terça-feira, 6 de novembro de 2012

A uma estrela de um mini-Euromilhões

A um ponto dos oitavos-de-final e de um chorudo prémio extra de 3,5 milhões de euros, o FC Porto defronta o Dínamo Kiev, na Ucrânia. Jogo com relato na Renascença, a partir das 19h45.


Nos dias que correm, uma oferta de 3,5 milhões de euros a um qualquer clube português não é de rejeitar. Mesmo quando o sucesso recente eleva o FC Porto a níveis altos em matéria de encaixes financeiros, sejam eles provenientes de provas europeias ou de transferências.
Os milhões estão em cima da mesa e, dentro do envelope, está igualmente um passaporte rumo aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Traduzindo: mais sucesso e mais milhões à vista.
O dragão pode arrebatar a oferta já hoje, em Kiev. Basta um empate diante do Dínamo para os bicampeões nacionais registarem no caderno um visto num dos principais objectivos da temporada.
Com um pleno registado na primeira volta do Grupo A - três vitórias em outros tantos jogos - a tarefa do dragão está praticamente realizada. Falta riscar o "praticamente" diante de um conjunto ucraniano que, recorde-se, dificultou e muito a vitória portista no Dragão (3-2).
Abdoulaye em estreia. Defour em reedição
Vítor Pereira dissipou, pelo menos, duas dúvidas da mente. Helton e Lucho González recuperaram das lesões contraídas diante do Marítimo e jogam na capital ucraniana.

O mesmo não sucede com Maicon e Fernando, igualmente condicionados depois do jogo com os madeirenses.
Para o lugar do central brasileiro avançará um estreante senegalês. Abdoulaye fará companhia a Otamendi, realizando o primeiro jogo a titular na Liga dos Campeões.
Já para o posto do "polvo" entra um belga. Tal como sucedeu em Zagreb, Steven Defour será o trinco dos dragões.
Do lado ucraniano, Oleg Blohkin esclareceu que o português Miguel Veloso figurará no onze do Dínamo.
Blohkin lembra-se bem do FC Porto
Dois jogos realizados em Kiev, duas vitórias. Nada mau para puxar a estatística para o lado português.

O último triunfo, por sinal decisivo para a continuidade dos azuis e brancos na Champions, ocorreu em 2008/09. O resultado de 1-2 sorriu ao FC Porto então comandado por Jesualdo Ferreira. Nesse jogo, marcaram Rolando e Lucho González.
Ora, o primeiro encontro entre Dínamo Kiev e FC Porto na capital ucraniana é já distante no tempo. Em 1987, um triunfo (1-2) permitiu aos portistas carimbar a passagem à final da Taça dos Campeões Europeus.
A título de curiosidade, Oleg Blohkin, hoje treinador do Dínamo Kiev, defrontou o conjunto luso como jogador nessa meia-final.
O Dínamo Kiev-FC Porto arranca às 19h45 de terça-feira, com arbitragem do espanhol Undiano Mallenco. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto emrr.sapo.pt.

Liga dos Campeões: 4ª jornada do Grupo A
Estádio Olímpico, Kiev (Ucrânia)
Árbitro: Undiano Mallenco (Espanha)

Equipas prováveis
Dínamo Kiev
Shovkovskiy; Betão, Mykhalyk, Khacheridi e Taiwo; Yarmolenko, Vukojevic, Miguel Veloso e Gusev; Brown e Marco Ruben.

FC Porto
Helton; Danilo, Abdoulaye, Otamendi e Mangala; Steven Defour, Moutinho e Lucho González; Varela, Jackson Martínez e James Rodríguez.


in "rr.pt"

Sem comentários: