terça-feira, 6 de novembro de 2012

D. Kiev 0 - FC Porto 0 (declarações)


Vítor Pereira louva «o espírito de sacrifício dos capitães»

Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, comentou desta forma o empate no terreno do D. Kiev e consequente apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Declarações na flash interview da TVI24:

«Gostaria de ter conseguido a vitória mas viemos a um campo difícil enfrentar um adversário que fazia
 tudo pelo apuramento. Fizemos um bom jogo, quando tivemos de ser unidos fomos, mas também criámos oportunidades de golo. O D. Kiev é uma equipa perigosa e penso que o resultado é correto. Selar o apuramento à quarta jornada não é algo que qualquer equipa consiga. Quero dar os parabéns aos jogadores que entraram no onze e reforçar o espírito de sacrifício dos nossos capitães. O Helton e o Lucho jogaram condicionados hoje, estavam com pequenas lesões. Fico muito satisfeito com a personalidade da equipa. Agora vamos jogar para o primeiro lugar do grupo, esta é uma prova demasiado importante para relaxarmos. Foi um bom jogo.»


Lucho González: «Vamos a Paris lutar pelo primeiro lugar»

Capitão do F.C. Porto já definiu novo objetivo, depois de garantida a qualificação para os «oitavos»


Lucho González, capitão do F.C. Porto, em declarações à TVI, depois do empate diante do Dínamo Kiev (0-0), no jogo em que a equipa de Vítor Pereira garantiu a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões:

«Obviamente que estamos felizes, tínhamos como objetivo a qualificação para os oitavos e foi isso que conseguimos,. Queríamos garantir o primeiro lugar , queríamos uma vitória, mas o principal já foi conseguido».

[O objetivo passa agora por garantir o primeiro lugar do grupo?]

«Sim, o objetivo principal era qualificar-nos, mas vamos a Paris para lutar pelo primeiro lugar».

[Tinha saído tocado no último jogo, como se sentiu hoje?]

«Estive bem, a equipa fez uma grande jogo, fizemos tudo para marcar um golo e tentar ganhar. Nos noventa minutos, fomos superiores, tivemos oportunidades para marcar, faltou apenas um pouco de mais acerto no último passe».

Helton: «Ainda por cima, ontem torci o tornozelo»


Helton, guarda-redes do F.C. Porto, comentou desta forma o empate no terreno do D. Kiev e consequente apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O brasileiro lesionou-se frente ao Marítimo e relevou que contraiu mais um problema na segunda-feira, no treino de adaptação ao relvado de Kiev. Declarações na flash interview da TVI24:

«Consegui ir a jogo, mas ainda por cima ontem ainda torci o tornozelo para ajudar. Valeu o espírito de sacrifício, o grupo estava a merecer e isso animou-me ainda mais. Sinto-me feliz com o resultado e com o objetivo conquistado. Agradeço a Deus e aos meus companheiros. Divido sempre o mérito com o grupo. Se puder, mande também um abraço ao espectador que entrou em campo, deu-nos uma ajuda.»


João Moutinho: «O objetivo está garantido»

Médio quer agora garantir o primeiro lugar do Grupo A


João Moutinho, médio do F.C. Porto, em declarações à TVI, depois do empate diante do Dínamo Kiev (0-0), no jogo em que a equipa de Vítor Pereira garantiu a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões:

«O objetivo era passar a fase de grupos, está garantido. Queríamos sair daqui com uma vitória, mas sabíamos que ia ser complicado, que o Dínamo ia tentar fazer tudo para ter as suas chances de ganhar o grupo.

[Melhor na primeira parte do que na segunda?]
«No conjunto acho que estivemos bem, unidos, concentrados nos que tínhamos de fazer no jogo todo. O Dínamo era perigoso no contra-ataque, foi isso que tentou fazer, com bolas em profundidade, mas estivemos muito bem nessa fase, criámos algumas oportunidades, não saímos do empate, mas estamos satisfeitos com a qualificação».

[O F.C. Porto é favorito ao primeiro lugar do Grupo A?]
«O Porto é um dos favoritos, estamos com o PSG na luta para conseguir o primeiro lugar, vamos tentar ganhar o próximo jogo, como fazemos em todos os jogos que vamos».

in "maisfutebol.iol.pt"

D. Kiev-F.C. Porto, 0-0 (crónica)


O F.C. Porto garantiu o ponto necessário para selar a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. As ausências por lesão não afetaram o rendimento da equipa, que respondeu aos poucos períodos de verdadeiro sufoco com um futebol seguro e suficiente para justificar o carimbo no passaporte (0-0).
O Paris Saint-Germain goleou o Dínamo de Zagreb, elo mais fraco do grupo, e confirmou o cenário: franceses e portugueses deverão lutar pelo primeiro lugar até final. O D. Kiev pode ainda alcançar o PSG, jamais o F.C. Porto. 15,6 milhões de euros nos cofres portistas. Uma soma importante, a todos os níveis.

Vítor Pereira reforçou a sua confiança em Abdoulaye e lançou o jovem senegalês. A resposta frente ao Marítimo, quando Maicon teve de ser substituído, deixou o técnico satisfeito. Para além disso, Rolando continua a ser um braço-de-ferro interno e Mangala está a ganhar rotinas interessantes como lateral esquerdo. Foi a opção mais natural.

Abdoulaye aceitou o desafio e deixou boa impressão. Exagerou na primeira entrada sobre um adversário (joelho nas costas num lance aéreo) mas esteve em grande plano no restante período, sem evidenciar qualquer nervosismo. A autoconfiança é uma das armas deste senegalês, que pode continuar a beneficiar da ausência de Maicon.

Steven Defour foi o substituto natural de Fernando, enquanto Helton e Lucho González recuperaram totalmente. O setor intermediário do F.C. Porto teve de dar uma resposta imediata à pressão inicial do Dínamo de Kiev, sufocante até.

Durante longos minutos, a formação ucraniana encostou o campeão nacional à sua área, obrigando os homens de Vítor Pereira a sofrer e esperar pelo momento para reagir. Aos poucos, os dragões quebraram o excesso de confiança do adversário e começaram a subir as suas linhas.

Sabendo que o empate bastava, o F.C. Porto poderia sentir-se tentado a baixar o ritmo e dar liberdade ao D. Kiev para construir jogo. Contudo, a entrada forte dos ucranianos serviu de aviso para a equipa portuguesa, levando esta a assentar o seu jogo longe da baliza de Helton.

Já depois da meia-hora de jogo, Jackson Martínez esteve bem perto do golo e ficou ainda a reclamar uma grande penalidade. Com razão. James Rodriguez cruzou na esquerda, o ponta-de-lança foi agarrado claramente por Khacheridi mas ainda cabeceou. Koval sacudiu com esforço.

O F.C. Porto voltou a entrar melhor na etapa complementar. Tudo parecia correr de feição para a equipa de Vítor Pereira, que criou mais uma excelente oportunidade ao minuto 51. Mais um passe de James, desta vez no centro do terreno, e Varela com caminho aberto na área. O português rematou com o pé esquerdo, cruzado, ligeiramente ao lado.

Miguel Veloso tentava responder em lances de bola parada mas o argumento do D. Kiev parecia curto face à exibição personalizada dos dragões. 

A equipa técnica dos ucranianos decidiu alterar a estratégia com uma hora de jogo. As entradas dos africanos Lukman Haruna e Ideye Brown redundaram num acréscimo de mobilidade e entusiasmo em comparação com Artem Milevskiy e Marco Ruben.

Num ápice, o cenário mudou. Ao minuto 68, Yarmolenko aproveitou a má colocação de Danilo para se isolar. Contudo, optou pelo remate, fraco, para defesa de Helton. O guarda-redes brasileiro passou a ter mais trabalho desde esse momento, respondendo a grande altura, mesmo nas saídas da baliza.

A colocação de Mangala, servindo quase como terceiro central no apoio a Otamendi (segurança a liderar o setor) e Abdoulaye, foi importante e transmitiu segurança à equipa. Danilo agradeceu a liberdade para subir no terreno.

Já depois de ter lançado Atsu, Vítor Pereira viu Defour pedir a substituição, respondendo com a entrada de Castro. Um F.C. Porto ainda mais jovem para segurar o resultado nos minutos finais. Com sucesso. Até a entrada de um adepto ucraniano em campo, em tempo de descontos, deu jeito. Quebrou o derradeiro ataque do D. Kiev.


in "maisfutebol.iol.pt"

Jackson Martínez, um artista: letrista, compositor e... cantor


Avançado do F.C. Porto não é craque só dentro do relvado: fora dele já compôs e interpretou duas músicas. Ora veja como se saiu.


Jackson Martínez tem alma de artista: dentro do relvado, por exemplo, tem aquele jeito aveludado de fugir às marcações, dominar a bola com carinho e finalizar até de calcanhar. Nos tempos livres, fora da esteticidade do futebol, expressa a criatividade na música: é letrista, compositor e cantor.


Para já há duas músicas que o podem provar: «Dicen que» e «Gracias Dios». Ambas são músicas com um cariz relogioso embrulhado numa invulgar espécie de hip-hop. Foram gravadas no Macana Estudios, na Colômbia, e estão à espera do momento certo para integrar uma coletânea musical.



A garantia foi dada ao Maisfutebol por Andrés Gallego, mais conhecidos por Dresz. É um dos produtores do Macana Estudios e trabalhou com Jackson Martínez na criação das músicas. «Na verdade só fizemos a produção e os arranjos», diz. «Ele é que criou as canções. Letra e música.»



«Impressionou-me pela forma como se desenvolveu em estúdio. Pensava que ia estar pouco cómodo, porque só o conhecia do futebol, mas mostrou-se muito profissional. Para alcançar o nível que ele tem, há que praticar muito tempo. Mas ele também tem muito talento fora do relvado.»



Mas como começou afinal esta aventura de Jackson? «Ele já cantava há muito tempo, desde pequeno, no Chocó [um departamento da Colômbia]. Nós conhecemo-lo quando ele jogava no Independuente de Medellín, através de um taxista que era adepto do clube e fazia serviços com ele.»



O taxista, acrescenta Andrés Gallego, era também ele um cantor nos tempos livres, de uma forma completamente amadora. Conduziu algumas vezes Jackson Martínez e através da conversa percebeu que o avançado não tinha só jeito para o futebol: jogava bonito também na interpretação musical.



Jackson Martínez já tinha, de resto, outras ligações com o mundo musical: era amigo por exemplo dos ChocQuibTown, um grupo muito popular no país. «Nós somos um estúdio semi-profissional, mas um dos maiores no género urbano, como o hip-hop. Por isso as coisas conjugaram-se», diz.



As músicas, como é fácil de ver, têm letras sobretudo religiosas. «Ele é uma pessoa de muita fé e por isso faz todo o sentido que assim seja», frisa Andrés Gallego. «Na minha opinião foi essa fé que o levou a ter o êxito que tem. Mas infelizmente é um género que as rádios do país não passam.»



Ora por isso as duas músicas que Jackson estão apenas disponíves no Youtube. O Macana Estudios, porém, não perdeu o sonho de as editar. «Estamos a trabalhar na ideia de lançar para o mercado uma coletânea de músicas de cantores amadores», sublinha. «Mas ainda não temos uma data.»



Nesse dia a música pode seguir o exemplo dos golosdo avançado: chegar ao grande público. «Ele tem muito talento e uma grande paixão», adianta Andrés. «Há algum tempo que não estou com ele, mas quando ele regressar à Colômbia temos de falar porque os fãs já exigem mais músicas.»

in "maisfutebol.iol.pt"

A uma estrela de um mini-Euromilhões

A um ponto dos oitavos-de-final e de um chorudo prémio extra de 3,5 milhões de euros, o FC Porto defronta o Dínamo Kiev, na Ucrânia. Jogo com relato na Renascença, a partir das 19h45.


Nos dias que correm, uma oferta de 3,5 milhões de euros a um qualquer clube português não é de rejeitar. Mesmo quando o sucesso recente eleva o FC Porto a níveis altos em matéria de encaixes financeiros, sejam eles provenientes de provas europeias ou de transferências.
Os milhões estão em cima da mesa e, dentro do envelope, está igualmente um passaporte rumo aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Traduzindo: mais sucesso e mais milhões à vista.
O dragão pode arrebatar a oferta já hoje, em Kiev. Basta um empate diante do Dínamo para os bicampeões nacionais registarem no caderno um visto num dos principais objectivos da temporada.
Com um pleno registado na primeira volta do Grupo A - três vitórias em outros tantos jogos - a tarefa do dragão está praticamente realizada. Falta riscar o "praticamente" diante de um conjunto ucraniano que, recorde-se, dificultou e muito a vitória portista no Dragão (3-2).
Abdoulaye em estreia. Defour em reedição
Vítor Pereira dissipou, pelo menos, duas dúvidas da mente. Helton e Lucho González recuperaram das lesões contraídas diante do Marítimo e jogam na capital ucraniana.

O mesmo não sucede com Maicon e Fernando, igualmente condicionados depois do jogo com os madeirenses.
Para o lugar do central brasileiro avançará um estreante senegalês. Abdoulaye fará companhia a Otamendi, realizando o primeiro jogo a titular na Liga dos Campeões.
Já para o posto do "polvo" entra um belga. Tal como sucedeu em Zagreb, Steven Defour será o trinco dos dragões.
Do lado ucraniano, Oleg Blohkin esclareceu que o português Miguel Veloso figurará no onze do Dínamo.
Blohkin lembra-se bem do FC Porto
Dois jogos realizados em Kiev, duas vitórias. Nada mau para puxar a estatística para o lado português.

O último triunfo, por sinal decisivo para a continuidade dos azuis e brancos na Champions, ocorreu em 2008/09. O resultado de 1-2 sorriu ao FC Porto então comandado por Jesualdo Ferreira. Nesse jogo, marcaram Rolando e Lucho González.
Ora, o primeiro encontro entre Dínamo Kiev e FC Porto na capital ucraniana é já distante no tempo. Em 1987, um triunfo (1-2) permitiu aos portistas carimbar a passagem à final da Taça dos Campeões Europeus.
A título de curiosidade, Oleg Blohkin, hoje treinador do Dínamo Kiev, defrontou o conjunto luso como jogador nessa meia-final.
O Dínamo Kiev-FC Porto arranca às 19h45 de terça-feira, com arbitragem do espanhol Undiano Mallenco. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto emrr.sapo.pt.

Liga dos Campeões: 4ª jornada do Grupo A
Estádio Olímpico, Kiev (Ucrânia)
Árbitro: Undiano Mallenco (Espanha)

Equipas prováveis
Dínamo Kiev
Shovkovskiy; Betão, Mykhalyk, Khacheridi e Taiwo; Yarmolenko, Vukojevic, Miguel Veloso e Gusev; Brown e Marco Ruben.

FC Porto
Helton; Danilo, Abdoulaye, Otamendi e Mangala; Steven Defour, Moutinho e Lucho González; Varela, Jackson Martínez e James Rodríguez.


in "rr.pt"

FC Porto procura manter o registo 100% vitorioso


O FC Porto tenta hoje (19h45) diante do Dynamo Kyiv dar seguimento ao seu registo 100 por cento vitorioso no Grupo A da Liga dos Campeões. Um empate basta para os portistas garantirem já a qualificação para os «oitavos» mas os dragões querem mais.
A equipa azul e branca, que está na sua 17ª presença em fases de grupos da Champions, na última época perdeu os dois primeiros jogos fora que realizou, tendo apenas vencido na deslocação à Ucrânia, no terreno do Shakhtar.
Esta época, o registo é melhor, uma vez que a equipa de Vítor Pereira já venceu na visita a Zagreb. De resto, este FC Porto apenas sabe vencer nesta edição da prova. Por isso, os portistas tentam garantir matematicamente a qualificação para os oitavos-de-final, algo que não conseguiram na época passada.
Quanto ao Dynamo, que perdeu na última jornada no Dragão (3x2), sabe que nova derrota os deixa a seis pontos do segundo lugar do Grupo A, enquanto uma vitória deixa tudo em aberto. É para conquistar os três pontos que a equipa do português Miguel Veloso vai lutar.
Dynamo não guarda boas recordações dos embates com equipas portuguesas
Olhando para a história, o Dynamo Kyiv, vice-campeão ucraniano na última época, já foi eliminado por uma equipa portuguesa nos quartos-de-final da edição 2010/11 da Liga Europa, após empatar 1x1 em casa frente ao SC Braga e fora 0x0 no Minho. Os ucranianos realizaram já 13 jogos frente a equipas portuguesas e o seu registo é de 3 vitórias, 2 empates e 8 derrotas.
Neste registo estão já os cinco jogos realizados diante do FC Porto, em que os ucranianos apenas venceram por uma vez.
Maicon e Fernando deixam vagas em aberto
Assolado por uma vaga de lesões, o FC Porto pode apresentar algumas mudanças no habitual figurino. Vítor Pereira, na antevisão da partida, não quis nomear as alternativas.
Ainda assim, com Maicon de fora (e com quadro clínico a apontar para longo afastamento dos relvados), Abdoulaye (com pouca experiência de Champions) ou Rolando podem jogar ao lado de Otamendi, sendo que o senegalês pode levar ligeira vantagem. Em causa pode estar uma «proteção» a Rolando na Liga dos Campeões. Se for utilizado, e em caso de futura transferência em janeiro, o internacional português fica impossibilitado de jogar na Champions.
A decisão está nas mãos de Vítor Pereira, que até pode puxar Mangala para o centro da defesa. Recorde-se que o internacional Sub-21 francês tem ocupado a vaga do também lesionado Alex Sandro. Contudo, este não parece ser a opção que o técnico portista deve tomar.
Já no meio-campo a decisão parece mais clara. Defour deve ocupar a vaga de Fernando.

in "zerozero.pt"

Belluschi perde com Djalma na Turquia (1x2)


O ex-portistas Fernando Belluschi  e Djalma encontraram-se em campo, esta segunda-feira, em partida da 10ª jornada da Liga turca. O jogador angolano levou a melhor sobre oSamurai.
O Kasimpasa, de Djalma (que está emprestado pelo FC Porto), foi a casa do Bursaspor vencer po .
Com este resultado, o Kasimpasa fica no quinto lugar, enquanto que o Bursaspor segue na nona posição.

in "zerozero.pt"

Jackson na mira do Chelsea

Com Roman Abramovich a considerar proibitivo o preço de Falcao, os londrinos terão Jackson apontado como alternativa. Loic Remy, do Marselha, será outra hipótese


O jornal inglês escreve na sua edição de hoje que o portista Jackson Martinez está apontado pelo Chelsea como alternativa a Falcao para reforçar o ataque dos blues, isto depois de ontem o site "Calciomercato" ter avançado o interesse do Liverpool no colombiano dos dragões.

Segundo o diário, Roman Abramovich, proprietário do Chelsea, entende que Falcao, do Atlético de Madrid, é muito caro - para negociá-lo é preciso começar nos 56 milhões de euros - e o seu interesse em contratá-lo terá arrefecido. 

E é aqui que surge Jackson. O colombiano do FC Porto está a impressionar, não só em Portugal, mas também em Inglaterra, com os seus 11 golos em 12 jogos pelos azuis e brancos. O Daily Mail lembra que Pinto da Costa, presidente dos dragões, é um hábil negociador, recordando a transferência de André Villas-Boas para Stamford Bridge e a nega ao Tottenham quando os spurs terão perguntado por João Moutinho, no verão.

O jornal adianta que o FC Porto deverá aceitar uma eventual proposta de 25 milhões de euros por Jackson e aponta também o francês Loic Remy, do Marselha, como alternativa ainda mais barata, afirmando que poderá ser contratado por 18 milhões de euros.


in "ojogo.pt"

Quatro magníficos


O FC Porto é uma das quatro equipas que tem o pleno nesta edição da Champions, tendo vencido todos os encontros disputados até ao momento na fase de grupos. Além dos bicampeões nacionais, só o Barcelona, Manchester United e Málaga se podem orgulhar de somar 9 pontos ao cabo de três jornadas.

Em estreia na competição, o Málaga acaba por ser a grande surpresa neste restrito lote de clubes. Os espanhóis, que chegaram das pré-eliminatórias, lideram um grupo onde estão AC Milan, Zenit São Petersburgo e Anderlecht. Quanto a Barcelona e Manchester United, já se sabe, lideram os grupos onde se encontram o Benfica e o Sp. Braga, respetivamente.

No que respeita ao FC Porto, tem hoje a possibilidade de assegurar o apuramento para os oitavos-de-final da prova, bastando-lhe um empate em Kiev. Para chegar aqui numa posição tão privilegiada, os dragões venceram o Dínamo Zagreb (2-0), oParis Saint-Germain (1-0) e o Dínamo Kiev (3-2). Uma carreira que prestigia o clube a nível europeu.

in "record.pt"