terça-feira, 6 de novembro de 2012

FC Porto procura manter o registo 100% vitorioso


O FC Porto tenta hoje (19h45) diante do Dynamo Kyiv dar seguimento ao seu registo 100 por cento vitorioso no Grupo A da Liga dos Campeões. Um empate basta para os portistas garantirem já a qualificação para os «oitavos» mas os dragões querem mais.
A equipa azul e branca, que está na sua 17ª presença em fases de grupos da Champions, na última época perdeu os dois primeiros jogos fora que realizou, tendo apenas vencido na deslocação à Ucrânia, no terreno do Shakhtar.
Esta época, o registo é melhor, uma vez que a equipa de Vítor Pereira já venceu na visita a Zagreb. De resto, este FC Porto apenas sabe vencer nesta edição da prova. Por isso, os portistas tentam garantir matematicamente a qualificação para os oitavos-de-final, algo que não conseguiram na época passada.
Quanto ao Dynamo, que perdeu na última jornada no Dragão (3x2), sabe que nova derrota os deixa a seis pontos do segundo lugar do Grupo A, enquanto uma vitória deixa tudo em aberto. É para conquistar os três pontos que a equipa do português Miguel Veloso vai lutar.
Dynamo não guarda boas recordações dos embates com equipas portuguesas
Olhando para a história, o Dynamo Kyiv, vice-campeão ucraniano na última época, já foi eliminado por uma equipa portuguesa nos quartos-de-final da edição 2010/11 da Liga Europa, após empatar 1x1 em casa frente ao SC Braga e fora 0x0 no Minho. Os ucranianos realizaram já 13 jogos frente a equipas portuguesas e o seu registo é de 3 vitórias, 2 empates e 8 derrotas.
Neste registo estão já os cinco jogos realizados diante do FC Porto, em que os ucranianos apenas venceram por uma vez.
Maicon e Fernando deixam vagas em aberto
Assolado por uma vaga de lesões, o FC Porto pode apresentar algumas mudanças no habitual figurino. Vítor Pereira, na antevisão da partida, não quis nomear as alternativas.
Ainda assim, com Maicon de fora (e com quadro clínico a apontar para longo afastamento dos relvados), Abdoulaye (com pouca experiência de Champions) ou Rolando podem jogar ao lado de Otamendi, sendo que o senegalês pode levar ligeira vantagem. Em causa pode estar uma «proteção» a Rolando na Liga dos Campeões. Se for utilizado, e em caso de futura transferência em janeiro, o internacional português fica impossibilitado de jogar na Champions.
A decisão está nas mãos de Vítor Pereira, que até pode puxar Mangala para o centro da defesa. Recorde-se que o internacional Sub-21 francês tem ocupado a vaga do também lesionado Alex Sandro. Contudo, este não parece ser a opção que o técnico portista deve tomar.
Já no meio-campo a decisão parece mais clara. Defour deve ocupar a vaga de Fernando.

in "zerozero.pt"

Sem comentários: