sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

F.C. Porto: só Rafa e Alvaro Pereira não treinaram

«Operação Rio Ave» encerra este sábado


O F.C. Porto voltou a trabalhar esta sexta-feira com vista à recepção ao Rio Ave, agendada para o próximo domingo, pelas 18h15. O encontro conta para a 18ª jornada da Liga portuguesa.

Com Falcao já integrado no dia de quarta-feira, mas ainda não em condições de enfrentar a equipa de Vila do Conde, André Villas-Boas apenas não pôde contar com Alvaro Pereira e Rafa que mantêm os respectivos planos de recuperação. O uruguaio desenvolve treino condicionado, enquanto o lateral português está a iniciar o tratamento à fractura do perónio que fez no jogo com o Gil Vicente, para a Taça da Liga. 

A preparação para o encontro com o Rio Ave encerra este sábado, no Olival, pelas 10h30. O apronto decorre à porta fechada.

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas: «Há uma tentativa de criar uma ferida»

TÉCNICO ASSEGURA QUE EQUIPA NÃO SE DEIXA DESESTABILIZAR


André Villas-Boas afirmou esta sexta-feira, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Rio Ave, que a derrota com o Benfica não afetou a confiança da equipa.
"Há uma tentativa de criar uma ferida mas estamos intactos. A eliminatória [da Taça de Portugal] não está perdida. A derrota  foi obviamente importante mas não abalou os nossos processos", disse.
Villas-Boas: «Mal-entendido com Fucile esclarecido»
VILLAS-BOAS E JOGADOR CONVERSARAM


André Villas-Boas revelou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que já conversou com Fucile e que entre os dois o assunto está encerrado.
"Conversei com ele. Acredito no que me disse, que aquilo não tinha nada a ver com ele. O mal-entendido foi esclarecido", revelou.
O treinador do FC Porto disse ainda que Fucile "é um jogador que merece atenção mas o plantel é muito competitivo".
Fucile não jogou frente ao Benfica e na madrugada de quinta-feira na sua página no Facebook era possível ler a seguinte explicação.
"Não se preocupem, não falhei a partida devido a lesão, simplesmente o diretor técnico considera que não sou a melhor opção, como titular ou suplente, para ganhar ao Benfica. Por isso fui afastado dos eleitos", começou por escrever o internacional uruguaio, prosseguindo com as justificações: "É simplesmente uma decisão técnica baseada na experiência e conhecimento e com o propósito de atingir a vitória, que é o que todos queremos."
Villas-Boas exige vitória frente ao Rio Ave
TREINADOR SUBLINHA QUALIDADE DO ADVERSÁRIO


André Villas-Boas só admite um triunfo na receção ao Rio Ave, domingo, às 18 e 15, de forma a ultrapassar o ciclo de 2 jogos consecutivos sem vencer (Gil Vicente e Benfica), algo inédito esta época: "É uma obrigação."
Mas o treinador do FC Porto chama a atenção para a qualidade da formação orientada por Carlos Brito. "É uma equipa competitiva, combativa, organizada e com saídas rápidas para o ataque, mas com critério. Não espero outra coisa do Rio Ave. Vai criar-nos dificuldades", apontou o técnico.
Quanto à situação de Walter, jogador que foi preterido dos 18 no clássico de quarta-feira, Villas-Boas voltou a manifestar "confiança total" nas suas capacidades, embora tenha reconhecido que o avançado brasileiro "anda à procura de mais".
in "record.pt"


Rúben Micael ou Guarín para o lugar de Belluschi

Belluschi vai falhar o segundo jogo do campeonato esta temporada. O primeiro foi por opção de Villas-Boas que o sentou a seu lado no banco, agora será por castigo; nos outros 17 foi sempre titular. O argentino completou uma série de cinco cartões amarelos e é baixa confirmada para a recepção ao Rio Ave. Portanto, o técnico portista vai ter de eleger um novo parceiro para João Moutinho na zona mais ofensiva do sector intermediário.

Rúben Micael e Guarín estão na linha da frente para render El Samurai, isto atendendo às opções recentes de Villas-Boas. O madeirense é o que tem as características mais parecidas e foi o eleito contra o Leiria, no tal jogo em que o argentino não saiu do banco. Nessa altura, o meio-campo foi preenchido por Fernando, Rúben e Moutinho, um tridente que deu conta do recado - o FC Porto goleou por 5-1 - e pode ser repetido no domingo. Além disso, Rúben apresenta três golos e várias assistências esta época, mesmo não sendo presença assídua no onze.

Guarín também terá uma palavra a dizer: foi ele que substituiu Belluschi a meio do clássico de quarta-feira e tem sido aposta do técnico em todas as posições do meio-campo. A questão é se Villas-Boas quer um parceiro de fibra para Moutinho - no caso Guarín - ou um que assuma as transições rápidas e arrisque mais no passe - no caso Rúben Micael.

in "ojogo.pt"

Sereno é meia aposta ganha

Sereno foi a surpresa de André Villas-Boas no onze que enfrentou o Benfica, actuando como lateral-esquerdo, papel que acabou por cumprir com sucesso, apesar das naturais limitações ofensivas. Não que o alentejano desconheça em absoluto a posição, até porque em Guimarães fez 14 jogos nessa posição em três épocas. A verdade é que Sereno é defesa-central, daí não ter a velocidade requerida a um lateral cujas funções secundárias, depois assegurar a defesa, passam por apoiar o ataque, abrindo linhas de passe nas alas, entrando nas costas dos defesas, ou cruzando para a área. "Como defesa-central adaptado a lateral-esquerdo é sempre complicado ter as rotinas colectivas e o ritmo próprio que essa função implica. Além disso, dar apoio no ataque é sempre difícil para quem não está habituado a cruzar", explicou a O JOGO Geromel, central do Colónia, antigo parceiro de Sereno no eixo da defesa do Guimarães de 2005 a 2007. Colocar Sereno no lado esquerdo, sabendo que o seu melhor pé é o direito, tem outras consequências: "Naturalmente que seria mais fácil adaptá-lo na direita. À esquerda tem de flectir para o interior para procurar o melhor pé e encontrar outras opções no apoio ao ataque", acrescentou.

Mas se a ideia era anular o benfiquista Salvio, evitando que pudesse criar desequilíbrios ao romper pela direita e cruzando para a área, então Sereno estancou uma fonte de alimentação para Cardozo, obrigando o extremo do Benfica a procurar outros espaços onde pudesse criar desiquilibrios. "Sendo um defesa- central de raiz, é mais fácil para ele defender. A atacar faz o que pode", concluiu Geromel, a cumprir a terceira época no Colónia, da Bundesliga.

Luciano Amaral, que também jogou com Sereno no Vitória de Guimarães tem a mesma opinião, acrescentando apenas um pormenor: "Num clube como o FC Porto ser versátil, como ele, é sempre vantajoso".

Já venceu o Benfica como lateral-esquerdo

Sereno não estranhou totalmente jogar como lateral-esquerdo contra o Benfica, até porque já o tinha feito na época passada, com o Guimarães, na Taça de Portugal, jogo que o vitorianos venceram por 1-0, com um golo do central Lazzaretti. Substituído aos 69 minutos, sobre Sereno O JOGO - que lhe atribuiu 6 pontos, num máximo de 10 - escreveu: "Só quando Dí Maria passou para o seu flanco é que teve mais problemas, pois com Ramires, foi intransponível".

Um defesa feroz

Sálvio vinha recolhendo elogios, mas anteontem passou despercebido pelo clássico no relvado do Dragão. O culpado? Sereno esteve em óptimo nível no capítulo de defender, reduzindo o caudal ofensivo do Benfica pelo lado direito do seu ataque.

Otamendi já está pronto


Palito precisa de tempo

Tal como Falcao, Otamendi também não jogou o clássico, embora tenha estado no banco de suplentes, devido a um edema traumático no tornozelo direito. Um problema que deixou de ser e o argentino já pode reentrar nas opções para o jogo com os vila-condenses. E atendendo à última exibição de Maicon, não será de estranhar que Rolando receba um novo companheiro de posto. Ainda indisponível está Álvaro Pereira - assim como Rafa - pelo que o problema na esquerda se mantém. O Palito precisa de mais duas semanas de recuperação, no mínimo.

in "ojogo.pt"

El tigre só joga em Braga

Falcao foi considerado apto para competição na véspera do clássico com o Benfica, mas, tal como O JOGO revelou em primeira mão, acabou por assistir ao clássico na bancada e, ao que tudo indica, também não será opção para o Rio Ave, domingo às 18h15. El Tigre tem o problema no joelho esquerdo clinicamente debelado - por isso o seu nome não aparece no boletim médico desde terça-feira - só que ainda precisa de trabalho específico de consolidação, o que vai adiar o regresso aos relvados.

Ora, o compromisso depois do Rio Ave é em Braga e aí Villas-Boas já sabe que terá o goleador à disposição, assim como para a visita a Sevilha, da Liga Europa. Contudo, até é provável que Falcao jogue uns dias antes: o seleccionador da Colômbia incluiu-o na lista para o particular com Espanha, a meio da semana, e esse pode mesmo ser o jogo que marca o seu regresso. Pelo menos, terá que se apresentar em Madrid para ser visto pelos responsáveis da selecção.

Terminado o "mind game" em torno da presença no clássico, Falcao continua a trabalhar no Olival ao lado dos companheiros procurando recuperar a forma para o jogo em Braga, uma deslocação sempre complicada para o FC Porto, ainda por cima em vésperas do duplo compromisso com o Sevilha.

Depois de um 2010 de sonho em que marcou 42 golos entre FC Porto e selecção da Colômbia - só Messi e Ronaldo superaram essa marca -, o colombiano entrou com o pé esquerdo no novo ano. Devido a sucessivas lesões ainda só fez um jogo e um golo, com a Naval, passando a maior parte do tempo na enfermaria.

Confirmando-se a indisponibilidade de El Tigre para domingo e atendendo ao facto de Walter nem sequer ter ido para o banco contra o Benfica, Hulk deve voltar a ser a escolha para ponta-de-lança do FC Porto, com Varela e James nas alas. Contudo, não é de descartar uma cambiante táctica na recepção aos vila-condenses, com a adopção do 4x4x2 ensaiado em Barcelos, na Taça da Liga. Nesse caso, o Incrível poderia jogar com Varela no ataque, sendo o meio-campo reforçado com mais um elemento e são vários os candidatos à posição 10: James, Rodríguez, Rúben Micael ou Guarín. Situações para Villas-Boas ensaiar nos dois treinos que faltam até à partida da 19ª jornada do campeonato, com a certeza de que Falcao ainda não está em condições de fazer um jogo com este tipo de exigências.

in "ojogo.pt"

Maicon no fim da linha após mais um despiste

CENTRAL ACUMULA ERROS GRAVES


Imaturidade. É a única explicação plausível para a forma como Maicon está a desperdiçar a enorme confiança que em si foi depositada por André Villas-Boas, mas também pela administração da SAD. O brasileiro, de apenas 22 anos, recebeu o testemunho da titularidade após a venda de Bruno Alves, mas acumula erros graves e será difícil que volte a ocupar um plano de primazia dentro do grupo nesta temporada.
Por muito menos, Fucile e Walter foram ostracizados. Ainda por cima, os seus deslizes voltaram a colocar o foco da crítica sobre a defesa do FC Porto, uma vez mais apontada a dedo como um sector que não está à altura da qualidade do resto do grupo. No eixo, pelo menos, parece chegada a altura de uma aposta definitiva em Nico Otamendi, um internacional argentino, também de 22 anos, mas com qualidades que o apontam como um futuro grande central.
in "record.pt"

Empresário de Hulk discute futuro no Dragão


Juan Figer, empresário de Hulk, tem uma reunião agendada para este mês no Dragão, na qual será discutido o futuro do avançado do F. C. Porto.

 
Juan Figer, o empresário de Hulk, vai este mês ao Dragão para falar com o F. C. Porto sobre o futuro do avançado. A garantia foi dada, ao JN, pelo próprio agente, através do telefone.

"Mantenho o contacto com os dirigentes portistas, nomeadamente com Pinto da Costa e Antero Henrique. Este mês irei a Portugal, ao Porto e a Lisboa, pois, nesta altura, os clubes começam a preparar a próxima época", justificou Figer, adiantando "estar no futebol há 40 anos" e sublinhando que o seu raio de acção estende-se a diversos clubes, inclusive na Europa.

Naturalmente, pelo papel de destaque no F. C. Porto, acrescido da condição de rei dos marcadores em Portugal (19 golos, na Liga), muitas das atenções continuam a centrar-se em Hulk. "Está a jogar muito bem. Vocês sabem-no e toda a gente o diz. O seu trabalho é reconhecido, até pela selecção. Na próxima semana vou a Paris, assistir ao França-Brasil, e vou falar com ele", afirmou, satisfeito pela evolução do atleta, sem esconder tratar-se de um fruto bastante apetecido.

"São muitos os clubes a fazerem perguntas sobre Hulk", reforçou, contornando a pergunta do JN, sobre se esta será a última temporada do brasileiro no Dragão.Embora confirmando que o avançado será um dos temas da sua reunião com a SAD, Figer escudou-se no sigílio negocial para não revelar a origem das propostas, bem como as intenções portistas.

Hulk tem contrato até 2014 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. Desde Agosto de 2010, por escolha dos adeptos e dos treinadores, tem sido todos os meses eleito o melhor jogador da Liga.

in "jn.pt"

Kléber: Marítimo diz ter recebido «ameaças do F.C. Porto»

Carlos Pereira garante que não se deixa intimidar


Carlos Pereira garantiu que a polémica que se instalou à volta de Kléber levou a que fossem feitas até ameaças físicas. «Tivemos um contacto com o F.C. Porto para receber ameaças», disse o presidente do Marítimo em entrevista à RTP. «Dos anos que já levo desta vida desportiva, não me intimido com ameaças.» 

Em causa, recorde-se, estava a vontade do Marítimo vender Kléber ao Sporting, enquanto o At. Mineiro preferia vender o passe do avançado brasileiro ao F.C. Porto. Com quem já teria aliás chegado a acordo. «A justiça será capaz de resolver todas as situações», acrescentou o presidente do clube insular. 

«Os factos são factos, os factos estão provados e tenho a certeza que esta situação será resolvida pelas instâncias jurídicas desportivas. Accionámos a cláusula de opção de compra dos direitos económicos do jogador, e fizemo-lo com o conhecimento da FIFA, por uma proposta que não fosse inferior à proposta mais alta.»

Ora por isso Carlos Pereira diz que o Marítimo é que agora tem o direito de negociar Kléber e pode fazê-lo com quem quiser. «Será que o euro do F.C. Porto é diferente do euro do Sporting e do Benfica? Não é. Estamos disponíveis para negociar com o F.C. Porto, só que não nos deixamos intimidar por ameaças.»

in "maisfutrbol.iol.pt"

Rui Moreira e o 'clássico': "Foi uma derrota merecida"

Os erros individuais e a atitude com que a equipa do FC Porto entrou em campo, quarta-feira, diante do Benfica, levam Rui Moreira a considerar que a derrota (0-2), na 1ª Mão das meias-finais da Taça de Portugal, foi um resultado acertado.
"Foi uma derrota merecida do FC Porto. Quando uma equipa comete erros individuais como cometeu, quando entra em campo com aquela atitude psicológica, não admira que o FC Porto tenha perdido. Foi um jogo mau, com muitos erros da defesa e, em jogos entre grandes equipas, esses erros pagam-se muito caro", começa por afirmar o conhecido adepto "azul-e-branco", em entrevista a Bola Branca.
Maicon abriu o caminho a Fábio Coentrão no primeiro golo, mas Rui Moreira considera que não foi só o central brasileiro que errou.

"O Maicon parece ter alguma dificuldade em perceber onde estão os adversários numa série de jogos. Mas não queria condenar apenas o Maicon. Houve erros de Maicon, de Helton e até de Fernando, que esteve abaixo daquilo que é exigível", acusa.

No decorrer do jogo de ontem, o presidente da Associação Comercial do Porto (ACP) confessa que chegou a ter saudades de Ernesto Farias, tendo em consideração a escassez de opções para o ataque. Walter ficou na bancada e o comentador e adepto portista entende que algo se "passará" com o brasileiro.

"Alguma coisa se passará. Ou não estará satisfeito com a forma como o jogador aborda os jogos, ou então não sei. Acho que se percebeu que falta alguém no eixo da área. O FC Porto abdicou do seu modelo de jogo tradicional a partir do segundo golo do Benfica. Tentou jogar sempre rápido e depois não havia uma referência na grande-área. Dei por mim a pensar, a meio da 2ª Parte, que se ainda tivéssemos o Farías, poderia ter sido diferente", considera.

Rui Moreira conclui, ainda, que há jogadores no FC Porto que são insubstituíveis e que, quando algum desses falha uma partida "é previsível que aconteça aquilo que ontem aconteceu".

"O Álvaro Pereira é insubstituível, o Falcao é insubstituível, o Hulk é insubstituível e o Moutinho é insubstituível. Quando uma equipa joga sem dois desses elementos, é previsível que aconteça aquilo que ontem aconteceu", remata.

in "rr.pt"

«Podemos fazer três golos na Luz» - Fucile

orge Fucile viu na bancada a derrota com o Benfica, admite que a presença na final da Taça de Portugal é agora «mais difícil» de concretizar, mas recusa retirar o FC Porto da corrida ao Jamor. «Podemos fazer três golos e seguir em frente», acredita.

«Foi um jogo infeliz para nós. Eles tiveram um par de ocasiões e conseguiram marcar dois golos. Depois, conseguiram preservar o resultado. Foi muito difícil assistir ao jogo na bancada, os nervos estão à flor da pele. O bonito do futebol é há uma segunda volta dentro de 70 dias. Estamos preparados para ganhar e chegar à final da Taça de Portugal», afiança o defesa uruguaio em declarações à Rádio Renascença.

«Podem esperar por um FC Porto no seu melhor, mais forte. Temos onze pontos de diferença e queremos aumentar a distância. Temos que fazer o nosso trabalho e eles vão fazer o deles. A Taça ficou mais difícil. Eles fizeram dois golos aqui mas nós podemos fazer três e seguir em frente», remata.


in "abola.pt"

Newcastle aponta a Hulk

Com os cofres cheios mercê da transferência de Andy Carroll para o Liverpool, o Newcastle elegeu Hulk como o alvo prioritário para a próxima época. 

Os magpies encaixaram qualquer coisa como 40 milhões de euros com a venda do passe do avançado inglês, razão pela qual enfrentam o mercado com desafogo e particular entusiasmo.

O valor em causa, porém, parece curto para tirar o Incrível do Dragão. A cláusula de rescisão do avançado brasileiro, recorde-se, está fixada em astronómicos 100 milhões de euros.


in "abola.pt"