sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pinto da Costa quer vencer na Luz

DIZ QUE JOGO PODE SER "NA SEXTA, NA QUINTA OU NA QUARTA"



Pinto da Costa, presidente do FC Porto, afirmou este sábado, em Famalicão, que os dragões vão à Luz jogar com o Benfica para ganhar, "seja o jogo na sexta, na quinta ou na quarta, à chegada do avião" da Seleção Nacional.
"Seja na sexta, na quinta ou na quarta, à chegada do avião, vamos entrar em campo com o pensamento em todos vós. Amanhã [domingo], direi aos meus jogadores que as pessoas de Famalicão querem uma vitória para lhes podermos dedicar", disse Pinto da Costa.
Na quarta-feira, a Seleção Nacional defronta a Polónia em jogo particular em Varsóvia, e nele estarão envolvidos jogadores do FC Porto e do Benfica, que se defrontam dois dias depois na 21.ª jornada da Liga.
As palavras do presidente portista foram proferidadas pouco antes de terminar o jogo da 20.ª jornada da Liga em que o Benfica empatou com a Académica (0-0), podendo ser igualdado pelo FC Porto antes clássico da Luz, caso os dragões vençam o Feirense no domingo.
Falando durante a sessão do nono aniversário da Casa do FC Porto de Famalicão, Pinto da Costa admitiu que o jogo com o Benfica "é importante, quase decisivo".
"Vou daqui com muita vontade de pôr o FC Porto na primeira linha", acrescentou.
in "record.pt"

F.C. Porto-Feirense (antevisão): com vista para o Clássico

Equipa de Quim Machado foi a primeira a roubar pontos ao Porto esta época. Dragões de orgulho ferido não podem facilitar antes de irem à Luz


O momento

F.C. Porto: Esquecer a Europa, apagar da cabeça os 4-0 de Manchester e garantir que a chegada ao Estádio da Luz terá a missão desejada: o assalto ao 1º lugar. Vencer o Feirense não é apenas uma questão de obrigação. Está em jogo o orgulho portista, ferido pelos milhões dos «citizens», e a real possibilidade de atacar o título. A derrota do Benfica em Guimarães voltou a dar o dom da palavra à equipa de Vítor Pereira e o próprio treinador deixou bem claro: é proibido perder pontos. A somar a tudo isto uma ligeira «vingança». Foi a formação de Quim Machado a primeira a travar o F.C. Porto esta época. Os problemas para Vítor Pereira começaram ali. 

Feirense: A opinião deve ser unânime. Se em nenhuma ocasião seria fácil defrontar o F.C. Porto, apanhar os dragões depois de uma derrota europeia e numa onda negativa torna tudo mais complicado. O Feirense não ganha há seis jornadas e o Dragão está longe de ser o palco mais fácil para voltar aos triunfos. E o rival vem ferido e esperançado em chegar à próxima ronda, pelo menos, a dois pontos do Benfica. Vida difícil para Quim Machado. Mas não era também assim na primeira volta?

As ausências

F.C. Porto: Danilo e Mangala estão lesionados. Kléber e Iturbe ficam de fora por opção técnica. 

Feirense: Ludovic e Mika estão castigados. Henrique é já uma lesão antiga. 

A palavra dos treinadores:

Vítor Pereira (F.C. Porto): «O Porto não pode perder pontos. Temos de ganhar, vamos ganhar, vamos jogar para ganhar e não podemos perder meio ponto sequer. É um jogo fundamental, sabemos que temos de conquistar os três pontos, se possível com um bom jogo. Vamos defrontar uma equipa que nos subtraiu dois pontos em sua casa. Temos de estar concentrados, no máximo das nossas capacidades e vencer o jogo.»

Quim Machado (Feirense): «Não vamos jogar com autocarro lá atrás. Jogamos sempre para a frente, nunca à defesa. Transmito sempre aos meus jogadores que, se querem ficar na Liga, têm que jogar ao ataque, para marcar golos. Vamos jogar para ganhar e conseguir pontos.» 

Outros confrontos:

Ficha limpa nos três jogos caseiros para a Liga com o Feirense, por parte do F.C. Porto: ganhou todos. A última vez que os «fogaceiros» jogaram no recinto portista, na altura o Estádio das Antas, foi na época 1989/90. Perderam 3-1, com um «hat-trick» de Madjer, tal como tinham perdido na primeira, na década de 60. Pelo meio, em 77/78, goleada dos dragões por 6-1. Houve ainda dois jogos para a Taça de Portugal. Resultados? Mais dois triunfos do F.C. Porto (6-0 e 2-0).

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Maicon, Rolando e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Lucho González; Hulk, Janko e Varela. 

Outros convocados: Bracali, Alex Sandro, Otamendi, Defour, Djalma, James e Cristian Rodríguez. 

FEIRENSE: Paulo Lopes; Pedro Queirós, Luciano, Varela e Stopira; Sténio, Thiago Freitas e Hélder Castro; Miguel Pedro, Buval e Diogo Cunha.

Outros convocados: Douglas, Miguel Gonçalves, Serginho, Cris, Siaka Bamba, André Fontes, Diogo Rosado, Anderson, Bastian Homman, Jonathan e Carlos Fonseca.

in "maisfutebol.iol.pt"

INSPIRAÇÃO TRIPLISTA DE SANTOS LEVA DRAGÕES AOS 100

O FC Porto Ferpinta manteve o primeiro lugar da Liga, depois de vencer, de forma clara, o Sampaense em Oliveira do Hospital, onde os Dragões atingiram a centena de pontos (81-100) com uma exibição autoritária, especialmente sublinhada nos três primeiros parciais, que distinguiu João Santos como o melhor dos azuis e brancos ao final da tarde deste sábado.

O campeão, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 12 pontos (41-53), entrou forte na partida, mantendo o registo de clara supremacia ao longo de quase todo o encontro e cedendo apenas aos irresistíveis exercícios de gestão do resultado, que permitiu a Moncho López utilizar 11 jogadores, com seis deles (Greg Stempin, João Santos, Carlos Andrade, João Soares, Reggie Jackson e Rob Johnson) a atingir uma pontuação de dois dígitos.

João Santos (12 pontos e 9 ressaltos) e Greg Stempin (12 pontos e 7 ressaltos) foram os elementos mais determinantes na exibição portista, acumulando a curiosidade de nenhum deles ter atingido os 21 minutos de utilização, barreira apenas superada por Reggie Jackson, ainda que apenas por 88 segundos.

Num final de tarde de inspiração triplista, os lançamentos exteriores dos Dragões produziram a conversão de 14 dos 26 tentados (54%), com João Santos a sobressair novamente, agora em função de uma eficácia absoluta, que lhe permitiu marcar os quatro “tiros” ensaiados.


in "fcp.pt"

FOSSO JÁ VAI NOS SEIS PONTOS

O FC Porto Vitalis venceu este sábado, sem dificuldades, o Sporting da Horta, por 43-31, em encontro da 21.ª jornada e penúltima da fase regular do Andebol 1. Os Dragões, que já tinham garantido o primeiro lugar, “cavam” assim um fosso de seis pontos na liderança. Na fase final, os pontos são divididos por metade, mas os azuis e brancos garantem desde já uma “almofada” significativa.

A partida não teve grande história, com os açorianos a resistirem apenas cerca de 20 minutos. Aos 15 minutos, até venciam por 7-10, mas o FC Porto arrancou para um parcial de 15-4 até ao intervalo, decidindo a partida. Uma defesa mais agressiva e uns passos mais à frente da linha de seis metros foi suficiente para “abafar” o rival.

A análise da estatística não deixava margem para dúvidas, com a superioridade total dos tricampeões nacionais a ficar espelhada na eficácia do guarda-redes Hugo Laurentino (52%), nos remates de primeira e segunda linha e no contra-ataque (sete golos contra apenas um do Sporting da Horta).

Na segunda parte, os Dragões “esticaram” a vantagem, que chegou a cifrar-se nos 13 tentos, mas acabaria nos 12. Com sucessivos contra-ataques, face a um adversário completamente “partido”, os portistas deram-se ao luxo de desperdiçar algumas situações de 1x0. Todos os jogadores do FC Porto tiveram oportunidade de entrar em acção.

O melhor marcador da partida, com 13 golos, foi o forasteiro Kostetsky, enquanto Gilberto Duarte, com nove, foi o máximo goleador dos Dragões. A primeira fase termina em Fafe, no próximo sábado (17h).

FICHA DE JOGO:

FC Porto Vitalis-Sporting da Horta, 43-31
Andebol 1, primeira fase, 21.ª jornada
25 de Fevereiro de 2012
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 611 espectadores

Árbitros: Alberto Alves e Jorge Fernandes

FC PORTO VITALIS: Hugo Laurentino e António Silva (g.r.); Gilberto Duarte (9), Pedro Spínola (3), Ricardo Moreira (cap., 3), Elias Nogueira (1), Wilson Davyes (4), Tiago Rocha (8), Filipe Mota (1), Daymaro Salina (4), Dario Andrade (6), Ricardo Costa (2), Malencic e Vasco Santos (2)
Treinador: Ljubomir Obradovic

SPORTING DA HORTA: Nuno Silva e Fábio Silva (g.r.), Tiago Rodrigues (4), Austris Tuminskis (5), Paulo Medeiros (1), Yuriy Kostetsky (12), Afonso Almeida (1), Nelson Pina (3), Rui Barreto (2), Bruno Castro, Diogo Rios (3) e Hugo Silva
Treinador: Filipe Duque

Ao intervalo: 22-14


in "fcp.pt"

FC PORTO VENCE BENFICA (3-0) EM JUNIORES

O FC Porto bateu o Benfica por uns claros 3-0, em jogo da 3.ª jornada da fase final do campeonato nacional de juniores. Num jogo em que a superioridade dos Dragões não esteve em discussão, os jovens do FC Porto reentram na luta pelo título, depois das derrotas nas duas primeiras jornadas.

A vitória do FC Porto começou a desenhar-se logo aos oito minutos, quando Alves arrancou um potente remate de fora da área, sem hipótese de defesa.

O FC Porto chegava à vantagem depois de uma boa entrada no jogo, resultado que se manteria inalterado até ao descanso.

Na segunda parte, o FC Porto aumentou o ritmo e fechou o resultado em apenas quatro minutos. Primeiro, aos 67 m, Ebo concluiu uma boa jogada de Vion na direita, para aos 71 m ser o próprio Vion a emendar um belíssimo cruzamento de trivela de Tozé.

Com este resultado o FC Porto subiu à sexta posição, com três pontos e a três pontos da liderança. No próximo sábado o FC Porto joga em Setúbal.

No final, o treinador Rui Gomes elogiou a capacidade de reacção da equipa e insistiu em dizer que o FC Porto vai lutar pelo título até ao fim.

“Resultado muito importante, porque tal como disse na antevisão, esta vitória recoloca-nos na discussão do título. Gostaria de destacar que é uma vitória de uma equipa com muito carácter e personalidade. Este foi o terceiro jogo no espaço de uma semana, com muita fadiga também mental, mas sabíamos que tínhamos de ter esta atitude para derrotar o Benfica. Estamos na corrida e independentemente do que aconteça daqui para a frente, tenho a certeza que vamos lutar até ao fim por sermos campeões”.



in "fcp.pt"

FC PORTO VENCE EM ALMEIRIM

O FC Porto venceu na tarde deste sábado os Tigres de Almeirim por 2-1, com dois golos de Tiago Santos, numa partida muito difícil, mas em que os Dragões souberam segurar a liderança isolada.

A equipa de Tó Neves adiantou-se na primeira parte, através de um penalti de Tiago Santos, mas os Tigres de Almeirim empataram através de um golo de Diogo Lã.

Na segunda parte, os Dragões pressionaram, tiveram adversário suplementar nos critérios de arbitragem adversos, mas acabaram por conseguir uma saborosa e importante vitória, através de novo golo de Tiago Santos.

No final, Tó Neves não escondia a satisfação: “Semana difícil, o Tigres esteve muito bem na defesa, com critérios de arbitragem que já estávamos à espera. Tivemos de sofrer bastante, mas fico satisfeito. A equipa nunca perdeu a confiança e sabemos qual o nosso caminho e o que queremos conquistar. Vamos continuar a querer muito”.



in "fcp.pt"

SUB15 JÁ SÃO LÍDERES ISOLADOS

Ao fim da segunda jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores C, a equipa Sub15 do FC Porto já é líder isolada da Zona 2, depois de ter recebido e batido o Braga, por 1-0, em jogo disputado este sábado, no mini-estádio do CTFD PortoGaia.

Na primeira ronda, a equipa orientada por António Folha, que venceu todos os 22 encontros da fase inicial, tinha ganho em Guimarães.

João Gonçalo foi o autor do único golo da partida frente ao Braga, apontado aos 70 minutos.



in "fcp.pt"

Vítor Pereira: «Não somos coitadinhos»

Treinador critica quem olhou para a eliminatória com o Manchester City apenas do prisma dos números


Vítor Pereira reagiu com voz grave às críticas que se seguiram à derrota (4-0) com o Manchester City. O treinador diz que há quem queira atirar areia para os olhos dos adeptos. «Não somos daqueles que vivem de vitórias morais, como quiseram fazer passar», começou por dizer. 

No entanto, acrescentou, fica mais do que os números deste embate. «Este clube vive de vitórias concretas. Mas também não é como alguns quiseram fazer passar, que se limitaram a olhar para a eliminatória pelo prisma dos 6-1 final. O resultado não nos orgulha, porque foi demasiado pesado.» 

«Mas no primeiro jogo tivemos dez ou quinze minutos nos quais o City fez um golo que deixou a eliminatória à mercê do seu futebol. Na segunda mão tivemos uma entrada infeliz, mas depois fomos nós próprios e assumimos o jogo.» 

Por isso Vítor Pereira garante que o que fica da eliminatória não é apenas a expressão dos números: e lembrou os aplausos dos adeptos à chegada ao Aeroporto Sá Carneiro. «Podem tentar enganar o público falando só dos números, mas a nós não nos enganam. Não saímos da eliminatória como coitadinhos porque não somos coitadinhos.»



Vítor Pereira: «Não podemos perder meio ponto sequer»

Feirense roubou pontos na primeira volta mas o treinador portista não admite cenário idêntico


Ganhar, ganhar e ganhar. Não há volta a dar, o F.C. Porto está na fase decisiva da temporada e Vítor Pereira não admite mais nenhum tropeção, a começar já no jogo com o Feirense, este domingo (20h15).

«É um jogo fundamental, sabemos que temos de conquistar os três pontos, se possível com um bom jogo. Vamos defrontar uma equipa que nos subtraiu dois pontos em sua casa. Temos de estar concentrados, no máximo das nossas capacidades e vencer o jogo», afirmou, em conferência de imprensa. 

O treinador portista deixou bem claro que um tropeção como o da primeira volta, quando as duas equipas empataram a zero em Aveiro, «não pode voltar a acontecer». 

«O Porto não pode perder pontos. Temos de ganhar, vamos ganhar, vamos jogar para ganhar e não podemos perder meio ponto sequer», continuou. 

«Tudo faremos para ser campeões»

Num plano mais abrangente, Vítor Pereira falou dos objetivos que restam na temporada portista. 

«Gostaríamos de continuar a estar na Liga Europa, mas não foi possível. Temos de assumir a responsabilidade. Tentámos, procurámos, mas não foi possível. O campeonato foi sempre o nosso objetivo e estamos ainda na Taça da Liga. São objetivos onde estamos e vamos querer ganhar», assegurou.

Sobre o título, Vítor Pereira garantiu que a equipa se vai empenhar ao máximo: «Podemos prometer que tudo faremos para ser campeões. Daremos tudo de nós próprios para revalidarmos o título.»

Vítor Pereira falou ainda dos castigos que têm tirado jogadores nos últimos encontros. O técnico quer uma equipa agressiva, mas «condena» cartões por motivos extra-futebol.

«Uma equipa como a nossa, que gosta de jogar com a bola, tem de ser agressiva quando a perde. Condeno os cartões por palavras ao árbitro. Têm de ser evitados ao máximo. Agora o nosso jogo exige um comportamento agressivo quando perdemos a bola. Não posso pedir-lhes para não sermos agressivos quando o nosso trabalho diário é esse», explicou.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Kléber de fora por opção

Avançado está apto mas sai do grupo. Alvaro Pereira e Janko de volta. Otamendi recuperou e está convocado


Vítor Pereira introduz duas alterações na lista de convocados do F.C. Porto para a receção ao Feirense, este domingo (20h15). 

Alvaro Pereira e Janko estão de volta aos eleitos, depois de falharem o duelo com o Manchester City, por motivos diferentes. O lateral uruguaio, aliás, falhou também a deslocação a Setúbal, em ambos os casos por castigo. Janko não está inscrito na Liga Europa. 

A grande novidade acaba por ser a ausência de Kléber, que, sendo dado como apto pelo boletim clínico portista, fica de fora por opção do treinador, tal como Juan Iturbe que volta a não integrar a lista de 18 elementos. O jovem Tomás Podstawski também sai dos eleitos. 

Destaque ainda para a inclusão de Otamendi no grupo. O central argentino foi dado como apto este sábado e está nos eleitos. 

Defour e Mangala já voltaram da Bélgica. O médio treinou normalmente e também foi chamado para o jogo com o Feirense. Mangala continua a fazer tratamento, tal como Danilo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Bracali

Defesas: Sapunaru, Alex Sandro, Alvaro Pereira, Otamendi, Maicon e Rolando

Médios: Fernando, Defour, Moutinho, Lucho

Avançados: Cristian Rodriguez, James, Janko, Varela, Hulk, Djalma

in "maisfutebol.iol.pt"

Triângulo intocável

FÓRMULA DO MIOLO REPETE-SE HÁ 5 JOGO



Vítor Pereira encontrou a base que pretende para o seu FC Porto. O tal jogo de posse de bola pode agora ser devidamente alicerçado num triângulo do meio-campo que se transformou num autêntico canivete suíço, apto a cumprir todas as funções, após a chegada de Lucho González ao Dragão. A contratação de El Comandante foi mesmo um ponto de viragem no sector, já que desde o regresso do argentino não mais o miolo foi alterado: já lá vão cinco jogos consecutivos com Fernando, Moutinho e Lucho no meio-campo.
A aposta técnica advém naturalmente da diminuição de opções, após as saídas de Guarín e Belluschi, mas, em boa parte, é potenciada pelo facto de cada um dos vértices deste triângulo satisfazer necessidades distintas no processo de jogo da equipa. Com El Comandante a orientar todas as operações desde a torre de controlo, o incansável Moutinho e o guarda-costas Fernando cumprem as restantes tarefas. As diferentes características de Lucho em comparação com o duo sul-americano que partiu alteraram a dinâmica da equipa, aproximando o meio-campo da frente de ataque, mesmo que, no papel, a estrutura se mantenha.
in "record.pt"

Rodríguez: Grémio talvez, renovação muito difícil

O Grémio de Porto Alegre quer Cristian Rodríguez, mas o FC Porto ainda não decidiu se aceita ceder o uruguaio até final de Junho, altura em que este termina contrato. O processo ainda não foi concluído e, ao contrário do que os dirigentes do emblema brasileiro revelaram, não existe qualquer proposta de renovação ao jogador feita pelos portistas. Dificilmente, haverá essa intenção de prolongar vínculo com Cebola, que é um dos mais pagos do plantel. E o próprio jogador também não terá grande vontade de o fazer visto que poderá mudar-se para o clube que entender e receber um chorudo prémio de assinatura.
Ontem, o diretor executivo do Grémio, Paulo Pelaipe, mostrou-se otimista num desfecho favorável ao seu clube. "Pelas informações que recebi, o jogador já aceitou renovar com o FC Porto até 2014. Dessa forma, ele deve vir para o Grémio por empréstimo até final desta temporada. Falta a assinatura dessa renovação de contrato. Depois disso, o nosso departamento jurídico vai analisar a documentação para concluir o negócio", referiu a uma rádio brasileira. A ideia seria, então, Rodriguez renovar por duas épocas para ser emprestado por um ano ao Grémio, que ficaria com o direito de opção de compra da totalidade do passe.

in "ojogo.pt"

Maicon em risco para a Luz no regresso ao centro da defesa

Maicon corre o risco de falhar o clássico da Luz. O defesa brasileiro chega a esta altura da temporada em perigo de suspensão, podendo falhar a partida decisiva frente ao Benfica no caso de ser admoestado com um cartão amarelo na receção, de amanhã, ao Feirense. Maicon é, de resto, o único jogador do plantel que se encontra nestas circunstâncias, depois de Otamendi, Rolando, Álvaro Pereira, Fernando e Moutinho terem limpado recentemente o cadastro disciplinar no que diz respeito aos jogos do campeonato.
Este perigo de suspensão surge precisamente no melhor momento de Maicon desde que chegou ao FC Porto, podendo mesmo dizer-se, com o risco inerente a uma afirmação deste género, que o brasileiro é, na atualidade, o defesa em melhor forma da equipa de Vítor Pereira, sobretudo na comparação entre os quatro centrais do plantel - embora até tenha sido mais utilizado no lado direito nos últimos tempos. O risco de suspensão aparece ainda num momento delicado da defesa, que já ficou sem Danilo e Mangala para o clássico da Luz (lesionados) e ainda viu Otamendi sair magoado da partida com o Manchester City. No entanto, é provável que o argentino recupere para o confronto frente ao Benfica, estando apenas em dúvida para o jogo de amanhã no Estádio do Dragão. Nesta salgalhada instalada no centro da defesa portista, sobra ainda Rolando, o único que parece intocável para Vítor Pereira, mas que até tem somado uma época algo irregular para o que lhe tinha sido habitual. A prova disso, ou pelo menos uma delas, está nos cartões vermelhos: Rolando já somou três esta temporada, quando nas sete anteriores nunca tinha sido expulso, nem sequer por acumulação de cartões amarelos. Este ano já soma três, nos jogos com o Barcelona (Supertaça Europeia), Rio Ave (campeonato) e Manchester City (Liga Europa)...
Em resumo, as intermitências de Rolando e Otamendi, assim como a lesão de Mangala, transformam, por si só, Maicon no central do momento no FC Porto, embora o brasileiro até seja, dos quatro, o que menos vezes iniciou uma partida no meio - em apenas oito ocasiões, contra as 11 de Mangala, por exemplo. Amanhã, com o Feirense, parece não haver dúvidas na defesa: Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira. Mas como será na Luz, com o provável regresso de Otamendi às opções? Sobra a dúvida, isto se Maicon passar pelo Feirense sem ver o tal amarelo...

Média de cartões é superior à da temporada passada


Otamendi é o rei dos cartões no FC Porto. O argentino já foi admoestado 12 vezes esta temporada, entre todas a provas, contribuindo com a maior fatia para os 92 cartões mostrados aos portistas. Este número significa, para já, uma média de 2,7 cartões por partida, um valor superior ao registado na época passada, com Villas-Boas no comando técnico (2,4).
O primeiro jogo da época acabou por antecipar um pouco o que iria acontecer: no Mónaco, contra o Barcelona, o FC Porto viu três cartões amarelos, um duplo amarelo (Rolando) e um vermelho direto (Guarín).
Até à data, os portistas já viram três duplos amarelos e estão a apenas um de atingir o máximo da última campanha, o mesmo se aplica em igual número aos vermelhos diretos.

92
O número de cartões vistos esta época, em todas as competições. Só na Liga são 49 amarelos e dois vermelhos, com Otamendi a liderar o ranking individual no campeonato, entre os dragões, com seis amarelos, mais um do que Fernando. Registo ainda para três duplos amarelos.

in "ojogo.pt"

"Jogadores têm de estar com a cabeça no clube"

Capucho jogou muito e fez lembrar Hulk e companhia, os mesmos em quem aposta para vencer o clássico da Luz. Ainda que o jogo "não seja decisivo", o antigo extremo acredita que quem o ganhar "arranca" para o título. "Aposto sem dúvida nenhuma no FC Porto. Se jogar com a qualidade que os seus jogadores demonstram, estará muito próximo de vencer" , afirmou o melhor elemento do jogo de ontem do FC Porto Vintage.
A derrota recente do Benfica em Guimarães reforça a confiança, mas é o crescimento dos dragões que mais a impulsiona. "A equipa está mais equilibrada. Tem excelentes jogadores e só tem de ser coletiva e jogar com alegria. Quando se joga como equipa as individualidades sobressaem muito mais", explicou, numa crítica que depois dissecou. "Não sei se nos últimos tempos faltou alegria. Mas notava-se que faltava qualquer coisa. Ou era muito previsível, ou os jogadores não estavam com a cabeça no FC Porto", apontou. "Mas já passou. Agora estão muito mais unidos", constatou o treinador dos sub-17. Capucho insistiu que os portistas "têm muita qualidade" e, por isso, "não necessitam de motivação. Têm é de estar com a cabeça no clube", vincou.
Sobre o jogo de ontem, admitiu que "mesmo a brincar toda a gente gosta de ganhar." Os incidentes do final explicam-se assim e foram esquecidos imediatamente. "Matamos saudades, revemos amigos. Diverti-me bastante", fechou.

Um dupla infernal a aquecer o ambiente


Desfalcada de alguns elementos fundamentais na primeira vitória na competição, como Vítor Baía, Pedro Emanuel, Paulinho Santos ou Fernando Gomes, a equipa de vintage do FC Porto quase não rodou, mas nem por isso perdeu fôlego para tentar a vitória que, com os 10-5 para os espanhóis a meio do segundo período, parecia impossível.
Os dragões chegaram a empatar a 11 golos, mas o Corunha foi mais forte no último fôlego e impediu Rui Barros e Capucho de festejarem, como mereciam. A dupla suportou toda a equipa e até o treinador Luís Castro se entusiasmou com alguns dos momentos proporcionados: no final, cinco golos para cada um e a admiração das duas mil pessoas presentes. Aliás, foram os únicos a fazer parar o trânsito no caminho para o autocarro, tantas as solicitações de autógrafos ou fotografias.
O jogo teve sempre o Corunha na frente e valeu pelos 23 golos marcados (quase um a cada dois minutos). Apesar de alguns reencontros e da boa disposição obrigatória, ninguém encarou o jogo a brincar. Aliás, este até nem terminou bem. Capucho foi expulso depois de reclamar a posição de Fran, que não deixou bater um livre. João Pinto não gostou e entrou para o empurrar. O resto foi o típico nestas ocasiões: os jogadores rodearam os protagonistas e a confusão só terminou no caminho para os balneários e depois de um funcionário do Corunha ter ameaçado alguns jogadores portistas. Para que o regresso à Invicta fosse tranquilo, valeu o jantar em conjunto para esquecer esses momentos.

D.Corunha 12
FC Porto 11
Pavilhão Isaac Díaz Pardo
Árbitros Jaime Barcia e Emílio Bouzas
Carou; Jorge Andrade, Manjarín, Fran e Repi
Jogaram ainda: Barral, José Ramón, César e Miguel
Treinador paco melo
José Carlos; João Pinto, Mário Silva, Capucho e Rui Barros
Jogaram ainda: Daniel Correia, Bandeirinha, Luís Miguel, Paulo Meneses e Bessa
Treinador luís castro
n ao intervalo 9-5
Golos 2' Manjarín, 5' Repi, 6' Mário Silva, 9' Rui Barros, 15' José Ramón, 17' Barral, 18' Barral, 21' Capucho, 22' Rui Barros, 23' Fran, 24' Rui Barros, 26' José Ramón, 28' Repi, 28' Repi, 31' Barral, 34' Capucho, 37' Capucho, 43' Rui Barros, 47' Capucho, 47' Capucho, 48' Repi, 55' Rui Barros, 57' Repi
amarelos 17' Bessa, 42' Fran, 50' e 60' Capucho, 58' Jorge Andrede, 60' Mário Silva
vermelho 60' Capucho

Jorge Andrade mata o "bichinho"


Jorge Andrade é um símbolo do Corunha e, por isso, não foi estranho vê-lo de regresso ao futebol, mesmo contra a equipa onde brilhou em Portugal. "Já tinha saudades do FC Porto. Foram dois anos muito importantes. Se não tivesse jogado lá, talvez a minha carreira não fosse igual", confessou, já depois de matar saudades de Capucho e Mário Silva, os únicos com quem privou entre 2000 e 2002.
"Rever amigos" é o propósito do ex-defesa-central nesta competição, até porque "a condição física já não permite jogar muito tempo." Ainda assim, admitiu que "chega para matar o bichinho", embora sem a vertente competitiva que alguns colegas impõem. "Alguns dão mais agora do que antes", brincou. "Deve ser por uma questão de orgulho", continua, embora concorde que quase todos "levam o torneio muito a sério." A participar pelo segundo ano consecutivo na Liga Fertibéria, Jorge Andrade admitiu que, no futuro, pode até transferir-se para... o FC Porto. "Quem sabe. Isto é para rever amigos", concordou.

Classificação


J V D GM GS P
1º Deportivo 2 2 0 24 17 6
2º Celta de Vigo 3 2 1 18 12 6
3º Sporting Gijón 3 2 1 22 18 6
4º FC PORTO 2 1 1 22 22 3
5º Sevilla 3 1 2 16 24 3
6º Málaga 0 0 3 13 22 0

PRÓXIMA JORNADA 3ª
sexta-feira 2/03/12
FC Porto-Málaga, Dragão Caixa

in "ojogo.pt"

Beto torce pelo título após o desaire europeu

Beto regressou esta semana à Roménia para iniciar a segunda metade do campeonato, após a paragem invernal e lamentou a eliminação do FC Porto na Liga Europeu. "A minha mãe ligou-me e disse que tinha perdido por 4-0. Parece que sofreu três golos nos últimos minutos. Foi pena, o FC Porto é o detentor do troféu e está fora, mas o City tem uma grande equipa. Agora, desejo toda a sorte do mundo no campeonato, espero que vença de novo", frisou. Sobre o futuro é que foi pouco revelado. "Vou ficar aqui até ao final da temporada, até maio. Quanto ao resto não posso dizer mais nada", concluiu.



Pinto da Costa em Famalicão

Pinto da Costa vai estar hoje em Famalicão
para o aniversário da Casa do FC Porto, a delegação número 71 do clube. O presidente portista será recebido na Câmara Municipal, às 18h30, seguindo-se, uma hora depois, a homenagem na Casa do FC Porto daquela cidade. A terminar, haverá um jantar de confraternização, que terminará com uma sessão de autógrafos e os habituais discursos. Recorde-se que em maio de 2011, as instalações desta Casa foram vandalizadas.

in "ojogo.pt"

James falha o clássico mas há mais problemas

Depois de muita especulação, chegou finalmente a notícia que os adeptos do FC Porto não gostariam ler: James não estará disponível para o jogo com o Benfica. Tal como O JOGO escreveu atempadamente, José Pekerman, o novo selecionador colombiano, pretende ver em ação os melhores jogadores no particular com o México, razão que serviu para explicar a recusa na dispensa do avançado do FC Porto do jogo que se realiza, em Miami, a 48 horas do clássico.
Este é apenas um dos muitos problemas - provavelmente o maior, é certo - com que Vítor Pereira terá de lidar durante a semana que antecede esse jogo. O plano de preparação do clássico terá de ser, obrigatoriamente, diferente do habitual, até porque hoje será o último dia em que Vítor Pereira terá todo o plantel à sua disposição antes da Luz... À primeira vista, pode parecer difícil de acreditar, mas a verdade é que há jogadores que não voltam a treinar com o plantel até ao jogo, em virtude da presença nas seleções. Neste caso, estão os três portugueses (Varela, Rolando e Moutinho), mais Defour, Janko e Cristian Rodríguez, uma vez que os dois brasileiros (Hulk e Alex Sandro) jogam na Suíça, mas na terça-feira. Ou seja, no dia seguinte já podem trabalhar com a equipa. Nos outros seis casos, a chegada a Portugal faz-se apenas na quinta-feira, precisamente no dia em que os convocados viajam para Lisboa. Por exemplo, os internacionais portugueses, que devem ser os primeiros a chegar, aterram em Lisboa já de madrugada - chegada prevista para as 4h00 -, pelo que devem pernoitar na capital e juntar-se à equipa no hotel, uma vez que não fará sentido fazerem duas vezes a viagem entre o Porto e Lisboa.
Mais há mais problemas, nesta espécie de alerta vermelho antes do jogo com o título. Danilo e Mangala não estarão disponíveis, devido a lesão, havendo ainda a dúvida se Otamendi recuperará a tempo - aparentemente sim. Para terminar as preocupações, Maicon está em risco de suspensão.

Fora do clássico


Não há volta a dar: Danilo, Mangala e James estão mesmo fora do clássico, embora por motivos diferentes. Os dois defesas encontram-se a recuperar de lesões, enquanto o avançado vai jogar em Miami a 48 horas do jogo com o Benfica e não volta a tempo.

Problemas para o clássico


Nenhum destes sete jogadores está desde já afastado do clássico. Otamendi (lesionado no olho esquerdo por Maicon) até é bem provável que recupere a tempo. Quanto aos restantes seis, a questão não está tanto numa possível ausência, mas mais na forma como vão chegar ao jogo com o Benfica, depois de terem representado as respetivas seleções dois dias antes. Certo é que Varela, Moutinho, Rolando, Defour, Janko e Rodríguez realizam hoje o último treino com o plantel antes do jogo da Luz... Há ainda a questão disciplinar de Maicon para gerir.

Mangala e Danilo oficialmente desconvocados


Mangala foi dispensado pelo selecionador francês sub-21, depois de ter sido confirmada a lesão que o tem afastado dos trabalhos no FC Porto. O defesa-central sofreu uma entorse de grau II no tornozelo direito durante o jogo do Dragão com o Manchester City, e tem realizado apenas tratamento desde essa altura, precisando de pelo menos mais duas semanas para recuperar totalmente. Danilo também foi desconvocado do particular que a seleção brasileira vai realizar na Suíça frente à Bósnia, anunciou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). "Danilo ficará seis semanas inativo e está desconvocado do amistoso contra a Bósnia", pode ler-se no site da CBF.

Sapunaru não vai à seleção


Menos um nas seleções. O defesa-direito Sapunaru, não foi chamado pelo selecionador romeno, Victor Piturca, para o embate do dia 29 de fevereiro, com o Uruguai, de Cristian Rodríguez e Maxi Pereira. Sapunaru fica, assim, disponível o clássico da Luz, o que no contexto atual é uma excelente notícia para Vítor Pereira. Com Danilo lesionado, o romeno até poderá ser titular contra o Benfica.

in "ojogo.pt"