sábado, 25 de fevereiro de 2012

"Jogadores têm de estar com a cabeça no clube"

Capucho jogou muito e fez lembrar Hulk e companhia, os mesmos em quem aposta para vencer o clássico da Luz. Ainda que o jogo "não seja decisivo", o antigo extremo acredita que quem o ganhar "arranca" para o título. "Aposto sem dúvida nenhuma no FC Porto. Se jogar com a qualidade que os seus jogadores demonstram, estará muito próximo de vencer" , afirmou o melhor elemento do jogo de ontem do FC Porto Vintage.
A derrota recente do Benfica em Guimarães reforça a confiança, mas é o crescimento dos dragões que mais a impulsiona. "A equipa está mais equilibrada. Tem excelentes jogadores e só tem de ser coletiva e jogar com alegria. Quando se joga como equipa as individualidades sobressaem muito mais", explicou, numa crítica que depois dissecou. "Não sei se nos últimos tempos faltou alegria. Mas notava-se que faltava qualquer coisa. Ou era muito previsível, ou os jogadores não estavam com a cabeça no FC Porto", apontou. "Mas já passou. Agora estão muito mais unidos", constatou o treinador dos sub-17. Capucho insistiu que os portistas "têm muita qualidade" e, por isso, "não necessitam de motivação. Têm é de estar com a cabeça no clube", vincou.
Sobre o jogo de ontem, admitiu que "mesmo a brincar toda a gente gosta de ganhar." Os incidentes do final explicam-se assim e foram esquecidos imediatamente. "Matamos saudades, revemos amigos. Diverti-me bastante", fechou.

Um dupla infernal a aquecer o ambiente


Desfalcada de alguns elementos fundamentais na primeira vitória na competição, como Vítor Baía, Pedro Emanuel, Paulinho Santos ou Fernando Gomes, a equipa de vintage do FC Porto quase não rodou, mas nem por isso perdeu fôlego para tentar a vitória que, com os 10-5 para os espanhóis a meio do segundo período, parecia impossível.
Os dragões chegaram a empatar a 11 golos, mas o Corunha foi mais forte no último fôlego e impediu Rui Barros e Capucho de festejarem, como mereciam. A dupla suportou toda a equipa e até o treinador Luís Castro se entusiasmou com alguns dos momentos proporcionados: no final, cinco golos para cada um e a admiração das duas mil pessoas presentes. Aliás, foram os únicos a fazer parar o trânsito no caminho para o autocarro, tantas as solicitações de autógrafos ou fotografias.
O jogo teve sempre o Corunha na frente e valeu pelos 23 golos marcados (quase um a cada dois minutos). Apesar de alguns reencontros e da boa disposição obrigatória, ninguém encarou o jogo a brincar. Aliás, este até nem terminou bem. Capucho foi expulso depois de reclamar a posição de Fran, que não deixou bater um livre. João Pinto não gostou e entrou para o empurrar. O resto foi o típico nestas ocasiões: os jogadores rodearam os protagonistas e a confusão só terminou no caminho para os balneários e depois de um funcionário do Corunha ter ameaçado alguns jogadores portistas. Para que o regresso à Invicta fosse tranquilo, valeu o jantar em conjunto para esquecer esses momentos.

D.Corunha 12
FC Porto 11
Pavilhão Isaac Díaz Pardo
Árbitros Jaime Barcia e Emílio Bouzas
Carou; Jorge Andrade, Manjarín, Fran e Repi
Jogaram ainda: Barral, José Ramón, César e Miguel
Treinador paco melo
José Carlos; João Pinto, Mário Silva, Capucho e Rui Barros
Jogaram ainda: Daniel Correia, Bandeirinha, Luís Miguel, Paulo Meneses e Bessa
Treinador luís castro
n ao intervalo 9-5
Golos 2' Manjarín, 5' Repi, 6' Mário Silva, 9' Rui Barros, 15' José Ramón, 17' Barral, 18' Barral, 21' Capucho, 22' Rui Barros, 23' Fran, 24' Rui Barros, 26' José Ramón, 28' Repi, 28' Repi, 31' Barral, 34' Capucho, 37' Capucho, 43' Rui Barros, 47' Capucho, 47' Capucho, 48' Repi, 55' Rui Barros, 57' Repi
amarelos 17' Bessa, 42' Fran, 50' e 60' Capucho, 58' Jorge Andrede, 60' Mário Silva
vermelho 60' Capucho

Jorge Andrade mata o "bichinho"


Jorge Andrade é um símbolo do Corunha e, por isso, não foi estranho vê-lo de regresso ao futebol, mesmo contra a equipa onde brilhou em Portugal. "Já tinha saudades do FC Porto. Foram dois anos muito importantes. Se não tivesse jogado lá, talvez a minha carreira não fosse igual", confessou, já depois de matar saudades de Capucho e Mário Silva, os únicos com quem privou entre 2000 e 2002.
"Rever amigos" é o propósito do ex-defesa-central nesta competição, até porque "a condição física já não permite jogar muito tempo." Ainda assim, admitiu que "chega para matar o bichinho", embora sem a vertente competitiva que alguns colegas impõem. "Alguns dão mais agora do que antes", brincou. "Deve ser por uma questão de orgulho", continua, embora concorde que quase todos "levam o torneio muito a sério." A participar pelo segundo ano consecutivo na Liga Fertibéria, Jorge Andrade admitiu que, no futuro, pode até transferir-se para... o FC Porto. "Quem sabe. Isto é para rever amigos", concordou.

Classificação


J V D GM GS P
1º Deportivo 2 2 0 24 17 6
2º Celta de Vigo 3 2 1 18 12 6
3º Sporting Gijón 3 2 1 22 18 6
4º FC PORTO 2 1 1 22 22 3
5º Sevilla 3 1 2 16 24 3
6º Málaga 0 0 3 13 22 0

PRÓXIMA JORNADA 3ª
sexta-feira 2/03/12
FC Porto-Málaga, Dragão Caixa

in "ojogo.pt"

Sem comentários: