sexta-feira, 20 de abril de 2012

F.C. Porto-Beira Mar (antevisão): odor a título

O Momento:

F.C. PORTO: quatro pontos de vantagem sobre o mais direto perseguidor, quatro jornadas para o final do campeonato. Cheira a título para os lados do Dragão, apesar de memórias recentes lembrarem exibições pálidas dos azuis e brancos na condição de visitado. Não há espaço para entradas permissivas ou atitudes passivas. O F.C. Porto só pode ganhar antes de abraçar as três rondas derradeiras da Liga. 

BEIRA-MAR: sete pontos acima da linha de água, os aveirenses vivem relativamente sossegados. O triunfo diante da Académica liberta a equipa de uma pressão que se ameaçava tornar insustentável. A jogar longe de Aveiro, curiosamente, o Beira-Mar apresenta o sexto melhor registo do campeonato. Um dado a reter. 

Ausentes:

F.C. PORTO: Alvaro Pereira (castigado);

BEIRA-MAR: Yohan Tavares, Tiago Cintra, Élio e André Marques (lesionados); Zhang (castigado);

Discurso direto:

VÍTOR PEREIRA: «É mais uma final. Os quatro jogos terão um grau de dificuldade elevado. Este, com o Beira-Mar, não foge à regra. O Beira-Mar luta pela manutenção, tem o objetivo definido e vem atrás de um ponto no Dragão. A pressão é positiva. O Beira-Mar é uma equipa organizada, agressiva e que apresentará um bloco baixo. Vai contra-atacar com avançados rápidos e, com os seus argumentos, procurará contrariar o nosso jogo.»

ULISSES MORAIS: «Sabemos o potencial coletivo e individual do F.C. Porto, mas interessa-nos conseguir um nível de concentração competitiva e de aposta na nossa estratégia para o jogo, que não passa por enervar os jogadores. Porque este tipo de equipa e de jogadores não se enervam de qualquer maneira. Queremos é estar nós menos nervosos, mais seguros, e mais confiantes do que ir por ai».

Registo histórico:
Domínio absoluto do F.C. Porto. Nas 25 receções aos aveirenses, os dragões contabilizam 19 vitórias e quatro empates. O Beira-Mar tem, porém, duas vitórias no terreno azul e branco. A primeira na época 2001/02 (2-3) e a segunda em 2003/04 (0-1). 

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Lucho Gonzalez, Fernando e João Moutinho; Hulk, Marc Janko e James Rodríguez 

Outros convocados: Rafael Bracali, Rolando, Danilo, Steven Defour, Silvestre Varela, Djalma e Kléber

BEIRA-MAR: Rui Rego; Jaime, Bura, Hugo e Nuno Lopes; Dias e Nuno Coelho; Balboa, Artur e Nildo; Abel Camará 


in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto garante passagem às "meias"

DRAGÕES SOFREM PARA DERROTAR V. GUIMARÃES DESFALCADO



O FC Porto garantiu esta sexta-feira o apuramento para as meias-finais do playoff do campeonato nacional de basquetebol, depois de uma sofrida vitória por 69-65 no reduto do V. Guimarães.
Apesar de terem jogado a maior parte do tempo com os mesmos cinco jogadores, devido à ausência de Maris Gulbis e Brian Morris, os vimaranenses fizeram um grande jogo, chegando a dispor de uma vantagem de 12 pontos no segundo período da partida, terminando a primeira parte com 40-32.
Na segunda metade, visivelmente cansados, os homens da casa acusaram o desgaste e provaram do seu próprio veneno, com os triplos "matadores" de José Costa, que foi decisivo na reviravolta no marcador.
in "rr.pt"

GILBERTO DUARTE: "QUEREMOS MANTER O ALTO NÍVEL DE JOGO"

A brilhante exibição da última jornada frente ao Sporting (33-21) deixou o FC Porto com seis pontos de vantagem na liderança do campeonato, mas Gilberto Duarte afirma que ainda é cedo para festejar o título. No próximo domingo (17h00), recebem o Madeira SAD e o lateral esquerdo antevê um jogo "disputado até ao último minuto" mas conta com a força dos adeptos para alcançar mais uma vitória.

Os Dragões elevaram a fasquia no confronto com o Sporting e a equipa sente o dever de manter as boas exibições. "Sentimos pressão porque queremos manter o alto nível de jogo, como o que apresentamos. Mas a pressão é boa pois o nosso grande objectivo não é só manter as grandes exibições mas evoluir cada vez mais", defendeu Gilberto Duarte.

O adversário da 26.ª jornada é o Madeira SAD, que ainda está na corrida para o título. "Este vai ser um jogo disputado até ao último minuto. Eles querem o melhor resultado possível e para nós a vitória é essencial", afirma o jogador. O último confronto entre as duas equipas resultou num empate (24-24) mas os erros estão ultrapassados. "O Madeira tem um andebol muito rápido e uma defesa muito boa, mas nós corrigimos os erros que cometemos. Neste jogo, esperamos ultrapassar essas dificuldades", admitiu o lateral esquerdo.

Desta vez, o palco é o Dragão Caixa, uma vantagem extra já que os azuis e brancos são praticamente invencíveis em casa. "Estamos a trabalhar para ganhar todos os jogos, mas desta vez, contamos com o apoio do público. Jogar em casa é uma vantagem e acredito que vamos vencer o jogo", assegurou.

Depois de uma semana em que venceram o Benfica e o Sporting, o líder do ranking MVP, afirma que ainda é cedo para pensar na conquista do campeonato. "Não foi uma semana de sonho, foi uma semana de trabalho, é para isso que cá estamos. O que eu sei é que ainda é possível não sermos campeões, por isso, só quando tiver cem por cento de garantias, é que vou poder celebrar", conclui.



in "fcp.pt"

PEDRO MOREIRA: "A NOSSA AMBIÇÃO É ESTAR SEMPRE EM PRIMEIRO"

Goleada ao Valongo na quarta-feira (11-2) e regresso ao primeiro lugar da classificação. Com o ego em alta e a confiança afinada, o FC Porto Império Bonança desloca-se a Espinho, este sábado (21h00), para jogar a 23.ª jornada do campeonato. Em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal, o defesa/médio Pedro Moreira mostrou-se determinado na vitória.

O jogo em Espinho não se adivinha fácil. As condições do pavilhão e o horário tardio de jogo trazem dificuldades acrescidas à equipa do FC Porto. "Vai ser um jogo complicado", confessou Moreira. A própria equipa "é muito forte quando joga em casa". Ainda assim, os Dragões não se ficam atrás: "Também temos as nossas armas", garantiu.

Concentrados no campeonato e motivados a cem por cento, os azuis e brancos estão confiantes na boa prestação da equipa na partida deste fim-de-semana. "Trabalhamos muito e vamos entrar em campo com a mentalidade de vencer", defendeu o defesa/médio. "O que importa é a conquista dos três pontos", acrescentou.

A estratégia de jogo, garante, mantém-se inalterada. As condições adversas do pavilhão não alteram o cunho da equipa. "Somos fiéis a nós próprios e ao trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo do ano". A ambição, essa, é estar sempre em primeiro. "Vamos lutar até ao último segundo para vencer todos os jogos", promete aos adeptos.



in "fcp.pt"

Chainho: «Espero que Vítor Pereira fique»

VOTO DE CONFIANÇA AO TÉCNICO



Otimista, mas não a 100 por cento. É esta a postura de Chainho, antigo jogador do FC Porto, face à possibilidade dos dragões se sagrarem campeões nacionais esta temporada.
"Nada está ganho ainda. O FC Porto tem jogos difíceis, como com o Marítimo e com o Sporting, e se ganhar este fim-de-semana [ao Beira-Mar] dá mais um passo para o título. Mas é preciso não confiar muito... O FC Porto tem 80% do que é preciso para ser campeão. É preciso ir com calma porque ainda falta muito", afirmou à Rádio Renascença.
Chainho sublinhou ainda o trabalho de Vítor Pereira à frente da equipa, dando um voto de confiança ao técnico.
"Gosto do treinador. Foi o primeiro ano em que esteve à frente de uma equipa grande e está prestes a dar o título ao FC Porto. Tem qualidades e está a aprender cada vez mais. Espero que fique", concluiu.
in "record.pt"

Vítor Baía: «Com outro Mourinho no Barça haveria uma guerra civil»

Vítor Baía, ex-guarda redes do Barcelona e do FC Porto, comparou José Mourinho a Pep Guardiola, mas está dividido na hora de fazer um prognóstico para o Barcelona-Real Madrid de sábado (19 horas).
"Será o jogo do ano. O Barcelona está mais consistente e mais forte que o Real Madrid, ainda que contra um treinador muito inteligente e de estratégia como Mourinho. Com ele não se sabe o que se vai passar", afirmou o antigo guardião à Com Ràdio.
Conhecendo Mourinho desde os tempos em que ambos trabalharam nos dragões, Baía não tem dificuldade em caracterizar o técnico português. "Mourinho é muito verdadeiro, diz o que pensa, vai até à morte com os seus jogadores, faz uma grande gestão no balneário. Aprendeu muito com Bobby Robson, mas ainda mais com Van Gaal. Já Pep Guardiola é mais inteligente, não responde a nada, tem a sua filosofia, tentando que o Barcelona ganhe. Se Pep entrasse nos mesmos jogos... Se houvesse outro Mourinho no Barça, seria uma guerra civil entre Catalunha e Madrid", concluiu.
in "record.pt"

F.C. Porto: Danilo e Fernando de regresso

Os jogadores foram dados como aptos durante a semana


Danilo e Fernando estão de regresso aos convocados do F.C. Porto, que recebe o Beira Mar, em jogo da 27ª jornada da Liga. Os jogadores, que voltaram a estar aptos durante esta semana, já podem ser opção para Vítor Pereira.

O defesa lesionou-se no jogo com o Manchester City, no Dragão. Sofreu uma lesão ligamentar no joelho que o deixou afastado da competição desde então. Fernando falhou o último jogo dos portistas frente ao Sp. Braga, por apresentar «queixas dolorosas».

Em relação à convocatória do jogo com os bracarenses, saem Alvaro Pereira, que cumpre suspensão, e Iturbe.

O F.C. Porto defronta o Beira Mar no próximo sábado, às 21h15.

Convocados
Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Sapunaru, Otamendi, Rolando, Maicon, Alex Sandro e Danilo;
Médios: Fernando, Lucho, João Moutinho e Defour;
Avançados: Kléber, Hulk, Varela, James, Djalma e Janko.

in "maisfutebol.iol.pt"

Janko com argumentos para ultrapassar a crise

CAUDAL OFENSIVO ABRE LUGAR AO AUSTRÍACO



Prevendo-se um jogo de forte caudal ofensivo em direção à baliza do Beira-Mar, tudo leva a crer que Vítor Pereira abra caminho ao regresso de Marc Janko ao eixo do ataque, ocupando o lugar que foi de Kléber na deslocação a Braga. É certo que o internacional austríaco, de 28 anos, não atravessa um momento muito favorável, mas não é menos verdade que possui argumentos que lhe permitem ultrapassar a crise a qualquer momento. As oportunidades para marcar têm surgido, só a pontaria tem falhado.
Depois de um arranque fulgurante, em que faturou nos três primeiros encontros, Janko foi perdendo gás e nos últimos sete jogos em que foi utilizado só acertou por uma vez nas redes adversárias. Abriu o marcador no difícil triunfo sobre o Nacional, e a partir daí entrou na curva descendente. Na Luz, para a Taça da Liga, sentou-se no banco de suplentes pela primeira vez, em gestão de esforço. Ainda entrou, mas de pouco valeu à equipa, já que o FCPorto foi afastado da competição.
in "record.pt"

Danilo pronto a ser utilizado

DOIS MESES DEPOIS



A convocatória é anunciada ao final desta manhã e tudo indica que Danilo voltará a fazer parte dos eleitos de Vítor Pereira, algo que não acontece há mais de dois meses. Foi nessa altura que o lateral brasileiro contraiu uma lesão no joelho esquerdo, na receção ao Manchester City.
Depois de ter sido integrado nos trabalhos do plantel, no final da semana passada, o defesa, de 20 anos, viu abrirem-se perspetivas favoráveis para as grandes batalhas que se avizinham. Aliás, foi com esse intuito que orientou o seu processo de recuperação, sempre procurando ajudar a equipa nas jornadas decisivas.
in "record.pt"

FC Porto pode passar já hoje

O FC Porto faz esta noite (21h30) o terceiro jogo dos play-offs da Liga Portuguesa de Basquetebol, podendo assegurar a passagem às meias-finais se sair vitorioso de Guimarães, pois é uma das quatro equipas que leva uma vantagem de 2-0. Benfica, Lusitânia e CAB Madeira podem passar amanhã, os insulares tendo a vantagem de jogarem em casa.
Entre os azuis e brancos, o base José Costa não esconde a confiança. "Com mais ou menos dificuldade, sei perfeitamente que vamos ganhar e acabar a eliminatória", diz, acrescentando: "Queremos acabar isto o mais rápido possível, para começarmos já a pensar no próximo adversário". "Temos de vencer por sermos o FC Porto e por termos vencido a fase regular e eles têm de o fazer para não terminarem já a época", refere José Costa, para explicar que a pressão se reparte pelas duas equipas e assegurar que a chave da vitória "é o trabalho coletivo, mesmo tendo nós vários jogadores que podem resolver os jogos".
Do lado dos vitorianos, o treinador Fernando Sá está obrigado a acreditar numa reviravolta. "Temos de vencer para discutirmos a eliminatória. Vamos estar fortes e empenhados. Será um jogo com grande intensidade, encarado com alguns cuidados, porque temos zonas de jogo sem muita rotação, principalmente nas zonas interiores", considerou.

in "ojogo.pt"

Hulk corre atrás de Falcao nos artilheiros do Dragão

Hulk tem apenas mais duas tentativas para apanhar Falcao no topo da lista de melhores marcadores do Estádio do Dragão já esta temporada. Beira-Mar e Sporting são os adversários na agenda e que poderão consagrar o Incrível como o mais letal avançado da ainda curta história do novo estádio dos portistas. Hulk tem 39 golos e está a apenas um de Falcao, mas o colombiano, é justo dizer, chegou a este número em apenas duas temporadas, enquanto que o Incrível está prestes a completar a quarta de dragão ao peito.
Há muito que Hulk anda a "morder os calcanhares" do antigo companheiro, mas ainda não conseguiu apanhá-lo. Esta época, marcou por oito vezes em jogos realizados em casa, o último dos quais na visita da Académica, já nos descontos e que evitou a derrota. A seguir, ficou em branco com o Olhanense, falhando a primeira tentativa de se colar, ou até de ultrapassar, Falcao. Amanhã volta a tentar, diante de um adversário a quem já marcou em duas ocasiões, mas sempre fora de casa.
Se falhar, segue-se o Sporting, um jogo teoricamente mais difícil para marcar, mas Hulk tem mostrado particular apetência nos clássicos, sobretudo contra o Benfica a quem já marcou por cinco vezes. Ao Sporting, porém, ainda só faturou uma vez - e que golo - no Estádio de Alvalade, para a Taça de Portugal.
Hulk está, aparentemente, com o pé quente, a julgar pelo bom golo marcado ao Braga na última jornada. Será, no entanto, preciso esperar para perceber se a recente paragem competitiva lhe retirou o poder de fogo...
Resta dizer que Hulk tem contrato com o FC Porto e, caso não seja transferido no próximo defeso, terá toda uma nova temporada para deixar Falcao para trás. Porém, o Incrível gosta deste tipo de desafios e, embora coloque os objetivos da equipa à frente dos seus, é seguro que fará os possíveis por bater já o colombiano neste duelo particular.
A seguir nesta contagem encontra-se Lisandro com 36 golos. O argentino foi ultrapassado já esta época pelo brasileiro e tem agora o compatriota Lucho à perna. El Comandante é o quarto "classificado" com 25 golos, mais três do que McCarthy, o tal avançado que José Moutinho pediu a Pinto da Costa para contratar com o objetivo de vencer a Liga dos Campeões em 2004.

E está perto do top 10

Com o golo ao Braga, que selou um importante triunfo na luta pelo título, Hulk chegou aos 46 no campeonato, em quatro temporadas, e está a apenas dois de atingir o top 10 entre os goleadores do FC Porto nesta prova. Lisandro e Cubillas têm 48 golos e a posição seriamente ameaçada. Hulk tem, para já, quatro jogos para entrar no top 10, podendo, inclusive, atingir o oitavo posto, que é de outro histórico do clube, Rabat Madjer, com 49 golos marcados.
Longe, muito longe - e provavelmente num patamar inatingível para qualquer avançado que o FC Porto tem ou possa vir a ter -, está Fernando Gomes, com 289 golos no campeonato nacional. Seguem-se Jardel (129) e Hernâni (123) a fechar o pódio.
Se somarmos todas as provas, Hulk leva 70 golos marcados com a camisola do FC Porto, valor que lhe permite ser já o sétimo melhor de sempre.

3 questões: Jaime Magalhães, antigo jogador do FC Porto

"Sair seria bom até para ele..."


1 - É significativo para Hulk estar a um golo de igualar Falcao a marcar pelo FC Porto no Estádio do Dragão?

Quando entrar em campo será para contribuir para que a equipa vença, se possível marcando um golo. Em termos pessoais é sempre bom, porque ajuda sempre a valorizar. Mas tenho quase a certeza que é uma questão que nem lhe vai passar pela cabeça, porque estará concentrado no jogo. Agora, marcar é importante e ajuda a que se distinga para que um dia possa dar o salto desejado.


2 - Fica bem considerar Hulk o jogador decisivo deste FC Porto de Vítor Pereira?

Tem sido assim nos últimos anos e penso que continua a ser um jogador preponderante, embora a chegada de Lucho, quanto a mim, tenha sido muito importante. Fazia falta um jogador inteligente, que dinamizasse o jogo a meio-campo e não podemos esquecer isso. Agora, não me escandaliza que o Hulk seja considerado decisivo. Ainda se comprovou isso em Braga, onde marcou um golo importantíssimo, por isso fica-lhe bem o título.


3 - Acha que chegou a altura dele sair do FC Porto?

Espero que antes disso possa contribuir para que a equipa ganhe o campeonato. Mas de facto começa a chegar o momento. Se aparecer um bom negócio para todos e para o FC Porto em particular, penso que seria bom para ele, até porque está a chegar a uma idade boa para tentar a sorte num dos clubes mais cotados da Europa.

in "ojogo.pt"