sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sereno é meia aposta ganha

Sereno foi a surpresa de André Villas-Boas no onze que enfrentou o Benfica, actuando como lateral-esquerdo, papel que acabou por cumprir com sucesso, apesar das naturais limitações ofensivas. Não que o alentejano desconheça em absoluto a posição, até porque em Guimarães fez 14 jogos nessa posição em três épocas. A verdade é que Sereno é defesa-central, daí não ter a velocidade requerida a um lateral cujas funções secundárias, depois assegurar a defesa, passam por apoiar o ataque, abrindo linhas de passe nas alas, entrando nas costas dos defesas, ou cruzando para a área. "Como defesa-central adaptado a lateral-esquerdo é sempre complicado ter as rotinas colectivas e o ritmo próprio que essa função implica. Além disso, dar apoio no ataque é sempre difícil para quem não está habituado a cruzar", explicou a O JOGO Geromel, central do Colónia, antigo parceiro de Sereno no eixo da defesa do Guimarães de 2005 a 2007. Colocar Sereno no lado esquerdo, sabendo que o seu melhor pé é o direito, tem outras consequências: "Naturalmente que seria mais fácil adaptá-lo na direita. À esquerda tem de flectir para o interior para procurar o melhor pé e encontrar outras opções no apoio ao ataque", acrescentou.

Mas se a ideia era anular o benfiquista Salvio, evitando que pudesse criar desequilíbrios ao romper pela direita e cruzando para a área, então Sereno estancou uma fonte de alimentação para Cardozo, obrigando o extremo do Benfica a procurar outros espaços onde pudesse criar desiquilibrios. "Sendo um defesa- central de raiz, é mais fácil para ele defender. A atacar faz o que pode", concluiu Geromel, a cumprir a terceira época no Colónia, da Bundesliga.

Luciano Amaral, que também jogou com Sereno no Vitória de Guimarães tem a mesma opinião, acrescentando apenas um pormenor: "Num clube como o FC Porto ser versátil, como ele, é sempre vantajoso".

Já venceu o Benfica como lateral-esquerdo

Sereno não estranhou totalmente jogar como lateral-esquerdo contra o Benfica, até porque já o tinha feito na época passada, com o Guimarães, na Taça de Portugal, jogo que o vitorianos venceram por 1-0, com um golo do central Lazzaretti. Substituído aos 69 minutos, sobre Sereno O JOGO - que lhe atribuiu 6 pontos, num máximo de 10 - escreveu: "Só quando Dí Maria passou para o seu flanco é que teve mais problemas, pois com Ramires, foi intransponível".

Um defesa feroz

Sálvio vinha recolhendo elogios, mas anteontem passou despercebido pelo clássico no relvado do Dragão. O culpado? Sereno esteve em óptimo nível no capítulo de defender, reduzindo o caudal ofensivo do Benfica pelo lado direito do seu ataque.

Sem comentários: