relva

Enquanto os 21 companheiros de campo presentes faziam meiinhos - Rafa e Belluschi ficaram-se pelo ginásio -, os quatro guarda-redes escolhidos para o estágio aqueceram à parte sob as indicações de Wil Coort. O exercício era banal, repetido em quase todos os treinos: remates para um dos lados, para activar os músculos e aquecer as mãos. O problema foi atirarem-se para o chão. Ao fim de dois ou três mergulhos, surgiram as dores na anca e as primeiras caras feias. Beto foi o porta-voz das queixas, enquanto batia com a bota no chão. "Isto é muito duro, assim é complicado", explicou ao team manager, Acácio Valentim, e ao médico, Nélson Puga, perante a aprovação de Helton. Ficou a promessa de tentar resolver o problema, que não será inédito nestes relvados, para os próximos treinos.

Tiro ao alvo: É rematar, s.f.f.

Avançados, médios ou defesas. Ninguém escapou: Vítor Pereira aproveitou o primeiro treino para afinar a pontaria do grupo. Djalma foi o reforço em destaque, com dois golos e um tiro que esbarrou nos ferros. Sapunaru, James, Castro, Rúben Micael, Kléber, David, Maicon, Fernando e Otamendi também acertaram no alvo antes de se fecharem as portas aos jornalistas

in "ojogo.pt"

Belluschi: "Somos um alvo a abater"

Sem qualquer dúvida ou reserva, Belluschi admite que o sucesso da última época tornará bem mais difícil a que agora começa. "Seguramente somos um alvo a abater. Vai ser mais difícil", resume. "Na época passada, quando já éramos campeões, todos nos queriam ganhar. Agora vai ser igual, mas logo desde o início. Temos de estar como nessa altura: concentrados durante os 90 minutos. Vamos tratar de fazer uma grande temporada", completa.

"Fazer uma boa pré-época" é a base do sucesso. Há várias competições para jogar, mas nesta fase, apenas duas para pensar. "Primeiro a Supertaça nacional e depois a europeia", enuncia o jogador. Jogar a Liga dos Campeões é sempre um desafio extra, mas, por ora, não é esse o foco. "Sonhamos com tudo. Mas temos de ir passo a passo. O Barcelona está próximo e é das primeiras coisas em que temos de pensar a seguir ao Guimarães. Vai ser um jogo lindo", assume, deslumbrado com o facto de os dragões estarem novamente na elite europeia, ao lado dos grandes colossos. "Não creio que, na Liga dos Campeões, se possa falar de favoritos. Há grandes equipas e vai ser muito complicado", disse, admitindo que, "para os jogadores, é importante estar à altura das grandes equipas" e, acima de tudo, do que essas "esperam do FC Porto" depois da gloriosa Liga Europa de 2010/11.

No campeonato, a tarefa é simplificada. Não que Belluschi esteja a subestimar a concorrência, mas o historial do FC Porto manda vencer todos os jogos e ser sempre campeão. É quase uma regra e não há sequer vontade de a quebrar, como geralmente acontece com as leis civis que rodeiam o futebol. "Se somos favoritos? Creio que o FC Porto é sempre favorito", respondeu sem tremer. A certeza não fará relaxar. "O FC Porto tem sempre de lutar para ser campeão. É a ideia que temos e é para isso que trabalhamos. Há que conseguir o mesmo da época passada", sublinhou. Estagiar em Marienfeld é, por tradição, uma boa premonição. "Trataremos de ser campeões em qualquer lado", brincou, em mais uma prova de confiança. A dedicação não é inferior. Muito pelo contrário. "Desde a primeira semana até à última vamos trabalhar até à morte", sentenciou. E devemos acreditar. Afinal, a palavra é de um... Samurai, nome pelo qual é conhecido .

Reforços aprovados

Uma semana de trabalho não basta para aprovar Bracali, Kelvin, Djalma e Kléber (falta Iturbe) como reforços do FC Porto. Pelo menos pela qualidade. "Vi muito pouco, mas vejo vontade de se integrarem rapidamente e isso é importante para o grupo", elogia Belluschi. Quanto à qualidade, o tempo vai mostrá-la. Afinal, ser reforço do FC Porto é sinónimo disso mesmo. "Se chegaram ao FC Porto é porque são grandes jogadores. Este clube caracteriza-se por comprar bem, por se reforçar com jogadores à altura do mesmo", justificou. Belluschi recupera, espera voltar rapidamente ao relvado. No ano passado, foi ele a aproveitar uma lesão de Rúben Micael para embalar. Desta vez, quer evitar perder terreno...

Treinador quer ordem e tem boas ideias

"Quer ordem e tem boas ideias de jogo." Estas são as duas primeiras impressões recolhidas de fora por Belluschi a propósito de Vítor Pereira. O treinador é conhecido desde o ano passado, mas não há como comparar o adjunto com o principal. "Agora está ao leme. Obviamente muito mudou para ele e para nós também", explica, a propósito. "Os primeiros dias estão a correr bem", fez questão de assinalar, embora uma semana seja pouco para analisar o trabalho. "É cedo. É claro que é diferente de Villas-Boas. Todos são diferentes. Mas é cedo para comparar. Tem boas ideias de jogo e temos de nos adaptar o mais rapidamente possível e entrar no ritmo de jogo", continua, ansioso por calçar as chuteiras e começar a treinar sem limitações, para também ele próprio sentir de perto os novos métodos. Quanto a Villas-Boas, Belluschi admitiu ter ficado surpreendido com a transferência para o Chelsea. Mas é passado. "Não esperava que saísse. Estava na Argentina e não esperava. Mas são decisões que se tomam, temos de as aceitar. Agora só pensamos no que aí vem", atirou.

in "ojogo.pt"

Oficial: Ricardo Ferreira (ex-F.C. Porto) no Milan

Jovem defesa foi campeão de juniores no clube portista mas não renovou o seu vínculo, assinando pelos italianos.


O AC Milan confirmou, na quinta-feira, a contratação do português Ricardo Ferreira. O central luso formou-se no F.C. Porto mas não chegou a acordo com os dragões para a renovação do vínculo, neste defeso. Segue-se uma aventura em Itália.

A transferência tinha sido noticiada no início da semana pela imprensa transalpina, sem o selo oficial. Está confirmado. O AC Milan colocou no seu «site» uma ligação para a página de transferências da Liga italiana, onde Ricardo Ferreira é a entrada mais recente. 

Ricardo José Araújo Ferreira tem 18 anos e formou a dupla de centrais dos juniores do F.C. Porto com Hugo Sousa, na época passada, contribuindo para a conquista do título nacional da categoria. Este último rumou ao Brasov da Roménia. 

Internacional sub-19, Ricardo Ferreira assina agora pelo AC Milan, surgindo a possibilidade de integrar os trabalhos de pré-temporada do clube italiano. O técnico Massimo Allegri decidirá então o futuro imediato do defesa português. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Copa América: Álvaro marca mas Chile segura liderança

Promovido à titularidade, Álvaro Pereira marcou um golo no empate a uma bola entre Uruguai e Chile, na segunda jornada do Grupo C da Copa América. O benfiquista Maxi Pereira também foi titular na equipa «celeste» (saiu aos 77m), que teve o portista Cristián Rodríguez no banco. Limitado fisicamente, o sportinguista Matías Fernández também foi suplente não utilizado no Chile.

O primeiro tempo foi equilibrado, mas com a entrega a notar-se mais do que a qualidade técnica. Luís Suárez foi o primeiro a criar perigo, mas o remate forte raspou na barra (19m). O Chile respondeu com um remate de Vidal que passou bem perto da barra (22m). Um desentendimento entre Contreras e o guarda-redes Bravo quase dava o golo inaugural a Forlán, pouco depois, mas o central ex-Sporting redimiu-se com um corte quase em cima da linha (27m). A dois minutos do descanso também o Chile acertou no ferro, mas de forma involuntária, quando Coates cortou uma bola contra Isla.

A jogar praticamente em casa (Mendoza, palco do encontro, fica a 360km de Santiago), a «Roja» procurou entrar melhor na 2ª parte, mas acabou por ser o Uruguai a marcar aos 54 minutos. A insistência de Luís Suárez premiou Álvaro Pereira, que até fez uma exibição discreta, algumas vezes a arriscar o segundo cartão amarelo.

Valdivia saiu então do banco para agitar a selecção chilena, que empatou aos 66 minutos. O recém-entrado médio lançou Beausejour na esquerda, e este cruzou atrasado, para a finalização de Alexis Sánchez. 

Até ao apito final foi a selecção chilena que mais se aproximou do golo, mas o Uruguai contou então com a inspiração de Muslera, a negar a festa de Jiménez (78m) ou Vidal (82m). 

Este resultado conserva o Chile na liderança do Grupo C, agora com quatro pontos, mais dois que o Uruguai. Peru (um ponto) e México (zero) defrontam-se mais tarde.


in "maisfutebol.iol.pt"

Anzhi oferece 10 milhões por temporada a Hulk

MILIONÁRIOS RUSSOS DISPOSTOS A LOUCURA PELO BRASILEIRO



O Anzhi está disposto a cometer uma verdadeira loucura de mercado para contratar Hulk. Os milionários russos, que já contam nas fileiras com jogadores como Roberto Carlos e Diego Tardelli, estão dispostos a bater recordes para levar o avançado do FC Porto a quem oferecem a fortuna de 10 milhões de euros por temporada (!), o salário mais elevado da equipa e um montante muito próximo daquilo que, imagine-se, o Real Madrid paga a Cristiano Ronaldo (13 milhões por cada época no Santiago Bernabéu).
Ao que Record apurou, o jogador já tem conhecimento das verbas envolvidas mas aguarda pela proposta formal do emblema russo ao FC Porto, o que ainda não aconteceu. Segundo fontes próximas do processo, os valores em causa poderão significar um recorde absoluto no mercado de transferências em Portugal, ascendendo a valores superiores aos 50 milhões de euros. Lembre-se que Hulk tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões, mas Pinto da Costa não enjeitará uma oferta que ultrapasse a metade do valor da blindagem do Incrível. A proposta formal deverá chegar ao Dragão nos próximos dias e o empresário Juan Figer tem estado a par de todo o processo.
in "record.pt"

Moutinho na mira do Chelsea

LESÃO DE ESSIEN PODE ACELERAR PROCESSO


Não é novidade que João Moutinho está entre os jogadores preferidos de André Villas-Boas para reforçar o Chelsea, de acordo com a notícia avançada por Record. De então para cá, o foco tem estado apenas em Falcão.
No entanto, os próximos dias poderão trazer novidades. Depois de Michael Essien se ter lesionado, aparentemente com gravidade, no joelho direito, a formação onde alinham os portugueses Hilário e Bosingwa poderá ter de recorrer ao mercado para reforçar o meio-campo. É aí que reentra Moutinho. O jogador de 24 anos está no topo da lista de compras. Pinto da Costa já avisou que quem quiser levar alguém do Dragão terá de bater a cláusula. No caso de João Moutinho são 40 milhões de euros. Um valor que não entraria totalmente nos cofres do Dragão, uma vez que o Sporting tem direito a 25 por cento de uma venda superior a 11 milhões.
in "record.pt"

Emídio Rafael em lista de espera

Belluschi, que recupera de uma mialgia, é um dos dragões que não tem ainda autorização para se treinar normalmente, ele que se apresentara queixoso ainda no Olival, durante os primeiros dias de trabalhos do FC Porto. 

O outro elemento da equipa azul e branca impedido de pisar os relvados do hotel Klosterpforte é Emídio Rafael. O lateral-esquerdo português continua a recuperar da lesão gravíssima sofrida há quase seis meses e que o atirou para o bloco operatório (a 29 de Janeiro, num jogo frente ao Gil Vicente, para a Taça da Liga, o defesa portista sofre uma rotura ligamentar e fracturou o perónio da perna esquerda).

Dificilmente, este defensor terá possibilidade de se mostrar nos jogos-teste programados pelos dragões para o estágio em território alemão, o primeiro já amanhã (19.30 horas locais, mais uma que em Portugal), frente aos amadores do FC Gütersloh. O período de espera de Emídio Rafael poderá prolongar-se por consideravelmente mais tempo.


in "abola.pt"

As diferenças que unem Vítor Pereira e Villas Boas

Esqueçam qualquer ideia de revolução na casa azul e branca para esta temporada. Novo treinador dos campeões nacionais tem muito do seu antecessor. Da liderança às tácticas, a sorte também ditará as escolhas certas.

Inevitável o exercício comparativo, obrigatória a missão de descobrir diferenças e detectar semelhanças, com a curiosidade acentuada e elevada à potência máxima para entender se há realmente muito a separá-los ou se os pontos de convergência são em número consideravelmente superior ao que os distingue. Mais do que dúvida metódica, a pergunta que muitos portistas colocam tem toda a lógica: Vítor Pereira a decalcar o modelo de André Villas Boas ou disposto a radicalizar nesta ascensão a primeira figura da equipa portista?

A BOLA tenta dar uma ajuda e procura desvendar o que está a ser preparado no dragão. Após nove dias de treinos - tudo começou a 30 de Junho, no Olival, e a preparação para a nova época prossegue nos relvados do Hotel Klosterpforte -, há uma tendência que se acentua indisfarçavelmente, sobrando margem mínima para os defensores da teoria de que o corte com o passado só tem lógica se for feito com estrondo, vincadamente, abruptamente.


in "abola.pt"