sábado, 9 de julho de 2011

Belluschi: "Somos um alvo a abater"

Sem qualquer dúvida ou reserva, Belluschi admite que o sucesso da última época tornará bem mais difícil a que agora começa. "Seguramente somos um alvo a abater. Vai ser mais difícil", resume. "Na época passada, quando já éramos campeões, todos nos queriam ganhar. Agora vai ser igual, mas logo desde o início. Temos de estar como nessa altura: concentrados durante os 90 minutos. Vamos tratar de fazer uma grande temporada", completa.

"Fazer uma boa pré-época" é a base do sucesso. Há várias competições para jogar, mas nesta fase, apenas duas para pensar. "Primeiro a Supertaça nacional e depois a europeia", enuncia o jogador. Jogar a Liga dos Campeões é sempre um desafio extra, mas, por ora, não é esse o foco. "Sonhamos com tudo. Mas temos de ir passo a passo. O Barcelona está próximo e é das primeiras coisas em que temos de pensar a seguir ao Guimarães. Vai ser um jogo lindo", assume, deslumbrado com o facto de os dragões estarem novamente na elite europeia, ao lado dos grandes colossos. "Não creio que, na Liga dos Campeões, se possa falar de favoritos. Há grandes equipas e vai ser muito complicado", disse, admitindo que, "para os jogadores, é importante estar à altura das grandes equipas" e, acima de tudo, do que essas "esperam do FC Porto" depois da gloriosa Liga Europa de 2010/11.

No campeonato, a tarefa é simplificada. Não que Belluschi esteja a subestimar a concorrência, mas o historial do FC Porto manda vencer todos os jogos e ser sempre campeão. É quase uma regra e não há sequer vontade de a quebrar, como geralmente acontece com as leis civis que rodeiam o futebol. "Se somos favoritos? Creio que o FC Porto é sempre favorito", respondeu sem tremer. A certeza não fará relaxar. "O FC Porto tem sempre de lutar para ser campeão. É a ideia que temos e é para isso que trabalhamos. Há que conseguir o mesmo da época passada", sublinhou. Estagiar em Marienfeld é, por tradição, uma boa premonição. "Trataremos de ser campeões em qualquer lado", brincou, em mais uma prova de confiança. A dedicação não é inferior. Muito pelo contrário. "Desde a primeira semana até à última vamos trabalhar até à morte", sentenciou. E devemos acreditar. Afinal, a palavra é de um... Samurai, nome pelo qual é conhecido .

Reforços aprovados

Uma semana de trabalho não basta para aprovar Bracali, Kelvin, Djalma e Kléber (falta Iturbe) como reforços do FC Porto. Pelo menos pela qualidade. "Vi muito pouco, mas vejo vontade de se integrarem rapidamente e isso é importante para o grupo", elogia Belluschi. Quanto à qualidade, o tempo vai mostrá-la. Afinal, ser reforço do FC Porto é sinónimo disso mesmo. "Se chegaram ao FC Porto é porque são grandes jogadores. Este clube caracteriza-se por comprar bem, por se reforçar com jogadores à altura do mesmo", justificou. Belluschi recupera, espera voltar rapidamente ao relvado. No ano passado, foi ele a aproveitar uma lesão de Rúben Micael para embalar. Desta vez, quer evitar perder terreno...

Treinador quer ordem e tem boas ideias

"Quer ordem e tem boas ideias de jogo." Estas são as duas primeiras impressões recolhidas de fora por Belluschi a propósito de Vítor Pereira. O treinador é conhecido desde o ano passado, mas não há como comparar o adjunto com o principal. "Agora está ao leme. Obviamente muito mudou para ele e para nós também", explica, a propósito. "Os primeiros dias estão a correr bem", fez questão de assinalar, embora uma semana seja pouco para analisar o trabalho. "É cedo. É claro que é diferente de Villas-Boas. Todos são diferentes. Mas é cedo para comparar. Tem boas ideias de jogo e temos de nos adaptar o mais rapidamente possível e entrar no ritmo de jogo", continua, ansioso por calçar as chuteiras e começar a treinar sem limitações, para também ele próprio sentir de perto os novos métodos. Quanto a Villas-Boas, Belluschi admitiu ter ficado surpreendido com a transferência para o Chelsea. Mas é passado. "Não esperava que saísse. Estava na Argentina e não esperava. Mas são decisões que se tomam, temos de as aceitar. Agora só pensamos no que aí vem", atirou.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: