sexta-feira, 20 de abril de 2012

Hulk corre atrás de Falcao nos artilheiros do Dragão

Hulk tem apenas mais duas tentativas para apanhar Falcao no topo da lista de melhores marcadores do Estádio do Dragão já esta temporada. Beira-Mar e Sporting são os adversários na agenda e que poderão consagrar o Incrível como o mais letal avançado da ainda curta história do novo estádio dos portistas. Hulk tem 39 golos e está a apenas um de Falcao, mas o colombiano, é justo dizer, chegou a este número em apenas duas temporadas, enquanto que o Incrível está prestes a completar a quarta de dragão ao peito.
Há muito que Hulk anda a "morder os calcanhares" do antigo companheiro, mas ainda não conseguiu apanhá-lo. Esta época, marcou por oito vezes em jogos realizados em casa, o último dos quais na visita da Académica, já nos descontos e que evitou a derrota. A seguir, ficou em branco com o Olhanense, falhando a primeira tentativa de se colar, ou até de ultrapassar, Falcao. Amanhã volta a tentar, diante de um adversário a quem já marcou em duas ocasiões, mas sempre fora de casa.
Se falhar, segue-se o Sporting, um jogo teoricamente mais difícil para marcar, mas Hulk tem mostrado particular apetência nos clássicos, sobretudo contra o Benfica a quem já marcou por cinco vezes. Ao Sporting, porém, ainda só faturou uma vez - e que golo - no Estádio de Alvalade, para a Taça de Portugal.
Hulk está, aparentemente, com o pé quente, a julgar pelo bom golo marcado ao Braga na última jornada. Será, no entanto, preciso esperar para perceber se a recente paragem competitiva lhe retirou o poder de fogo...
Resta dizer que Hulk tem contrato com o FC Porto e, caso não seja transferido no próximo defeso, terá toda uma nova temporada para deixar Falcao para trás. Porém, o Incrível gosta deste tipo de desafios e, embora coloque os objetivos da equipa à frente dos seus, é seguro que fará os possíveis por bater já o colombiano neste duelo particular.
A seguir nesta contagem encontra-se Lisandro com 36 golos. O argentino foi ultrapassado já esta época pelo brasileiro e tem agora o compatriota Lucho à perna. El Comandante é o quarto "classificado" com 25 golos, mais três do que McCarthy, o tal avançado que José Moutinho pediu a Pinto da Costa para contratar com o objetivo de vencer a Liga dos Campeões em 2004.

E está perto do top 10

Com o golo ao Braga, que selou um importante triunfo na luta pelo título, Hulk chegou aos 46 no campeonato, em quatro temporadas, e está a apenas dois de atingir o top 10 entre os goleadores do FC Porto nesta prova. Lisandro e Cubillas têm 48 golos e a posição seriamente ameaçada. Hulk tem, para já, quatro jogos para entrar no top 10, podendo, inclusive, atingir o oitavo posto, que é de outro histórico do clube, Rabat Madjer, com 49 golos marcados.
Longe, muito longe - e provavelmente num patamar inatingível para qualquer avançado que o FC Porto tem ou possa vir a ter -, está Fernando Gomes, com 289 golos no campeonato nacional. Seguem-se Jardel (129) e Hernâni (123) a fechar o pódio.
Se somarmos todas as provas, Hulk leva 70 golos marcados com a camisola do FC Porto, valor que lhe permite ser já o sétimo melhor de sempre.

3 questões: Jaime Magalhães, antigo jogador do FC Porto

"Sair seria bom até para ele..."


1 - É significativo para Hulk estar a um golo de igualar Falcao a marcar pelo FC Porto no Estádio do Dragão?

Quando entrar em campo será para contribuir para que a equipa vença, se possível marcando um golo. Em termos pessoais é sempre bom, porque ajuda sempre a valorizar. Mas tenho quase a certeza que é uma questão que nem lhe vai passar pela cabeça, porque estará concentrado no jogo. Agora, marcar é importante e ajuda a que se distinga para que um dia possa dar o salto desejado.


2 - Fica bem considerar Hulk o jogador decisivo deste FC Porto de Vítor Pereira?

Tem sido assim nos últimos anos e penso que continua a ser um jogador preponderante, embora a chegada de Lucho, quanto a mim, tenha sido muito importante. Fazia falta um jogador inteligente, que dinamizasse o jogo a meio-campo e não podemos esquecer isso. Agora, não me escandaliza que o Hulk seja considerado decisivo. Ainda se comprovou isso em Braga, onde marcou um golo importantíssimo, por isso fica-lhe bem o título.


3 - Acha que chegou a altura dele sair do FC Porto?

Espero que antes disso possa contribuir para que a equipa ganhe o campeonato. Mas de facto começa a chegar o momento. Se aparecer um bom negócio para todos e para o FC Porto em particular, penso que seria bom para ele, até porque está a chegar a uma idade boa para tentar a sorte num dos clubes mais cotados da Europa.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: