terça-feira, 6 de novembro de 2012

Jackson Martínez, um artista: letrista, compositor e... cantor


Avançado do F.C. Porto não é craque só dentro do relvado: fora dele já compôs e interpretou duas músicas. Ora veja como se saiu.


Jackson Martínez tem alma de artista: dentro do relvado, por exemplo, tem aquele jeito aveludado de fugir às marcações, dominar a bola com carinho e finalizar até de calcanhar. Nos tempos livres, fora da esteticidade do futebol, expressa a criatividade na música: é letrista, compositor e cantor.


Para já há duas músicas que o podem provar: «Dicen que» e «Gracias Dios». Ambas são músicas com um cariz relogioso embrulhado numa invulgar espécie de hip-hop. Foram gravadas no Macana Estudios, na Colômbia, e estão à espera do momento certo para integrar uma coletânea musical.



A garantia foi dada ao Maisfutebol por Andrés Gallego, mais conhecidos por Dresz. É um dos produtores do Macana Estudios e trabalhou com Jackson Martínez na criação das músicas. «Na verdade só fizemos a produção e os arranjos», diz. «Ele é que criou as canções. Letra e música.»



«Impressionou-me pela forma como se desenvolveu em estúdio. Pensava que ia estar pouco cómodo, porque só o conhecia do futebol, mas mostrou-se muito profissional. Para alcançar o nível que ele tem, há que praticar muito tempo. Mas ele também tem muito talento fora do relvado.»



Mas como começou afinal esta aventura de Jackson? «Ele já cantava há muito tempo, desde pequeno, no Chocó [um departamento da Colômbia]. Nós conhecemo-lo quando ele jogava no Independuente de Medellín, através de um taxista que era adepto do clube e fazia serviços com ele.»



O taxista, acrescenta Andrés Gallego, era também ele um cantor nos tempos livres, de uma forma completamente amadora. Conduziu algumas vezes Jackson Martínez e através da conversa percebeu que o avançado não tinha só jeito para o futebol: jogava bonito também na interpretação musical.



Jackson Martínez já tinha, de resto, outras ligações com o mundo musical: era amigo por exemplo dos ChocQuibTown, um grupo muito popular no país. «Nós somos um estúdio semi-profissional, mas um dos maiores no género urbano, como o hip-hop. Por isso as coisas conjugaram-se», diz.



As músicas, como é fácil de ver, têm letras sobretudo religiosas. «Ele é uma pessoa de muita fé e por isso faz todo o sentido que assim seja», frisa Andrés Gallego. «Na minha opinião foi essa fé que o levou a ter o êxito que tem. Mas infelizmente é um género que as rádios do país não passam.»



Ora por isso as duas músicas que Jackson estão apenas disponíves no Youtube. O Macana Estudios, porém, não perdeu o sonho de as editar. «Estamos a trabalhar na ideia de lançar para o mercado uma coletânea de músicas de cantores amadores», sublinha. «Mas ainda não temos uma data.»



Nesse dia a música pode seguir o exemplo dos golosdo avançado: chegar ao grande público. «Ele tem muito talento e uma grande paixão», adianta Andrés. «Há algum tempo que não estou com ele, mas quando ele regressar à Colômbia temos de falar porque os fãs já exigem mais músicas.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: