sábado, 9 de julho de 2011

Falcao aceita renovar

Sobe cláusula...mas ainda pode sair


Falcao tem alinhavada a renovação contratual, com a consequente subida da cláusula de rescisão para 45 milhões de euros, mas isso pode não garantir automaticamente a permanência no FC Porto. Parece confuso? Explique-se por partes.

Segundo apurou O JOGO, o avançado colombiano já terá concordado com as condições propostas para o novo vínculo. Com este acordo, El Tigre melhora as condições salariais, como é normal acontecer nestas ocasiões, de que são exemplos recentes Hulk ou James Rodríguez, e aceita também mexer na cláusula de rescisão, alterando-a de 30 para 45 milhões de euros. Um valor mais adequado ao patamar de crédito acumulado nas duas temporadas europeias, sobretudo na última, que teve brilho acentuado na Liga Europa.

A esta versão de que existe acordo total com o FC Porto, o que ajuda a compreender melhor as declarações do próprio Falcao nas últimas semanas, e repisadas anteontem, juntou-se um apêndice que baralha um pouco a conclusão que começava a fermentar. Pensou-se que a garantia de renovação seria um ponto final nas especulações que envolvem o avançado, mas, afinal, pode não ser bem assim, o que, por outro lado, explicaria o fumo constante das especulações sobre a saída.

Há clubes que ainda estão de olho em Falcao e nem mesmo os 45 milhões da nova cláusula serão suficientemente assustadores. Esse é, de resto, o valor de mercado de Kun Aguero, argentino do Atlético de Madrid, que só é para aqui chamado porque, nessas tais versões sul-americanas, o futuro dele e o de Falcao aparecem entrelaçados. Os dois são apontados como os avançados que agitam os bastidores, entrando, inclusive, em concorrência directa na lista de alguns dos pretendentes. Chelsea e Manchester City continuam a ser insistentemente associados, sem problemas de dinheiro, ainda que ambos partilhem um problema: só avançam depois de limparem a casa. Ou melhor: a grande área. O JOGO já tinha escrito isso no que toca ao Chelsea, que tem Fernando Torres, Anelka e Drogba para resolver. O City tem Dzeko, Jô, Balotelli, Tévez e Adebayor para a frente.

Chegados aqui, os adeptos portistas que aguardam por novidades, sobretudo aqueles que esperam respirar fundo com a notícia da renovação do colombiano, podem achar que fica tudo na mesma com o novo contrato alinhavado. Não fica.

Na pior das hipóteses, saindo Falcao neste defeso, o FC Porto garantirá sempre um encaixe ainda mais significativo. Por outro lado, há exemplos recentes a envolver o mesmo empresário que agora cuida do futuro de El Tigre - Jorge Mendes - de jogadores que esperaram um ano antes de garantirem contratos milionários. Bruno Alves é um desses casos. Falcao tem dado a entender que não gostaria de forçar a saída do Dragão, tem o aliciante de saber que disputará a Champions e agora, além de uma melhoria das condições salariais, terá também a garantia de que o salto está garantido.

Ausência de director geral alimentou especulações

A ausência de Antero Henrique, director geral da SAD portista, no treino foi o combustível que alimentou as primeiras especulações sobre a hipótese de algo se passar, com Falcao ou qualquer outro jogador, porque os portistas também movimentam o mercado com outros nomes. Não só a vender - Fernando, Rolando... - mas também a comprar, na eventualidade de alguns negócios avançarem, como se prevê. A ausência de Antero Henrique não foi oficialmente justificada, mas é bem provável que amanhã já esteja de volta a Marienfeld, a tempo de ver o primeiro jogo à porta aberta dos dragões.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: